segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Brasileiro de Menores será em Uberlândia

Competição contará com a participação de 378 atletas

Uberlândia recebe no próximo final de semana (4 e 5) o Campeonato Brasileiro Caixa de Menores, na Pista Ádria Santos, na Vila Olímpica do Sesi Gravatás. A competição reunirá 378 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal. Serão 206 no masculino e 172 no feminino. A equipe mais numerosa é a paulista, com 137 atletas.

Entre as atrações, está Paulo Sérgio dos Santos Oliveira, um dos destaques do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura, Paulo Sérgio foi o quinto colocado no salto triplo, com 15,63 m.

A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela federação mineira de atletismo, com apoio do SESI Mineiro e patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Imprensa da CBAt

Benê Turco/Maiara Batista

(11) 7151-9434

bene@cbat.org.br

Basquete Sub 19 do Sesi emplaca sequencia de vitórias no Estadual

A equipe de basquete sub 19 do Sesi Uberlândia venceu todos os jogos que disputou até agora pelo Campeonato Mineiro. Desde sexta o time se encontra em Belo Horizonte, onde conquistou vitórias importantes nesse início de campeonato. No sábado (28) a equipe viajou até Betim e venceu os donos da casa com o placar de 104 a 26.

No domingo (29) os jogadores retornaram para a capital mineira, onde venceram o E.C. Ginástico por 78 a 66 no ginásio da AVB.

O Sesi Uberlandia que continua invicto no campeonato, com 3 vitórias, continua em Belo Horizonte e jogará contra o Minas Tenis Clube hoje, às 15h.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Agenda


O Dia do Soldado é comemorado todo dia 25 de agosto em homenagem ao patrono do Exército brasileiro, Capitão Luis Alves Lima e Silva que nasceu em 25 de agosto de 1803. E para parabenizar esse profissional que exerce a atividade para manter a paz, dentro e fora do país, além de prestar auxílio à população em situações de calamidade, o 36º. BIMTZ realizou uma solenidade em comemoração a esse dia. O presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve presente no evento e conferiu o desfile do batalhão, além de algumas manobras que os soldados fizeram em suas motos.

Confira mais fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://migre.me/17Go5

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sindivestu e Fiemg realizam Planejamento de Coleção


Para responder questões como: “De que maneira conciliar as particularidades competitivas locais com as demandas do mercado consumidor global”, o Sindicato das Indústrias do Vestuário, Sindivestu, e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promovem aos empresários do segmento do vestuário e profissionais do setor o “Planejamento de Coleção aplicado ao diferencial cultural local”. O evento acontecerá entre os dias 1º e 3 de setembro, no auditório da Fiemg, Av. Rondon Pacheco, n° 2.100, bairro Vigilato Pereira.

Durante os três dias de evento, ocorrerão debates sobre a importância de desenvolver produtos com identidade perante um mercado global, orientações para a percepção do entorno e as interferências culturais, montagem do painel com as referências da cidade, entre outras atividades. Também acontecerá uma oficina com a design e consultora de moda, Adriene Rabelo. Ela é formada em Belas Artes pela UFMG e com especialização em estilismo pela UFMG e pelo estúdio Berçot/Marie Rucki de Paris. Ela também tem experiência como professora universitária de design de moda. “Ver a moda como linguagem universal a favor das culturas é potencializar a valorização do multiculturalismo como fonte de inspiração para a criação de formas e objetos efetivamente diferenciados e competitivos. Daí a relevância do projeto, que é reforçar a identidade cultural local através de uma moldura inusitada e de forte apelo estético que é a moda”, explica Adriene.

De acordo com a presidente do Sindivestu, Alba Lima Pereira, o planejamento é baseado no Laboratório de Moda Brasil que é uma metodologia de criação apresentada no primeiro Congresso Internacional de Moda (CIM) na Espanha. “O projeto vem demonstrar formas de buscar inspiração nas identidades regionais, sua cultura, história, comportamento, arquitetura e outros aspectos locais, para criação de coleções, com o objetivo de conseguir produtos diferenciados e competitivos”, completa.

Para participar do Planejamento os associados do Sindivestu deverão se inscrever através dos telefones 3236 7363 e 3210 2213 ou pelo email: sindivestu@sindivestu.ind.br.

Circuito Sesi de Tênis acontece neste fim de semana em Araguari

Mais de 30 industriários já se inscreveram para a competição que vale a vaga na etapa estadual

O Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promove neste final de semana, dias 28 e 29 de agosto, o Circuito Sesi de Tênis 2010. A competição que será no Clube do Pica-Pau, em Araguari, é aberta para os industriários e empresários da indústria mineira, e será dividida em três categorias: A de 16 a 34 anos, B de 35 a 44 anos e C de 45 anos acima.

Já estão inscritos mais de 35 industriários, entre Uberlândia e Araguari. Empresas como Cargill, Souza Cruz, Luzmaq, Frigorífico Real, Engeset, Algar Tecnologia, Start Quimíca, Mataboi, Empreiteira Souza Rabelo, Construtora Naves, Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos e Arroz Vasconcelos já garantiram participação no Circuito.

Segundo o técnico de lazer do Sesi, Wasley Santos, o número de inscritos desta terceira edição já superou 2009, que foi de 30 inscritos. “Faltam ainda dois dias para o encerramento das inscrições e já batemos o número do ano passado. Estamos esperando mais inscrições até sexta-feira”, completa.

Os vencedores e vice-campeões serão premiados com troféus. “Essa competição é apenas uma fase do Circuito, os vencedores desta etapa estarão automaticamente classificados para a fase estadual, caso vençam novamente, passarão para regional Sudeste, depois nacional, podendo chegar até a edição internacional”, explica Wasley.

Os interessados em participar do Circuito devem entrar em contato pelos telefones (34) 3230-4811 I e 9672-0123, falar com Wasley.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia V acontece no próximo domingo

Quase 200 comitês já se inscreveram para a ação que visa ajudar o próximo

O Dia V é uma iniciativa criada pela Fiemg e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade, setor privado, poder público e organizações para a importância do voluntariado. Outro objetivo da mobilização é fazer com que as pessoas e as organizações realizem ações como esta ao longo de todo o ano e não somente em uma data. O lema do Dia V é: “Todo dia é dia de ser voluntário”.

Neste ano já são aproximadamente 200 comitês inscritos das cidades de Uberlândia, Araguari, Tupaciguara e Monte Carmelo. O evento, que esse ano comemora 10 anos, acontecerá no próximo domingo (29) em diversos locais das cidades participantes, durante o dia todo.

De acordo com o coordenador do Comitê Regional, Emílio Ribeiro, a inscrição ainda é tímida, mas de grande importância. “Ainda esperamos muito mais inscrições de outros comitês e ações, afinal, as pessoas têm até o dia 28 para organizarem suas atividades e ajudarem ao próximo da maneira que puder”, diz.

Voluntários

Alguns dos inscritos para ações do Dia V foram as Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia. O comitê denominado “Unidos pela melhoria de Qualidade de Vida dos atendidos do Centro de Formação São Francisco de Assis”, fará higienizaçăo bucal, dia da beleza e recreaçăo, destinados às 250 pessoas atendidas pelo Centro de Formação São Francisco de Assis. “Sei que temos pouco tempo ultimamente, mas é preciso sempre tirar um pouco dele para doar aos que necessitam. Domingo será apenas um dia dos muitos que poderemos ajudar as pessoas. Voluntariado é algo que deve ser passado de pai para filho”, ressalta a coordenadora do comitê, Adriana de Sousa Martins.

Em Araguari a Farmácia Droga Doctor optou por fazer doação de medicamentos, fraldas descartáveis e outros produtos de higiene pessoal para a Casa do Caminho, Abrigo Cristo Rei e creches do município. “É gratificante poder fazer parte de movimentos como esse. Doar um pouco ao próximo, mesmo sem ser parente ou amigo, fará um anônimo feliz por ter um pouco de nossa atenção e preocupação. É preciso ver o lado dessas pessoas que necessitam. Hoje podemos ajudar, pois temos condições para isso, mas talvez um dia estejamos do outro lado e seremos nós a solicitar algum tipo de auxílio”, diz o farmacêutico e coordenador do comitê, Crystiano Ferreira Batista.

As pessoas que quiserem saber mais sobre o Dia V devem acessar o site www.fiemg.com.br/diav ou entrar em contato pelo telefone 3228-5260.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Educar os filhos: uma tarefa difícil

Para ajudar nessa empreitada, a Fiemg promove Seminário dos Pais

Educar filhos é tarefa complexa: cada nova etapa do desenvolvimento do ser humano é um desafio à criatividade e à flexibilidade dos pais, pelo muito que deles exigem em termos de tempo, dedicação e mudança de padrões de conduta e de atendimento às necessidades e às solicitações do filho.

Para ajudar em tantas questões que afligem os pais contemporâneos, o Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba realiza o Seminário de Pais no dia 28 de agosto, às 8h. O evento que será no Hotel San Diego terá palestras como da pedagoga Renata Gazzinelli sobre “Educar em um mundo que se transforma: pais e filhos entrelaçando escolhas”; “Escola: espaço de aprender a viver e a conviver” ministrada pelo educador e especialista em Sexologia Educacional Júlio Machado.

De acordo com o diretor da Escola SESI João Tomaz da Silva Júnior, as palestras irão esclarecer como os espaços familiares interferem nos espaços da escola e como se relacionam pais e filhos, educadores e alunos. “É tempo de refletir sobre as ações das famílias e das escolas, que contribuem de forma efetiva na construção de pessoas íntegras, criativas e críticas, humanas e felizes, imbuídas de valores que podem fazer a diferença na sociedade de hoje”, diz.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição através do email grazielles@pitagoras.com.br. O Hotel San Diego Uberlândia, fica na avenida Rondon Pacheco, 3500, Santa Maria.

Sinduscon participa da principal feira do segmento de concreto da América Latina

Concrete Show South America chega a sua 4ª edição com crescimento de 30% em relação à edição de 2009 e de 203% ao longo dos quatro anos de evento

A Concrete Show South America, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina, chega a sua 4ª edição com crescimento de 30% em relação à edição de 2009 e de 203% ao longo dos três anos de evento. A feira ocupará, entre os dias 25 e 27 de agosto, um total de 36.400 m² de área de exposição do Transamérica Expo Center, em São Paulo. O número de expositores também aumentou de 200, em 2007, para 400, em 2010.

A Concrete Show terá, nesta edição, macro-temas que nortearão o evento a fim de atender a demanda do mercado aquecido e ávido por soluções tecnológicas. São eles: “Brasil dos Esportes - infra-estrutura e instalações esportivas”, “Controle de qualidade/laboratórios”, “Retrofit – Demolição – Reciclagem”, “Capacitação e mão de obra” , “Industrialização das edificações” e “Construção Sustentável”. Além disso, haverá, durante a feira, o Concrete Congress, que apresentará um programa com 140 palestras simultâneas. Além dos lançamentos previstos de novos equipamentos, produtos e serviços prometem aquecer o mercado.

Visando a importância da feira, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba, SINDUSCON- TAP, realizará uma missão empresarial que sairá de Uberlândia no dia 26 de agosto às 22h, da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e retornará de São Paulo no dia 27, às 18h. Os interessados devem garantir uma vaga pelo telefone 3236-3163 ou pelo email gerencia.sinduscon@triang.com.br.

“Essa é uma oportunidade anual para que os empresários do Triângulo Mineiro estejam em contato com grandes empresas envolvidas na cadeia do concreto no Brasil. A Concrete Show tem uma conotação bastante técnica dentro setor, por isso traremos para a região um enriquecimento grande nesse segmento”, finalizou o presidente do Sinduscon Paulo Ribeiro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fiemg promove 6ª Feira de Inovação Tecnológica


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba juntamente com a APL-ETANOL e Derivados promoveu ontem (17) a 6ª Feira de Inovação Tecnológica, Inovatec 2010. O economista, assessor especial da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e coordenador geral da Inovatec 2010, Hebert Pereira Neves, falou sobre a Inovatec – feira de inovações, que acontece todos os anos em Belo Horizonte. Também aconteceu palestras sobre Energia Limpa com o engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa –UFV, Marcelo Franco e sobre Núcleo de Inteligência Competitiva de Boenergia com o engenheiro eletricista pela UFMG e Gerente do Instituto Euvaldo Lode –IEL, Paulo Bicalho.

Uma novidade no evento em Uberlândia foram as Oficinas de Inovação apresentadas pela consultora Ana Paula Garcia. Durante a apresentação, a consultora explicou sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT e ainda lançou o projeto “Vitrine de Inovação”. “São ideias que não saem das gavetas. Iremos coletar e monitorar todos os projetos para que quando surja uma oportunidade propícia, possamos colocá-lo em prática”, explica Ana Paula. O evento foi gratuito.

Sindmetal participa de mais uma FIEE



A Feira Internacional da Indústria Elétrica Eletrônica (FIEE) realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 10 e 13 de agosto de 2010 comprovou ser um grande sucesso. Estando em sua 13ª edição contou com a presença de 310 expositores sendo 258 de empresas nacionais 52 de empresas internacionais. Com 14759 visitantes consolida o Brasil e o estado de Minas Gerais como um importante pólo da indústria elétrica eletrônica.

Nesses quatro dias os visitantes puderam conhecer os últimos lançamentos em tecnologia nas áreas de: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Equipamentos Industriais, Acionamentos, Equipamentos para Áreas Classificadas, Retificadores, Motores e Afins; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Materiais Elétricos de Instalação; Automação e Instrumentação; Informática: Software e Hardware; Telecomunicações, Antenas e Afins; Concessionárias; Associações, Entidades, Publicações e Técnicas e Serviços. A feira foi um facilitador para que os expositores divulgassem e concretizassem novos negócios. Atraindo diversos profissionais da área pode-se comprovar o estreitamento de relações entre clientes e fornecedores de produtos.

A Conprove por mais um ano esteve presente ao evento. Sendo a única empresa da America Latina a produzir caixa de teste para relés de proteção microprocessada e com o protocolo IEC61850. Utilizando tecnologia 100% brasileira e há 26 anos no mercado a empresa expôs dois modelos de caixa de teste (uma trifásica e outra hexafásica), um detector de tensão e um indicador de seqüência de fases. Realizou também a divulgação de seus cursos já reconhecidos nacionalmente nas áreas de equipamentos e instalações elétricas, estudos elétricos, proteção, automação e segurança.

“Com a participação da Conprove na FIEE a empresa pode fortalecer sua marca, encontrar novos fornecedores, concretizar novos negócios e ainda reencontrar antigos clientes” conta o diretor do Sindmetal e da Conprove, Paulo Sérgio.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Planejamento é a principal estratégia para a obtenção de um financiamento

A obtenção de um financiamento por uma empresa junto à bancos deve ocorrer de forma consciente, precedido de análise da sua real conveniência e dos impactos que trará ao empreendimento.

A decisão de investir deve ser proveniente de um planejamento de longo prazo, e que se justifique para obter ganhos reais nos resultados, como: aumento de produção, melhoria de margem, redução dos custos de produção, atendimento a novos mercados, pesquisa e desenvolvimento na melhoria de produtos e processos, e, por fim, como resultado de estratégia financeira para ampliação de competitividade.

A elaboração de um Projeto de Investimento é um fator preponderante para que o empreendedor possa se orientar na decisão do investimento a ser realizado e ainda é a forma mais adequada da empresa apresentar um conjunto de informações relevantes, onde o investimento seja demonstrado de forma atraente, seguro e viável para o banco.

Um Projeto de Investimento consistente aborda basicamente os seguintes temas:

1. A Empresa

1.1. Histórico da empresa

1.2. Situação adm-organizacional

1.3. Desemp. Operacional

1.4. Informações contábeis

1.5. Dividas

1.6. Aspectos ambientais

2. O Projeto a ser financiado

2.1. Objetivos e justificativa do projeto

2.2. Descrição geral do empreendimento

2.3. Investimentos

2.4. Empregos

3. O Mercado

4. Análise Prospectiva

O projeto não deve ser entendido meramente como meio de se conseguir empréstimo bancário e, sim, como ferramenta de planejamento que deve ser utilizada, também, para que o empresário possa atestar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

A decisão pelos agentes financeiros no sentido de apoiar, ou não, determinado projeto não se baseia apenas em sua capacidade de pagamento, mas envolvem diversos outros fatores como:

• Estar em dia com obrigações fiscais, tributárias e sociais;

• Apresentar cadastro satisfatório;

• Ter capacidade de pagamento;

• Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;

• Não estar em regime de recuperação de crédito;

• Atender à legislação ambiental;

• Habilitar-se às exigências das instituições financeiras credenciadas.

Finalizado a etapa da elaboração do projeto de investimento e atendidos os requisitos básicos anteriores para se pleitear um financiamento, é importante que o empreendedor conheça e determine qual banco e opção de linha de financiamento é a mais adequada ao empreendimento.

Certamente que desenvolvendo o trabalho apontado acima a empresa amplia as chances de sucesso do seu empreendimento, além de ganhar agilidade na resposta do mercado financeiro em relação ao seu pleito.

Como a Assessoria de Crédito da Fiemg/Cintap pode auxiliar as empresas?

A assessoria em Financiamentos do Sistema FIEMG possui uma equipe técnica capacitada para auxiliar as empresas tanto na avaliação prévia do projeto de investimento, identificando as melhores opções de crédito de acordo com a necessidade do investimento, quanto na orientação para captação e operacionalização dos recursos financeiros junto aos bancos de desenvolvimento.

Além disso, esta Assessoria em Financiamentos é fruto de uma parceria da FIEMG com o BNDES, BDMG e FINEP que busca divulgar e facilitar o acesso às linhas de financiamento, principalmente para micro, pequenas e médias empresas.

As informações poderão se obtidas através do Cintap pelo e-mail credito@cintap.com.br ou pelos telefones: (34) 3230-5200

Mais benefícios para a sua empresa

Cintap fecha novas parcerias que ajudam seu negócio a ser mais competitivo

O Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba – Cintap se interessa pelas necessidades de seus associados e em criar soluções para estar a cada dia mais perto das empresas para e vê-las mais competitivas. Para isso, inova com projetos que focam nos interesses de seus associados. Este ano, os projetos de revitalização das equipes de comunicação e gestão de clientes e a reformulação do departamento comercial terão como objetivo tornarem mais ágeis e produtivos ambos os setores.

Segundo a gerente do Cintap, Daniela Dias, um novo portfólio de produtos e serviços foi preparado para que os associados tenham à disposição ferramentas que os levem à excelência empresarial. “Pensamos nestes novos produtos, serviços e parceiros para oferecer às empresas um referencial em excelência empresarial e sustentabilidade. O sucesso das empresas é a meta do Cintap em 2010”, enfatiza.

Novos benefícios

Recentemente, o Centro Industrial fechou parceria com o Instituto de pós-graduação, IPG, para fornecer aos associados melhores condições de se aperfeiçoarem profissionalmente. São MBAs como Gestão Estratégica em Marketing e Comunicação, Gestão Estratégia em Recursos Humanos, Finanças Corporativas e Controladoria, Gestão Estratégica de Venda e Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Esses cursos, que serão ministrados no Senai e deverão ter início no mês de agosto, terão custos especiais para o associado, desde que o mesmo seja indicado pelo seu sindicato, sem pagar qualquer outra contribuição de associativismo.

O Cintap também está com crédito especial para micro e pequenas empresas que possuem faturamento de até 5 milhões. Elas podem financiar a reforma e construção de suas instalações ou a compra de máquinas, equipamentos e até veículos. O pagamento do investimento é a longo prazo, em até 96 meses, e o custo é de menos de 1% ao mês.

De acordo com a gerente, Daniela Dias, o objetivo é sempre conseguir facilidades para os associados. ”Queremos promover mais dois benefícios para os nossos associados e seus funcionários, oportunizando o crescimento profissional individual e a melhoria da qualidade dos profissionais, consequentemente, da gestão das empresas”, ressalta.

Cintap

O Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que oferece a seus associados e aos associados dos sindicatos patronais da indústria, serviços e assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, comércio exterior, infra-estrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, crédito, pesquisas, marketing, feiras, simpósios, rodadas de negócios e outros eventos promovidos pela Entidade e seus parceiros. É uma associação que, mesmo em meio a certas adversidades, tem uma história de luta, desde a sua fundação em 1991, e que sempre procurou desempenhar com louvor a sua função de associação classista.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fiemg promove Seminário de Responsabilidade Social

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba promoveu na última semana o Seminário de Responsabilidade Social Empresarial com o tema “Sustentabilidade: Governança e Inovação”, que discutiu a contribuição de empresas e da sociedade em geral para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O seminário que aconteceu durante todo o dia, pela manhã debateu temas como: “Sustentabilidade, Governança e Inovação” com o palestrante Prof. Moysés Symantob da FGV; “Práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável”, com Cristina Fedato e Andrea Goldschimidt da Apoena Social.

Depois do almoço servido aos participantes, na própria sede da Fiemg, todos fizeram uma leve ginástica e se encaminharam para mais uma rodada de palestras em que foi discutido “Negócios inclusivos como oportunidade para criação de valor social”, com o professor da PUC Minas, Armindo Teodósio e o Paulo Rocha da Fundação Avina.

Ao final da tarde aconteceu uma mesa redonda sobre “A nova era da Responsabilidade social mútua e o papel do consumidor”, com Fabián Echegaray, da Market Analysis, e Márcio Reis, do Instituto Creditar e representante do UniEthos e Akatu pelo Consumo Consciente.

De acordo com o estudante de Monitoramento Ambiental do Senai, Guilherme Henrique Targino de 18 anos, os seminários foram produtivos e visaram trazer conteúdos específicos que contribuirão para sua formação. “Gostei muito da palestra do Téo sobre Negócios Inclusivos, pois nos mostra a realidade brasileira, a desigualdade e como podemos minimizar essa situação”, conta.

A palestra de Negócios Inclusivos também chamou a atenção do coordenador do curso de Administração da Esamc, Rubens Batista Santos. “O conjunto de palestras esteve em perfeita harmonia, os debates foram esclarecedores e acrescentaram muito em minha profissão, mas o que realmente estava curioso era para saber um pouco mais sobre os Negócios Inclusivos, pois tinha escutado falar, sem ter uma ideia clara do que era. Hoje pude constar que é um projeto ousado e que muito me interessou”, completou.

Para o coordenador do Comitê Regional, Emílio Ribeiro o resultado do seminário foi positivo. “Foram 230 inscritos, alguns não puderam comparecer, mas o auditório esteve o tempo todo cheio e as pessoas participando, interessados de fato no tema exposto. Foi de grande valia a participação de todos, foi ótimo”, finaliza.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://migre.me/15mT8

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Atletas do Futuro participam do 1º Festival Sesi de Natação

Os Atletas do Futuro do Sesi Araguari participarão amanhã (14) do 1º Festival Sesi de Natação. A modalidade de sete a 17 anos competirá entre si e também contra os convidados do Centro de Qualidade Corporal – CQC.

Durante toda a manhã, os atletas mostrarão seus desempenhos em várias modalidades: crawl, peito, costa e borboleta. E, os iniciantes apenas participarão de recreação com pranchas. Várias medalhas serão entregues ao final da competição para os primeiros colocados. Os instrutores também sortearão brindes e um lanche será servido aos atletas para hidratar e repor as energias.

Segundo o coordenador de esportes do Sesi Araguari, Matheus Aparecido Marques Pereira, o evento é uma oportunidade para integrar os alunos e também avaliar o nível dos jovens atletas. “Eles estão muito empolgados e empenhados para competir, o talento é grande e vão querer mostrar aos seus pais e aos convidados que eles são bons nadadores. O nível do Sesi está ótimo e cada vez mais eles treinam para as competições que acontecerão em Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba, e em novembro, novamente em Araguari”, completa o coordenador.

Fiemg promove 6ª Feira de Inovação Tecnológica

Brasil está em 49ª posição no ranking mundial de Inovação

A revista The Economist publicou esse ano, seu ranking de inovação dos países. Este ranking é medido de acordo com o número de patentes registradas no mundo e outros fatores que colaboram com a inovação, dentre eles: investimentos em pesquisa e desenvolvimento e o nível técnico da força de trabalho. Segundo a revista os dez primeiros colocados são, respectivamente: Japão, Suíça, Finlândia, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Taiwan, Holanda, Israel e Dinamarca. O Brasil se encontra na 49ª colocação. “Esses números mostram o quanto o nosso país ainda está atrasado diante dos outros. Temos ótimas ideias, mas é preciso orientação e direcionamento para os projetos inovadores”, comenta a consultora de Inovação do NIT – Fiemg/Cintap, Ana Paula Garcia.

Visando uma mudança dessa colocação no ranking mundial, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba juntamente com a APL-ETANOL e Derivados promovem, no dia 17 de agosto, a 6ª Feira de Inovação Tecnológica, Inovatec 2010. O economista, assessor especial da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e coordenador geral da Inovatec 2010, Hebert Pereira Neves, falará sobre a Inovatec feira de inovações que acontece todos os anos em Belo Horizonte.

Também acontecerá palestras sobre Energia Limpa com o engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa –UFV, Marcelo Franco e sobre Núcleo de Inteligência Competitiva de Boenergia com o engenheiro eletricista pela UFMG e Gerente do Instituto Euvaldo Lode –IEL, Paulo Bicalho.

Uma novidade no evento em Uberlândia esse ano são as Oficinas de Inovação apresentadas pela consultora Ana Paula Garcia. Durante a apresentação, a consultora falará sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, lançará o projeto “Vitrine de Inovação”, em que o NIT criará um banco de dados com as ideias inovadoras que os empresários de Uberlandia e região têm. “São ideias que não saem das gavetas. Iremos coletar e monitorar todos os projetos para que quando surja uma oportunidade propícia, possamos colocá-lo em prática”, explica Ana Paula.

Outra proposta das oficinas é o treinamento para os empresários que possuem projetos inovadores em suas empresas, para orientá-los a forma adequada para poderem utilizar esses projetos.

A 6ª Feira de Inovação Tecnológica, Inovatec 2010 que começará às 13h, será na sede da Fiemg, na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira. Os interessados devem confirmar a presença pelo telefone 3230-5200 ou pelo email regional-vp@fiemg.com.br. O evento é gratuito.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Equipe Sesi de Natação participa dos JEMG

Entre os dias 12 e 14 de agosto a equipe Sesi de Natação participará dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, em Patos de Minas. A equipe de Uberlândia será composta por 12 atletas, que representarão suas escolas. Os atletas que participarão das competições treinam diariamente na Vila Olímpica do Sesi Gravatás.

Segundo a coordenadora de natação da Vila Olímpica, Cláudia Lacerda, essa competição será uma oportunidade para os alunos que ficarem em 1º lugar nas disputas, pois automaticamente serão classificados para a etapa nacional. “Os competidores almejam essa colocação, pois para eles é muito importante participar da etapa brasileira”, completa Cláudia.

A competição nacional acontece entre os dias 10 e 18 de setembro em Fortaleza-CE.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sesi Uberlândia vence jogos fora de casa

As equipes de Futsal do Sesi Uberlândia, sub-11 e sub-13, caminham a passos largos rumo à classificação para a próxima fase do Campeonato Mineiro de Futsal. Neste final de semana, o Sesi foi à cidade de Patrocínio e venceu as equipes do Catiguá Tênis Clube. A equipe sub 11 venceu os donos da casa por 5 X 4. Já a equipe sub 13 finalizou a partida com o placar de 7 X 5.
A equipe Sub 11 Sesi Uberlândia agora está na terceira colocação, empatada com o Tupaciguara, segundo lugar, com 13 pontos. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado dia 14/08, no ginásio da Vila Olímpica do SESI Gravatás. "É a chance de terminarmos bem essa primeira fase do campeonato", afirma o técnico, Wasley Rodrigues Santos.
A equipe Sub-13 Sesi Uberlândia é líder de sua chave junto com UTC com 13 pontos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Souza Cruz é campeã no Futebol Society Master

Aconteceu nesse domingo (8) a final do Futebol Society Master pelos Jogos Sesi 2010 – fase municipal. A equipe Souza Cruz levou a melhor contra a Coca-Cola, se consagrando campeã com o placar de 2 a 1. A equipe da Sadia garantiu o terceiro lugar em uma goleada de 8 a 1 contra a equipe dos Correios.

Outra final que aconteceu esse fim de semana foi do futsal feminino. Em que a Sadia foi campeã, a Algar Tecnologia ficou com o vice-campeonato e a Engeset conquistou o terceiro lugar.

Confira mais fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://migre.me/13v0i

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Empresários conhecem Caderno Referências em Mobiliário 2011



O lançamento do Caderno Referências em Mobiliário 2011 aconteceu no último dia 4 na Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O evento contou com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais, Sindimov, Carlos Alberto Homem, do presidente do Sindicato das Indústrias de Marcenaria e do Mobiliário, Sindmob, Ruy Mendes, o vice-presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Odorico Pereira, além de autoridades, empresários e estudantes da cidade.

O Caderno, que em sua 8ª edição será lançado em várias cidades mineiras, mostra como o design de um móvel pode estimular os cinco sentidos humanos. O caderno foi idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Diretório Nacional, Senai-DN - e apoiado pelos diretórios regionais. Em seu discurso, o presidente do Sindimov afirmou que os empresários do setor moveleiro devem se atentar mais para o design. “Produzir todos produzem, mas para ser o ‘diferencial’ é preciso que os empresários comecem a acreditar no design, nos detalhes”, completou Carlos Alberto Homem.

Para o empresário da Prisma Móveis, Catarino de Carvalho, o Caderno traz para Uberlândia um “leque” do que é apresentado no resto do Estado. “Através do Caderno eu pude conferir as tendências do mercado mineiro e começar a prestar mais atenção nos meus próprios produtos para que eu possa competir com as grandes empresas. O Senai está de parabéns pela ideia”, ressaltou.


Confira mais fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://migre.me/12U6y

Agenda da Região

Ontem (5) aconteceu a Solenidade de Formatura do curso de Formação de soldados do Bombeiro Militar 2010. Na ocasião, o gerente do Núcleo de Assistência Financeira, NAF, Emílio Duarte Ribeiro, representou o presidente da Fiemg, Pedro Lacerda.

Confira mais fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://migre.me/12U1h

Sindicalçados comemora 20 anos de atuação



No dia 08 de agosto o Sindicato das Indústrias de Calçados, Sindicalçados, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, completou 20 anos de existência e, para comemorar, realizou uma solenidade, no dia 5, com o apoio do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba, Cintap, e da Gráfica Brasil. O evento aconteceu na sede da Fiemg e logo após o cerimonial houve um churrasco para os empresários do setor calçadista de Uberlândia.

“O evento foi uma grande satisfação e sucesso graças aos empresários que estiveram presente. Agradeço a presença de todos e quero afirmar que o Sindicalçados está sempre à disposição para o que precisarem”, disse o presidente do Sindicalçados, César Cunha Campos.

O Sindicalçados está desde 1990 defendendo e representando os interesses das indústrias de calçados de Uberlândia e seus segmentos. Sua missão é promover o fortalecimento da organização e o crescimento industrial.


Confira mais fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://migre.me/12TMs

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agenda

No dia 29 de julho a Fiemg Regional Vale do Paranaíba foi convidada para a solenidade em comemoração ao 48º aniversário da Organização Militar do Exército Brasileiro que aconteceu no 36º BIMTZ. Na ocasião, o gerente do NAF – Núcleo de Assessoria Financeira, Emílio Duarte Ribeiro, representou o presidente da Fiemg, Pedro Lacerda, e recebeu uma placa de homenagem.

Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://migre.me/120V2

Sindmob lança Caderno de Referência Mobiliária

No dia 4 de agosto, o Sindicato das Indústrias de Marcenaria e do Mobiliário do Vale do Paranaíba, Sindmob, promoverá às 19h o Lançamento do Caderno de Referência em Mobiliário 2011. O evento será realizado na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na rua Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira.

O Caderno contém as novidades desenvolvidas pelos empresários mineiros em design de móveis, beleza, sofisticação e praticidade. De acordo com o presidente do Sindmob, Ruy Gouveia Mendes, será uma ferramenta importante para deixar os empresários atentos às novidades do mercado. “A indústria moveleira está em constante evolução e o Caderno, além de dar uma visão do futuro, afinal é de 2011, também nos mostra de forma ampliada o mercado, pois não contém somente a realidade do Triângulo Mineiro, mas também de Minas Gerais. Isso nos faz perceber se estamos atrasados ou conseguimos caminhar de acordo com as novidades”, completa.

O evento é gratuito e quem quiser participar deve confirmar a presença pelo telefone 3219-6533 (Joana).

Sadia é bi-campeã dos Jogos Sesi 2010



No último fim de semana aconteceu na Vila Olímpica do Sesi Gravatás a final do futebol de campo entre as empresas Sadia e Vitral. Com o placar de 3 x 1, a Sadia venceu a Vitral e, além de conquistar o bicampeonato, também garantiu a vaga no Estadual dos Jogos Sesi, que acontecerá em Outubro em Uberlândia.

No próximo domingo (8), a equipe Souza Cruz disputa a final do Futebol 7 Master com a equipe da Coca-Cola. O jogo acontece na Vila Olímpica. No mesmo dia, Correios enfrenta a Sadia pela conquista do terceiro lugar na competição.

Atleta do Sesi/Futel conquista medalha de bronze em São Paulo

No último fim de semana aconteceu o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo. O Campeonato que é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista, com apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Caixa Econômica Federal, reuniu várias equipes brasileiras na nova pista do Centro Olímpico em São Paulo-SP.

O Atletismo Sesi/Futel foi representado pelo atleta Vínicius Paixão Guimarães na prova dos 400m com barreiras que alcançou o 6º lugar com a marca de 53”79. Vínicius também contribuiu para a conquista da medalha de bronze para a equipe de Minas Gerais no revezamento 4x400.

“O Vinícius é uma promessa do atletismo. Ele já foi campeão nos 400m. Dessa vez, infelizmente, não conseguiu uma medalha, mas mostrou que está preparado para estar entre os melhores, sem contar na medalha de bronze que ele conseguiu para a equipe de Minas Gerais no revezamento. Ele está treinando de maneira satisfatória”, comenta o treinador de atletismo do Sesi, Eduardo de Deus Júnior.

Uberlândia recebe curso de culinária

A cada semana mais de 100 pessoas são certificadas pela conclusão do Curso do Cozinha Brasil. Os bairros Santa Mônica, Custódio, Morada da Colina e Jardim Brasília já receberam o caminhão com os professores que levaram dicas sobre educação alimentar. As pessoas também aprenderam a fazer refeições de alto valor nutricional e baixo custo, com técnicas de reaproveitamento e conservação dos alimentos.

O Cozinha Brasil é um programa do Sistema Social da Indústria, Sesi, que acontece em todo o estado mineiro e que durante 10 horas de curso as pessoas aprendem a usar conscientemente o alimento, sem qualquer desperdício.

A dona de casa Claycilene Luiza da Silva recebeu o certificado e faz planos. “Eu e meu marido sempre tivemos vontade de ter um restaurante. Aprendi coisas aqui que antes eu nem tinha ideia que poderiam ser feitas na cozinha”, contou.

O próximo ponto da Cozinha Brasil será no bairro Morumbi, entre os dias 3 a 6 de agosto.

Confira as fotos no flickr da Fiemg: http://migre.me/11Z2i


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sindmetal convida associados para participar do Prêmio Competitividade

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Uberlândia, Sindmetal, com apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e do Sebrae, está oferecendo aos seus associados a oportunidade de participar do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas Brasil. O Prêmio é um reconhecimento, em nível estadual e nacional, às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade através da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

As empresas interessadas devem se inscrever até o dia 13 de agosto no Sindmetal, na rua Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira, ou pelo site www.premiompe.sebrae.com.br. Todos os participantes, independente da vitória, recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais preparados para alcançar seus objetivos.

“É uma oportunidade de grande valia para os micro e pequenos empresários testarem suas habilidades e, acima de tudo, poderem contar com uma consultoria que revele onde estão os erros que podem ser consertados e também acertos que podem ser ressaltados”, enfatiza o presidente do Sindmetal, Marconi da Silva Santos.