quarta-feira, 31 de março de 2010

Tudo pronto para a seletiva sul-americana de atletismo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou ontem, 30, os nomes dos atletas que farão parte da seleção brasileira que representará o país na seletiva sul-americana para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de abril, na “Pista Ádria Santos”, instalada no Sesi Gravatás, em Uberlândia (MG). A primeira edição dos Jogos da Juventude será disputada em agosto deste ano, em Cingapura.

Paralelamente à seletiva que acontece em Uberlândia, outras duas seletivas estarão acontecendo nas Américas: uma para os países da América Central e Caribe, em El Salvador, e uma específica para os Estados Unidos, em Houston. Após as três seletivas, será elaborado um Ranking e chamados os primeiros colocados de cada prova, conforme o número de vagas reservada ao continente.

Ao todo a CBAt convocou 63 atletas para representar o Brasil na seletiva. Deste total, 29 são homens e 34 são mulheres. Foram convocados os dois primeiros atletas de cada prova, entre os atletas nascidos em 1993 e 1994, no período de 01 de janeiro de 2009 a 21 de março de 2010. Os atletas Ana Paula Borges da Silva, Erika Oliveira Lima, Bárbara Pospisil, Vanilso Aparecido da Rocha Silva, Estevão Gonçalves da Silva Aranha e Felipe Lorenzon, que fazem parte da equipe permanente de atletas do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) Caixa Sesi, instalado na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, em Uberlândia, foram convocados para participar da seletiva.

Os treinamentos dos atletas que vão participar da seletiva em Uberlândia acontece hoje (31), amanhã (01) e sexta (02), das 8h às 11h e das 15h às 18h, na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Formatura do Cozinha Brasil acontece amanhã em Araguari

Aulas estão acontecendo em frente ao Palácio dos Ferroviários. Cascalho Rico é a próxima parada

O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Araguari, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com Secretaria de Trabalho e Ação Social e Prefeitura de Araguari, promovem amanhã, 31, a entrega dos certificados de conclusão do curso Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, realizado nos dias 29, 30 e 31 de março. A entrega acontecerá às 19h30, na Praça Gaioso Neves, mais conhecida como Praça do Palácio dos Ferroviários, em Araguari. Cerca de 190 participantes irão receber os certificados.

Durante a realização do curso do Cozinha Brasil os participantes aprenderam diversas receitas práticas e nutritivas feitas com produtos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como o café, tomate, maracujá, milho e soja. O programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população.

O objetivo do programa é incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos. O lema do projeto é “Na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos são aproveitados.

Cascalho Rico

Na próxima semana, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, levará o curso do Cozinha Brasil para a cidade de Cascalho Rico. Os moradores da cidade interessados poderão participar do curso entre os dias 6 e 9 de abril. Os cursos serão realizados em três horários: de 8h às 10h30, de 14h às 16h30 e 18h às 20h30. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no Posto de Saúde de Santa Luzia ou pelo telefone (34) 3248-2050.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Ação Social, no telefone (34) 3248-1168 ou ainda no Sesi de Araguari, na avenida Coronel Teodolino Pereira, 711, centro.

terça-feira, 30 de março de 2010

Senai oferece cursos gratuitos através do PlanTeQ

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Uberlândia, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine) irá realizar os cursos de Armador, Azulejista e Eletricista Predial, atendendo a demanda de ações de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento social e profissional no âmbito do Plano Territorial de Qualificação Profissional de Minas Gerais (PlanTeQ - MG).
Os cursos são gratuitos e serão iniciados no mês de abril. As vagas são limitadas. Para participar, os interessados devem procurar o Sine de Uberlândia, na Praça Tubal Vilela, 60, centro. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (34) 3228-5200, no Senai, ou no (34) 3236-7188, no Sine.
O PlanTeQ – MG, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), é um mecanismo de implementação do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, para contribuir com a qualificação ou requalificação da população economicamente ativa do país. Conta com o financiamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e com recursos de contrapartida do Estado. As ações de qualificação são oferecidas em função de demandas apresentadas pelos municípios e realizadas por meio de contratos de prestação de serviços com entidades de educação profissional credenciadas para participar do plano como o Senai.

Alunos do Sesi são conscientizados da importância da água

Durante atividades no parque Siquerolli, crianças discutiram sobre os Recursos Hidrícos

Em comemoração a III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, os alunos do 5º ano do Sesi participaram de atividades programadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no parque Siquerolli. Dentre as atividades desenvolvidas, os estudantes escutaram histórias, participaram da oficina de Artes “Coisas da Terra”, visitaram o museu do parque Siquerolli e caminharam pela trilha também do parque.

Além das atividades programadas, foi montado no local um stand para que as crianças pudessem expor os materiais produzidos por elas através do programa Escola Ecossustentável, que teve início em 2005 com o objetivo de desenvolver ações que conscientizem as crianças sobre a importância da educação ambiental. Os alunos expuseram jogos, brinquedos, instrumentos e outros objetos fabricados através de materiais reciclados.

“Esse encontro fez com que os alunos percebessem que a preocupação com a água é comungada com várias escolas. Eles aprendem com essas atividades e multiplicam as informações com sua família e amigos. Dessa maneira vamos criando pessoas com consciência madura e ecológica. Sabemos que a água pode acabar, então temos que fazer de tudo para que esse processo seja o mais tardio possível”, ressaltou a pedagoga da Escola Sesi, Veridiana Lemos do Nascimento.

Os alunos já foram convidados pela Secretaria de Meio Ambiente para participar da Semana do Meio Ambiente que acontecerá em julho.

Seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude acontece em Uberlândia

Seis atletas do Sesi foram convocados

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude será realizada este ano, em Cingapura, de 14 a 26 de agosto. A qualificação dos atletas para o torneio de atletismo dos jogos será feita por meio de seletivas continentais. Nas Américas, haverá três seletivas, todas marcadas para os dias 3 e 4 de abril. A seletiva para os países da América do Sul, acontece na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, em Uberlândia. Já as outras duas seletivas, para a América Central e Caribe, acontecem em El Salvador e, para os Estados Unidos, na cidade de Houston.

A “Seletiva Sul-Americana Caixa de Atletismo”, que acontece no próximo final de semana na Vila Olímpica do Sesi, será realizada pela Confederação Sulamericana de Atletismo (Consudatle) e organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Poderão competir atletas com 16 e 17 anos, ou seja, nascidos em 1993 e 1994. Nas seletivas podem competir até dois atletas por país. Porém, nos Jogos da Juventude, cada país poderá ter apenas um atleta representante por prova. Para a seletiva de Uberlândia, a CBAt convocou os dois primeiros do ranking da categoria, no período 01/01/2009 a 21/03/2010. Com os resultados das Seletivas, será elaborado o ranking das Américas.

Atletas do Sesi Uberlândia convocados
Os atletas Ana Paula Borges da Silva, Erika Oliveira Lima, Bárbara Pospisil, Vanilso Aparecido da Rocha Silva, Estevão Gonçalves da Silva Aranha e Felipe Lorenzon, que fazem parte da equipe permanente de atletas do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) Caixa Sesi, instalado na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, em Uberlândia, vão participar da seletiva para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.
A CBAt convocou 55 atletas para representar o Brasil na "Seletiva Sul-Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude-2010". Deste total, 25 são homens e 30 são mulheres. Nas seletivas podem competir até dois atletas por país, porém nos Jogos da Juventude, somente um atleta de cada país poderá participar. Cada atleta pode competir em apenas uma prova, mais, eventualmente, o revezamento medley. Com os resultados das seletivas, será elaborado o ranking das Américas, para que sejam convocados os melhores em cada prova, segundo a cota reservada para o continente. Em Cingapura 16 atletas estarão inscritos em cada prova de atletismo. Os atletas brasileiros participarão das 34 provas individuais.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alunos do Sesi são conscientizados da importância da água

Durante atividades no parque Siquerolli, crianças discutiram sobre os Recursos Hidrícos

Em comemoração a III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, os alunos do 5º ano do Sesi participaram de atividades programadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no parque Siquerolli. Dentre as atividades desenvolvidas, os estudantes escutaram histórias, participaram da oficina de Artes “Coisas da Terra”, visitaram o museu do parque Siquerolli e caminharam pela trilha também do parque.
Além das atividades programadas, foi montado no local um stand para que as crianças pudessem expor os materiais produzidos por elas através do programa Escola Ecossustentável, que teve início em 2005 com o objetivo de desenvolver ações que conscientizem as crianças sobre a importância da educação ambiental. Os alunos expuseram jogos, brinquedos, instrumentos e outros objetos fabricados através de materiais reciclados. “Esse encontro fez com que os alunos percebessem que a preocupação com a água é comungada com várias escolas. Eles aprendem com essas atividades e multiplicam as informações com sua família e amigos. Dessa maneira vamos criando pessoas com consciência madura e ecológica. Sabemos que a água pode acabar, então temos que fazer de tudo para que esse processo seja o mais tardio possível”, ressaltou a pedagoga da Escola Sesi, Veridiana Lemos do Nascimento.
Os alunos já foram convidados pela Secretaria de Meio Ambiente para participar da Semana do Meio Ambiente que acontecerá em julho.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Agenda Cultural do IAT é apresentada durante café da manhã

Instituto também apresenta sua nova diretoria e celebra parceria de 10 anos com Fiemg

O Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT) promoveu hoje, 26, o Café Cultural para diretores e proprietários de todas as escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio de Uberlândia. Durante o café, foi apresentado o cronograma de atividades dos projetos de ação continuada que serão realizados este ano.
Uma das atividades de maior destaque programadas para o ano de 2010 é o 10º Concurso Literário Estudantil, que esse ano terá o tema “Saber Cuidar...”. Nesse concurso, as crianças pesquisam, produzem desenhos e redações em sala de aula. Os selecionados pela a escola serão entregues no Instituto Educacional Fernando Mota até do dia 17 de junho. Alguns vão ser selecionados pelo IAT e defenderão oralmente o seu trabalho. No fim do concurso haverá a entrega de prêmios e Noite de Autógrafo do livro editado com os trabalhos ganhadores. “Peço que as escolas procurem saber sobre o Concurso Literário Estudantil e se envolvam nesse projeto. O tema esse ano está gostoso de trabalhar, amplo, podendo discutir vários segmentos que a criança entende que necessita de cuidado”, ressaltou a nova presidente do IAT, Arlete Silva Santos.
Dando continuidade ao Projeto Raízes, o núcleo de turismo do IAT, o IATUR, proporcionará duas viagens este ano. A primeira acontecerá no dia 9 de julho, com destino ao Distrito de Tapuirama e a segunda a Caravana Cultural visitará o Sítio Paleontológico de Peirópolis, marcada para o dia 27 de setembro.
Outro ponto importante do evento foi a apresentação da nova diretoria do IAT que tomou posse no último dia 5 deste mês. Segundo a presidente, é importante a apresentação dessa agenda, para que as pessoas tomem conhecimento das atividades do Instituto durante o ano. “Estamos otimistas quando o cumprimento da Agenda Cultural. A parceria com a Fiemg nos proporciona mais segurança para seguir em frente com os trabalhos. O IAT é muito idealista e trabalha por amor à arte, difundindo a cultura na cidade”, finalizou.
IAT
Fundado em outubro de 1998, o Instituto de Arte Cultura e Ciência do Triângulo (IAT) comera este ano 10 anos de trabalho em prol da cultura, das artes, da ecologia e da descoberta de novos talentos. O instituto promove pesquisa, difusão, defesa e conservação da cultura produzida em Uberlândia e no Triângulo Mineiro. Com sede na Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Rondon Pacheco, 2.100), o instituto conta com aproximadamente 100 associados entre poetas, escritores, cantores e contadores de história. Promove eventos como “Contar, Cantar e Brincar”, do Núcleo de Contação de Histórias, “Concurso Literário Estudantil”, “Encontro de Acordeonistas” e “Mostra Cantares da Primavera”.

AGENDA CULTURAL IAT-FIEMG-INDERC 2010
JANEIRO
Dia 22 – Café com Letras do Cerrado – sarau – Realização: IAT-ALMBL Academia Leonística Mineira e Brasiliense de Letras-FIEMG. Coordenação: Lucilaine de Fátima Ferreira. Local: Casa da Cultura – 19h.
FEVEREIRO
Dias 03, 10, 18, 24 – Reuniões de Planejamento– FIEMG-VP – 19h.
Dia 10 - Núcleo de Contadores de Histórias – 1ª reunião – Local: Biblioteca Pública Municipal JK - Coord.: Denise Carvalho, Direção: Maria da Glória Pereira. Consultoria: Martha Pannunzio. Formatação do curso temático.
MARÇO
Dias 03, 10, 17, 24, 31 – Reunião – Local: FIEMG-VP - 19h.
Dia 05 – Assembleia Geral Extraordinária – Local FIEMG – 7:30h.
Dia 17 - Núcleo de Contadores de Histórias – 2ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 26 - Café Cultural – Confraternização – Local: FIEMG - 7h30
- Assinatura do Termo de Cooperação Mútua IAT-FIEMG 2010
- Apresentação da Agenda Cultural IAT/FIEMG/INDERC – 2010
- Lançamento do 10º Concurso Literário Estudantil –Tema “SABER CUIDAR...” - Fase 1 - Patrocínio: Banco BMG/MOTA Serviços. Apoio: SME-CEMEPE-SESC- APPMG- UNIPAC- 40ª SRE-ALMBL-APPMG. Coord.: Augusta Maria M. Mota.
- Coral infantil “Cantando com Nelsinho”, da E.E. Prof. Nelson Cupertino.
- Lançamento de livros e mostra de arte.
ABRIL
Dias 07, 14, 28 – Reunião – Local: FIEMG-VP - 19h.
Dia 09 – “Foco na Luz” sw Jorge H. Paul – Exposição de fotos e lançamento – Local: Galeria de Arte do Mercado – 20h
Dia 14 - Núcleo de Contadores de Histórias – 3ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 15 – 7ª Casa de Histórias – Patrocínio: SESC-Uberlândia - Fazenda Água Limpa. Apoio: SME/CEMEPE, SMC/ Bibl. Municipal JK, NCH “CirAndando”. Local: Espaço CERRADO e LETRAS - Rodovia Campo Florido, MG 455, km. 26. Coord: Roseane C. Lopes, Rafael Tannus, Arlete S. Santos, Denise Carvalho, Maria da Glória Pereira, Martha Pannunzio – Saída da Bibl. Mun. JK às 12h.
10º Concurso Literário Estudantil – Fase 2 – pesquisa, produção de desenhos e redações em sala de aula.
MAIO
Dias 05, 12, 19, 26 – Reunião – Local: FIEMG-VP - 19h.
Dia 07 – Exposição “Trajetória” – Paulo Carrara – Local: Galeria de Arte do Mercado – 20h
Dia 19 - Núcleo de Contadores de Histórias – 4ª reunião – Local: Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 20 – Vernissage Gilberto Maciel – Local: FIEMG – 19h30
Dia 21 – Contar... Cantar... Brincar...– 2ª Jornada de Contação de Histórias e Outras Linguagens Artísticas - Público alvo: estudantes do 3º ano do ensino fundamental das redes pública e privada. Apoio: FUTEL, NCH “CirAndando”, Bibl. Municipal JK, SME/CEMEPE, SMC/COAFRO/ Banda Municipal, Banda de Música do 36º BIMtz, SESC, APPMG, Academia Leonística Mineira e Brasiliense de Letras, FIEMG, Realização: Grupos “Aí, né...”, “Aquarela”, “Era Uma Vez ...”, “Faz de Conta”, “Cidade Faz de Conta”, “Trem Caipira”, narradores orais, musicistas e brincantes. Coordenação: Arlete S. Santos, Denise Carvalho, Maria G. Pereira, Beatriz M. Bernardes, Roseane C. Lopes, Rafael Tannus, Janine M. C. Santos. Consultoria: Martha Pannunzio. Local: MUNDO DA CRIANÇA (Parque do Sabiá) – 7h30-11h30 e 13h-17h.
JUNHO
Dias 02, 09, 16, 23, 30 - Reunião – FIEMG-VP - 19h.
Dia 16 - Núcleo de Contadores de Histórias – 5ª reunião - Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 17 - 10º Concurso Literário Estudantil – Fase 3 - entrega dos desenhos e das redações finalistas – Local: Inst. Educacional Fernando Mota – Av. Marcos de Freitas Costa, 1510 – Bairro Osvaldo Rezende – das 7h. às 22h.
Dia 26 - 10º Concurso Literário Estudantil – Fase 4 - seleção de textos – Inst. Educ. Fernando Mota – 7h30
JULHO
Dias 07, 14, 21, 28 - Reunião – FIEMG-VP - 19h.
Dia 2 - Tecendo Histórias – Realização e patrocínio: SESC-Uberlândia. Interação SESC/Grupo dos Mais Vividos, NCH “CirAndando”, SMC/COAFRO. Apoio: IAT-FIEMG-Bibl. Mun. JK. Local: Rua Benjamim Constant, 844 – 13h.
Dia 03 - 10º Concurso Literário Estudantil – Fase 5 - defesa oral – Local: IFM - Av. Marcos de Freitas Costa, 1510 – 7h30.
Dia 07 - Núcleo de Contadores de Histórias – 6ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 09 – IATUR – Projeto Raízes nº. 6 – VIVA TAPUIRAMA! - Caravana Cultural ao Distrito de Tapuirama – Apoio: SME, SMC, SMDE e Turismo, Bibl. Municipal JK, Banda de Música do 36º BIMtz/Banda Municipal, NCH “CirAndando”. Local: EM Sebastião Rangel. Coord..: Maria Cristina Rink, Susancler Rende. Saída da Bibl. Mun. JK. - 12h.
Dia 24 - Dia do Escritor - Homenagem aos escritores e estudantes premiados no 10º Conc. Lit. Patrocinador: Livraria Pro Século. Apoio: BMG, MOTA Serviços, ALMBL. Coordenação: Janine M. C. Santos. Local: Livraria Pró Século – 9h.
- Lançamento do concurso Versos do Cerrado – 2º Concurso de Poesias do Triângulo e Alto Paranaíba – Patrocínio: APPMG-FIEMG. “Competência que Geram Resultados” – Janine Martins C. Santos – Lançamento.
AGOSTO
Dias 04, 11, 18, 25 – Reunião – FIEMG-VP - 19h.
Dia 11 - Núcleo de Contadores de Histórias – 7ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 26 - 10º Concurso Literário Estudantil – Fase 6 - Premiação - Noite de autógrafos - Lançamento da Antologia. Local: Odisséia Eventos e Convenções – Av. Imbaúbas, 2120 – Bairro Planalto – 19h.
Dia 29 – Dia V-2010 – FIEMG- ECO INSTITUTO/INDERC
SETEMBRO
Dias 01, 08, 22, 29 - Reunião – Local: FIEMG-VP - 19h.
Dias 03–10-17-24- - Visita ao CEAI – 1, 2, 3, 4 - NCH “CirAndando”, SMC/COAFRO
Dia 23 – 7º Encontro de Acordeonistas de Uberlândia – Realização: Conservatório Est. Música Cora Pavan Capparelli – Apoio: FIEMG-IAT - Local: FIEMG - 19h.
Dia 24 - Núcleo de Contadores de Histórias – 8ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Dia 27 - IATUR – Projeto Raízes nº. 7 – VIVA PEIRÓPOLIS! - Caravana Cultural ao Sítio Paleontológico. Apoio: SMDE e Turismo. Coordenação: Maria Cristina Rink – Concentração: Praça Primo Crosara - 6h.
Dia 30 - Versos do Cerrado – 2º Concurso de Poesias do Triângulo e Alto Paranaíba – encerramento do prazo de inscrição.
OUTUBRO
Dias 06, 13, 27 - Reunião – FIEMG-VP - 19h.
Dia 06 - Núcleo de Contadores de Histórias – 9ª reunião – Bibl. Mun. JK - 8h.
Dias 27, 28, 29 - Cantares da Primavera – 9ª Mostra Vocal de Uberlândia – Realização: IAT/FIEMG/MoraeseMorais. Patrocínio: FIEMG-INDERC, Café CAJUBÁ, SMDE e Turismo. Local: CDL - Av. Belo Horizonte, 1290 – Coord.: Beatriz M. Bernardes - 19 h.
Dia 30 - Versos do Cerrado – 2º Concurso de Poesias do Triângulo e Alto Paranaíba – Seleção e julgamento. Divulgação do resultado.
NOVEMBRO
Dias 03, 10, 17, 24 – Reunião – FIEMG-VP - 8h.
Dia 19 - Núcleo de Contadores de Histórias – 10ª reunião – Bibl. Mun. JK - 8h.
- História Cantada “Você Já Viu Gata Parir?”, de Martha Pannunzio – Direção musical: Beatriz M. Bernardes. Realização: Moraesemorais – Apoio: CEMEPE.
Dia 26 – Solenidade Amigo da Cultura/IAT – Local: FIEMG – 7h30h.
Dia 26 - Versos do Cerrado – 2º Concurso de Poesias do Triângulo e Alto Paranaíba – Premiação. Lançamento da coletânea. Noite de autógrafos. Local: FIEMG – 8h.
DEZEMBRO
Dias 01, 15 – Reunião – FIEMG-VP - 19h.
Dia 08 - Núcleo de Contadores de Histórias – 11ª reunião – Bibl. Mun. JK – 8h.
Musical infantil “O Segredo da Casa de Brinquedo”, de Thelma Chan, direção e organização: Beatriz M. Bernardes. Apoio cultural: EM Prof. Mário Alves. Realização MoraeseMorais. -
Dia 10 - Balanço de atividades e confraternização.

Confira o Flickr da Fiemg - http://www.flickr.com/photos/fiemgregional/sets/72157623709124980/

quinta-feira, 25 de março de 2010

Formatura do curso Cozinha Brasil acontece amanhã

Curso foi realizado durante a Fenicafé 2010

O Serviço Social da Indústria (Sesi), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) realiza a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente. A entrega acontecerá amanhã (26), às 19h30, no Pica Pau Country Club, em Araguari. Cerca de 150 participantes irão receber os certificados.

Os cursos do programa “Cozinha Brasil” foram realizados durante a 15ª edição da Feira de Cafeicultura Irrigada do Brasil, a Fenicafé 2010, realizada pela ACA em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. O evento teve início na quarta-feira (24) e termina amanhã (26). Durante a Fenicafé, os participantes aprenderam diversas receitas práticas e nutritivas feitas com produtos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como o café, tomate, maracujá, milho e soja.

O programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população. O objetivo do programa é incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos. O lema do projeto é “Na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos são aproveitados.

Siga a Fiemg Regional Vale do Paranaíba no Twitter: www.twitter.com/fiemgregionalvp

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sesi comemora aprovação em vestibulares

Resultado surpreende e comprova qualidade do ensino: 70% dos alunos estão aprovados!

Passar no vestibular é o desejo da maioria dos alunos que estão concluindo o ensino médio. Eles se empenham nos estudos em casa, nas aulas extras e nas pesquisas na internet e bibliotecas. Fazem a prova e esperam ansiosos pelo resultado. No fim é comemorar o objetivo alcançado. Assim foi com os alunos do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Dedicados, 22 dos 32 vestibulandos garantiram suas vagas nas universidades mineiras.

Após sair os resultados do Paies, Enem e Vestibular, mais 15 “bichos” ingressaram nas universidades federais, de Uberlândia (UFU) e Juiz de Fora (UFJF) e outros 7 em universidades particulares. Segundo o professor de matemática, José Carlos Monteiro, os novos acadêmicos sempre foram determinados e esforçados. “Essa turma era unida, sabia o que queria. Se marcávamos aula aos sábados, eles compareciam, se passávamos tarefas, faziam. Sinto-me feliz por estar há 20 anos fazendo parte da história do Sesi e da vida desses alunos. Eles vão deixar saudade”, comentou.

A Base
Aulas aos sábados, reforços, professores empenhados e alunos compromissados formaram o ciclo necessário para que o número de aprovados pelo vestibular fosse satisfatório. “Preparamos os alunos para esse momento e o resultado é a aprovação. Trabalhamos temas como meio ambiente, empreendedorismo, entidade cívica. Não queremos formar pessoas para apenas passar no vestibular, mas para serem bons cidadãos”, ressaltou o gerente integrado do Sesi, João Tomaz da Silva Junior.

Para os calouros, o Sesi foi tudo o que eles precisavam para superar mais esse obstáculo em suas vidas. “Escolhi o curso de Ciências Contábeis e me sinto muito grato por tudo que o Sesi fez por mim. O ensino é o de melhor qualidade. Os professores nos ensinaram mais que matérias, nos ensinaram sobre vida, a lidar com as pessoas, a nos proteger de muitas dificuldades. Estiveram com a gente até o final. Ainda no último instante, tirei uma dúvida sobre um assunto com o professor de física que coincidentemente caiu na prova. Posso dizer: estou na UFU”, comemorou Valter Guimarães Silva Neto, de 18 anos.

O aluno que passou para Educação Física, Hugo Rodrigues, disse que o diferencial do Sesi é o apoio que dão até o último instante. “Tivemos acompanhamento psicológico e até táxi à disposição da gente. Tudo para evitar estresse e não chegarmos atrasados na hora da prova”, pontuou.

Sindicalçados promove missão empresarial para o Minas Trend Preview

O Sindicato da Indústria de Calçados de Uberlândia (Sindicalçados), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, levará uma caravana de empresários da cidade para participarem do Minas Trend Preview, Primavera/Verão 2010-2011, o maior evento de pré-lançamentos de moda e comportamento do Brasil e o mais representativo do estado de Minas Gerais. Este ano o evento, que é realizado com o apoio do Sistema Fiemg, acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte.

Segundo o presidente do Sindicalçados, César Cunha Campos, o evento é o único do país que faz o lançamento de pré-coleções. "Por isso, é um ótimo local para conhecer as novidades de mercado e realizar negócios", comenta. Os interessados em participar da caravana devem se inscrever através dos telefones (34) 3230-5238 ou pelo e-mail sindicalcados@regionalfiemg.com.br. Os participantes terão a oportunidade de visitar os stands de grandes empresas e estilistas brasileiros, além de participar de desfiles, palestras e workshops que serão realizados durante o evento.

IAT e Fiemg promovem Café Cultural na próxima sexta-feira (26)

O Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promove na próxima sexta-feira (26) o Café Cultural para a imprensa, diretores e proprietários de todas as escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio de Uberlândia. Durante o café será apresentado o cronograma de atividades dos projetos de ação continuada que serão realizados este ano, entre eles o Concurso Literário Estudantil destinado a alunos do Ensino Infantil, a Mostra Vocal Cantares da Primavera, o Núcleo de Contadores de Histórias e o Iatur. Durante o evento será apresentado aos convidados os três novos compromissos de trabalho do IAT para este ano, o Curso de Contação de Histórias, o Programa Cerrado e Letras e a 2ª edição do Concurso de Poesias, que este ano será aberto também aos poetas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os convidados também terão a oportunidade de conhecer a nova diretoria do IAT que tomou posse no último dia 5 deste mês.

IAT
Fundado em outubro de 1998, o Instituto de Arte Cultura e Ciência do Triângulo (IAT) comera este ano 10 anos de trabalho em prol da cultura, das artes, da ecologia e da descoberta de novos talentos. O instituto promove pesquisa, difusão, defesa e conservação da cultura produzida em Uberlândia e no Triângulo Mineiro. Com sede na Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Rondon Pacheco, 2.100), o instituto conta com aproximadamente 100 associados entre poetas, escritores, cantores e contadores de história. Promove eventos como “Contar, Cantar e Brincar”, do Núcleo de Contação de Histórias, “Concurso Literário Estudantil”, “Encontro de Acordeonistas” e “Mostra Cantares da Primavera”.

terça-feira, 23 de março de 2010

Eco Instituto/Inderc e Fiemg participam da Hora do Planeta

Diante da preocupação com o meio ambiente e com o aquecimento global, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os sindicatos patronais da indústria, unidades do Sesi e Senai e Eco Instituto/Inderc, vão apagar as luzes de suas unidades no próximo sábado, dia 27, das 20h30 às 21h30. O ato simbólico de apagar as luzes durante 60 minutos nessa data é promovido no mundo todo, pela Organização Não Governamental (ONG) World Wildlife Fund (WWF) – Fundo Mundial para a Natureza -, e demonstra a preocupação com a preservação dos recursos naturais. Governos, empresas e a população também estão convidadas a demonstrarem sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas repetindo este gesto.

O ato simbólico de apagar as luzes foi escolhido pela WWF por ser uma ação simples, que pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer lugar. “Esperamos que com esse gesto as pessoas se inspirem a tomar atitudes semelhantes - ato simples como apagar luzes que desnecessariamente permanecem acesas, mas que certamente irão contribuir para que nós e as futuras gerações possamos desfrutar de um planeta sadio, agradável e ambientalmente sustentável”, afirma o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

Este é o segundo ano consecutivo que a Fiemg Regional Vale do Paranaíba participa desta ação, que surgiu em 2007, na cidade de Sidney, na Austrália. Em 2009 ocorreu a primeira edição brasileira da ação, quando milhares de pessoas participaram e as luzes de monumentos como a estátua do Cristo Redentor permaneceram sem iluminação por uma hora. Ao todo, no ano passado a Hora do Planeta mobilizou 4 mil cidades espalhadas por 88 países, sendo 113 cidades brasileiras, e despertou a atenção mundial ao apagar as luzes de ícones globais como a Times Square, em Nova York; a Ópera House, em Sidney; o Coliseu, de Roma; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole, em Atenas e, no Brasil, além do Cristo Redentor, a Ponte Estaiada e o Teatro Amazonas.

Os interessados em apoiar a campanha podem acessar o http://www.horadoplaneta.com.br.

Escolhidas as empresas de Uberlândia que vão participar do Minas Trend Preview

O evento acontecerá entre os dias 27/04 e 01/05

Fabiana Milazzo, Freixenet, Lemon Light são as três empresas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que vão participar do Minas Trend Preview, primavera/verão 2010-2011, o maior evento de pré-lançamentos de moda e comportamento do Brasil e o mais representativo do estado de Minas Gerais. Este ano o evento, que é realizado com o apoio do Sistema Fiemg, acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte. As três empresas de Uberlândia foram escolhidas pelo estilista Renato Loureiro, que esteve na cidade na semana passada para a curadoria das marcas.

Durante cinco dias, o Minas Trend Preview vai reunir grandes empresas e estilistas brasileiros em diversos desfiles, palestras e workshops. A organização do evento deste ano está sendo feita pela empresa B\Ferraz, agência do Grupo ABC. A abertura do Minas Trend Preview será feita novamente pelo estilista brasileiro, Ronaldo Fraga, e passará a ser realizada no Museu de Artes e Ofício, no Paço da Estação. Na última edição do evento, realizada em novembro de 2009, estiveram presentes mais de 163 expositores e mais de 1.100 compradores de todas as regiões do Brasil e de países como Portugal, Espanha, França, Polônia, Colômbia, República Dominicana e Japão, gerando negócios na ordem de aproximadamente R$ 300 milhões.

Serviço
O quê: Minas Trend Preview Primavera/Verão 2010-2011
Quando: de 27 de abril à 1º de maioOnde: Lagoa dos Ingleses – Belo Horizonte – MG

ECO Instituto/Inderc e Fiemg apoiam III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos

O Eco Instituto/Inderc, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba e ao Cintap, participa da III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos realizada pela Câmara Municipal de Uberlândia, Secretaria de Meio Ambiente e Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE), com o apoio de diversas empresas, entidades de classe, lideranças comunitárias, Comitês de Bacias Hidrográficas e Organizações Não Governamentais (ONGs). O evento que começou ontem (22) será realizado até a próxima sexta-feira (26) no Plenário Homero Santos, na Câmara Municipal.
Este ano o tema do Dia Mundial da Água, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Água Limpa para um mundo saudável”, mas em Uberlândia, além da qualidade da água, também está sendo trabalhado o tema local: Veredas, fonte de água e vida. Durante estes cinco dias de evento serão realizadas diversas atividades com o objetivo de alertar a população sobre o uso consciente da água, sobre o nosso bioma e seus recursos hídricos, gestão de águas urbanas, drenagem, outorga e cobrança.
Estão programadas palestras, debates, oficinas de capacitação, visitas, além de exposições de trabalhos. Além da programação de atividades no Plenário da Câmara, também serão realizadas atividades no Parque Victório Siquerolli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Parque Ambiental Souza Cruz, Universidade de Uberaba (Uniube), Sindicato Rural de Uberlândia (Camaru) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Segundo a gerente de projetos do Eco Instituto/Inderc, Daniela Dias, o principal destaque do evento é a forma como ele é concebido. “O evento é planejado e organizado por representantes de diversos setores e segmentos da sociedade que dão sua contribuição, convergindo opiniões e conceitos, por vezes antagônicos, em favor de uma mobilização social legítima, democrática e concreta. Esta é a terceira edição do evento que a cada ano alcança maiores e melhores resultados”, afirmou Daniela Dias.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Sesi conscientiza alunos sobre perigos da dengue

A dengue se tornou um velho conhecido da população brasileira e o número de casos no país está crescendo. Alguns estados já declararam situação de epidemia e o de Minas Gerais registrou quatro mortes por dengue hemorrágica, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na última quarta-feira (17).
Observando esses fatos e preocupado com essa realidade, o Serviço Social da Indústria (Sesi), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, convidou Henrique Sandro Fernandes, da secretaria municipal de saúde, para ministrar uma palestra no dia 29 de março para os alunos do Sesi Roosevelt.
Os 500 estudantes serão divididos em três turmas pela manhã, de 8h40 às 11h30, e três no período da tarde, de 13h50 às 16h40. Na palestra os estudantes terão a oportunidade de saber mais sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, os sintomas, procedimentos caso a pessoa tenha se contaminado e, principalmente, sobre a prevenção para que não ocorra a contaminação.
Segundo a pedagoga do Sesi, Veridiana Lemos, essas ações são promovidas todos os anos desde 2002 para que os alunos sejam mais conscientes da importância de combater a Dengue. “Essa palestra vem reforçar os debates que já estão inseridos no conteúdo programático da instituição. Conscientizando as crianças, fazemos com que elas disseminem a informação, levando para sua família, amigos e comunidade, fortalecendo assim a nossa luta pela erradicação da doença”, ressalta o gerente do Sesi e Senai, João Tomaz da Silva Júnior.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sindmob convida empresários e colaboradores para a Feira Movelsul

O Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e o Sebrae (MG), convidam os empresários e colaboradores do setor moveleiro para participar da Feira Movelsul que acontece de 22 a 26 de março, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O Sindmob reservou um ônibus (leito) para levar os interessados em participar da Movelsul. O ônibus sairá da sede do Sindicato de Uberlândia, no dia 20 de março, às 17h. O retorno está previsto para o dia 23 de março, às 19h.
Segundo o presidente do Sindmob, Ruy Gouveia Mendes, o evento é realizado num dos maiores pólos moveleiros do país, com 265 indústrias de móveis. “Atualmente a Feira é uma referência para lojistas nacionais e importadores de todos os continentes e promove o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando relações comerciais entre a indústria e seus clientes. Sua representatividade é marcada pelos lançamentos e ofertas especiais que acontecem somente no período do evento”, afirmou Ruy.
A confirmação para participar da Feira deve ser feita com Joana, pelos telefones (34)3219-6533 ou (34) 3230-5241.

Serviço:
O quê: Feira Movelsul
Quando: 22 a 26 de março de 2010
Onde: Parque de Eventos - Alameda Fenavinho, 481 – Bairro Fenavinho - Bento Gonçalves (RS)

Gerentes da Fiemg Regional Vale do Paranaíba participam de capacitação do projeto Iamar

Os gerentes do Sesi, Senai e Fiemg Regional Vale do Paranaíba, participaram no último final de semana do programa ZAPe – Virtudes Empreendedoras para os educadores das instituições parceiras do Instituto Alair Martins (Iamar). A capacitação foi realizada no auditório da Unidade de Vendas do Martins, na Rua Jataí, 1150, no Bairro Aparecida. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba e as unidades do Sesi e Senai são parceiras do Iamar, instituição de natureza sócio-ambiental, cultural e educacional constituída sob a forma de associação civil, sem fins econômicos e lucrativos. “O programa ZAPe é constituído de 32 encontros onde são abordadas as virtudes empreendedoras em diversas situações. Tendo visão da pessoa, cidadania e profissional. A educação para o empreendedorismo é uma necessidade diante do mercado cada vez mais exigente. Uma preparação para jovens e adultos enfrentar de forma diferente e criativa os desafios da competitividade”, disse o gerente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Carlos Quintiliano da Silva.
O Iamar foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da educação para o empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental. O projeto ZAPe – Virtudes Empreendedoras é um dos três programas desenvolvidos pelo Iamar. Iniciado em maio de 2007, atende milhares de jovens que estão cursando o ensino médio em escolas públicas de Uberlândia, entre elas as escolas do Sesi e Senai, ambos ligados à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. No final do programa, os estudantes elaboram um projeto que servirá para orientar suas decisões profissionais, inclusive, contando com a possibilidade de abrirem seu próprio negócio.

Inscrições para “Curso Produção de Pães Italianos e Festivos” terminam hoje

Termina hoje o prazo de matrícula para o “Curso Produção de Pães Italianos e Festivos”, que será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Uberlândia (Sindipan), ambos ligados à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade do Senai, na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Presidente Roosevelt, das 8h às 17h.
As empresas que tiverem interesse em investir nos cursos para aos seus funcionários também podem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail, dkostiuc@fiemg.com.br. Depois de enviado os dados dos colaboradores que vão participar do curso o empresário recebe por e-mail o boleto de pagamento da taxa do curso. Os associados ao Sindipan têm direito a 10% de desconto sobre o valor do curso que é de R$ 200.
O curso será realizado entre os dias 22 e 26 de março, das 13h às 17h, e terá duração total de 20 horas. Na programação está incluso conteúdos sobre “Higiene e Manipulação dos Alimentos”, “Formulação, Balanceamento e Prática”, além de “Pão Italiano Comum e Recheado - Modelos Variados” e “Pães Temperados para Festa”. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na sede do Senai ou pelo telefone (34) 3228-5200 ou (34) 3228-5250.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sindigraf leva associados para feiras em São Paulo

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias Gráficas de Uberlândia (Sindigraf), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e o Sebrae vão levar os seus associados para a 20ª Feira Internacional de Papel e indústrias Gráfica (Fiepag) e para a Semana Internacional de Embalagem, Impressão e Logística. Os eventos vão acontecer de 22 a 26 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo, das 10h às 19h.
Segundo o presidente do Sindigraf, Walter Custódio, a Feira traz a oportunidade de divulgar produtos e marcas para um público segmentado e qualificado. “Queremos estreitar cada vez mais o relacionamento com o público comprador e conhecer as tendências de mercado”, disse.
Ainda de acordo com Walter Custódio, a Feira reflete o desenvolvimento e o dinamismo da indústria gráfica na América Latina, além de se posicionar como a mais importante e forte marca de feira do mercado. A Semana Internacional de Embalagem, Impressão e Logística vai expor entre outros equipamentos, máquinas e acessórios para clicherias; pré-impressão; máquinas impressoras de banda larga, banda estreita e papelão ondulado; insumos; substratos e fabricantes de fotopolímeros.
Com expositores de 25 países, a Semana reunirá, num só local, a cadeia industrial completa do setor. O evento, que reunirá mais de 30 mil visitantes e compradores de 30 países, propõe-se a satisfazer as reais necessidades do mercado brasileiro e latino-americano.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uberlândia é sede da seletiva sul-americana de atletismo

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude será realizada em Cingapura, de 14 a 26 de agosto próximo. A qualificação dos atletas para o torneio de atletismo dos jogos será feita por meio de seletivas continentais. Nas Américas, haverá três seletivas, todas marcadas para 03 e 04 de abril: uma para os países da América do Sul, em Uberlândia; uma para a América Central e Caribe, em El Salvador; e uma para os Estados Unidos, em Houston (para os atletas canadenses contarão os resultados do campeonato nacional da categoria, em 2009).
A “Seletiva Sul-Americana Caixa de Atletismo”, realizada pela Confederação Sulamericana de Atletismo (Consudatle) e organizada pela CBAt, acontecerá na pista “Ádria dos Santos”, instalada na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, em Uberlândia. Poderão competir atletas com 16 e 17 anos, ou seja, nascidos em 1993 e 1994. Nas seletivas podem competir até dois atletas por país. Nos Jogos da Juventude, porém, cada país poderá ter apenas um atleta por prova.
Para a seletiva de Uberlândia, a CBAt convocará os dois primeiros do ranking da categoria, no período 01/01/2009-21/03/2010. Com os resultados das Seletivas, será elaborado o ranking das Américas. Para os Jogos da Juventude serão convocados, então, os melhores do ranking em cada prova, segundo a cota reservada, pela organização, para os atletas do continente.

Senai de Uberlândia oferece curso CAD Audaces para o setor do vestuário

Já estão abertas as inscrições para o curso CAD Audaces para profissionais do setor do vestuário. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu).
Através do curso, os interessados terão a oportunidade de aprender cinco módulos. São eles: consultoria, por onde os profissionais vão aprender como manipular o sistema CAD Audaces; digitalização de moldes, por onde serão ensinado como transferir moldes para o sistema CAD Audaces mantendo todas as medidas e formas; graduação de moldes, por onde é possível aprender sobre a ampliação e redução de moldes de acordo com as especificações e tabela de medidas, proporcionando maior agilidade no processo de graduação; encaixe, estudo de encaixe para corte em fio reto e viés, proporcionando maior agilidade no corte e melhor aproveitamento do tecido; e por último a plotagem de mapas, risco de mapas para corte através de ploter, proporcionando agilidade e qualidade no corte.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (34) 3228-5221 ou na sede do Senai, que fica na avenida Rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt.

Sesi abre inscrições para Programa Atleta do Futuro

Já estão abertas as inscrições para o Programa Atleta do Futuro, oferecido pela Escola de Esportes do Sesi de Uberlândia, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. As matrículas podem ser feitas nas unidades do Sesi Roosevelt e Gravatás. Na unidade do Sesi Gravatás, as crianças, adolescentes, jovens e adultos têm acesso às aulas nas modalidades de natação, hidroginástica, futsal, vôlei, futebol society, basquete e atletismo. Já na Unidade do Sesi Roosevelt é oferecido aulas nas modalidades de natação, hidroginástica, futsal, basquete, e vôlei. Além disso, os alunos contam com toda a infra-estrutura e material necessário para a boa prática esportiva. A Vila Olímpica do Sesi Gravatás fica na Rua Nova Ponte, nº 500, bairro Gravatás e o telefone para informações é o (34) 3230-4811. Já o Sesi Roosevelt fica na Rua Ernesto Vicentini, 245, e o telefone para informações é o (34) 3228-5200. O atendimento nas duas unidades acontece das 7h às 19h.

terça-feira, 16 de março de 2010

Alunos do Telecurso 2000 concluem ensino médio

Cerimônia de formatura foi realizada na Fiemg Regional Vale do Paranaíba

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, através da escola Sesi Guiomar de Freitas da Costa e em parceria com a empresa Uberlândia Refrescos, realizou, no dia 9 deste mês, a cerimônia de formatura de 21 alunos do Telecurso 2000. O Sesi possui um projeto em que empresas contratam o seu serviço educacional para oferecer educação aos seus trabalhadores. O Sesi oferece a equipe de profissionais da educação e a empresa, a estrutura física e os materiais necessários para o ensino dos trabalhadores.
As aulas do Telecurso 2000 acontecem de segunda a sexta-feira das 18 às 21h, ou seja, após o horário de expediente dos trabalhadores e dentro da própria empresa. Na cerimônia de formatura, realizada no auditório da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, os estudantes receberam os certificados de conclusão do curso que foram entregues por várias autoridades presentes, entre elas o presidente da câmara de vereadores, Hélio Ferraz; o gerente de logística da empresa Uberlândia Refrescos, Marcus Fernando Feliciano; e o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Fiemg realiza palestra sobre “a pesquisa como ferramenta estratégica de análise e tomada de decisão”

Evento será realizado na quarta-feira (17), no auditório da Fiemg Regional Vale do Paranaíba

Novas empresas surgem no mercado a cada instante para disputar consumidores e, entre elas, há muitas que são criadas por pessoas que se arriscam, muitas vezes despreparadas, com o intuito de ganhar dinheiro e fazer sucesso. É por isso que muitos empreendedores não são bem sucedidos, pois há uma grande diferença entre aqueles que têm grandes ideias e aqueles com talento para extrair lucro delas. A garantia do sucesso depende de informações sobre o ambiente, em especial dados sobre consumidores e concorrentes. Disso, surge a necessidade de pesquisa de mercado, uma das principais ferramentas estratégicas de marketing de uma empresa, principalmente, para as micro e pequenas. Isso porque a pesquisa pode reunir uma amplitude de dados qualitativos e quantitativos que podem subsidiar decisões mercadológicas, diminuindo o risco e potencializando os impactos positivos na organização.
Para apresentar aos empresários de Uberlândia a importância da “pesquisa como ferramenta estratégica e tomada de decisões”, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com a empresa Censo Pesquisa e Opinião, realiza na próxima quarta-feira (17), às 19h30, a palestra “Saiba como o conhecimento pode colocar sua empresa no caminho certo”. O evento será realizado no auditório principal da Fiemg, na avenida Rondon Pacheco, 2.100, bairro Vigilato Pereira. Os interessados em participar do evento devem se inscrever por meio do telefone (34) 3230-5200 ou pelo e-mail regional-vp@fiemg.com.br. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas.
A palestra será ministrada por Ana Maria Oliveiri, que tem mais de 15 anos de experiência em pesquisas mercadológicas com abordagem em estudos de imagem de marca, hábitos e atitudes em relação a produtos e marcas, atuação em segmentação com base em variáveis sócio-psicológicas, consumo, estilo de vida, testes e conceitos, pesquisa de satisfação e testes de produtos. Atuou em grandes organizações, entre elas no grupo COM (Elma Chips), Sadia, Fuji Filme, Tv Cultura, Tintas Coral, ICI Paints, Seara, Nissin Miojo Lamen, Ceval, Bosch, Seagran, Pizza Hut e Wallmart.
Na palestra serão abordados diversos tópicos, como conceito de pesquisa de mercado; quando, onde e como contratar uma pesquisa mercadológica; a importância da pesquisa de mercado para as empresas; aumento dos resultados com pesquisa de mercado; como mensurar e alcançar o sucesso com a pesquisa de mercado; informações e respaldo técnico para a tomada de decisões e cases de sucesso da utilização da ferramenta.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Índice de confiança dos empresários mineiros continua alta

De acordo com a pesquisa “Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG)”, em fevereiro de 2010 os empresários mineiros mostraram otimismo diante do cenário de recuperação da economia. Na análise segmentada, as grandes e as médias empresas se mostraram mais confiantes, atingindo 71,2 e 68,4 pontos, respectivamente. Já as pequenas indústrias (65,9 pontos), apesar de confiantes, registraram redução de 1,3 pontos no indicador, em relação a janeiro. O ICEI Nacional atingiu 67,8 pontos, 1,0 pontos abaixo do índice mineiro. Os altos índices de confiança dos empresários de Minas e do Brasil indicam que os próximos seis meses serão favoráveis ao bom ambiente de negócios.
O otimismo do industriário mineiro continua alto em relação às condições atuais de negócio e as expectativas. Apesar do recuo de 0,5 pontos diante de janeiro, o indicador de condições atuais demonstra otimismo, atingindo 61,8 pontos. Os indicadores de condições da economia brasileira e do Estado continuaram acima dos 50,0 pontos, com 62,7 e 61,5 pontos, respectivamente. O indicador da própria empresa registrou crescimento de 2,0 pontos, atingindo 61,2 pontos. Os empresários se mostraram confiantes diante das condições atuais de negócio.
As expectativas para os próximos seis meses registraram indicador de 72,3 pontos em fevereiro, superando mais uma vez o recorde, e aumentando 0,5 pontos na comparação com a última pesquisa. Houve aumento no índice para a empresa (73,9 pontos) e para o próprio estado (69,4 pontos) de 1,0 e 0,2 pontos, respectivamente. A expectativa para a economia brasileira atingiu 69,2 pontos. Após a crise que refletiu negativamente em grande parte de 2009, os empresários mineiros esperam que o próximo semestre de 2010 seja de retomada do crescimento.

Fonte: Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG

Empresários mineiros estão otimistas

Os empresários mineiros esperam por bons resultados no primeiro semestre deste ano. É o que mostra a pesquisa “Sondagem Industrial de Minas Gerais” elaborada pela Gerência de Economia e Finanças da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). No quarto trimestre de 2009 houve aumento na produção e no emprego, com redução nos estoques de produtos finais maior que o planejado pelas empresas, indicando crescimento na demanda, especialmente no mercado nacional. Por outro lado, os indicadores financeiros mostraram insatisfação dos empresários no tocante à margem de lucro, situação financeira e acesso ao crédito.
A alta carga tributária, a competição acirrada e a elevada taxa de juros permaneceram como os principais problemas enfrentados pela indústria de Minas. Na análise das expectativas para o próximo semestre, o otimismo continua elevado quando o assunto é mercado interno. No entanto, as perspectivas quanto às exportações ainda são de queda.
De acordo com a pesquisa O índice de produção atingiu o maior nível desde o terceiro trimestre de 2004, enquanto o emprego registrou o maior indicador de 2009. O indicador de estoques de produtos finais, que apresentou queda nas últimas pesquisas, continuou mostrando recuo. Essa redução no estoque de produtos finais foi maior que o planejado pelas empresas, demonstrando que houve aumento nas vendas.

Os indicadores financeiros mostraram que a satisfação com a situação financeira do empresário ainda não foi revertida diante dos prejuízos auferidos com a crise econômica mundial, iniciada em 2008. Apesar dos aumentos verificados nos indicadores nos últimos trimestres, eles ainda se encontram abaixo dos 50,0 pontos.

Sondagem Industrial
É uma pesquisa que tem como objetivo acompanhar e avaliar o comportamento e as necessidades das indústrias mineiras, a fim de subsidiá-las no planejamento e auxiliar o Sistema Fiemg e o setor público na elaboração de políticas de apoio e desenvolvimento. São apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial, a situação financeira das empresas, a situação de estoques, o comportamento do emprego e perspectivas. Com exceção dos indicadores de utilização da capacidade instalada, os demais variam numa escala de 0 a 100, sendo valores acima de 50 indicando aumento/evolução e valores abaixo de 50 indicando queda/redução. Os resultados são apresentados para a indústria como um todo e por porte de empresas.

Indústrias do Triângulo Mineiro venderam e exportaram menos em janeiro de 2010

De acordo com dados da “Pesquisa Indicadores Industriais” - Fiemg Index, em janeiro de 2010, o faturamento na indústria do Triângulo Mineiro em janeiro recuou 20,52%, contra dezembro, dada a retração nas vendas para o mercado doméstico e nas exportações da amostra pesquisada. Na mesma base de comparação, a indústria mineira registrou queda de 9,59% na variável. O setor de Produtos Alimentícios apresentou diminuição de 19,19% no faturamento, dado a queda nas vendas internas especialmente no segmento de açúcar, reflexo da entressafra e nas exportações de carne. Contribuíram para o resultado as empresas de balas e chocolates e de leite e derivados. O recuo nas exportações de álcool provocou o decréscimo de 14,11% no faturamento do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool.
A indústria do Triângulo Mineiro em janeiro mostrou diminuição de 7,57% nas horas trabalhadas na produção, frente a dezembro. Esse resultado foi influenciado pela queda no emprego industrial. Na mesma base de comparação, a indústria mineira apresentou recuo de 1,37% no indicador. As horas trabalhadas na produção do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool reduziram 21,10%, consequência do recuo no emprego, bem como pelo grande número de funcionários em férias nas empresas de álcool, dado o fim da safra da cana-de-açúcar. O setor de Produtos Alimentícios registrou retração de 7,92% no indicador, em razão do recuo nos dias e nas horas extras, assim como pelo maior número de férias nas empresas de carne. A retração no emprego, especialmente no segmento de açúcar, consequência da entressafra, contribuiu para o resultado.

EMPREGO
O emprego na indústria do Triângulo Mineiro registrou decréscimo de 1,09% no mês de janeiro, contra dezembro. A indústria mineira, por sua vez, apresentou incremento de 1,33% no indicador, no mesmo período. O fim da safra nas empresas de álcool determinou o recuo de 12,45% no emprego do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool. O setor de Produtos Alimentícios apresentou retração de 1,02% na variável, dado o fim da safra no segmento de açúcar. Contribuíram para o resultado as empresas de balas e chocolates, dada a redução na produção; e de cereais, consequência do término de campanhas promocionais.

MASSA SALARIAL
A indústria do Triângulo Mineiro no mês de janeiro registrou diminuição de 29,98% na massa salarial real, quando comparada a dezembro, influenciada pelo pagamento do 13º salário no mês anterior. A indústria mineira, na mesma base de comparação, mostrou decréscimo menor, de 25,10% na variável. Os pagamentos do 13º salário, de férias e de rescisões contratuais no mês anterior provocaram a queda de 48,69% na massa salarial do setor de Coque, Refino de Petróleo e Álcool. O setor de Produtos Alimentícios registrou diminuição de 28,29% na variável, consequência do pagamento de horas extras, férias e do 13º salário no mês de dezembro.

UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA
A indústria do Triângulo Mineiro registrou diminuição de 1,44 p.p. no nível de utilização da capacidade instalada, passando de 86,49% em dezembro para 85,05% em janeiro. A utilização da capacidade instalada na indústria mineira apresentou recuo menor, de 1,26 p.p., passando de 83,76% para 82,50%.

Números confirmam retomada da Indústria Mineira em 2010

O faturamento da indústria mineira subiu 19,98% no mês de janeiro de 2010 em relação a janeiro de 2009, segundo a pesquisa Indicadores Industriais da Fiemg. Na comparação com dezembro, o aquecimento foi de 2,13%, já descontadas as influências sazonais. O otimismo dos empresários também cresceu. O ICEI-MG (Índice de Confiança do Empresário de Minas Gerais) passou de 68,1 pontos em janeiro para 68,8 em fevereiro, indicando que os próximos seis meses serão favoráveis ao ambiente de negócios. "A indústria mineira já está retomando o ritmo de crescimento do ano pré-crise", comemorou o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Fiemg, Lincoln Gonçalves Fernandes.
O aumento de 2,13% no faturamento no mês de janeiro foi puxado pelo setor extrativo mineral, que subiu 10,37%. Boas notícias também em relação ao nível de emprego, que aumentou 1,54% no período. "A indústria mineira não só recuperou o emprego perdido como superou os patamares anteriores à crise", salientou Fernandes. Horas trabalhadas na produção acompanharam o desempenho do emprego e tiveram um incremento de 1,71%.
Outro indicador que mostra a recuperação da indústria mineira é a utilização da capacidade instalada. O índice foi de 83,79% em janeiro, contra 77,57% no primeiro mês do ano passado, e 83,76% em dezembro. Apesar de alguns segmentos ainda se mostrarem ociosos, como o de metalurgia básica, outros confirmam a retomada. É o caso de produtos de metal, cuja utilização passou de 87,06% em dezembro para 89,23% em janeiro de 2010.

Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente está de volta à Fenicafé

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba estará presente na maior feira da cafeicultura irrigada do Brasil, a Fenicafé 2010, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março, no Pica Pau Country Club, em Araguari. A Fiemg, através do Sesi, leva mais uma vez para a Fenicafé o projeto Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente. Receitas novas e práticas serão ensinadas gratuitamente durante os três dias do evento. O intuito do projeto é incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos.
Nessa excelente oportunidade , quem visitar o stand do Cozinha Brasil poderá aprender diversas receitas práticas e nutritivas que serão ensinadas utilizando os produtos de nossa região como o café, tomate, maracujá, milho e soja. Vale ressaltar que o lema do projeto é “Na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos são aproveitados. O programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população.

Fenicafé
Este ano, na 15ª edição do evento, acontecerá simultaneamente o XV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a XIII Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Eventos culturais, exposições de maquinários e de produtos para a cafeicultura fazem parte da programação. A expectativa dos organizadores do evento é de que mais de 20 mil pessoas de todas as partes do País e do exterior passem pela feira.
A Fenicafé 2010 é uma realização da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. Mais de 60 empresas estarão presentes nos stands da feira, inclusive a Fiemg, Sesi, Senai, Cintap e Eco Instituto. Mais informações sobre o evento: www.fenicafe.com.br.

Serviço
O quê: Fenicafé 2010
Quando: de 24 a 26 de março
Onde: Pica Pau Country Clube – Araguari - Minas Gerais

Empresas de Uberlândia vão participar do Minas Trend Preview

As tendências da moda primavera/verão 2010-2011 serão apresentadas no Minas Trend Preview, o maior evento de pré-lançamentos de moda e comportamento do Brasil e o mais representativo do estado de Minas Gerais. Este ano o evento, que é realizado com o apoio do Sistema Fiemg, acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte.
Durante cinco dias, o Minas Trend Preview vai reunir grandes empresas e estilistas brasileiros em diversos desfiles, palestras e workshops. Entre as indústrias estarão presentes três empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Na próxima semana, quarta-feira (17), o estilista, Renato Loureiro, estará na cidade para visitar algumas empresas e fazer a escolha das que vão participar da edição deste ano do Minas Trend Preview.
A organização do evento deste ano ficará por conta da empresa B\Ferraz, agência do Grupo ABC. A abertura do Minas Trend Preview continuará sendo feita pelo estilista, Ronaldo Fraga, e passará a ser realizada no Museu de Artes e Ofício, no Paço da Estação. Na última edição do evento, realizada em novembro de 2009, estiveram presentes mais de 163 expositores e mais de 1.100 compradores de todas as regiões do Brasil e de países como Portugal, Espanha, França, Polônia, Colômbia, República Dominicana e Japão, gerando negócios na ordem de aproximadamente R$ 300 milhões.

Serviço
O quê: Minas Trend Preview Primavera/Verão 2010-2011
Quando: de 27 de abril à 1º de maio
Onde: Lagoa dos Ingleses – Belo Horizonte – MG

Educadores do Sesi participam de curso de capacitação

A educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais e de todo o país. Preocupada em garantir ensino de qualidade em suas unidades, a gerência de educação básica do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, oferece um curso de capacitação para os educadores do Sesi, com o objetivo de treinar estes profissionais e garantir que eles tenham acesso à novas e atuais ferramentas de ensino. A capacitação será realizada no dia 13 de março, sábado, das 8h às 13h, no Sesi Roosevelt, na rua Ernesto Vicentini, 231.
O curso será oferecido para os profissionais do Sesi de Uberlândia e das cidades de Araguari, Uberaba e Ituiutaba. A capacitação será feita para áreas diferentes, como educação infantil, ensino fundamental, ciências humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Empreendedorismo e Ética), ciências da natureza (Ciências, Biologia, Física, Química), ciências da Matemática e linguagens e códigos (Português, Literatura e Produção de Textos, Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física, Informática).
Por meio do curso, os professores serão orientados sobre como trabalhar o material didático em sala de aula, o qual é elaborado e produzido pela própria rede Sesi de ensino, além de como trabalhar melhor a abordagem construtivista, entre outros.

Empresários de Uberlândia participaram do Minasfund

A indústria da fundição é um dos setores mais produtivos da economia mineira. Atualmente o setor possui 395 indústrias e oferece mais de 24 mil postos de trabalho em todo o Estado, somando uma produção anual de 1,1 milhões de toneladas. Para mostrar toda a potencialidade deste setor é realizado todos os anos a Feira da Indústria da Fundição de Minas Gerais (Minasfund).

Este ano, uma comitiva com aproximadamente 20 empresários associados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, participaram da Minasfund 2010, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de março, no Expominas, em Belo Horizonte.

A visita dos empresários à feira foi feita com o intuito de conhecer as inovações tecnológicas para garantir a expansão e a abertura de novos mercados, além de discutir, pensar e planejar o crescimento do setor de fundição a curto, médio e longo prazo. Esta foi a quarta edição da mostra, evento organizado pela Fiemg, Sebrae e Governo de Minas e, que faz parte do calendário oficial de feiras do estado.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Palestra sobre ZPE's lota auditório da Fiemg

Cerca de 150 pessoas participaram da palestra “Aspectos relevantes da tributação e a instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) no Triângulo Mineiro", que aconteceu ontem, 10, no auditório da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Promovida em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil, o evento contou com dois especialistas no assunto: o advogado Angelo Valladares e Souza da Gaia, Silva, Gaede & Associados, que abordou os “Aspectos Controversos da Tributação das Empresas Exportadoras – Posicionamento dos Tribunais”, e Erik Rodrigues Silveira da Inter Aduaneira Comércio Exterior, que prosseguiu com o tema “ZPE e Drawback Integrado e Sua Suspensão”.

Veja as fotos: http://www.flickr.com/photos/fiemgregional/sets/72157623475996997/

www.fiemgregionalvp.blogspot.com
“AQUI TEM DESENVOLVIMENTO”

Empresários do Sinduscon participam amanhã da Expo Revestir 2010

O evento, que acontece em São Paulo, começou no dia 9 deste mês

Cerca de 15 empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, participam amanhã da Fashion Week da Arquitetura e Construção, a Expo Revestir 2010, feira internacional de revestimentos que acontece, entre os dias 9 e 12 deste mês, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento conta este ano com mais de 200 stands onde estão expostas as novidades em equipamentos e produtos cerâmicos para o setor da construção civil.

Durante a exposição, especialistas do setor de revestimentos cerâmicos discutirão temas sobre os últimos avanços mundiais em tecnologia para a produção de revestimentos cerâmicos, decoração, sustentabilidade e o futuro da indústria cerâmica no Fórum Tecnológico Internacional Tecnargilla Brasil. O evento integra a programação do 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção que acontece simultaneamente à Expo Revestir 2010 e que este ano conta com a presença de profissionais altamente especializados, como o renomado designer italiano, Massimo Iosa Ghini, e o holandês, Lars Spuybroek. Para este ano, os organizadores do evento esperam mais de 50 mil visitantes do Brasil e de vários países, além da geração de mais de 150 milhões de reais em negócios nos dias de realização do evento. Esses números correspondem a um aumento de 7%, se comparado com a edição de 2009.

assessoria@serifacomunicacao.com.br
www.blogdaserifa.zip.net
www.fiemgregionalvp.blogspot.com
www.fiemg.com.br/regional-valedoparanaiba
www.twitter.com/fiemgregionalvp
“AQUI TEM DESENVOLVIMENTO”

Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento completa um ano

A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, localizada no poliesportivo do bairro Roosevelt, zona norte da cidade, completa um ano de atividades nesta quarta-feira (10). A biblioteca é uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Para comemorar um ano de promoção de leitura e conhecimento estão programadas diversas atividades artísticas e culturais, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Como a Biblioteca é um local de pesquisa, troca de conhecimento, viagem ao mundo imaginário e ao mundo real, a proposta é incentivar a leitura de forma lúdica e prazerosa nesta quarta-feira. Cerca de 300 estudantes de escolas municipal, estadual e particular, do maternal à 5ª série, entre outros convidados participarão das atividades, que incluem ainda participação da Secretaria Municipal de Saúde com teste de Hepatite C e informações sobre DST, além de apresentação com o Grupo Bonecarte, que contará histórias, levará alegria por meio de brincadeiras, palhaçada e mágicas. Tudo com manipulação de bonecos e muita música.
Biblioteca
O ambiente não oferece apenas acesso a um grande acervo de livros, revistas e jornais, dispõe também de internet gratuita em 10 computadores, oficinas de pintura e azulejos (adulto e criança) e de máscara, junto a um espaço para estudos, oficinas, hora do vídeo, gibiteca e brinquedoteca. Os serviços são gratuitos e necessitam de cadastramento prévio que pode ser feito na própria biblioteca. “Mês passado a movimentação na Biblioteca foi de 520 pessoas, destas 112 utilizaram a internet para pesquisa e outras 490 fizeram empréstimos e pesquisas”, afirmou a secretária de Cultura, Mônica Debs.
Segundo a coordenadora de Extensão Bibliotecária do Sesi, Maria Abadia de Araújo a biblioteca conta atualmente com 200 gibis, 3.700 livros de literatura, psicologia, auto-ajuda, didáticos, infanto-juvenil, além de revistas, jornais e estande sobre a história de Uberlândia. “Mais de 700 pessoas passam todo mês pela biblioteca”, afirmou.
Ainda em fevereiro, a Biblioteca promoveu palestra sobre DST/AIDS e oficinas de pintura em azulejos e máscara. Participaram destas atividades cerca mais de 90 pessoas. Em 2009, o fluxo de usuários na Biblioteca também foi grande. De março a dezembro, passaram pela unidade 2.800 pessoas, sendo que destas, 517 participaram de oficinas de pintura em azulejos, crochê e de contação de história. Sem contar que foram emprestados 2.330 livros e realizadas cerca de 960 pesquisas na internet.
A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, primeira Sucursal da Biblioteca Pública, foi construída no fim de 2008, em parceria entre Prefeitura e o Sesi, e inaugurada em março de 2009. A biblioteca fica na Praça Guilherme de Freitas Paraíso (Av. Cesário Crosara próximo ao nº 2625) no Bairro Roosevelt.

Serviços Oferecidos pela Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento:
Dias 01, 03, 15, 17, 24, 29, 31
Brinquedoteca – jogos pedagógicos, desenho e atividades culturais diversasHorário - 8h às 18h com agendamento prévio

Dias 02, 09, 16, 23, 30
Oficina de Pintura em Azulejo
Horário - 9h às 11h - infantil / 11h30 às 13h30 – adulto
Ministrante: Warley Ladir Resende

Dias 04, 18
Contação de Histórias
Horário - 14h às 16h
Ministrantes - DeyzemarCarvalho e Heloisa Gomides

Dias 05, 12, 19, 26
Hora do Video
Horário - 9h às 11h/ 14h às 16h
Agendamento prévio

Dia 10
Programação Especial de Aniversário (1 ano)
Horário – 9h às 11h / 14h às 16h
Dias 11, 19, 25
Oficina de Origami
Horário – 14h às 16h

Dia 22
Palestra Dia Mundial da Água
Horário - 14h às 16h
Apoio - S.M. Meio Ambiente

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Centenas de crianças participam de atividades na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento

A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, que funciona no poliesportivo do bairro Roosevelt, zona norte da cidade, está toda enfeitada com balões e lotada de crianças de todas as idades, de escolas públicas e particulares, afinal, completa hoje (10) um ano de atividades voltadas para a cultura.
A biblioteca funciona graças a parceria entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). “Essa Biblioteca é um ponto de cultura onde conversar não é proibido e todas as atividades como pesquisa, palestras, leitura e hora do vídeo acontecem simultaneamente. É um ano de sucesso”, disse a assessora cultura da Secretaria de Cultura, Rosa Maria Marra.
Para marcar a data foi preparada uma programação especial com contação de história, mágicas, música com o grupo Bonecarte, além de leitura e acesso à internet na área externa do espaço. Devem passar pela biblioteca durante todo o dia cerca de 300 estudantes.
A Secretaria Municipal de Saúde também participa da comemoração e disponibiliza testes para diagnosticar a Hepatite C e informações sobre DST. A dona de casa Rosilene Ribeiro Batista levou os três filhos para participar das atividades. “Estou feliz porque meus filhos aprendem brincando”, disse.
A filha de 10 anos, Karen Cristina Batista ouviu atentamente as histórias. “A historinha da Branca de Neve e a mágica dos anéis que no fim se juntam um ao outro fizeram a gente rir muito. É legal”, contou.
Com contação de história e mágicas, o Grupo Bonecarte tem como proposta motivar a leitura e a imaginação. “Estamos aqui para levar alegria por meio da contação de historinhas, sem cobrança. São histórias sobre o meio ambiente, valores humanos, saúde e que resgata o lúdico, a magia, a fantasia. Isso fascina as crianças”, afirmou a contadora de história, Divina Maria de Jesus.
Ana Beatriz Ferreira Borges, de 12 anos, aluna da Escola Estadual Antônio Tomáz Ferreira ressaltou que ouvindo as histórias é possível aprender coisas novas como por exemplo, a respeitar a natureza e a importância de plantar árvores.
Enquanto uns ouviam histórias, outros preferiram a internet. “Gosto muito de navegar na internet. Não acho difícil. Também gosto de vir a Biblioteca para pegar livros. Os livros que mais me chamaram atenção até hoje foram Veludinho e Tropa de Elite”, disse Bruno Caetano, de 10 anos.
A técnica de higiene dental da Secretaria de Saúde, Eliana Maria de Araújo também participou do evento com entrega de camisinhas para alunos com mais de 16 anos e fornecendo informações sobre AIDS. “As dúvidas mais comuns das pessoas são com relação a doença e prevenção”, esclareceu.

Biblioteca
Atualmente, a biblioteca conta com 200 gibis, 3.700 livros de literatura, psicologia, sociologia, auto-ajuda, didáticos, infanto-juvenil, religiosos, além de revistas, jornais e estande sobre a história de Uberlândia. Passam todo mês pela Biblioteca, mais de 700 pessoas.
Além de um acervo de livros, revistas e jornais, a Biblioteca ainda oferece internet gratuita em 10 computadores, oficinas de pintura e azulejos (adulto e criança) e de máscara, junto a um espaço para estudos, oficinas, hora do vídeo, gibiteca e brinquedoteca. Os serviços são gratuitos e necessitam de cadastramento prévio que pode ser feito na própria biblioteca.
De acordo com a Secretaria de Cultura, no mês passado a movimentação na Biblioteca foi de 520 pessoas, destas 112 utilizaram a internet para pesquisa e outras 490 fizeram empréstimos e pesquisas.
A Biblioteca Sesi-Indústria do Conhecimento, primeira Sucursal da Biblioteca Pública, foi construída no fim de 2008 e inaugurada em março de 2009. A biblioteca fica na Praça Guilherme de Freitas Paraíso (Av. Cesário Crosara próximo ao nº 2625) no Bairro Roosevelt.
Fonte: Prefeitura de Uberlândia