quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Abertas inscrições para curso de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

O Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está com inscrições abertas para o curso de Qualificação Profissional em Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - NR 10. As aulas são aos sábados, das 8h às 17h. O curso é de 40 horas e traz em seu conteúdo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que estejam ligados com instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Para participar, o aluno precisa ter o ensino Fundamental (antiga 5ª série). Os interessados devem procurar o Senai, na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, levando consigo RG, CPF e comprovante de residência. As aulas começam neste sábado, dia 30. Outras informações pelo telefone (34) 3228-5200.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sindmob e Senai promovem palestra gratuita para funcionários da indústria moveleira

O Senai e o Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), ambos ligados à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, vão realizar nos próximos dias 27, 28 e 29 palestras com os temas: "Sensibilização sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s)" e "Liderança e Trabalho em Equipe".
As palestras são oferecidas gratuitamente para funcionários da indústria moveleira e ministradas por instrutores do Senai. No dia 27, os funcionários da empresa Catiguá Móveis receberão os instrutores. Nos dias 28 e 29, é a vez da Armários e Cozinhas Nomuk dar uma pausa no trabalho para participar das palestras sobre liderança e trabalho em equipe.
Segundo a supervisora técnica do Senai, Aurea Dayse Vechi Maciel, a indústria pode solicitar os três temas. “Basta ligar no Sindmob e agendar. Depois, entraremos em contato com o interessado para marcar a data e horário da palestra”, explicou. Os participantes receberão certificados.
Mais informações: www.fiemgregionalvp.blogspot.com
Siga a Fiemg Regional VP: www.twitter.com/fiemgregionalvp

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Empresas de Uberlândia participam da Fenin outono inverno

As empresas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), Freixenet e Portatti, vão marcar presença na Feira Nacional da Moda Inverno - Fenin, outono inverno. A feira de negócios da indústria de confecção será realizada no período de 26 a 29 de Janeiro de 2010, das 10h às 19h, nos pavilhões do centro de eventos do Serra Park, localizado em Gramado, na serra gaúcha. Expositores fabricantes de roupas e acessórios apresentarão suas coleções e lançamentos para a temporada fria 2010. Além de fechar novos negócios, a Freixenet e Portatti vão avaliar os lançamentos para a temporada.
O evento acontece anualmente no Serra Park, um centro de exposições e eventos construído numa área coberta de 25 mil metros quadrados. O ambiente estruturado dos pavilhões do Serra Park trará expositores fabricantes de vestuário e acessórios do Brasil e da América Latina, proporcionando uma vasta oportunidade de negócios a lojistas e confeccionistas, bem como geração de empregos, projeção de mercado e consolidação de marcas.
A edição deste ano reunirá as maiores indústrias de confecção do país de todos os segmentos da moda nacional: feminino, masculino, infanto-juvenil e também tecelagens. A grande atração será o desfile geral, estrelado por celebridades e que deverá contar com a participação de várias marcas expositoras.
A iniciativa é da Expovest Feiras e Eventos, empresa criada há mais de 15 anos para agregar negócios e lazer aos eventos. Quem visitar a Feira vai encontrar o que existe de mais adequado em planejamento, organização, gestão, divulgação e promoção.

FENIN OUTONO INVERNO 2010
Data: 26 a 29 de Janeiro de 2010
Horário: das 10h às 19h
Local: Viação Férrea, 100, Bairro Três Pinheiros, Gramado, RS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Treinos do Sesi começam na próxima segunda-feira (25)

Cerca de 180 alunos de atletismo da Vila Olímpica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, retomam os treinos em todos os níveis nesta segunda-feira (25), nos horários pré-estabelecidos em 2009.
“A intenção é preparar esses atletas para as competições estaduais e nacionais deste ano”, afirmou o coordenador de Atletismo da Vila Olímpica do Sesi, Christian Oliveira.
As modalidades são velocidade prolongada e meio fundo, arremesso e lançamento, além de outras 44 provas de pista.
Mais informações: www.fiemgregionalvp.blogspot.com
Siga a Fiemg Regional VP: www.twitter.com/fiemgregionalvp

Atletas do CNT Caixa treinam na Vila Olímpica do Sesi até fevereiro

Doze atletas já aceitaram o convite para morar em Uberlândia e treinar no Centro Nacional de Treinamento “CNT Caixa Sesi"


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza até o dia 13 de fevereiro, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) da Vila Olímpica do Sesi Gravatás, o "Camping Caixa de Jovens Talentos - Arremesso e Lançamento", em preparação à Seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para 2010, em Cingapura.
Além dos nomes que serão selecionados após o Camping de Avaliação, outros 12 atletas, das provas de velocidade prolongada e de meio fundo, já aceitaram o convite para morar em Uberlândia e treinar no Centro Nacional de Treinamento “CNT Caixa Sesi”, instalado na Vila Olímpica do Sesi Gravatás.
São atletas tanto da categoria adulta como juvenis e menores, e foram convidados pelo coordenador técnico das provas de pista do Centro, Luiz Alberto de Oliveira. Os atletas competem por nove clubes de três estados, que continuarão a representar, assim como permanecerão ligados aos treinadores, mas terão que seguir o planejamento da Confederação Brasileira de Atletismo para o CNT Caixa Sesi.
Entre os nomes conhecidos do grupo está o bicampeão pan-americano dos 1.500 m, o brasiliense Hudson de Souza, antigo pupilo de Luiz Alberto. Outro nome que já está na cidade do Triângulo Mineiro é o gaúcho Fabiano Peçanha, quarto melhor brasileiro na história dos 800 m, distância em que já marcou 1:44.60.
Antigo treinador de nomes como Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Sanderlei Parrela, Luiz Alberto será responsável pelas corridas de 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m com obstáculos. No CNT Caixa Sesi ficarão também atletas das provas de arremesso e lançamentos, treinados por especialistas cubanos sob o comando de Justo Navarro, técnico da campeã olímpica do peso, Yumileid Cumbá.

Nomes definidos

Alison Pereira da Silva (17 anos) 200 m/400 m - LF de Rolândia (PR); André Freitas de Melo (27 anos) 400 m - BM&FBovespa (SP); Diego Lira da Silva (19 anos) 200 m/400 m - Asa Sertãozinho (SP); Eduardo Oliveira Vasconcelos (27 anos) 400 m - Rede Atletismo (SP); Estevão Gonçalves da Silva Aranha (16 anos) 2.000 m com obstáculos - EAFM (AM); Everton Bonfim Dantas (28 anos) 800 m - Asa Sertãozinho (SP); Fabiano Peçanha (27 anos) 800 m - Pinheiros (SP); Hudson Santos de Souza (32 anos) 1.500 m - BM&FBovespa (SP); Jean Carlos Dolberth Machado (19 anos) 3.000 m com obstáculos - Asa Sertãozinho (SP); José Reinaldo dos Santos (21 anos) 1.500 m - Orcampi/Unimed (SP); José Rogério Figueira (20 anos) 800 m/1.500 m - Ferroviária de Araraquara (SP); Luane Gabriela Oliveira da Costa (18 anos) 400 m/800 m - AMAM (AM);


Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
Mais informações: www.fiemgregionalvp.blogspot.com
Siga a Fiemg Regional VP: www.twitter.com/fiemgregionalvp

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sinduscon apóia treinamento gratuito sobre PPR

Participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, apóia no dia 3 de fevereiro, das 19h às 21h, na rua Wenceslau Braz, 774, no bairro Tubalina, um treinamento sobre a linha Polipropileno Copolímero Random (PPR) Amanco, um sistema de termofusão que permite a união molecular de tubos e conexões, com garantia contra vazamentos. Além da apresentação da linha PPR, quem participar do treinamento vai saber mais sobre instalações e manuseio, onde e como utilizar, os diferenciais e benefícios, linha de ar comprimido e novidades da Amanco.
Segundo o presidente do Sinduscon-TAP, Paulo Ribeiro, o treinamento é gratuito e voltado para engenheiros, mestres de obras e encanadores. "O PPR é o que existe de mais moderno em condução de água quente", disse.
Hoje, não se usa mais encanamento de cobre. "A linha PPR proporciona mais agilidade no processo de instalação e, conseqüentemente, uma redução de 30% tempo para a execução da obra, se comparada com uma instalação tradicional em cobre. O PPR, além de ser mais barato, é resistente a temperaturas muito acima das exigências das normas técnicas brasileiras (NBR) - picos de até 95ºC, além de ser totalmente atóxico e proporcionar menor perda de carga. É por essas vantagens que muitos empreendimentos estão aderindo ao produto”, explicou José Luiz Barbosa Souza, diretor da Armaza, empresa que realiza o evento.
Os interessados em participar do treinamento devem se inscrever pelo telefone (34) 3229-4700 ou (34) 3236-3163.

Mais informações: www.fiemgregionalvp.blogspot.com
Siga a Fiemg Regional VP: www.twitter.com/fiemgregionalvp

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sesi de Araguari abre inscrições para o Telecurso 2000

O Telecurso 2000 do Sesi de Araguari, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está com inscrições abertas até o dia 8 de fevereiro. Este Sistema Educacional dá oportunidades a todos aqueles que não concluíram o ensino fundamental e médio a garantir a certificação em um ano e meio.
Para participar é preciso ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental (5ª a 8ª série) e 18 anos para o ensino médio (1º ao 3º ano). O diferencial é que as aulas acontecem com avaliação do processo, ou seja, o aluno tem aula com professor em sala de aula e suas provas também são feitas no período de aula.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h para os alunos do ensino Fundamental e, das 20h às 22h, para os estudantes do ensino médio.

Inscrições

No ato da matrícula é necessário apresentar cópias do RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, carteira de reservista (masculino), comprovante de residência e histórico escolar. As matrículas podem ser feitas na rua Manoel de Assis Pereira, 140 , bairro Goiás, Araguari, das 8h às 21h. Outras informações pelo telefone (34) 3242-4100.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sesi promove seletiva de basquete

É só chegar e participar

A Vila Olímpica do Sesi, ligada a Fiemg Regional Vale do Paranaíba vai promover nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 14h às 18h, uma peneirada para jovens nascidos de 1991 a 1999. Segundo o técnico do basquete do Sesi, José Ricardo de Sousa Lima, os atletas que se despontarem nos treinamentos vão participar do Campeonato Mineiro de Basquete no fim de março em Uberlândia, Patos de Minas, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Araguari e Uberaba. “Serão escolhidos 25 talentos para as competições. Os que não forem selecionados poderão se aperfeiçoar na equipe de base formada pela escolinha de basquete do Sesi”, disse José Ricardo.
O técnico vai acompanhar o rendimento e a habilidade dos jovens jogadores. Não haverá taxa de inscrições. Basta chegar com um documento de identificação e participar. A expectativa é de que sejam avaliados cerca de 150 atletas.

Data: 21 e 22 de janeiro
Horário: 14h às 18h
Local: Vila Olímpica do Sesi
Endereço: rua Nova Ponte, 500 - Bairro Jardim dos Gravatás

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Palestra sobre Patrimônio Trabalhista na Fiemg

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com os sindicatos patronais da indústria e o Programa de Gerenciamento Ergonômico (Proergo), promoveu na última quarta-feira (13), em sua sede, palestra com o tema “Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo”.
Os palestrantes, João Batista Arantes, perito médico do INSS, e Lenz Alberto Alves Cabral, médico do trabalho, consultor em Segurança e Saúde e diretor da Proergo, falaram sobre a gestão do patrimônio trabalhista e o desafio das organizações, como diferencial das empresas no mundo atual; nexo técnico epidemiológico de prevenção / Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e viabilidade econômica e social das empresas; mudanças no cálculo do SAT e impacto nas organizações; e envolvimento dos setores de Segurança e Medicina do Trabalho, benefícios e jurídico na gestão do patrimônio trabalhista.

Mais fotos da palestra:
http://www.flickr.com/photos/fiemgregional/sets/72157623236019226/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Fiemg busca empresas para capacitações empresariais gratuitas

O IEL Minas estabeleceu uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Governo do Estado de Minas Gerais – Central Exportaminas para a realização do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). “O Programa surgiu dentro das empresas para que pudessem resolver seus problemas técnicos, gerenciais e tecnológicos e se tornassem mais competitivas”, explicou o coordenador Nacional do PEIEX, Thiago Terra.
O Núcleo Operacional já atendeu mais de 50 empresas em Uberlândia, Araguari, Araxá e Uberaba. Outras 150 empresas podem ter a chance de receber a visita de um técnico extensionista e obter conhecimento para o aumento da competitividade da empresa. O atendimento do IEL é realizado na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que fica na Av. Rondon Pacheco, 2100 - Vigilato Pereira, em Uberlândia - (34)3230-5200 e 3230-5206. Participe!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mais de R$ 25 milhões liberados em 2009

Empresas utilizam serviço de crédito orientado da Fiemg

No ano de 2009, o Posto Avançado/Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba movimentou quase R$ 25 milhões, através de aprovações e liberações de verbas, num total de 806 atendimentos para vários setores de atividades econômicas da região. Deste total, cerca de R$ 5 milhões foram investidos em capital de giro e R$ 20 milhões em investimentos fixo, como, obras civis, máquinas e equipamentos, aquisição de veículos e outros. "Este número deve-se às reduções de juros de algumas linhas de financiamento, como a de apoio à inovação e criação de outras específicas para setores e segmentos de mercado, como por exemplo, o setor de Turismo", explicou Josmara Alves, coordenadora da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.
A Fiemg Regional Vale do Paranaíba conta com um Posto Avançado de bancos de fomento (BDMG E BNDES) para articular a viabilização de negócios, assessorando as empresas até a liberação dos recursos. O Posto Avançado oferece linhas de crédito do BDMG, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para pequenos, médios e grandes empresários. "O objetivo da Assessoria de Crédito é simplificar e agilizar o acesso dos empresários aos processos de financiamento, visando à promoção do crescimento e da competitividade das empresas da cidade e região", diz o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

Assessoria completa

No atendimento personalizado, os empresários encontram informações detalhadas sobre os procedimentos necessários para a obtenção de crédito. "Nosso trabalho vai além da assessoria para liberação do crédito, pois orientamos as empresas sobre as oportunidades e possibilidades de financiamento, identificando taxas, juros e prazos mais vantajosos, prestando total assessoria financeira ao empresário que nos procura", afirmou Josmara Alves.
Segundo o empresário L. Manoel da Silva, o crédito facilita a vida de quem precisa fazer algum tipo de investimento em curto prazo. “Consegui o recurso e efetuei a compra de móveis para meu comércio, como prateleiras, balcão e até computadores. Precisamos inovar e acompanhar as mudanças do mercado, para isso é preciso investir. Foi o que fiz”, enfatizou.
São financiamentos de médio e longo prazo (de 24 a 120 meses) que em contraponto ao custo do recurso em curto prazo têm sido opções mais vantajosas para muitas empresas. “Com as linhas de crédito é possível, por exemplo, financiar máquinas e equipamentos nacionais e importados, reformar ou construir, fazer compras de mobiliário, com capital de giro associado cuja taxa mensal tem valor diferenciado”, esclarece Josmara.
Outro que ficou novamente satisfeito com o serviço de crédito da Fiemg foi Renaldo Ribeiro, proprietário de uma empresa de peças para automóveis de Uberlândia. “Com os R$ 5 mil na conta, comprei seis computadores. Sempre que preciso inovar, busco recursos junto à Fiemg. Sou tão bem atendido que é a terceira vez que faço uso do serviço. É rápido e simples, por isto sou fiel à Fiemg. Não tive dificuldade nenhuma”, contou Renaldo.
Para saber mais sobre as linhas de financiamento da Assessoria de Crédito da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3230-5200 e agendar um horário.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Senai oferece curso de Eletrônica

As inscrições estão abertas

O Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, tem investido em cursos de qualificação e preparado pessoas para o mercado de trabalho em diversas áreas. Desta vez, o Senai Roosevelt está com inscrições abertas para o curso de Eletrônica.
Aqueles que querem aprender a configurar e programar CLP, montar equipamentos eletrônicos, mexer com eletricidade predial, segurança em instalações e serviços com eletricidade podem fazer a inscrição no Senai Roosevelt, das 8h às 20h. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Os associados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal) terão 10% de desconto.
O curso começa na próxima segunda-feira, dia 18.

O Senai fica na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

Senai abre inscrições para cursos de aperfeiçoamento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cetal, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, abre inscrições para diversos cursos de aperfeiçoamento: Reciclagem na Operação de Caldeiras; Boas Práticas de Fabricação; Produção de Geleias e Doces Pastosos; Produção de Pães Italianos e Festivos; Ensaios Físico-Químicos em Água e Efluentes; Segurança na Operação de Caldeiras; Confeitaria Fina; Técnicas de Desossa Bovina; Fabricação de Queijo Minas, Mussarela e Provolone; Produção de Quitandas; Tratamento de Efluentes e Controle de Parâmetros Ambientais; Produção de Salgados; Produção de Pães; Responsável por Serviços de Alimentação e Linha Francesa. São mais de 60 cursos profissionalizantes em diversas áreas, com aulas práticas em laboratórios tecnológicos.
As programação completa com período de duração do curso, carga horária, horários e investimento, bem como as inscrições podem ser verificadas diretamente na unidade do SENAI-CETAL na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Presidente Roosevelt, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone (34) 3228-5200 ou (34) 3228-5250.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Amanhã é dia de palestra sobre Patrimônio Trabalhista na Fiemg

Amanhã (13), a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com os sindicatos patronais da indústria e o Programa de Gerenciamento Ergonômico (Proergo), vai promover às 19h, em sua sede, palestra com o tema “Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo”. As inscrições continuam abertas. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5200 ou e-mail: regional-vp@fiemg.com.br.
Os palestrantes, João Batista Arantes, perito médico do INSS, e Lenz Alberto Alves Cabral, médico do trabalho, consultor em Segurança e Saúde e diretor da Proergo, vão falar sobre a gestão do patrimônio trabalhista e o desafio das organizações, como diferencial das empresas no mundo atual; nexo técnico epidemiológico de prevenção / Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e viabilidade econômica e social das empresas; mudanças no cálculo do SAT e impacto nas organizações; e envolvimento dos setores de Segurança e Medicina do Trabalho, benefícios e jurídico na gestão do patrimônio trabalhista.

Data: 13/01/2010
Horário: 19h
Local – Fiemg
Avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira
Investimento: R$50,00

Três lojistas de Uberlândia participam do 38º Encontro da Moda Feminina em SP

O Encontro da Moda Feminina vai apresentar em sua 38ª edição as novidades para a temporada outono-inverno. O evento que acontece de 26 a 29 de janeiro de 2010, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo contará com a participação de três empresas do setor do vestuário de Uberlândia: Cristina Santos, Lady Jane e Patrícia Bonaldi. O 38º Encontro da Moda Feminina tem o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) e do Sebrae.
O evento oferece oportunidades de compra, contato e referências a lojistas e compradores do Brasil e exterior, que conhecerão os lançamentos de mais de 115 marcas femininas vindas de diversas partes do país, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiânia.
De acordo com a presidente do Sinduscon, Alba Lima Pereira, depois do Minas Trend Preview, o mercado feminino ficou ainda mais aquecido. “Cerca de 90% do setor de vestuário são destinados às mulheres. Essa é uma das melhores feiras do Brasil. Uma ótima oportunidade para os lojistas de Uberlândia mostrarem seus trabalhos”, acrescentou.
A expectativa é que participem do Encontro da Moda Feminina cerca de 10 mil visitantes. No último dia, o evento será aberto para a visitação do público.

38º Encontro da Moda Feminina
Data: de 26 a 29 de janeiro de 2010
Horário: das 10h às 20h (último dia, das 10 às 17h)
Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César - São Paulo

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Alunos do Sesi são aprovados no Paies





Confira mais fotos da comemoração:
Passar no vestibular não é uma tarefa fácil. A incerteza do futuro acarreta noites sem dormir, festas perdidas, ansiedade e muita abnegação. Nesta hora, os únicos aliados são os professores, a família e os livros e, quando o aluno consegue ser aprovado, nada melhor do que comemorar. Afinal, é um momento ímpar que deixa boas lembranças.
Foi com espírito de alegria e festa que na noite da última sexta-feira (8), os dez alunos do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, aprovados no Paies foram recebidos pelo presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, professores e representantes do Sesi para um jantar. “Estamos colhendo os frutos que plantamos com a mudança do material didático, treinamentos dos professores e carga horária com acréscimo na área de cidadania e empreendedorismo”, afirmou Pedro Lacerda.
Para o professor de física, Wesley Borges Costa, o índice de aprovação dos alunos é resultado de um trabalho sério em busca da excelência na educação que vem sendo feito ao longo dos anos. “A turma era de 32 alunos e dez foram aprovados. Ver esses meninos na universidade é muito gratificante. Resultado do nosso trabalho e do empenho deles”, disse.
A professora de língua estrangeira, Morgana Cristina, afirma que, depois de tanto esforço, é hora de comemorar. "Estamos colhendo os frutos que semeamos, mas o mérito é deles", ressalta.
Determinação, esforço e muito estudo são a base para quem quer chegar à universidade, segundo o professor de matemática, José Carlos Monteiro. “Essa turma era unida, sabia o que queria. Se marcávamos aula ao sábado, eles compareciam, se passávamos tarefas, faziam. Sinto-me feliz por estar há 20 anos fazendo parte da história do Sesi e da vida desses alunos. Eles vão deixar saudade”, comentou.

Mais que ensinar


Emocionados, os calouros destacaram o que o Sesi tem de melhor. “Escolhi o curso de Ciências Contábeis e me sinto muito grato por tudo que o Sesi fez por mim. O ensino é o de melhor qualidade. Os professores nos ensinaram mais que matérias, nos ensinaram sobre vida, a lidar com as pessoas, a nos proteger de muitas dificuldades. Estiveram com a gente até o final. Ainda no último instante, tirei uma dúvida sobre um assunto com o professor de física que coincidentemente caiu na prova. Posso dizer: estou na UFU”, comemorou Valter Guimarães Silva Neto, de 18 anos.
A aluna, Lorena Cunha, de 17 anos, que optou pelo curso de física médica, também estava radiante de alegria. “O ensino do Sesi dá base para o vestibular, nos capacita para a vida, nos aconselha e nos ensina os verdadeiros valores da vida. Estou muito feliz”, disse.
Coragem e determinação não faltaram para Vanessa Araújo, de 17 anos, que mesmo grávida de quase oito meses conseguiu aprovação em Letras. “Os professores e os coordenadores sempre estiveram prontos para nos atender. Até hoje estou em estado de choque. É uma sensação de dever cumprido. Nada disso seria possível se não existissem profissionais capacitados e dedicados para nos ajudar nesse período tão complicado. Vou começar o ano com essa vitória", ressaltou Vanessa.
De acordo com o gerente integrado do Sesi, João Tomaz da Silva Junior, o resultado evidencia o envolvimento e esforço de todos da equipe Sesi, durante todo ano. “Preparamos os alunos para esse momento e o resultado é a aprovação. Trabalhamos temas como meio ambiente, empreendedorismo, entidade cívica. Não queremos formar pessoas para apenas passar no vestibular, mas para serem bons cidadãos”, concluiu João Tomaz.
O aluno que passou para Educação Física, Hugo Rodrigues, disse que o diferencial do Sesi é o apoio que dão até o último instante. “Tivemos acompanhamento psicológico e até táxi à disposição da gente. Tudo para evitar estresse e não chegarmos atrasados na hora da prova”, pontuou.
“Todo investimento que a Fiemg, através do Sesi, faz leva aos alunos o entendimento de que o mundo empresarial e acadêmico é importante para a carreira de cada um. Dez foram aprovados, agora esperamos o Enem e o vestibular. Com certeza teremos muito mais aprovações”, finalizou Pedro Lacerda.
Os estudantes aprovados são: Lucas Wesley de Lima (Engenharia Elétrica), Wexley Vinícius Cândido Silva (Engenharia Elétrica), Eduardo Henrique de Carvalho (Direito), Hugo Rodrigues Freitas (Educação Física), Gustavo França Severino (Ciências da Computação), Lorena Cunha Fernandes (Física Médica), Marco Antônio Cavalheiro (Gestão da Informação), Ranver Yuri Mendonça Costa (Física de Materiais), Vanessa Araújo Campos (Letras) e Walter Guimarães Silva Neto (Ciências Contábeis).

“Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo” é tema de palestra nesta quarta-feira

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com os sindicatos patronais da indústria e o Programa de Gerenciamento Ergonômico (Proergo), promove nesta quarta-feira (13), às 19h, em sua sede, palestra com o tema “Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo”.
Os palestrantes, João Batista Arantes, perito médico do INSS, e Lenz Alberto Alves Cabral, médico do trabalho, consultor em Segurança e Saúde e diretor da Proergo, vão falar sobre a gestão do patrimônio trabalhista e o desafio das organizações, como diferencial das empresas no mundo atual; nexo técnico epidemiológico de prevenção / Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e viabilidade econômica e social das empresas; mudanças no cálculo do SAT e impacto nas organizações; e envolvimento dos setores de Segurança e Medicina do Trabalho, benefícios e jurídico na gestão do patrimônio trabalhista.
Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5200 ou e-mail: regional-vp@fiemg.com.br.

Data: 13/01/2010
Horário: 19h
Local – Fiemg
Avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira
Investimento: R$50,00

Matrículas abertas para o Telecurso 2000

O Telecurso 2000 é um Sistema Educacional que dá oportunidades a todos aqueles que não concluíram os estudos, a garantir a certificação. Iniciado há 14 anos pela Fundação Roberto Marinho, o Telecurso une os conteúdos do ensino fundamental e médio.
Para participar é preciso ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. E as matrículas já estão abertas no SESI - Bairro Roosevelt e o diferencial é que as aulas acontecem com avaliação do processo, ou seja, o aluno tem aula com professor em sala de aula e suas provas também são feitas no período de aula. As aulas do primeiro semestre de 2010 contemplam as disciplinas artes e inglês, ciências, língua portuguesa, história, matemática, geografia, com horários noturnos de segunda a sexta, de acordo com a disponibilidade do aluno. As vagas são limitadas e as matriculas estão abertas. Inicio das aulas dia 02 de fevereiro.

Inscrições:
É necessário apresentar no ato da matrícula originais e cópias do RG e CPF, xerox autenticada do histórico escolar, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e duas fotos ¾.
As matrículas podem ser feitas na rua Ernesto Vicentini, 231, bairro Roosevelt, das 7h às 20h. A mensalidade é paga por matéria.

Investimento:
Comunidade – R$38 (6 parcelas)
Indústria – R$27 (6 parcelas)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Camping define equipe do CNT Caixa/Sesi de Uberlândia

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará entre os dias 16 de janeiro e 13 de fevereiro, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) da Vila Olímpica do Sesi Gravatás, o "Camping Caixa de Jovens Talentos - Arremesso e Lançamento", em preparação à Seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para 2010, em Cingapura.
O centro, resultado de convênio entre a CBAt e o Sesi mineiro, conta com pista de nível internacional e espaço adequado para treinamentos nas provas de lançamento.
Na primeira ação do "Projeto 2010-2016", aprovado pelo "IV Fórum Atletismo do Brasil", realizado no mês passado em São Paulo, a CBAt avaliará 61 atletas. Da avaliação sairão os atletas que integrarão a equipe permanente do Centro, nas provas de velocidade prolongada e meio fundo, e de arremesso e lançamentos.
Os atletas do Centro ficarão em Uberlândia ou poderão continuar em suas cidades de origem. Nos dois casos, terão que se comprometer, assim como seus treinadores, a seguir as orientações dos coordenadores do Centro, tanto na parte técnica como na disciplinar. Já os atletas que optarem por continuar com um planejamento particular, terão sua preparação sob a responsabilidade dos respectivos clubes.
Estes 61 atletas, de 14 estados de todas as regiões do País - das categorias adulta, juvenil (até 19 anos) e menor (até 17 anos), estarão acompanhados por seus treinadores pessoais.
Nas provas de pista, os participantes foram selecionados pelo coordenador técnico da área, Luiz Alberto de Oliveira. Já nas provas de campo, foram chamados os atletas juvenis e menores selecionados em Camping realizado em novembro pela equipe técnica do Centro, além dos dois primeiros do Ranking Nacional de Adultos e Sub 23.
CNT Caixa Sesi de Uberlândia foi definido como centro de alto nível da Confederação Brasileira de Atletismo para as provas: Pista - 400 m (velocidade prolongada), 800 m, 1.500 m, 3.000 m com obstáculos (meio fundo); Campo - peso (arremesso), e disco, martelo, dardo (lançamento).
A coordenação técnica do CNT Caixa/Sesi de Uberlândia, nas provas de pista, é de Luiz Alberto de Oliveira, que foi treinador, entre outros, de Joaquim Cruz (campeão olímpico dos 800 m), Sanderlei Parrela (vice-campeão mundial dos 400 m), Agberto Guimarães (campeão pan-americano dos 1.500 m) e de Wander Moura (campeão pan-americano dos 3.000 m com obstáculos).
Nas provas de arremesso e lançamentos, a coordenação será de outro renomado especialista: o cubano Justo Navarro, que treinou, entre outros atletas, a campeã olímpica do arremesso do peso, Yumileid Cumbá.
Entre os atletas chamados para participar do Camping, estão nomes experientes como Elisângela Adriano (peso, disco), medalhista no PAN e recordista sul-americana nas duas provas. Há também, jovens campeões, com idade para chegar em boa forma aos Jogos de Londres 2010 e Rio 2016, como os campeões brasileiros Júlio César de Oliveira (medalhistas nos Mundiais de Juvenis e Menores no dardo) e Wágner Domingos (martelo). Além de revelações da última temporada, como Railson da Cruz (disco), Andressa de Morais (disco, martelo) e Tamara Alexandrino (peso, disco, heptatlo).
O IV Fórum Atletismo do Brasil, que definiu o Projeto 2010-2016 e orienta as ações da CBAt, visando os Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro em São Paulo, com a participação de 136 atletas, treinadores e dirigentes.

LISTA DOS ATLETAS E TREINADORES NO LINK ABAIXO:
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=3770

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBAt (www.cbat.org.br)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sesi Gravatás abre inscrições para Colônia de Férias

Programação incentiva aprendizagem criativa e deixa tranquilos os pais que trabalham durante as férias dos filhos

A colônia de férias da Vila Olímpica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que acontecerá de 18 a 29 de janeiro, das 12h30 às 18h, está com as inscrições abertas na rua Nova Ponte, 500, bairro Gravatás. Os interessados podem procurar o Sesi, das 8h às 19h.
Em vez de computador e videogame, crianças de 4 a 12 anos vão ter contato com a natureza e participar de atividades esportivas, brincadeiras, jogos e ainda fazer novos amigos.
Segundo o coordenador da Colônia de Férias, Paulo Henrique Gonçalves, a intenção é incentivar a livre iniciativa das crianças, integração e diversão. “Dança, canto, gincanas, jogos pré-desportivos, como vôlei com bexiga cheia d' àgua, futebol de mãos dadas, brincadeiras de rua, jogo de caça-talentos e gincana, dividem a programação com oficinas e brincadeiras lúdicas com teatro”, enumerou Paulo Henrique.
Para o gerente-geral da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas de Oliveira, promover a colônia de férias é muito importante, tanto para as crianças, quanto para os pais. “Enquanto os pais trabalham, as crianças não ficam ociosas ou em casa vendo televisão, jogos de vídeo-game ou computador. Elas têm muita energia e em época de férias querem se divertir. Para atraí-las, realizaremos várias atividades surpresas”, ressaltou.
Quem participar por uma semana pagará R$40. Já quem optar por duas semanas R$ 70. “Um investimento pequeno para quem trabalha em tempo integral e não pode passear com os filhos, tendo muitas vezes que pagar para que alguém os olhe. Sai bem mais caro”, afirmou a vendedora, Vanessa Vilarinho.
“Por desenvolvemos atividades que trabalham a criatividade da criança, as relações com o próximo, nosso objetivo é possibilitar que, de certa forma, as crianças aprendam brincando”, concluiu José Lucas.
Serão fornecidos lanche e camiseta para os inscritos. Cerca de 10 monitores estarão envolvidos nas atividades.

Colônia de Férias
Período: 18 a 29/01
Horário: 12h30 às 19h

Investimento:
01 semana - R$ 40,00
02 semanas - R$ 70,00
Descontos de:
05% para 02 crianças
10% para 03 crianças
15% para 04 ou mais crianças da mesma família.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fiemg quer Zona de Processamento de Exportações em Uberlândia

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba e os Sindicatos Patronais da Indústria solicitaram ao prefeito de Uberlândia Odelmo Leão o empenho para a criação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) na cidade.
A legislação vigente determina que o pedido de autorização para instalação da estrutura na cidade deve ser solicitado pelo município ao estado e, conjuntamente, ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE), órgão do Governo Federal.
Segundo o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, além de incrementar o setor produtivo, o modelo de desenvolvimento proposto pelas zonas de exportação vai agregar valor à economia regional. “Entre os incentivos fiscais previstos pela legislação para essas áreas estão a isenção de impostos e contribuições federais, como o Imposto de Importação e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de liberdade cambial, quando as empresas não são obrigadas a reverter em reais os lucros obtidos com exportações”, explica.
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, existem no mundo inteiro mais de três mil zonas desse tipo, responsáveis pela geração de mais de 37 milhões de empregos, sendo 30 milhões, na China. “Isso demonstra o quanto uma ZPE pode ser importante para o crescimento de Uberlândia e toda a região. Além disso, poderemos aproveitar ainda mais a logística e assim agregar valor ao entreposto de Manaus que se instalará em Uberlândia”, reforça Pedro Lacerda.

ZPE

As ZPE's são áreas delimitadas, nas quais empresas que produzem bens exportáveis recebem incentivos tributários e administrativos. A suspensão de tributos é concedida na compra de bens e serviços do mercado interno – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Cofins e PIS/ PASEP – e na importação, quando, a suspensão fiscal é aplicada sobre o Imposto de Importação, IPI, Cofins, PIS/PASEP e Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).
Dentre os incentivos administrativos, estão a dispensa de licença ou de autorização de órgãos federais – com exceção dos controles de ordem sanitária, de interesse da segurança nacional e de proteção do meio ambiente –, além de mais agilidade nas operações aduaneiras. O prazo de vigência dos incentivos previstos para uma empresa em ZPE é de até 20 anos, prorrogável por igual período.

CZPE

O CZPE é um órgão colegiado do Governo Federal. Suas principais atribuições são: analisar propostas de criação de ZPE; avaliar e aprovar projetos industriais; traçar a orientação superior da política das ZPE; autorizar a instalação de empresas nos locais; estabelecer mecanismos de monitoramento do impacto na indústria nacional e aplicar o regime de ZPE.

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

“Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo” é tema de palestra

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com os sindicatos patronais da indústria e o Programa de Gerenciamento Ergonômico (Proergo), promove no dia 13 de janeiro, às 19h, em sua sede, palestra com o tema “Transformando o Patrimônio Trabalhista de Passivo em Ativo”.
Os palestrantes, João Batista Arantes, perito médico do INSS, e Lenz Alberto Alves Cabral, médico do trabalho, consultor em Segurança e Saúde e diretor da Proergo, vão falar sobre a gestão do patrimônio trabalhista e o desafio das organizações, como diferencial das empresas no mundo atual; nexo técnico epidemiológico de prevenção / Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Seguro Acidente de Trabalho (SAT) e viabilidade econômica e social das empresas; mudanças no cálculo do SAT e impacto nas organizações; e envolvimento dos setores de Segurança e Medicina do Trabalho, benefícios e jurídico na gestão do patrimônio trabalhista.
Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5200 ou e-mail: regional-vp@fiemg.com.br.

Data: 13/01/2010
Horário: 19h
Local – Fiemg
Avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira
Investimento: R$50,00

Siga a Fiemg Regional VP no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp