quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CBAt marca avaliação para atletas de velocidade prolongada e meio-fundo

Testes serão feitos no Centro Nacional de Treinamento Caixa/Sesi, em Uberlândia

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização de camping para avaliação para atletas de velocidade prolongada (400 m) e meio-fundo (800, 1.500 m e 3.000 m com obstáculos) para o período de 08 a 14 de novembro, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo – CNT CAIXA/SESI, instalado na Vila Olímpica do Sesi Gravatás, na cidade mineira de Uberlândia.

O objetivo é avaliar atletas com possibilidade de integrar o grupo permanente (residentes) do CNT CAIXA/SESI, a partir de 2011, sob coordenação do técnico Luiz Alberto de Oliveira, antigo treinador do campeão olímpico Joaquim Cruz, entre outros. A programação completa do evento será entregue aos atletas convidados na chegada a Uberlândia.

Os convidados no masculino: Maxsuel Gomes de Oliveira (MT), Marcello Augusto Marques (PR), Weverton Fidelis (PR), Marcelo Henrique Scolari (RS), Lucas de Araújo Santos (PR) e Altobeli Santos da Silva (SP).

No feminino: Gabriela Fontinele Lima (PI), Tabata Vitorino de Carvalho (PR), Lorayna Targino Lima (CE), Denise da Silva Ferreira (PE), Lais Diuanne dos Santos (MA), Daiane de Sousa Rodrigues (CE), Lourdes Fernanda de Souza Dallazem (MT), Thais Machado da Silva Martins (MS), Aline Batista da Rosa (PR), Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski (PR), Cristiane dos Santos Silva (PI).

“Até o próximo dia 03 de novembro os treinadores e atletas relacionados devem confirmar a presença no Camping. Depois será programada a vinda deles.

Vamos recepcioná-los e eles ficarão hospedados em hotel da cidade. Ao final das atividades, comandadas pelo treinador Luiz Alberto, os responsáveis farão avaliação dos atletas participantes para a CBAt”, disse Anderson Rosa, coordenador administrativo do CNT CAIXA/SESI.

“Além do Luiz há outros dois treinadores da área no CNT: Thiago Melo e Eduardo de Deus Júnior”, concluiu Anderson. Dois treinadores foram convidados para participar: Ricardo D’Angelo, da BM&FBovespa, e Claudio de Castilho, do Pinheiros.


Assessoria de Imprensa da CBAt – Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br

Sindmetal organiza visita ao Salão do Automóvel

Este ano o Salão de Automóveis completa 50 anos e entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro promete acelerar ainda mais os negócios e os corações apaixonados por carros no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo-MG. Além de comemorar o aniversário, a organizadora do evento Reed Exhibitions Alcantara Machado festeja a colocação do Brasil como o 4º maior produtor mundial de automóveis.

A expectativa é de que mais de 600 mil visitantes vejam de perto 42 marcas diferentes de carros, entre nacionais e internacionais. São 45 modelos de veículos espalhados pelos 85 mil metros quadrados de área do evento, dentre eles 40% são inéditos.

Interessados nas novidades de bom-gosto e alta tecnologia, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos, Sindmetal, organizou uma missão empresarial que vai levar os interessados até a feira no dia 6 de novembro. “O Salão é a oportunidade para se examinar os avanços e as tendências futuras da indústria de automóveis quanto a tecnologia, design e carros-conceito, tão ansiosamente aguardados pelo mercado”, afirma o presidente do Sindmetal, Marconi Santos.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (34) 3230-5234 / 3236-2494, falar com Carmen ou Giselle.

Equipe de Natação do Sesi supera expectativa em Campeonato

Nos dias 21 a 24 de outubro aconteceu no parque aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte -MG, o Campeonato Mineiro Juvenil a Sênior de Natação para atletas federados das categorias Juvenil, Junior e Sênior e teve a participação de 18 clubes do estado de Minas Gerais, mais um clube convidado do estado do Espírito Santo, no total de 315 atletas.

O evento ocorreu em piscina de 50 metros em 3 etapas, sendo todas no período da tarde. Este campeonato mineiro serviu como classificação dos oito melhores nadadores do estado para disputar o Open Minas Gerais, que ocorreu também entre os dias 22 a 24 de outubro.

Foram disputadas 52 provas entre individuais e revezamentos. A equipe Sesi Esporte Uberlândia contou com a participação de sete atletas sendo três masculino da categoria Juvenil, um masculino da categoria Junior, dois femininos da categoria Juvenil e um feminino da categoria Junior. Nove atletas da categoria infantil também representaram a equipe, obtiveram índices de participação e o direito de participar do campeonato mineiro para tentar classificações no XVII Open Minas Gerais.

A equipe conquistou a 4ª colocação na categoria Juvenil, na categoria Junior foi a 5 ª colocada, no Sênior ficou com a 8ª colocação e na classificação geral foi a 4ª. Dois atletas de Uberlândia conquistaram medalhas: Natalia Carneio com duas de bronze nas provas 100m Peito e 200m Borboleta, e Allysson Costa Fernandes, bronze na prova de 800m livre. A equipe de revezamento Junior Feminino conquistou 2ª colocação nos revezamentos 4X50 livre, 4X100 livre e 4X100 Medley.

Resultados

Open Minas Gerais de Natação 2010.

- Natália Carneiro: 3º lugar 100m peito, 3º lugar 200m borboleta

- Jéssica Geovanna Matos: 6ª colocada - 50m borboleta feminino, 8ª colocada - 100 m borboleta feminino , 8ª colocada - 200m borboleta feminino

- Allysson Costa Fernandes: 3º colocado - 800 m livre masculino

- Julio Correa: 18º colocado - 800m livre masculino

- Jéssica Cristina Romão: 7ª colocada - 800m livre

Campeonato Mineiro Juvenil a Sênior de Natação.

- Categoria Juvenil 4º lugar

- Categoria Junior 5º lugar

- Categoria Sênior 8º lugar.

- Classificação Geral no Campeonato Mineiro. 4º lugar.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Prêmio Empresário Herói tem mais de 50 inscritos

Inscrições deste ano superaram as da primeira edição

Em sua segunda edição, o Prêmio Empresário Herói obteve 55 inscrições de empresas do Triângulo Mineiro para a disputa de várias categorias, entre elas: Micro/Pequena, Média e Grande Empresa, Projeto Social, Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Campanha Publicitária e Inovação Tecnológica e serão selecionados três finalistas para cada categoria, dos quais apenas um será o vencedor.

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Sesi, Senai, Cintap, Eco Instituto e a Revista Mercado serão organizadoras da solenidade de entrega do Prêmio, que se realizará em 11 de novembro de 2010, às 21h, na sede da Fiemg Regional Vale da Paranaíba, avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira. No evento o nome do vencedor será anunciado e receberá um certificado, uma entrevista na Revista Mercado, um troféu e a cessão de um selo referente ao Prêmio Empresário Herói.

Regulamento

Para participar as empresas de micro e pequeno porte, legalmente constituídas devem ter no mínimo dois anos de atuação no mercado, as de médio e grande porte devem ter cincos anos, além de estar associadas à Fiemg, Sindicatos Patronais ou Cintap/ Eco Instituto Inderc. Quanto as categorias de porte, a empresa inscrita pode concorrer em apenas um segmento, mas nas categorias específicas, ela pode disputar mais de um prêmio.

A Comissão Organizadora irá avaliar as empresas através de três critérios: institucional, atuação no mercado regional e sustentabilidade. Na primeira a empresa deve apresentar sua constituição legal, comprovação de atuação no ramo; na segunda avaliará o associativismo, inovações tecnológicas, faturamento, operações bem sucedidas que levam ao lucro; para finalizar, e em destaque, a Comissão analisará a Redução de impacto social e ambiental (RES), investimento social privado – ações filantrópicas desenvolvidas na comunidade, segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, economia e reuso de recursos naturais esgotáveis, cotas para pessoas com deficiência, dentre outros neste sentido de contribuir com a sustentabilidade como princípio para o desenvolvimento.

“A comissão este ano conta com representantes de entidades com trabalho relevante no âmbito da sustentabilidade e será criteriosa e imparcial. O Prêmio Empresário Herói quer mais do que promover um evento, ele quer destacar os exemplos de gestão sustentável e bem sucedida.”, finaliza Daniela Dias.

Mídias Sociais: Inovações e armadilhas

Consultor do Sebrae MG mostrou as vantagens e desvantagens da tecnologia

Bem humorado, o consultor do Sebrae-MG e especialista em Mídias Sociais, Flávio Rosário, começou a palestra na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba posando para uma foto. “Essa vai para o Orkut”, afirmou olhando para câmera e intimando todos a fazerem com as mãos o símbolo “Paz e Amor”.

Flávio mostrou o quanto a tecnologia evoluiu e quando a pessoa ou a empresa se nega a seguir essa tendência acaba ficando para trás e acima de tudo perdendo o mercado para quem está atualizado. “Antigamente, o inseticida Flit era o único produto que estava em 100% dos lares, mas um dia se recusou a evoluir, mudando sua embalagem, para tornar mais prático. No primeiro ano o produto perdeu 40% dos seus clientes e em três anos ele sumiu por completo”, exemplificou o consultor.

Seguindo o papo sobre evolução e inovação, Rosário demonstrou várias vezes durante a palestra a força das mídias sociais. Segundo ele, ser influente nas mídias sociais pode além de dar algumas vantagens, deixar a pessoa mais rica. “Ao perceber o potencial de uma pessoa na internet, as empresas logo aproveitam para contratá-las para algum serviço de marketing, ou como uma conhecida que é muito influente no Twitter, falou de um serviço mal feito de uma TV a cabo e em menos de 5h o gerente estava na porta da casa dela para arrumar tudo e pediu para que ela falasse bem da empresa na pagina da web. Imagina o no motim que ela não promoveu para que a empresa agisse tão prontamente”, conta.

Durante toda a palestra o consultor enfatizou a influência que as mídias sociais exercem hoje. Usuário assíduo das Mídias Sociais, o jornalista Rafael Ferreira achou a palestra interessante. “De maneira prática, Flávio Rosário, conseguiu ilustrar o universo das mídias sociais e as principais ferramentas utilizadas na web. Acredito que a forma que ele trabalhou o conteúdo durante a palestra faça as pessoas terem uma percepção maior do que é a Internet e a responsabilidade que se tem ao trabalhar com informação”, diz.

A palestra foi mais uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba – CINTAP, Eco Instituto Inderc, Sesi e Senai.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/bbZv5R

Uberlândia recebeu Jogos SESI 2010

Trabalhadores-atletas participaram de dez modalidades esportivas em três dias de competições

Trabalhar em grupo, encontrar respostas nos momentos difíceis, respeitar as diferenças, aceitar seu limite e do outro são alguns dos valores do esporte vivenciados pelos cerca de mil trabalhadores-atletas que fizeram parte dos Jogos Sesi 2010, etapa estadual, entre os dias 22 e 24 de outubro, em Uberlândia - MG

O evento aconteceu no complexo esportivo da Vila Olímpica do SESI Gravatás e reuniu delegações de todo o estado. Os atletas disputaram dez modalidades esportivas: Atletismo masculino e feminino; Futebol de campo; Futebol sete máster; Futsal; Natação absoluto e sênior; Tênis de mesa masculino e feminino; Tênis de campo masculino e feminino; Voleibol masculino e feminino; Vôlei de praia masculino e feminino e Xadrez rápido e pensado.

De acordo com o gerente da Vila Olímpica do SESI, José Lucas de Oliveira, mais uma vez foi surpreendente ter aqui conosco atletas-trabalhadores vindos de todos os cantos de Minas Gerais com o único objetivo de vencer e, mais que isso, fomentar os valores do esporte”, afirma.

Resultados positivo

No quadro geral de medalhas, Uberlândia teve resultados significativos se classificando para a Regional Sudeste. A equipe Algar Tecnologia conquistou a vaga com o Voleibol Masculino e também no Xadrez Pensado com o atleta Carlos Antônio Silva. Além do Vôlei de Praia Masculino a Sadia S/A conquistou vaga nos o 200m e 400m com a atleta Neidiane Manoela da Silva.

“Promover o esporte faz parte da filosofia do Sistema Fiemg. Temos certeza que é através dele e de seus valores que construiremos profissionais melhores, disciplinados, felizes e comprometidos com a camisa que representam. Foram dias intensos e muito produtivos”, garante Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://bit.ly/boIhoy

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

9ª Mostra Vocal “CANTARES DA PRIMAVERA”

Entre os dias 27 e 29 de outubro o IAT-Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo e MORAESeMORAIS-Arte e Educação, juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Eco Instituto Inderc, promovem a 9ª Mostra Vocal “CANTARES DA PRIMAVERA”. O evento é gratuito e começa às 19h no Centro de Convenções e Eventos da CDL, na avenida Belo Horizonte, 1290 - bairro Osvaldo Rezende.

Além da performance dos coralistas participantes, vai haver arena-coral, apresentações ao ar livre e em locais públicos durante os dias da Mostra. Serão aproximadamente 25 corais, que virão de Araguari, Ituiutaba, Itumbiara, Uberaba, além dos talentos de Uberlândia.

“Esta Mostra não é competitiva e tem por objetivo maior a divulgação do trabalho apuradíssimo dos regentes e coralistas de Uberlândia e região. É democrática e eclética, aberta a todos os gêneros do canto coral”, explica a presidente do IAT, Arlete Silva Santos.

Workshop

Este ano o Instituto convidou o diretor cênico argentino e diretor dos corais de universidades importantes de São Paulo, Reynaldo Puebla, para ministrar workshops de Práticas de canto e movimento; Expressão Cênica para canto coral; Prontidão e treinamento do cantor e Montagem de coreografias e encenações.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone 9977-5659 (Bia Moraes). Mais informações no site www.moraesemorais.com.br

Peiex realiza Seminário de Comércio Exterior

No dia 28 de outubro acontece, das 8h às 12h, Seminário de Comércio Exterior, para as empresas participantes do Projeto de Extensão Industrial Exportadora, Peiex. O seminário é a oportunidade para o empresário implementar melhorias em sua empresa, promovendo a capacitação dos seus gestores. Durante o evento vai acontecer a Oficina de Capacitação em Comércio Exterior com a técnica extensionista Margareth Senne. Essa oficina irá trazer o panorama e tendências de Comércio Exterior, planejamento estratégico internacional, internacionalização de pequenas e médias empresas, além de consórcios e cooperativas.

No segundo momento a analista Míriam Moraes Euclides vai apresentar os serviços de Comércio Exterior da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil em Minas Gerais, que são oferecidos às empresas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI e Fiemg.

O seminário está aberto a todas as empresas interessadas, sendo que as incrições podem ser feitas pelos emails rovieira@fiemg.com.br e tilima@fiemg.com.br, ou pelo telefone 3230-5206. O seminário será na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira.

Peiex

O Peiex é um programa de capacitação que tem por objetivo elevar o nível de competitividade das empresas através da inserção de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas. Nesse projeto são oferecidas orientações gerenciais gratuitas por uma equipe formada por profissionais das áreas de administração estratégica, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, comercio exterior, produto e manufatura. Mais de 220 empresas já estão sendo atendidas no Triângulo Mineiro.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Começam amanhã os Jogos Sesi Estadual 2010


Cidade acolhe mil trabalhadores-atletas em um misto de competições de tirar o fôlego

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro a Vila Olímpica do Sesi será palco de muita adrenalina para mil trabalhadores-atletas da indústria mineira, que se classificaram na etapa municipal e vêm a Uberlândia para participar da fase estadual dos Jogos Sesi 2010. Os participantes já começaram a chegar hoje, 21, na cidade - que foi escolhida para sediar o evento por apresentar uma ótima infraestrutura esportiva - e esperam ansiosos pelas competições.

Dentre as 10 modalidades – que vão de vôlei de praia a tênis de mesa -, nesta sexta-feira a comunidade de Uberlândia poderá conferir embates a partir das 8h30, quando serão iniciadas as atividades coletivas e os jogos de xadrez na Vila Olímpica. No sábado e domingo os jogos também começam às 8h30. A abertura oficial acontece amanhã, às 20h, com a entrada das delegações e atrações artísticas.

Além da Vila Olímpica, as competições também acontecem no Senai (Roosevelt), Poliesportivo Santa Luzia e Poliesportivo Segismundo Pereira para melhor atender a todas as modalidades.

Senai Casa Aberta de Araguari é um sucesso

Entre os dias 5 e 7 de outubro o Senai de Araguari recebeu a visita de alunos de escolas do município que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre todos os cursos que o Senai oferece. Foram ministradas várias palestras e os convidados fizeram visitação nas instalações da Unidade no período da tarde. No período da noite foram ministradas palestras mais específicas sobre o mercado de trabalho nas áreas industriais como de Panificação e Manutenção de Máquinas Agrícolas. “O clima de conhecimento e descontração foi total. Durante todo o dia, nos intervalos, tivemos apresentações de dança, mostrando o múltiplo trabalho realizado pelo Sesi/Senai Araguari”, conta a gerente integrada Sesi/Senai Vanda Oliveira.

Confira fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/9PRipb

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uberlândia recebe mil atletas da indústria mineira


Etapa estadual dos Jogos Sesi vai movimentar o esporte e a economia de Uberlândia neste fim de semana

A Vila Olímpica do Sesi foi escolhida mais uma vez para sediar a etapa Estadual dos Jogos SESI 2010, que reúne cerca mais de mil trabalhadores-atletas da indústria, de 70 empresas de todo o Estado, vindos de 35 cidades mineiras, que se classificaram na etapa municipal.
A etapa Estadual acontece entre os dias 22 e 24 de outubro e reúne 10 modalidades, sendo elas: futebol de campo, futebol sete máster, futsal, voleibol, vôlei de praia, atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa e xadrez.

De acordo com o gerente da Vila Olímpica do Sesi, José Lucas Oliveira, o objetivo dos Jogos Sesi é desenvolver entre os industriários participantes os valores do esporte como o espírito esportivo, a integração, a educação, a cordialidade, o companheirismo, o respeito e o trabalho de equipe na busca de metas e vitória. “A competição é o maior reconhecimento que o esporte melhora a qualidade de vida de quem o pratica e faz com que os resultados sejam positivos, tanto nos jogos como na vida profissional. Os trabalhadores-atletas têm assim a oportunidade de mostrar seu talento para o esporte, fora do ambiente de trabalho. Estamos muito felizes de receber todos aqui e esperamos que tenham uma boa estadia, além de muitas medalhas”, finaliza.

A competição está divida em quatro locais: Vila Olímpica do Sesi, Sesi Roosevelt, Poliesportivo Santa Luzia e Poliesportivo Segismundo Pereira para melhor atender a todas as modalidades. E para quem não puder comparecer no evento, ele será transmitido no site: www.tveventosaovivo.com.br nos três dias do Jogos Sesi.

Espaço do Atleta

Os atletas de todas as delegações terão estrutura de descanso e interação , com um espaço de convivência que tem exposição de vídeos dos Jogos Sesi e valores do esporte, mural de fotos, sala de TV, espaço de leitura, além frutas e sucos. Também está disponibilizado aos participantes lan house, tenda-zen, massoterapia, clínica de fisioterapia e salão de jogos.
Acomodação
Para acomodar tantos atletas, 11 hotéis da cidade estão reservados para que as delegações possam ficar durante os três dias de competições. Segundo o presidente do Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), Luiz Gustavo Fernandes, o setor hoteleiro de Uberlândia está cada vez mais preparado para receber eventos esportivos. "O turismo esportivo em Uberlândia vem se fortalecendo nos últimos anos com o investimento público e privado em centros esportivos, com padrão internacional e alta tecnologia investida", disse o presidente.

2ª Caminhada de Integração da Fiemg Regional Vale do Paranaíba

Participantes cuidaram da saúde e se divertiram no último fim de semana

No último sábado (16) aconteceu na Vila Olímpica do Sesi, a 2ª Caminhada de Integração da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O presidente da Regional, Pedro Lacerda, presidentes de sindicatos, gerentes, colaboradores e familiares, aproveitaram para colocar a atividade física em dia. Antes da caminhada, os participantes verificaram a pressão, fizeram alongamento, entre outras atividades”, conta a assistente administrativa da Regional, Elizabeth Vasconcelos.

Depois do aquecimento, todos levaram a sério a atividade física e alguns até arriscaram uma corrida. “Além de movimentar o corpo, cuidar da saúde, pudemos acima de tudo praticar o tema da Fiemg deste ano que é Integração. Confraternizar com os colegas fora do horário de trabalho é muito bom”, conta.

As caminhadas são pré-festas promovidas pela Fiemg Regional e a próxima já está marcada para o dia 5 de novembro.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba: http://bit.ly/bsppa4

Atividades da SNCT continuam

Ciência e Tecnologia busca conscientizar população para uma vida mais sustentável

Iniciada no último dia 18, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua promovendo ações que despertem o interesse da população sobre “Ciência para o Desenvolvimento”. Amanhã, 21, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba promove três atividades para a SNCT. A primeira acontece de 9h às 17h no Terminal Industrial. Instrutores do Sesi/Senai vão passar informações sobre a “Produção Mais Limpa”, que é a prática de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas como água e energia, não gerando, minimizando ou reciclando os resíduos produzidos, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.

Simultaneamente, no Terminal Central, o Cintap e o Eco Instituto vão orientarem seu stand sobre a Coleta Seletiva do Lixo. “A ideia é conscientizar a população a separar o lixo doméstico para que ele depois possa ser reutilizado ou reciclado”, conta a gerente de projetos do Cintap, Daniela Dias.

Também no dia 21, às 19h, a Fiemg Regional, juntamente com o Sebrae, realiza o 2º workshop “Empreendendo na Era Digital” em que o consultor do Sebrae Minas, Flávio Rosário irá ministrar uma palestra sobre Inovação utilizando as Mídias Sociais. “Essas ferramentas são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Está totalmente em evidência, por isso a importância de debater sobre essa tecnologia tão atual e acessível a todos”, explica a consultora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Ana Paula Garcia.

A palestra acontece na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem confirmar presença pelo email nit02@cintap.com.br ou pelo telefone 3230-5200.

Caravana de Crédito atende em Araguari

O fim de ano está chegando e muitos empresários se vêem sem ideias em como investir na sua empresa. É preciso programar o fim de ano para que os negócios rendam de acordo com o desejado. Para isso a Assessoria de Crédito da Fiemg vai promover a “Caravana de Crédito” em Araguari. No dia 26 de outubro, os consultores da caravana vão apresentar as linhas de crédito para capital de giro às empresas que desejam aumentar seu estoque para vendas de Natal. “As linhas de crédito são tanto por parte das indústrias que ampliam sua produção, em função do comércio, como dos lojistas que necessitam se preparar para o aquecimento das vendas neste período festivo, sendo também uma oportunidade para obter recurso para o 13º salário dos funcionários”, explica a coordenadora da Assessoria de Crédito, Josmara Galvão.

Para quem quiser saber mais sobre linhas de crédito como: BDMG Geraminas e Giro Fácil é só agendar um horário pelo telefone (34) 3242-5006.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coordenadoras da Fiemg participam de encontro em Belo Horizonte

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro aconteceu o 4º Encontro de Lideranças Sindicais em Belo Horizonte. Organizado pelo Sistema Fiemg, o encontro reuniu coordenadores e executivos de todas as regionais. Na abertura, o professor Antônio Marum, chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiemg e Assessor de Relações Sindicais, salientou a importância da atualização profissional para a defesa dos interesses setoriais. Neste sentido, lembrou que a Fiemg foi pioneira no treinamento dos coordenadores de forma a integrar conceitos e experiências que deram resultados efetivos, além de aprofundar e aprimorar estratégias e práticas de gestão que inspirem e fortaleçam o associativismo.

Durante o 4º Encontro de Lideranças Sindicais, os coordenadores participaram de workshop com palestras, reflexão induzida e trabalho em grupos através de várias ações. Segundo a gerente administrativa do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia, Sindivestu, Rejane Nascimento, o evento foi uma reciclagem de seu trabalho. “É sempre importante ter a oportunidade de conhecer outras realidades, trocar ideias. Sempre aprendemos e ensinamos em encontros como esse, buscando novas formas de atrair mais associados e assim fortalecer o sindicato”, completa.

O encontro

O primeiro encontro de coordenadores, realizado em 2007, enfocou a estrutura sindical. No ano seguinte, os participantes viram o associativismo e a administração sindical estratégica. No evento de 2009, o foco foi dado na gestão inovadora em sindicatos patronais. O sucesso do encontro de coordenadores serviu de base para o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Cintap promove curso de Liderança Motivacional

Entre os dias 21 a 23 de outubro, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Cintap, promove o curso sobre “Liderança Motivacional Pró-Ativa” na Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O evento será ministrado pelo engenheiro civil e instrutor de treinamento da área motivacional, Moacir Cardoso. “A ideia é desenvolver atitudes positivas e habilidades de liderança, além de motivar as pessoas a servir, estimulá-las a realizarem trabalhos mais eficazes, insipirá-las para que sejam mais produtivas, se tornando pessoas melhores, além de desenvolver um plano de ação e avaliação de resultados da sua equipe”, explica a gerente de projetos do Cintap, Daniela Dias.

O evento no dia 21 e 22 será das 19h às 23h e no dia 23, das 8h às 18h.

Para mais informações e para fazer a inscrição, os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3230-5218, com Ariane ou 3230-5269 com Diego.

Palestra na Fiemg esclarece sobre Código de Defesa do Consumidor

“É essa díade que nos dá o efetivo sentido ideológico de nossa Constituição, a qual situa o valor da livre iniciativa em harmonia com os interesses coletivos.” Assim, o professor e jurista, Miguel Reale, define o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC). O Código, que é um conjunto de normas que visam a proteção aos direitos do consumidor, além de determinar as responsabilidades do fornecedor com o consumidor, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades, tem 19 anos de vigência e sempre foi muito criticado e muitas vezes idolatrado.

Para entender um pouco dos direitos e deveres dos fornecedores e consumidores, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Cintap e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos – Sindmetal promovem a palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor com o superintendente do Procon de Uberlândia, Franco Cristiano Alves.

O evento é gratuito e acontece no dia 19 de outubro, às 19h30, na sede da Fiemg, na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira. As vagas para a palestra são limitadas. Os interessados devem confirmar presença pelo email regional-vp@fiemg.com.br ou pelo telefone (34) 3230-5200.

Atletismo Sesi consegue importantes resultados em Campeonato Brasileiro Mirim


John Maycon destaque da equipe é campeão brasileiro de 1.000m rasos

No final de semana a Equipe de Atletismo Sesi/Futel, participou do 1º Campeonato Brasileiro de Atletismo Mirim. Competição realizada em Porto Alegre/RS, nos dia 16 e 17 de outubro, no Clube da Sogipa. Os atletas do Sesi estavam entre os 629 atletas de 86 clubes do Brasil que participaram da competição. John Maycon Apolinário foi o destaque da equipe conquistando o 1º lugar nos 1.000 metros rasos com a marca de 2’35”. Outro atleta que conseguiu uma boa marca foi Victor Masteguim e Costa. Ele alcançou o 3º lugar no salto a distância com 6 metros e 21 centímetros. Entre as mulheres, Cecília Karollinne foi a que conseguiu o melhor resultado, conquistando a 4ª colocação no Arremesso de Peso e Lançamento de Disco, com a marca de 11m58cm e 35m42cm, respectivamente.

Segundo o treinador Eduardo de Deus Júnior a equipe mostrou grande amadurecimento durante o campeonato. “O John liderou a prova de ponta a ponta, o Victor infelizmente teve que abandonar o salto em altura pois era no mesmo horário do salto em distância, mas com certeza também teria conseguido um bom resultado. A Cecília apesar de chateada com o resultado mostrou que tem grande potencial e poderá ganhar as próximas competições. Todos os outros também estão de parabéns, pois superaram suas próprias marcas e expectativas”, completa.

A Equipe Sesi/Futel no masculino ficou em 7º lugar com 27 pontos, no feminino em 12º com 20 pontos e no geral em 13º com 47 pontos,ficando a frente de equipes tradicionais como: BM&F/BOVESPA, ASA Sertãozinho e A.A. Maringá.

Resultados

John Maycon Alves Apolinário – 1º lugar dos 1.000 metros rasos, com a marca de 2'35".

Victor Masteguim e Costa - 3º lugar do Salto em Distância, com a marca de 6m21cm.

Cecília Karollinne Guimarães Prado - 4º lugar no Arremesso do Peso, com a marca de 11m58cm e 4º lugar no Lançamento do Disco, com a marca de 35m42cm.

Sthela Moura de Oliveira - 5º lugar nos 250 metros rasos, com a marca de 35"26.

Jackelline Teodoro Bernardes - 7º lugar no Pentatlo, com a marca de 3.339 pontos.

Jonnathan Rodrigues Valadão - 7º lugar nos 250 metros rasos, com a marca de 31"06.

Marku Túlio de Oliveira - 8º lugar nos 1.000 metros c/ obstáculo, com a marca de 3'02"49.

Thales Augusto Rodrigues - 12º lugar no Salto em Altura, com a marca de 1m65cm.

Wyndson Alves Rocha - 300 metros com Barreiras, não conseguiu a classificação para as finais.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fiemg Regional Vale do Paranaíba promove ações de sustentabilidade durante toda a semana

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Núcleo de Inovação Tecnológica, Senai, Senai e ECO Instituto vão desenvolver atividades diversas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além da participação na abertura oficial, seguida da palestra do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Professor Mário Neto, a primeira atividade acontece no dia 19, a partir das 7h30, na praça Tubal Vilela, onde o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Fiemg Regional VP, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Cintap e o Eco Instituto Inderc vão mostrar em seus stands o trabalho desenvolvido por cada um.

No dia 21, das 9h às 17h, instrutores do Sesi e Senai vão estar no Terminal Industrial passando informações sobre o projeto Produção Mais Limpa, boas práticas de fabricação e ciência energética, simultaneamente no Terminal Central, o Cintap e o Eco Instituto vão repassar informações sobre coleta seletiva do lixo. “O intuito é estimular a conscientização para um tema tão atual e necessário para que tenhamos atitudes mais sustentáveis”, ressalta a gerente de projetos do Cintap, Daniela Dias.

A noite, às 19h, na sede da Fiemg Regional, acontece o 2º Workshop Empreendendo na Era Tecnológica com consultor do Sebrae Minas, Flávio Rosário. O evento vai tratar das mídias sociais. “Essas ferramentas são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos”, explica a consultora do NIT, Ana Paula Garcia.

No penúltimo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 23, a partir das 11h30, empresários associados à Fiemg, irão expor no Parque do Sabiá dois projetos voltados para a sustentabilidade. Benedito da Silva Filho, da Eco Cartão Verde, vai falar e demonstrar sobre a utilização do tijogo ecológico, enquanto José Antônio Ferreira, da Solar Indústria e Comércio, vai demonstrar a Energia Sustentável.

As atividades da Semana vão encerrar no dia 24 com atividades recreativas no parque do Sabiá, de 8h às 12h.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Indústria mineira apresenta crescimento em agosto

Se agosto é conhecido como mês do mau agouro, a verdade é que a indústria mineira não tem do que se queixar. A pesquisa de Indicadores Industriais da Fiemg, divulgada nesta quinta-feira (7), apontou um crescimento de 2,01% (desconsiderando os efeitos sazonais) no faturamento real das empresas na comparação com o mês de julho. Os setores que mais contribuíram para o desempenho foram os de Artigos do Vestuário e Acessórios (60,10%), Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (16,80%) e Couro e Calçados (6,87%).

Os resultados do mês de agosto também são positivos na comparação com o mesmo período do ano anterior, com aumento de 15,14% no faturamento e de 11,06% na taxa de emprego. No acumulado do ano, na avaliação comparativa com 2009 (jan-ago), observa-se uma recuperação do setor industrial a patamares similares aos do final de 2007 e início de 2008.
O ritmo de crescimento, entretanto, vem sofrendo uma redução mês a mês. Segundo o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Fiemg, Lincoln Gonçalves, essa acomodação é natural. "O país cresceu de forma muito acelerada no primeiro semestre, por isso, a tendência é de desaceleração gradual nos próximos meses", explicou. "Além disso, estamos entrando em um período com base de comparação mais forte, já que a economia nacional começou a dar sinais de recuperação da crise a partir de agosto de 2009".
Mesmo que o ritmo tenha diminuído, a economia mineira continua apresentando resultados superiores à média nacional. No acumulado do ano, por exemplo, a variação da taxa de emprego em Minas chegou a 10,89%, enquanto no país não chegou à metade desse crescimento, ficando em 5,1%.

Confiança em alta

Além dos indicadores industriais, foram divulgados também os dados relativos ao índice de confiança dos empresários industriais de Minas Gerais. O mês de setembro apresentou elevação pelo segundo mês consecutivo, após cinco meses de queda. O índice atingiu 64 pontos, valor 3,7 pontos acima da média histórica, o que demonstra um período de otimismo no setor industrial. "Passado o período eleitoral, a expectativa é que os investimentos venham de forma expressiva, com expansões, atualização de equipamentos e criação de novas plantas", salientou Gonçalves.

Números do Triângulo

Em agosto, houve retração nos indicadores de faturamento, emprego e horas trabalhadas na

produção. A queda nas vendas ocorreu devido à diminuição nas exportações. O decréscimo no

emprego industrial afetou negativamente as horas trabalhadas. Apenas a massa salarial e a utilização da capacidade instalada registraram aumento.

Em agosto, o faturamento reduziu 1,91%, na comparação com julho. Em relação a agosto do

ano passado, houve incremento de 3,57% nas vendas reais. Entre janeiro e agosto de 2010, contra igual período do ano anterior, foi registrada queda de 2,45% na variável.

As horas trabalhadas na produção diminuíram 6,27% em agosto, contra julho. Tomando como

base o mesmo mês de 2009, houve aumento de 1,09% no indicador. No acumulado até agosto

de 2010, as horas trabalhadas cresceram 0,35%, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

O emprego mostrou decréscimo de 1,68% em agosto, em relação a julho. Comparativamente

ao mesmo mês do ano anterior, a variável registrou retração de 2,29%. Entre janeiro e agosto

de 2010, diante dos mesmos meses de 2009, o emprego industrial apresentou queda de 2,42%.

Em agosto, a massa salarial real mostrou expansão de 3,63%, ante julho. Frente ao mesmo mês do ano passado, houve aumento de 10,57%. No acumulado até agosto de 2010, as remunerações pagas cresceram 0,11% diante de igual período do ano anterior.

O nível de utilização da capacidade instalada no mês de agosto foi de 91,44%, 11,04 pontos percentuais (p.p.) acima do registrado em julho (80,40%). Na comparação com agosto de 2009

(85,19%) a elevação foi de 6,25 p.p. na variável. O NUCI médio entre janeiro e agosto de 2010

foi de 84,35%, enquanto no mesmo período de 2009 foi de 80,71%.

Responsabilidade Social é tema de encontro na Fiemg

A O Eco Instituto INDERC e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba são parceiros do Instituto Algar na realização do Encontro de Redes Empresariais. O evento acontece nesta quinta-feira (14) às 14h no auditório da Fiemg, na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira.

O encontro que acontece em vários lugares do país tem o objetivo de disseminar conceitos e práticas de Responsabilidade Social Empresarial. Para isso, os representantes do Instituto Ethos de São Paulo, João Gilberto e Adriana Rosa, estarão dirigindo a discussão sobre RSE com várias empresas de Uberlândia e região. Todas as empresas que desejarem mais informações sobre atuação socialmente responsável e conceitos de sustentabilidade, poderão participar apenas confirmando a presença no telefone 34 3230 5232. A participação é gratuita.

Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho

Inscrições vão até 30 de outubro

O Sesi – ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba - oferece mais uma edição de um dos prêmios mais importantes da indústria, Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT).

Dividido em etapa estadual e nacional, a 14ª edição do Prêmio tem o intuito de reconhecer as empresas que adotam práticas diferenciadas de gestão e valorizam os benefícios sociais, ambientais e econômicos.

Participando do concurso, a empresa mostra que é sustentável, prática responsabilidade social e se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo para a melhoria dos padrões de trabalho.

As inscrições já estão abertas, seguem até o dia 30 de outubro e podem ser feitas através do site www.sesi.org.br/psqt. A premiação será no primeiro semestre de 2011.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 18 e 24 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Ciência para o desenvolvimento” a semana vai promover atividades diversas de divulgação científica, estimulando debate sobre estratégias e maneiras de utilizar os recursos naturais e a rica biodiversidade brasileira de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população.

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Núcleo de Inovação Tecnológica, Sesi, Senai e ECO Instituto vão desenvolver atividades durante toda a semana e em vários lugares. Serão palestras, stands sobre produção limpa, coleta seletiva, aquecedores solares, tijolo ecológico, além de caminhadas.

“Todas as atividades são voltadas para o desenvolvimento sustentável, bandeira que a Fiemg sempre levantou e vai continuar defendendo. A Ciência e a Tecnologia andam juntas para melhor atender a nossa vida”, disse a consultora do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, Ana Paula Garcia.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Atletas do Futuro participam de Festival Esportivo

No dia 16 de outubro às 9h acontece, no Sesi Roosevelt, o Festival Esportivo Sesi Atleta do Futuro. Serão realizados torneios internos de natação, futsal e voleibol.

A competição será entre as turmas de cada modalidade. “Estamos esperando cerca de 350 alunos. Essa atividade é para estimular a competição e a participação, tudo que foi aprendido durante o ano”, explica a técnica de natação Claudia Lacerda.

Sesi é parceiro do Integração Criança

Várias atividades foram desenvolvidas para a criançada no Camaru
No dia das crianças o Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, foi parceiro da TV Integração no evento que movimentou o Camaru nesta terça feira (12). Mais de 26 mil pessoas participaram do primeiro Integração Criança e puderam ver os apresentadores do programa TV Globinho, Flávia Rubim e Paulo Mathias.
As crianças se divertiram em vários brinquedos enquanto os pais arrumavam o cabelo, cuidavam da beleza e da saúde nos postos disponibilizados no parque de exposição. Nem o calor afastou a animação. Todos aproveitaram o picolé e outras guloseimas distribuídas para refrescar a criançada. Não faltou ação para todas as idades. “Eu vim fazer exames e trouxe meus filhos também para se divertirem”, comenta o vendedor Ilson Mendonça.
Segundo o gerente do Sesi Gravatás, José Lucas Oliveira, o evento foi um sucesso. “Foi um dia inesquecível, as crianças se divertiram e os pais também. Já vamos começar a programar o Integração Criança do ano que vem, com ainda mais atividades e parceiros”, finalizou

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Empresas uberlandenses participam do Minas Trend Preview

O Minas Trend Preview Oi Fashion Tour é o evento de moda mais representativo de Minas Gerais. Será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro na em Belo Horizonte, com o apoio da Fiemg, e reunirá grandes estilistas do país em desfiles, palestras e workshops.

De Uberlândia, duas empresas associadas ao Sindivestu participarão expondo suas peças no evento: Fabiana Milazzo e Magia do Sol. Nesta semana, as empresas receberam a visita de Renato Loureiro, que veio dar uma consultoria e detalhar mais sobre a participação delas no evento.

Fiemg apoia ação comunitária e preventiva de problemas de saúde

Muitas pessoas não têm muito tempo de se cuidar e deixam a saúde em segundo plano. Isso é um ato totalmente errado, pois a saúde deve vir em primeiro lugar nos critérios da vida, pois sem saúde não se tem nada. Entretanto esse hábito vem sendo modificado. A Medicina Preventiva provocou uma transformação muito significativa na forma de encarar os novos costumes. As pessoas passaram a cuidar da saúde e não da doença. Com grande disposição para viver, estão eliminando o sofrimento e aproveitando o prazer de manter uma dieta leve e praticar exercícios.

Preocupados sempre com a saúde de seus colaboradores, familiares e amigos, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e o Eco Instituto Inderc apoia a ação comunitária e preventiva de problemas de saúde “Eu trabalho com o coração” do Centro de Excelência em Medicina, CNI. Neste domingo (10), médicos e enfermeiros das 8h às 13h fazem medição de pressão arterial, teste de glicose, colesterol, visão e dicas de saúde ocular, além de orientação médica, cálculo de índice corporal, distribuição de material informativo e dinâmica e intervenção do alongamento.

A ação que acontece pelo Dia Mundial do Coração terá sorteio de prêmios como aparelho de teste de diabetes aparelha de aferição de pressão arterial, exames de eletrocardiograma, entre outros brindes. Todas as atividades serão na Vila Olímpica do Sesi que fica na rua Nova Ponte, 500, Jardim dos Gravatás.

Brasil compete no Sul-Americano de Menores no Chile

Seleção será representada por 69 atletas na nova pista do Estádio Nacional de Santiago

A seleção brasileira participa do 20º Campeonato Sul-Americano de de Menores, que será disputado neste sábado 9 e domingo 10, na nova pista do Estádio Nacional de Santiago do Chile. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) levou uma equipe com 69 atletas, 35 no masculino e 34 no feminino.

Argentina, com 66 atletas, e Chile, com 60, devem brigar pela segunda colocação na classificação geral. O evento reunirá, no total, cerca de 500 competidores de 10 países. Entre os destaques estão os brasileiros Caio Cezar Fernandes dos Santos e Thiago Braz da Silva. Caio Cezar ganhou ouro no salto em distância e no revezamento medley, quando correu os 100 m, nos recentes Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, e Thiago foi medalha de prata no salto com vara.

Outro nome importante é o argentino Braian Toledo, que em março, em Mar del Plata, estabeleceu novo recorde mundial do lançamento do dardo na categoria até 17 anos, com 89,34 m.

A delegação¸ com atletas de no máximo 17 anos (a serem completados até 31 de dezembro de 2010), foi formada a partir da realização do Campeonato Brasileiro de Menores, no início de setembro, na cidade mineira de Uberlândia. Entre os atletas que se destacaram estão Felipe Lorenzon, que estabeleceu novo recorde sul-americano para o lançamento do disco, com 60,66 m. Felipe treina no CNT CAIXA SESI, instalado na Vila Olímpica do Sesi-Gravatás, com a equipe coordenada pelo especialista cubano Justo Navarro, antigo técnico da campeã olímpica do arremesso do peso Yumileid Cumbá.

Felipe, aliás, foi eleito o melhor atleta do torneio no masculino, juntamente com Jéssica Alves dos Reis, vencedora dos 100 m, com 11.88, escolhida a melhor no feminino. Outro destaque foi Jadson Lucas Silva, que bateu o recorde do Brasileiro/Caixa de Menoresno salto em distância, com

7,47 m. Jadson superou o recorde anterior de Thiago Carahyba, que era 7,43 m e vigorava há 10 anos.

Duas meio-fundistas do Rio Grande do Norte, que também treinam no mesmo CNT em Uberlândia, foram chamadas para a equipe: Alissandra de Lima Araújo, que ganhou os 800 m, com 2:19.57, e Erika Lima de Oliveira, vencedora dos 1.500 m, com 4:39.15, no Brasileiro de Menores. Ambas treinam com Luiz Alberto de Oliveira, que foi técnico do campeão olímpico Joaquim Cruz e do campeão mundial indoor, também nos 800 m, Zequinha Barbosa.

A CBAt mantém, ainda, o CNT CAIXA UNIFOR, em Fortaleza, onde treina Lorayna Targino Lima, que conquistou o título dos 400 m no Campeonato Brasileiro, com 56.88.

Para o treinador-chefe da seleção, João Paulo Alves da Cunha, “a equipe chegou bem a Santiago, já fizemos um treinamento e estamos confiantes em conquistar mais uma vitória para o Brasil”.

O Campeonato Sul-Americano de Menores será aberto oficialmente às 9 horas (10 horas de Brasília), com a prova final feminina de 5.000 m em marcha atlética.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA COMPETIÇÃO, NO LINK ABAIXO:

http://www.fedachi.cl/sudamericano/index.php?option=com_content&view=frontpage/

SELEÇÃO BRASILEIRA

MASCULINO

Caio Cesar Fernandes dos Santos – 100 m - Medley Luis Gabriel Pereira Silva - 100 m Antônio Cesar Rodrigues – 200 m - Medley Rodrigo Gomes Rocha – 200 m Leandro Pitarelli de Araujo – 400 m - Medley Joseílton Costa Cunha – 800 m Maicon Almeida dos Santos – 800 m Vanilso Aparecido da Rocha Silva – 1.500 m Maicon Douglas da Silva Mancuso – 3.000 m Diogo da Silva – 3.000 m Ioran Fernandes Etchechury – 2.000 m c/obstáculos Luiz Felipe Nunes - 2.000 m c/obstáculos Lucas da Silva Carvalho - 110 m c/barreiras Claudinei dos Anjos Oliveira – 110 m c/barreiras Wesley Diego Martins – 400 m c/barreiras

Felipe Dimitri de Oliveira Pereira - 400 m c/barreiras

Almir Cunha dos Santos - Salto em altura

Josué Lima da Costa – Salto em altura

Thiago Braz da Silva – Salto com vara

Giovani Gattei – Salto com vara

Jadson Lucas Santos Silva – Salto em distância Douglas Cândido Selestrino – Salto em distância Paulo Sérgio dos Santos Oliveira – Salto triplo Henrique da Silva – Salto triplo Alex de Castro Sales – Arremesso do peso Felipe Lorenzon – Lançamento do disco Thiago Adriano de Jesus Santos Negreiros – Lançamento do disco Pablo Henrique Bernardino da Silva – Lançamento do martelo Artur Oliveira da Silva – Lançamento do martelo Paulo Henrique Alves da Silva – Lançamento do dardo José Flávio Américo Arantes – Lançamento do dardo Lucas Ferraz Conceição - Octatlo Romário de Jesus Custódio - Octatlo Francisco Weverson de Lima Pereira - Marcha Matheus Monteiro Pereira - Marcha

FEMININO

Jéssica Carolina Alves dos Reis – 100 m – Distância - Medley Camila Aparecida de Souza – 200 m - Medley Carolina Pereira – 200 m Lorayna Targino Lima – 400 m – Medley Lourdes Fernanda Souza Dallazem – 400 m – Medley

Alissandra de Lima Araújo - 800 m

Ingrid da Silva Norberto – 800 m

Érika Oliveira Lima - 1.500 m

Adriely Souza Rodrigues – 1.500 m

Jéssica Ladeira Soares – 3.000 m

Patricia Lemos da Silva – 3.000 m

July Ferreira da Silva – 2.000 m c/obstáculos

Verônica Aparecida Rodrigues Macedo - 100 m c/barreiras

Larissa de Paula Moura - 100m c/barreiras Natania Habitzreiter – 400 m c/barreiras Brenda Silva da Costa – 400m c/barreiras Mariana Ribeiro da Silva – Salto em altura Talita Vidal Barbosa – Salto em altura Izabella Ribeiro Brenzan – Salto com vara Suzana Milani – Salto com vara Andressa Moreira Fidelis – Salto em distância Aline do Nascimento – Salto triplo Karen Kerolyn da Costa Bernardes – Salto triplo Saionara Pavanatto – Arremesso do peso Esthefania Ribeiro da Costa – Arremesso do peso Anne Caroline da Silva – Lançamento do disco Sandra Fabiane Leonhardt – Lançamento do martelo Larissa Seraphim Ribeiro Câmara – Lançamento do martelo Emylyr Rodrigues da Conceição - Lançamento do dardo Ianah Pabliete Keller Agnoletto – Lançamento do dardo Tamara Alexandrino de Souza - Heptatlo Amanda Aparecida da Silva Tomaz - Heptatlo Elysle Silva Albino - Marcha Larissa Aparecida Bueno - Marcha

Treinador-chefe: João Paulo Alves da Cunha. Treinadores: Leandro Aparecido Cardoso, Leonardo Rossato Ribas, Sivirino Souza dos Santos, André Elias Etolben Schilling, Anísio Souza Silva, Claudinei Vaz de Lima, Fernando Barbosa de Oliveira, Luiz Fernando da Silva e Tânia Cabral Padilha Nunes.

Assessoria de Imprensa da CBAt – Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br