sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sindigraf realiza palestra sobre alterações do regulamento do ICMS na próxima terça

No evento, também serão apresentadas as mudanças introduzidas pela Nota Fiscal Eletrônica

O Governo do Estado de Minas Gerais publicou, no último dia 20 de outubro deste ano, no Diário Oficial do Estado, o Decreto número 45.154 que altera o Decreto número 43.080, de 13 de dezembro de 2002, sobre o regulamento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Para esclarecer aos empresários do setor gráfico as alterações no regulamento do ICMS, referentes ao reconhecimento da condição de contribuinte e ao recolhimento do tributo para contribuinte prestador de serviços gráficos, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Gráficas de Uberlândia e Região (Sindigraf) realiza uma palestra no próximo dia 3 de novembro.

Durante o evento também será apresentado aos empresários do setor gráfico as mudanças na Nota Fiscal Eletrônica, que começam a vigorar a partir de janeiro do próximo ano. Muitas das alterações introduzidas foram propostas por empresas do setor, através de seus representantes no GT-48, grupo de discussão do projeto SPED com o Fisco. Entre as mudanças implementadas, o destaque é para a redução de 180 horas para 24 horas o prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica na origem. Além disso, será necessária a confirmação do recebimento pelo destinatário.

A medida tem como objetivo reduzir uma das principais fraudes ocorridas no Brasil com a Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, a simulação de operação interestadual para o pagamento de um diferencial de alíquota inferior, como se a comercialização tivesse sido realizada no mercado interno (dentro do Estado). No novo layout da Nota Fiscal Eletrônica serão inseridas mais informações, como o número do item e do pedido. Outra novidade diz respeito à inclusão do NCM, documento de classificação fiscal que serve de parâmetro para cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A palestra será ministrada por Paulo Henrique Gonçalves dos Mares Guia e Willomar Marcos, advogados e consultores tributários da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de Minas Gerais (Sigemg). O evento acontecerá às 18h30 no auditório da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Os interessados em participar podem confirmar presença através do telefone (34) 3230-5240 ou pelo e-mail sindigraf@regionalfiemg.com.br.

Aberto de Atletismo do SESI acontece neste final de semana

Evento começa amanhã, 31, a partir das 14h, na Vila Olímpica do Sesi, no bairro Gravatás

Neste final de semana, a Vila Olímpica do Sesi, no bairro Gravatás, será palco de mais uma edição do Aberto de Atletismo Sesi. O evento é promovido pelo Sesi de Uberlândia, ligado a Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Está já é a quarta edição da competição. Segundo os coordenadores do evento, centenas de atletas de Uberlândia e cidades da região foram inscritos na competição. O objetivo do evento é promover a integração social entre trabalhadores industriários mineiros, de todas as regiões do Estado, alunos da Escola de Esporte Atleta do Futuro e atletas da equipe Minas Olímpica/Sesi/Futel, a fim de desenvolver entre os participantes o espírito esportivo, cordialidade, companheirismo, respeito, bem como favorecer o intercâmbio entre atletas e trabalhadores de Minas Gerais e demais localidades.

Amanhã, 31, as provas masculino e feminino acontecem a partir das 14h, com a corrida de 50m para categoria aspirantes; 60m para categoria pré-mirim; 75m para categoria mirim; 80m sem barreiras para a categoria mirim; 100m para as categorias menores e adultos; 110m sem barreiras para a categoria juvenil; 1500m para as categorias menores, juvenil e adulto. Em seguida, acontecem as provas de salto em altura e arremesso de peso para as categorias pré-mirim, mirim, menores, juvenil, adulto, PPD-B1, B2 e Físicos.

No domingo, 1º de novembro, as provas de pista e de campo acontecem a partir das 8h30, com as corridas de 400m adulto e juvenil; 500m aspirantes; 800m PPD-B2; 600m pré-mirim; 1000m mirim e 4x100m adulto. Nas provas de campo, haverá a competição de salto em distância Pré-mirim; salto em altura pré-mirim, mirim, menores e adulto; lançamento de disco menores e PPD-B1. “Chegamos à quarta edição desse grandioso evento que visa descobrir novos talentos do atletismo. Amanhã teremos a presença do professor Luiz Alberto, da Confederação Brasileira de Atletismo, que será um dos treinadores do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, que começará a funcionar na Vila Olímpica do Sesi ainda este ano”, disse o gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas de Oliveira.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

5º Fórum Fiemg de Líderes acontece na próxima semana

Especialista em Economia Criativa e Desenvolvimento faz palestra gratuita

O Fórum Fiemg de Líderes, evento promovido periodicamente pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, terá sua quinta edição realizada no dia 4 de novembro, às 19h, no salão Ulisses Finotti, no Praia Clube, com entrada gratuita.
O evento tem o objetivo de reunir líderes de vários setores para trocar experiências e informações, e dar um direcionamento ao empresariado e a líderes de equipes em relação à questões relevantes para a obtenção de bons resultados, além de promover o desenvolvimento do meio empresarial e o associativismo entre eles.
Em edições anteriores, o evento contou com os renomados palestrantes Carlos Hilsdorf, José Luiz Tejon, Mário Persona e Eugênio Mussak.
Nesta edição, o Fórum Fiemg de Líderes traz para Uberlândia Lala Deheinzelin, proprietária da Enthusiamo Cultural. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br. A participação é gratuita e as vagas, limitadas.
O salão Ulisses Finotti fica no Praia Clube (avenida Uirapuru, 234, bairro Cidade Jardim – Uberlândia – MG).

Sobre a palestrante
Lala Deheinzelin é proprietária da Enthusiamo Cultural, uma empresa especializada em consultoria, palestras e estratégias corporativas. É assessora em economia criativa para o desenvolvimento na South Cooperation Special Unit IONU, promovendo cooperação internacional.
É membro do Conselho Executivo do IN-MOD Instituto Nacional de Moda e Design/ SPFW e articulista da revista eletrônica Cultura e Mercado, do Portal da Comunicação e Portal Mercado Ética.
Atua voluntariamente como: Diretora do Doutores da Alegria, fundadora e membro do Conselho do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP, que representa no Brasil o Projeto Millenium da Universidade das Nações Unidas, e membro do Conselho do IPaz – Internacional Peace Agency. É uma das especialistas mundiais em Economia Criativa e Desenvolvimento.

Fiemg disponibiliza departamento jurídico ambiental para empresários

Atendimento é gratuito para associados e pode ser agendado na sede da entidade

Preocupada em fornecer informações, esclarecer dúvidas sobre Direito Ambiental e Sustentabilidade e prestar assessoria jurídica para empresas que buscam solucões, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba criou o Núcleo Jurídico especializado em Meio Ambiente, que no final deste mês completa seis anos de atuação em Uberlândia e região. Entre os seus objetivos, o Núcleo busca promover a adimplência ambiental do setor industrial, fortalecer a representação industrial nos poderes constituídos e representar os interesses da indústria na criação e discussão de normas ambientais.
Este trabalho é feito através de várias atividades, como orientação aos empresários acerca da legislação ambiental municipal, estadual e federal; assessoria jurídica às empresas, em especial àquelas autuadas pelos órgãos ambientais competentes e àquelas que estão em busca de sua regularização ambiental; elaboração de pareceres e estudos sobre matéria ambiental; realização de palestras e seminários ambientais; e outras atividades necessárias para orientar os empresários a se adequarem diante da legislação ambiental.
“A Fiemg como um todo e o departamento jurídico da entidade prestaram à Agroerg um irrestrito apoio na aprovação da Licença Prévia da usina na cidade de Centralina. Acreditamos que o apoio foi decisivo para a aprovação da licença, uma vez que o parecer favorável da Supram foi defendido pela Fiemg”, disse o responsável pela gestão financeira da Agroerg, Nelson Tartuce Neto.
De acordo com Thiago Alves do Nascimento, advogado ambiental do Núcleo Jurídico da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o trabalho do Núcleo é propor ao setor produtivo a sua cota de responsabilidade e proteger seus direitos, contribuindo para a Sustentabilidade e permitindo às indústrias e às empresas uma adequação correta às normas e regras ambientais vigentes. “O objetivo é transformar todo o setor produtivo, incluindo seus fornecedores, em um setor pró-ativo para as questões do meio ambiente”, disse.
O Núcleo trabalha com três linhas de atuação. A operacional que realiza o atendimento à pessoa jurídica (empresas e indústrias). A representativa, por meio da qual é feita a representação do setor produtivo junto aos Comitês de bacias hidrográficas estaduais e federais, às unidades do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam), ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), ao Conselho consultivo da unidade de conservação do Parque Estadual do Pau Furado, ao Conselho Municipal para saúde ambiental, e junto ao Plano Diretor Municipal, dentre outros.
A terceira e última área de atuação do Núcleo se refere à política e à participação da Fiemg como representante do setor produtivo junto às casas legislativas nas esferas municipais, estaduais e federais, com intuito de colaborar com a criação de leis; e nas câmaras técnicas de grupo de trabalhos para assuntos ambientais, com intuito de participar das discussões e contribuir para os estudos que se tornam Deliberações Normativas para o setor.
"O núcleo foi muito importante para a Galvani Mineradora. Quando apresentamos o Projeto Galvani-Salitre, o Núcleo forneceu os subsídios jurídicos necessários para que a apresentação acontecesse dentro das normas do Copam. E as orientações recebidas foram fundamentais para que os conselheiros da Supram entendessem bem o projeto. Este apoio, aliado à consistência técnica do projeto e ao trabalho de divulgação prévia aos conselheiros, fez com que obtivéssemos aprovação unânime na concessão da Licença Prévia", explicou Cláudio Fernandes, diretor industrial da Galvani.

Atendimento
Em média, o Núcleo Jurídico especializado em Meio Ambiente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba atende cerca de 40 empresas por mês. O atendimento é gratuito para os associados aos Sindicatos Patronais da Indústria e filiados à Fiemg. “A evolução dos conceitos sobre meio ambiente nos remete à Sustentabilidade. Esta não aceita mais ser só um discurso ecológico ou uma ação para o plantio de árvores ou despoluição de rios. O valor da sustentabilidade é hoje fundamento interdisciplinar e está presente em nosso dia-a-dia, nas nossas relações pessoais, no trabalho, nos papéis sociais que desempenhamos e acaba sendo um norteador de ações e de preocupação para a qualidade de vida de todos”, disse Thiago Alves.
Para agendar o atendimento, os interessados devem procurar a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2100, ou através do telefone 3230-5200 e do endereço eletrônico tanascimento@fiemg.com.br. Mais informações no site www.fiemg.com.br.


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mostra Cantares da Primavera embala Uberlândia nesta semana

Entrada é gratuita

A mostra vocal ‘Cantares da Primavera’ é realizada anualmente pelo IAT (Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo) com o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e tem como objetivo colocar em evidência corais e grupos vocais da região. Em 2009, a Mostra chega à sua oitava edição e será realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Excelência Empresarial de Uberlândia (Avenida Blanche Galassi, 150, Altamira). A entrada é franca.
A primeira edição da Mostra Vocal “Cantares da Primavera” foi realizada em 2001 e contou com a participação de 12 corais de Uberlândia. A partir do segundo ano, por se tratar de um programa de ação continuada, o evento abriu espaço também para grupos da região. A seleção dos corais é feita com antecedência e os de maior representatividade são convidados a participar da mostra.
Para o gerente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Carlos Quintiliano, apoiar um evento como este é primordial para a entidade. “Há muitos anos, a Fiemg Regional apóia o evento, que é voltado para despertar novos talentos e incentivar os já formados a continuarem seu trabalho”, disse.
Confira a programação preparada para esta edição do evento:

Dia 28/10/09 - 4ª feira - (19h00)
-Projeto Música na Escola do CEMCPC/ Uberlândia
Coordenadora e Facilitadora: Beatriz Moraes

-Cantando com o Cajubinho /Uberlândia
Direção Musical: Beatriz Moraes

-UDI CELLO ENSEMBLE/ Uberlândia
Direção Musical: Kayami Satomi Farias

-Coral “Glória e Louvor” da 1ª Igreja Presbiteriana / Uberlândia
Direção Musical: Damaris Sallum

-Coral Infanto-Juvenil da Fosfértil / Uberaba
Direção Musical: Tânia Mara Souza de Almeida

-Coral Algar Tecnologia / Uberlândia
Direção Musical: Damaris Sallum

Dia 29/10/09 - 5ª feira - (19h00)
-Banda do 36º BIMtz de Uberlândia
Regência: Maestro Sgto. Edivaldo Elias

-Projeto EMCANTAR / Uberlândia
Direção Artística: Marco Aurélio Querubim

-Coral Unimed - Uberlândia
Regência: Marise Gândara Lourenço

-Coro Uberlândia/ S. M. de Cultura / Uberlândia
Direção Musical: Gleicy Mônica Sivieri P. Alves

-Coral da Faculdade Católica de Uberlândia
Direção Musical: Hosana da Mata

-Coral Adulto Fosfértil / Uberaba
Regente: Olga Maria Frange de Oliveira

Dia 30/10/09 - 6ª feira - (19h00)

-Seresta “Luz e Caridade” da Loja Maçônica Luz e Caridade
Regente: Maria de Lima Souza Rosa

-Coral da Universidade Federal de Uberlândia
Regente: Edmar Ferretti

-Coralito Sonata / Araguari
Regente: Cida Henriques

-Coral Juvenil “Nossa Voz” do CEMCPC de Uberlândia
Direção Musical: Gleicy Mônica Sivieri P. Alves

-Coral Cidade de Uberaba
Regente: Marly Gonçalves da Costa

-Coral Municipal “Abrão Calil Neto” / Ituiutaba
Regente: Mirza Maria Cury Diniz

Corpo de Baile Sesi Uberlândia se prepara para o Festival de Dança do Triângulo

Evento acontece de 28 de outubro a 2 de novembro em Uberlândia

O Grupo de dança Corpo de Baile Sesi Uberlândia vai se apresentar no 21º Festival do Triângulo Dança, que acontece em Uberlândia, de 28 de outubro a 2 de novembro, no Sabiazinho e em outros locais públicos. O festival traz grupos de dança de diversas cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e do DistritoFederal.

A preparação do Corpo de Baile é intensa e as expectativas para as apresentações, altas. Segundo a coreógrafa e responsável pelo grupo Corpo de Bail SESI Uberlândia, Malu Vidal, a expectativa para esse ano é de que o Festival tenha um alto nível de técnica, determinação e dedicação das bailarinas. "Acredito que conforme pelos convites e oportunidades de participarem de festivais fora e dentro de nossa cidade, as bailarinas estão cada vez mais preparadas para tais participações. Sendo assim, adquirem mais experiência", analisa.

O Grupo Corpo de Baile Sesi Uberlândia participará com as apresentações:

-Data: 29/10 (quinta -feira ), no Teatro Rondon Pacheco, com a coreografia INCHINA solo infantil.

Horário de ensaio: 13h50

Horário de apresentação: 17h20



-Data: 30/10 (sexta-feira), no Sabiazinho, com a coreografia EGO (trio)

Horário de ensaio: 8h00

Horário de apresentação: 20h00



-Data: 01/11 (domingo), no Sabiazinho, com a coreografia Valsa dos Patinadores (grupo)

Horário de ensaio: 12h00

Horário de apresentação: 21h20



-Data: 31/10 (sábado), na Praça do Museu, com a coreografia Transição (grupo) / Coreografia solo Tico Tico no fubá

Horário: 16h00

O Grupo de dança Corpo de Baile Sesi Uberlândia é ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vem aí 8ª Mostra Vocal “Cantares da Primavera”


Pelo 8º ano consecutivo a parceria IAT-Fiemg, Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Moraes e Moreas e a Arte e Educação realiza a mostra vocal em Uberlândia, oferecida gratuitamente à cidade. O evento visa estimular a produção de canto coral na região, valorizando o trabalho de regentes e coralistas. A mostra acontecerá dos dias 28 a 30 de outubro, no Centro de Excelência Empresarial (FADE /ACIUB), situado na avenida Liberdade, 150, no bairro Altamira.

Família e escola: nossos valores

Seminário promovido pelo SESI debate papel da família e da escola na educação dos filhos e alunos

Acontece no dia 24 de outubro o Seminário dos Pais SESI 2009, com o objetivo de refletir sobre a educação dos filhos e compartilhar experiências. O evento discutirá sobre “Família e escola: nossos valores”, e será uma oportunidade para reflexão sobre os valores e atitudes tanto da família quanto da escola.
O seminário, que é organizado pelo SESI – ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, pretende avaliar juntamente com os pais como educar e fundamentar esta educação em valores que ajudem alunos e filhos durante toda a vida.
O evento terá inicio às 8h, no Hotel San Diego Suítes Uberlândia, na Avenida Rondon Pacheco, 3.500, e conta com a presença de todos os pais para contribuir no processo de consolidação do papel da escola e da família na educação.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

5º Fórum de Moda com Ideias apresenta desfiles diferenciados

Para mostrar ao público belas e diferenciadas peças, o 5º Fórum de Moda com Ideias preparou três desfiles que prometem surpreender os presentes no evento que acontece no Center Convention, nesta quarta e quinta, 21 e 22 de outubro. O primeiro desfile 'Doce Diversão' será às 17h, na quarta, com a coleção verão 2010 de Artur Vieira Ateliê de Noivas. Já na quinta, o Senai CFP FAM Uberlândia irá apresentar o Desfile Cindy Lauper, às 15h35, com coordenação geral de Thamyres Lanna. E para fechar o evento com grande estilo, o Desfile Alunas Curso Design de Moda do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), às 17h20, com coordenação Geral de Clerce Barbosa.

Jussier Ramalho, Sylvio Napoli, Sara Alice Arruda, Ana Karina Cassavia Christofotetti, Antônio Klecius Janducci, Patrícia M. Dinis e Graça Ottoni serão os palestrantes do evento que trará a Uberlândia novidades e tendências de moda, além de rodadas de negócio, debates sobre a indústria da moda no Brasil e muito mais. O evento é realizado pelo Sindivestu – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia, Sebrae, Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Últimas do Esporte Sesi

Vôlei

As equipes de Voleibol da Vila Olímpica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, entraram em quadra nesse último fim de semana pelo Campeonato Mineiro Regional e pelo Festival Mineiro Regional Iniciante. De acordo com o técnico de Voleibol, Lindemberg Souza, o campeonato é um festival para prática do esporte e não tem objetivo de estimular a competitividade. "Apesar da equipe Iniciante Sesi Atleta do Futuro/Uberlândia da Vila Olímpica do SESI ter vencido todos os jogos da 4ª etapa do Festival Mineiro Regional Iniciante, não há pontuação e nem classificação”, disse.
Seguem os resultados:
Sexta-Feira - Campeonato Mineiro Regional
Minas Olímpica/SESI Uberlândia 1x3 Perdizes (Mirim)
Minas Olímpica/SESI Uberlândia 0x3 Perdizes (Pré-Mirim)

Sábado - Festival Mineiro Regional Iniciante
SESI Atleta do Futuro/Uberlândia 3x0 Arena Minas Black&Decker Uberaba "A"
SESI Atleta do Futuro/Uberlândia 3x0 Arena Minas Black&Decker Uberaba "B"
SESI Atleta do Futuro/Uberlândia 3x0 Perdizes

Domingo - Campeonato Mineiro Regional
Minas Olímpica/SESI Uberlândia 3x0 Sacramento (Pré-Mirim)


Atletismo

A equipe de Atletismo Minas Olímpica / Sesi / Futel representou Uberlândia na edição de 25 anos dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2009 e conseguiu resultados importantes, apesar de ser uma competição adulta e os atletas terem uma média de idade de 16 anos. No masculino, obteve o segundo lugar geral, com três medalhas de ouro (lançamento do disco 5000m e 10000m), prata nos 400m c/ barreiras e três de bronze (100m rasos, lançamento do disco e revezamento 4x100m). No feminino, medalha de prata nos 100m rasos e no lançamento do disco.
O próximo desafio é o IV Aberto de Atletismo Sesi que acontecerá dias 31 de outubro e 01 de novembro na Vila Olímpica do Sesi. De acordo com o coordenador de atletismo, Christian F. de Oliveira, a competição tem como objetivo principal divulgar o atletismo e descobrir novos talentos. “O IV Aberto de Atletismo Sesi está aberto a qualquer pessoa apta a prática de exercícios e que tenha mais de 7 anos”, disse.

Empresário Herói 2009 será revelado na próxima quinta-feira

Prêmios serão entregues com a participação do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico

Desenvolver produtos que atendam as exigências dos consumidores, criar e manter uma marca, gerenciar o trabalho de dezenas ou até mesmo centenas de colaboradores, pagar impostos municipais, estaduais e federais em dia, garantir a sobrevivência de uma empresa e ao mesmo tempo investir em sustentabilidade. Estes são alguns dos trabalhos realizados por muitos empresários de Uberlândia e região. Empenho, dedicação e comprometimento que merecem ser reconhecidos, principalmente porque quem está à frente destes empreendimentos, de alguma forma, contribuiu com a sociedade, seja gerando empregos, com ações sociais ou movimentando a economia local.
Os empresários que se destacaram pelo trabalho desenvolvido serão conhecidos na próxima quinta-feira, 22, durante a entrega do Prêmio Empresário Herói, criado este ano pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, com o apoio do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), do Instituto Inderc, dos Sindicatos Patronais da Indústria e da Revista Mercado. A premiação será feita anualmente e tem como objetivo reconhecer as empresas de Uberlândia e região que investem em sustentabilidade (econômica, social, ambiental e cultural), no posicionamento institucional e na atuação no mercado regional. Queremos que seja um incentivo para que as empresas de nossa região aprimorem ainda mais suas políticas e práticas de Responsabilidade Social, bem como de desenvolvimento sustentável”, disse o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

Finalistas
Serão premiados empreendimentos que se inscreveram em três categorias: pequena, média e grande empresa. Sadia, Souza Cruz e Uberlândia Refrescos são finalistas na categoria grande empresa. Policard, Sankhya e Start Química são finalistas na categoria média empresa e, na categoria pequena empresa, as finalistas são: Iso Olhos, Calçados Kaneron, de Araguari, e Staff Card. Segundo Daniela Dias, coordenadora de projetos do Instituto Inderc, cada empresa foi avaliada de acordo com sua realidade, de forma justa e imparcial, o que garantiu condições igualitárias de participação e concorrência.
Além do título “Empresário Herói”, no evento também acontecerá a entrega do título de “Mérito Industrial do Ano – Fiemg Regional Vale do Paranaíba” concedido ao empresário Lázaro dos Reis Magalhães, da Politriz.
A entrega das premiações acontecerá a partir das 19h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, número 2.100, no Bairro Vigilato Pereira.

Avaliação
Dentre as mais de 40 empresas que se inscreveram para concorrer ao “Prêmio Empresário Herói”, 24 enviaram seus formulários e documentações em tempo e forma hábil e foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes dos Sindicatos Patronais da Indústria e do Instituto Inderc. Para conquistar o prêmio, as empresas tiveram que atender alguns critérios de avaliação. A comissão avaliou desde a constituição legal da empresa, a comprovação de atuação no ramo ou segmento, até a atuação no mercado regional, em que foram avaliados o associativismo, inovações tecnológicas, faturamento e operações bem sucedidas que levam ao lucro, e claro, não poderia faltar a questão da sustentabilidade, onde foi avaliada a redução de impacto social e ambiental, investimentos sociais privados – ações filantrópicas desenvolvidas na comunidade -, segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, economia e reuso de recursos naturais esgotáveis, cotas para pessoas com deficiência, e outras ações desenvolvidas no sentido de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

Programação do evento:
19h Credenciamento
19h15 Abertura do evento
19h30 Palestra “A gestão do conhecimento como diferencial competitivo”, com o jornalista, Gilberto Dimenstein
21h Entrega da premiação

Fiemg e Sebrae promovem workshop “Empreendendo na era tecnológica” na SNCT

Acontece, hoje, às 19h, na Fiemg, localizada na Av.: Rondon Pacheco, 2100, o workshop “Empreendendo na era tecnológica”. O evento é mais uma ação que acontece dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até o dia 25 de outubro.
O palestrante Noé Gomes Neto fará uma apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológia - FIEMG/IEL e das linhas de fomento e editais para o desenvolvimento tecnológico e inovação. Além de decorrer sobre: APL de Tecnologia da Informação, APL de Biotecnologia - NIC-BIOErg e APL de Biocombustível. O evento é aberto ao público e os interessados devem confirmar a presença pelo telefone 3230 – 5200, ou pelo e-mail: nit02@cintap.com.br

A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) está na 6ª edição e traz o tema “Ciência no Brasil”, com o objetivo de mobilizar a população sobre questões que envolvem a ciência e a tecnologia e para discutir o impacto das pesquisas no cotidiano das pessoas. É a primeira vez que Uberlândia entra no circuito de cidades a receber a SNCT, que está sob a coordenação do Ministério da Ciência & Tecnologia (MCT).
Mais informações e a programação completa, acesse: http://sct.netsite.com.br.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tudo pronto para o 5º Fórum de Moda com Ideias

Evento é nesta semana e promete movimentar o mundo da moda em Uberlândia

Uberlândia recebe nesta quarta e quinta, 21 e 22 de outubro, o 5º Fórum de Moda com Ideias que traz para Uberlândia nomes de peso da moda brasileira. O evento acontecerá no Center Convention e é realizado pelo Sindivestu – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia, Sebrae, Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Prefeitura Municipal de Uberlândia.
Entre os palestrantes, nomes como: Jussier Ramalho, Sylvio Napoli, Sara Alice Arruda, Ana Karina Cassavia Christofotetti, Antônio Klecius Janducci, Patrícia M. Dinis e Graça Ottoni. Serão dois dias de novidades, tendências, tecnologia para a indústria da confecção, debates sobre a indústria da moda no Brasil, desfiles de moda, além de rodadas de negócio.

Para a presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), Alba Lima, o 5º Fórum de Moda com ideias vai levar aos confeccionistas algo a mais, antecipando o que será tendência na próxima estação. “É importante provocar os criadores a buscar na nossa cultura, nas vocações regionais, a inspiração para suas criações”, enfatiza Alba Lima.

Programação
Dia 21/10/2009 (Quarta-feira)
13h- 14h - Recepção e entrega de material
14h- 14h30 - Abertura oficial
14h30- 16h - Palestra - Você é sua melhor marca! (Faça diferente e fique rico!)– com Jussier Ramalho
16h- 17h - Palestra - A nova lei das etiquetas - Aplicação da Resolução nº 02 Mercosul - Sylvio Napoli - Abit
17h- 17h15 – Desfile Doce Diversão – verão 2010 – Artur Vieira Ateliê de Noivas
17h15- 17h45 – Visita stands e coffee break
17h45- 18h15 – Palestra - Lastest Trend by Santa Constância – Coleção Transição 2010 – Sara Alice Arruda (Santa Constância)
18h15- 19h15 - Palestra Estamparia Digital na Moda – Ana Karina Cassavia Christofoletti – WXTEX
19h15– 20h45 - PAINEL inverno 2010 - Design e informação - ELLEN MASSUCCI LEITE – Abit

Dia 22/10/09 (Quinta-feira)
13h30- 13h35 - Abertura dos trabalhos
13h35- 14h35 - Palestra - Moda, Tendências & Mercado (marketing) – Itaguaçu Ferreira
14h35- 15h35 - Palestra - Gestão em comércio exterior voltado para indústria do vestuário – Antônio Klecius Janducci – ABIT
15h35- 15h50 - Desfile Cindy Lauper! – Senai CFP FAM Uberlândia – Coordenação geral: Thamyres Lanna
15h50- 16h20 - Visita stands e coffee break
16h20- 17h20 - Palestra - Body Scanner - A medida dos brasileiros - Patrícia M. Dinis - Cetiqt/RJ
17h20- 17h30 - Desfile Alunas Curso Design de Moda do Centro Universitário do Triângulo – Unitri – Coordenação Geral: Clerce Barbosa
17h30- 18h40 - Palestra Magna - "Uma história na moda" – Graça Ottoni
18h45 - Encerramento

Mais informações e inscrições pelo fone (34) 3236-7363 ou pelo email sindivestu@sindivestu.ind.br.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Semana da Criança no SESI Uberlândia

A Escola SESI Uberlândia está comemorando a Semana da Criança com diversas atividades . De 14 a 16 de outubro, estão acontecendo atividades de recreação na piscina, tardes de diversão em pula-pula, cama-elástica, tobogã e pintura facial. Além disso, está programada uma visita à empresa de sorvetes Tarumã e uma apresentação cultural com o Corpo de Baile do SESI.

Sindmob e Senai promovem palestra gratuita

O Sindmob – Sindicato das Indústrias de Marcenaria e do Imobiliário do Vale do Paranaíba – e o Senai promovem amanhã, 15, palestra gratuita na Empresa Catiguá. A palestra, prevista para as 7h30, faz parte de um ciclo que tem o objetivo de sensibilizar os funcionários de empresas do setor moveleiro sobre o uso de EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual. Quem ministra a palestra é o pós-graduado em engenharia de segurança, Leonardo Naywald. “Além de conscientizar sobre a importância do uso de EPI’s, aproveitamos para divulgar do curso de aprendizagem industrial na área de marcenaria, para o qual as inscrições estão abertas”, conta Áurea Dayse Vechi Maciel, supervisora técnica do Senai CFP. Para mais informações: 3228 5200.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atividade industrial do Triângulo Mineiro apresenta sinais de desaquecimento

Dados são da pesquisa Index Fiemg


A atividade industrial do Triângulo Mineiro ainda apresentou sinais de desaquecimento no mês de agosto. Com exceção do faturamento e da utilização da capacidade instalada, os demais indicadores registraram redução. O resultado do faturamento foi determinado pela elevação nas vendas internas e externas. A queda no emprego industrial influenciou negativamente as horas trabalhadas na produção.

Em agosto, o faturamento real aumentou 3,15%, em relação a julho. Na comparação com o mesmo mês de 2008, a variável reduziu 4,41%. Nos primeiros oito meses de 2009, ante igual período do ano anterior, houve queda de 8,36% nas vendas industriais. As horas trabalhadas na produção diminuíram 5,62% no mês de agosto, diante de julho. Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, o indicador mostrou recuo maior, de 30,94%. Entre os meses de janeiro e agosto, contra os mesmos meses de 2008, observou-se retração de 23,33% nas horas trabalhadas.

O emprego em agosto reduziu 0,18%, ante julho. Em relação a agosto de 2008, houve decréscimo de 8,34% no nível de emprego. No acumulado do ano até agosto, a variável registrou queda de 1,29% em relação ao mesmo período de 2008. A massa salarial real em agosto apresentou retração de 5,00%, na comparação com julho.

Diante de agosto do ano anterior, o indicador mostrou diminuição de 7,94%. Nos oito primeiros meses do ano, diante de igual período de 2008, houve acréscimo de 5,70% na massa salarial. A utilização da capacidade instalada no mês de agosto atingiu 89,98%, registrando expansão de 0,99 ponto percentual (p.p.), em relação a julho (88,99%). Quando comparada ao mesmo mês de 2008 (86,55%), houve redução de 3,43 p.p. na variável. Nos primeiros oito meses de 2009, a média na utilização da capacidade instalada foi de 81,66%, contra 84,27% registrada no mesmo período de 2008.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fiemg aposta em tecnologia e inovação

A 6ª edição da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que acontece 19 a 25 de outubro, em Uberlândia, com a coordenação do Ministério da Ciência & Tecnologia, contará com a participação e realização da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, através do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, Senai - Centro de Formação Profissional, Senai – Centro Tecnológico de Alimentos - e Vila Olímpica do Sesi.
Para o presidente da Fiemg, Pedro Lacerda, pensar em crescimento significa investir em tecnologia. “A Semana Nacional de Ciência & Tecnologia será um momento ímpar para Uberlândia, em que poderemos trocar experiência e principalmente colocar em evidência o que fazemos para viabilizar soluções financeiras com foco em inovação tecnológica para que a expansão da empresas e indústrias na cidade seja contínua”, disse Pedro Lacerda, presidente da Fiemg.
O NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica tem como objetivo difundir a inovação, viabilizar financiamentos junto aos programas, órgãos e instituições de fomento (FINEP, FAPEMIG, BNDES, BDMG, CNPq e outros) e contribuir para a integração entre empresas e centros de pesquisa, e assim fomentar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia juntos as empresas e instituições da região.
A organização das atividades, durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, conta com a participação da Universidade Federal de Uberlândia, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fade, Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Grupo Algar.