segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dorothea Werneck visita Uberlândia

No encontro, Fiemg Regional entrega documento com reivindicações

Ex-ministra do Trabalho (1989-1990) e ministra da Indústria e Comércio (1995-1996), atual secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais no governo Antônio Anastasia, a economista Dorothea Werneck visitou Uberlândia na última quinta-feira (24). Em sua passagem pela cidade, a secretária participou de um debate com empresários da região, na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, sobre o “Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Triângulo Mineiro”.

Na oportunidade, o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, entregou à secretária um documento com as reivindicações coletadas em conversas com empresários de Uberlândia e região. “São pedidos de atenção para a nossa região, que é considerada rica e, por isto, algumas vezes deixada de lado. Temos problemas e também precisamos de ajuda para continuar progredindo e com isso contribuir para o desenvolvimento de regiões mais pobres do nosso Estado”, afirmou Lacerda.

Atividades

Antes do debate, a secretária participou de uma coletiva de imprensa em que ela esclareceu alguns pontos sobre a guerra fiscal, falou sobre o salário mínimo e também sobre empresas sustentáveis. Logo após a coletiva, fez parte de uma reunião fechada com membros do G7, grupo influente em Uberlândia composto pela Fiemg, CDL, OAB, Aciube, Sindicato Rural, Conselho de Veneráveis e Sociedade Médica. Na oportunidade, os representantes dessas instituições agradeceram a presença da economista e passaram a ela alguns pedidos relacionados ao seu setor.

“Já acompanho o trabalho da secretária desde que ela foi nomeada Ministra do Trabalho à mais de 20 anos atrás. A presença dela em Uberlândia caracteriza a boa liderança e laços estreitos que ela se propõe a ter com nossa região. Passei a ela propostas de interação maior com o Movimento Lojista e também pedido de apoio para o projeto Selo Empresa Cidadã, que incentivará ainda mais os empresários do Triângulo Mineiro”, contou o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela

Durante o debate, Dorothea Werneck esteve em contato maior com os problemas enfrentados pelos empresários triangulinos, principalmente os pequenos e médios, como é o caso do proprietário da Fama Doce Indústria e Comércio. Segundo o empresário, o seu maior problema é quanto ao setor imobiliário. “Estou tentando melhorar a minha empresa, conseguir um novo lugar, mas não estou conseguindo. Vim saber da secretária se o Governo do Estado tem algum plano para isso aqui para nossa região. Senti firmeza ao ouvi-la, ela se mostrou muito consciente sobre os problemas de nossa região e disposta a nos ajudar. Veremos como será daqui pra frente”, concluiu.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/fXu6HK

Sindmob realiza missão empresarial para a FIMMA Brasil 2011

Acontece entre os dias 21 e 25 de março de 2011, no Parque de Eventos em Bento Gonçalves (RS), a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, FIMMA Brasil. Em 2011 a feira completa 20 anos e apresenta uma nova estrutura, são 1200m² a mais que 2010, disponíveis para os mais de 650 expositores, além da expectativa de receber 40 mil visitantes, gerando mais de US$300 milhões.

Com o lema Inovação e Vida, a FIMMA Brasil será palco de lançamento para equipamentos e tecnologias de ponta. A vanguarda também tem espaço garantido em projetos especiais e atrações diferenciadas que surpreendem visitantes e expositores a cada edição. Para visitar todo esse espaço e conhecer mais sobre o setor e suas inovações, o Sindicado das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Sebrae-MG está organizando uma missão empresarial para levar seus associados. “É uma oportunidade memorável, a feira traz as novidades do setor moveleiro e isso manterá a região do Triângulo Mineiro mais antenada com o que está acontecendo no Brasil e no mundo”, diz o presidente do Sindmob, Ruy Mendes.

A missão sairá de Uberlândia no dia 19 de março às 17h da porta da Fiemg Regional (avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira) e retorna dia 22, com saída às 20h de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Os interessados devem entrar em contato com a Joana pelos telefones (34) 3219-6533, 3230-5241 e 9171-4357. Mais informações sobre a FIMMA 2011 acesse www.fimma.com.br.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dorothea Werneck fala amanhã a empresários em Uberlândia

No encontro, Fiemg Regional entrega documento com reivindicações

Ex-ministra do Trabalho (1989-1990) e ministra da Indústria e Comércio (1995-1996), atual secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais no governo Antônio Anastasia, a economista Dorothea Werneck visita Uberlândia amanhã (24). Em sua passagem pela cidade, a secretária irá participar de um debate com empresários da região, na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, sobre o “Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Triângulo Mineiro”.

Na oportunidade, o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, entregará à secretária um documento com as reivindicações coletadas em conversas com empresários de Uberlândia e região. “São pedidos de atenção para a nossa região, que é considerada rica e, por isto, algumas vezes deixada de lado. Temos problemas e também precisamos de ajuda para continuar progredindo e com isso contribuir para o desenvolvimento de regiões mais pobres do nosso Estado”, afirma Lacerda.

O debate será às 15h, na sede da entidade, na avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira. A entrada é gratutita, mas precisa ser confirmada presença através do telefone (34) 3230-5200.

AGENDE-SE:

Debate “Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Triãngulo Mineiro”, com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais no governo Antônio Anastasia, a economista Dorothea Werneck

15h

Fiemg Regional Vale do Paranaíba – avenida Rondon Pacheco, 2.100

Fiemg apoia nova campanha do Canal da Gente

Apresentação do novo posicionamento do canal e o lançamento da Campanha de Sustentabilidade acontecem nesta quinta-feira

O Canal da Gente se reciclou e se transformou no primeiro veículo de comunicação de Uberlândia totalmente comprometido com a sustentabilidade.

Por ter uma grande audiência na cidade, o Canal resolveu utilizar essa força como emissora para incentivar a conscientização de um futuro melhor perante os desastres climáticos ocorridos pelo aquecimento global.

Para apresentar o seu novo posicionamento e o lançamento da Campanha de Sustentabilidade, o Canal da Gente (15 da TV a cabo) vai promover nesta quinta (24) um Happy Hour. “Vamos apresentar o novo posicionamento que o canal trouxe para mobilizar a sociedade perante os problemas climáticos. Pretendemos usar a força do veículo para conscientizar as pessoas a agirem de forma sustentável pensando em um futuro melhor”, afirma Rosane Lucho, diretora executiva do Canal da Gente.

A realização do evento conta com a parceira da empresa Rossi Residencial, realizadora do evento junto ao Canal, que também conta com o apoio da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda de Uberlândia, Fiemg Regional Vale do Paranaiba, Eco Instituto Inderc, CDL Uberlândia, OAB Uberlândia, ACIUB e Sindicato Rural.

O Happy Hour vai acontecer no Auditório da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e terá inicio às 19h30.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sesi Araguari promove tarde especial para mulheres

Elas deixaram de ser apenas donas de casa e começaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Hoje dividem seu tempo entre filhos, marido e carreira, mas sem jamais deixar de ser feminina, vaidosa e cheia de charme. Com tantos bons requisitos, não podia deixar de ter o seu próprio dia, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Para comemorar esse dia, e homenagear as mulheres araguarinas, o Sesi irá realizar uma tarde de atividades. O evento contará com nutricionistas dando dicas de cardápio e fazendo avaliação de massa corporal, esteticistas fazendo maquiagem, limpeza de pele, sobrancelha de henna e dando dicas de beleza facial e corporal, dentistas ensinando sobre higiene bucal, enfermeiros fazendo aferição de pressão e glicose, massoterapeutas aplicando técnicas de Quick massagem, reflexologia dos pés, escalda pés, Shiatsu e massagem alternativa, manicures e pedicures que farão desenhos em unhas, educadores físicos para avaliar a forma física e terá entrega de flores e brindes para as participantes.

“É um dia de puro lazer, para que a mulher possa relaxar e ter um momento só dela. Além de conhecer e interagir com outras mães, esposas e profissionais”, conta a diretora do Sesi Araguari, Vanda Oliveira.

O evento acontecerá no dia 4 de março, das 14h às 17h, no Sesi Araguari que fica na rua Manoel Assis Pereira, 140, bairro Goiás. Mais informações pelo telefone (34) 3242-4100.

Sinduscon organiza a primeira missão empresarial de 2011

O Sindicato vai levar os associados para Feira Internacional da Indústria da Construção em São Paulo

Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 19ª Feicon Batimat (Feira Internacional da Indústria da Construção), acontece de 15 a 19 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Ocupando os 85.000 metros quadrados do Pavilhão, a expectativa da promotora é receber 175 mil visitantes. Com 750 expositores, de 21 países; em 2011 a Feira deve apresentar cerca de 2.500 lançamentos de produtos e serviços.


Além de servir como vitrine para produtos e serviços, a Feicon Batimat auxilia o crescimento do setor por meio da difusão de conteúdo, concedido em seminários realizados simultaneamente à Feira. Entre 15 e 18 de março, no Hotel Holiday Inn (anexo ao Pavilhão do Anhembi), o Núcleo de Conteúdo do evento apresenta, em parceria com renomadas instituições e associações, quatro fóruns:


- 15/03: Seminário Brasileiro de Material de Construção ANAMACO 2011

-16/03: II Seminário Internacional PROCESSO AQUA: O Desenvolvimento da Construção Sustentável no Brasil; VII Simpósio SINCOMAVI

-17/03: Seminário Sistemas Construtivos para Habitação Econômica: Alternativas para Construir em Larga Escala com Qualidade e Baixo Custo

- 18/03: III Seminário GREEN BUILDING COUNCIL: construindo um Brasil Sustentável

Para participar da Feira, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sinduscon-TAP, está organizando uma missão empresarial para levar seus associados. A saída de Uberlândia acontecerá no dia 17 de março, às 23h, e sairão de São Paulo no dia 18, às 19h. Os interessados devem entrar em contato pelo email gerencia.sinduscon@triang.com.br ou pelo telefone (34) 3236-3163.

“Essa feira acontece anualmente, e é uma oportunidade para adquirir conhecimento. Evoluções estão acontecendo e precisamos acompanhar. Sem falar no contato profissional, afinal o ano passado foram mais de 700 expositores de aproximadamente 30 países”, conta o presidente do Sinduscon-TAP, Paulo Ribeiro.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Arrecadação Tributária é discutida por empresários

Recentemente, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, divulgou que o Brasil está entre os países com maior carga tributária. O país saiu da 18ª para a 14ª posição desde o ano de 2009. Existem pesquisas que apontam que os brasileiros precisam trabalhar cinco meses do ano apenas para pagar os impostos. Com apenas dois meses, o ano de 2011 já mostrou que a arrecadação tributária brasileira está em alta. Segundo a ferramenta que contabiliza essa arrecadação, o impostômetro (http://www.impostometro.com.br) já foram mais de R$ 170 bilhões até agora. Para entender mais sobre esses números, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba, Cintap, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e o Studio Fiscal promoveram a palestra “Contexto da arrecadação tributária a partir de 2011”, ministrada pelo administrador de empresas formado pela PUC-RS, Fabiano Barboza. O evento aconteceu na Fiemg e reuniu vários empresários e profissionais interessados em entender ainda mais sobre a carga tributária brasileira.


Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/gQ1Dw8

Cozinha Brasil está de volta à Fenicafé

Receitas com alto valor nutricional e baixo custo serão ensinadas gratuitamente

Receitas novas e práticas serão ensinadas gratuitamente no Cozinha Brasil, projeto do SESI, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que tem o objetivo de incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos.
O programa, em parceria com a Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, será realizado durante a Fenicafé 2011, entre os dias 6 e 8 de abril, em Araguari (MG), no Pica Pau Country Club.

As receitas serão à base dos produtos da região, como milho, café, tomate, maracujá e soja, assim como nas edições anteriores. De acordo com a agente de vendas da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Rosania Resende Teixeira de Araújo, esse ano as receitas serão diferentes. “A cada edição estamos tentado inovar ainda mais, as outras edições que estivemos presente na Fenicafé foi um sucesso. E esperamos que em 2011 não seja diferente”, completa Rosania.

Vale ressaltar que o lema do Cozinha Brasil é “na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois aproveitam todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos. O programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população.

Inscrições abertas
As inscrições para o curso, que será ministrado três vezes por dia no decorrer da Fenicafé 2011, já podem ser feitas. Todos os participantes vão ganhar o livro “Alimente-se bem”. Para se inscrever basta se direcionar aos seguintes locais, em Araguari (MG):
Fiemg
Av. Coronel Teodolino Pereira Araújo, 711, Centro – (34) 3242.5006
ACA
Rua Jaime Gomes, 418, Centro - (34) 3242.8888
Sesi/Senai
Rua Manoel de Assis Pereira, 140, Bairro Goáis – (34) 3242.4100

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COMUNICADO

Sugestão de Pauta

Prezado colega,

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba tem a honra de convidar para a coletiva de imprensa com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Dorothea Werneck, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, às 14h, na sede da entidade, na avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira.

Na oportunidade de visita à Uberlândia, a secretária também fará na Fiemg, às 15 horas, debate destinado aos empresários sobre o tema “Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Triângulo Mineiro”.

Sobre a secretária

Dorothea Fonseca Furquim Werneck é economista, foi ministra do Trabalho (1989 -1990) e ministra da Indústria e Comércio (1995 1996). Assumiu em 10 de janeiro de 2011 o cargo de Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais no governo de Antônio Anastasia.

Gentileza confirmar presença através deste email ou pelo telefone (34) 3224-6084, com Karen Cardoso.

Saiba como aperfeiçoar chefia e liderança

Curso do Senai aplica métodos para melhorar o relacionamento interpessoal e como comandar uma equipe

Não é de hoje que treinamentos, cursos e palestras são utilizados como ferramentas de organização e qualificação do trabalho. Estes métodos foram implantados desde as primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo. Com o passar dos anos, esse processo se tornou essencial para as empresas que pretendem ter maior visibilidade no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Muito mais do que passar conhecimento, esses recursos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Reciclar é a palavra chave para os que almejam sucesso e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas.

Ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas as linhas de produção ou funcionários com atividades mais operacionais que necessitam passar por treinamentos. Os executivos e colaboradores da alta gestão também devem fazem uso dessas ferramentas para se manterem atualizados.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari, Sindiaa, Odorico Pereira, uma organização funciona como uma pirâmide, e deve ser bem estruturada desde a base até o topo, pois só assim a empresa estará alinhada e terá conhecimento para implementar o que for passado durante os treinamentos. “Tudo começa no alto dirigente. Se um projeto de treinamento ou aperfeiçoamento não envolver a direção, ela acaba se perdendo e criando apenas conflitos em toda a estrutura”, afirma.


Curso de Liderança

Com o intuito sempre de melhorar o funcionamento das empresas, o Senai disponibiliza o curso de Aperfeiçoamento em Técnicas de Chefia e Liderança. O curso acontecerá em duas datas de 28 de fevereiro a 14 de março, e o segundo entre 14 e 18 de março, das 18h às 20h. Instrutor e alunos irão discutir sobre liderança e gestão de pessoas, o ambiente de liderança, motivação e relações interpessoais.

Para fazer os cursos o interessado deve ter o ensino fundamental completo. Para se matricular, é necessário encaminhar-se até o Senai - Rua Ernesto Vicentini, 245, Roosevelt - e ter em mãos o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e título de eleitor. São 20 vagas disponibilizadas e o investimento é de R$70. Mais informações pelo telefone (34) 3228-5200.

Cemig abre vagas de estágio através do IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) inicia no dia 24 de fevereiro as inscrições para o estágio na Cemig. São oferecidas 386 vagas, em diversas cidades do estado, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fiemg.com.br/iel até 13 de março.

Podem se inscrever os alunos de nível superior que estão no penúltimo ou no último ano do curso. Já alunos de nível técnico devem estar no último ano ou já ter concluído o curso e precisar de estágio obrigatório para obter o certificado de conclusão.

O candidato ao estágio fará provas on-line e terá o seu histórico escolar analisado. “Os selecionados no exame on-line passarão por uma avaliação do histórico escolar. Serão encaminhados três candidatos por vaga para uma entrevista na empresa com o gestor da área”, explica a gerente de Estágios do IEL, Joana Tostes Fernandes.

O estágio tem início em abril de 2011 e oito meses de duração. A carga horária é de quatro horas diárias de segunda a sexta-feira e o valor da bolsa é 1,4 salário mínimo para nível superior e 1,1 salário mínimo para nível técnico.

Em Uberlândia são oferecidas 17 vagas. Para o nível superior os candidatos devem cursar Biologia. Engenharia Elétrica, Mecânia ou Sistemas de Informação. Já para o nível técnico os interessados devem estar terminando ou ter finalizado Técnico em Eletrônica, em Eletrotécnica, em Segurança do Trabalho ou em Mecânica.

Saiba mais sobre Arrecadação Tributária

Você quantos meses tem de trabalhar para pagar seus impostos? Palestra vai apontar soluções fiscais

Recentemente a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, divulgou que o Brasil está entre os países com maior carga tributária. O país saiu da 18ª para a 14ª posição desde o ano de 2009. Países como Chile, México e Grécia conseguiram diminuir sua carga tributária após a última crise mundial, já o Brasil passou a aumentar ainda mais a arrecadação. Existem pesquisas que apontam que os brasileiros precisam trabalhar cinco meses do ano apenas para pagar os impostos, segundo informações do Instituto de Planejamento Tributário – IBPT. Com apenas dois meses, o ano de 2011 já mostrou que a arrecadação tributária brasileira está em alta, segundo a ferramenta que contabiliza essa arrecadação, o impostômetro (http://www.impostometro.com.br) já foram mais de R$ 170 bilhões até agora.

Para entender mais sobre esses números, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba, Cintap, juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e o Studio Fiscal vão promover a palestra Contexto da arrecadação tributária a partir de 2011. “O palestrante Fabiano Barboza, irá orientar os empresários sobre o panorama fiscal no Brasil a partir de 2011, apontando soluções fiscais tributárias para o caixa de suas empresas”, afirma a gerente de projetos do Cintap, Daniela Dias.

A palestra acontecerá no dia 17 de fevereiro, às 19h, na Fiemg que fica na avenida Rondon Pacheco, 2100, Vigilato Pereira. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos emails regional-vp@fiemg.com.br , eventos@cintap.com.br ou pelo telefone (34) 3230-5200.

Sobre o palestrante

Fabiano Vieira Barboza é administrador de empresas formado pela Puc –RS, sócio e diretor operacional da Studio Fiscal Revisão Tributária, sócio da Studio Fiscal Participações S.A. Ele tem mais de 10 anos com gestor de empresas de médio e grande no Brasil, responsável pela gestão de mais de 50 unidades da Studio Fiscal no Brasil, pela elaboração de mais de 500 projetos entre Revisões e Planejamento Tributário e pelo levantamento de mais de R$ 100 milhões de créditos nos últimos dois anos.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Senai realiza curso de XCAD 2D

Mercado necessita de cadistas qualificados

Há alguns dias a Prefeitura Municipal de Uberlândia divulgou a realização do processo seletivo para contratar cadistas (profissionais que utilizam o programa Autocad). Entre as exigências estava o conhecimento específico de Autocad. O salário mensal gira em torno de R$1.050,00. Muito dos cadistas são autodidatas, mas para o mercado isso não está sendo suficiente. Atualmente tem se exigido um curso de aprimoramento deste conhecimento.

De olho na realidade, o Senai Roosevelt está oferecendo um curso gratuito de XCAD 2D que é um programa que possui as mesmas propriedades que o software Autocad. São 20 vagas para serem preenchidas até o dia 18 de fevereiro, tendo o curso, inicio no dia 19, aos sábados de 8h às 12h.

O XCAD 2D é utilizado em diversas áreas para a elaboração de projetos, principalmente os voltados para a construção civil, que é o foco do curso ofertado. Por isso o público alvo do curso são os profissionais das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Tecnólogos da construção civil, além de estudantes desse setor.

“Após a conclusão do curso o profissional terá em sua formação a capacidade de usar o software para desenhos bidimensionais na área da construção civil e para utilizar seus recursos e comandos básicos como ferramenta na geração e manipulação de projetos”, explicou o supervisor técnico do Senai, Luiz Augusto Reggiani Júnior.

Os interessados devem se dirigir até o Senai que fica na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, portando cópia dos documentos pessoais (Identidade e CFP) , comprovante de endereço e comprovante de conclusão do ensino médio.

Massa salarial aumenta no fim de 2010

Apesar das retrações, ano de 2010 encerrou positivamente e a expectativa é de melhora em 2011

A indústria do Triângulo Mineiro encerrou o ano de 2010 acumulando queda na maioria dos indicadores, com exceção da massa salarial. O recuo no faturamento foi reflexo da retração nas exportações. O decréscimo no emprego afetou negativamente as horas trabalhadas na produção. Em 2011, a expectativa é de retomada no nível de atividade, mesmo que em patamares pouco expressivos, tendo em vista um ajuste ao novo cenário econômico. O faturamento real em dezembro mostrou recuo de 0,57%, ante novembro. Na comparação com mesmo mês de 2009, o indicador reduziu 18,97%. No acumulado de 2010, observou-se retração de 3,53% no total das vendas, contra o ano anterior.

No mês de dezembro, as horas trabalhadas na produção diminuíram 5,57%, diante de novembro. Com relação a mesmo mês do ano anterior, a variável recuou 6,52%. Entre os meses de janeiro e dezembro, as horas trabalhadas registraram queda de 0,76%, diante do mesmo período de 2009.

O emprego mostrou retração de 3,44% em dezembro, contra novembro. No confronto com dezembro de 2009, o indicador registrou recuo de 0,14%. No acumulado de 2010, comparativamente a igual período do ano anterior, a variável reduziu 2,45%.

A massa salarial apresentou expansão de 25,95% no mês de dezembro, em relação a novembro. Comparativamente a mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 12,25% no indicador. Em 2010, as remunerações pagas apresentaram crescimento de 3,90%, diante de 2009.

Em dezembro, o nível de utilização da capacidade instalada atingiu 81,20%, valor 3,77 pontos percentuais (p.p.) inferior a novembro (84,97%). No confronto com dezembro de 2009 (82,99%), observou-se decréscimo de 1,79 p.p. no indicador. No acumulado de janeiro a dezembro, a utilização da capacidade instalada média foi de 84,47%, contra os 81,92% registrados no ano anterior.

Agenda

Além de questões como sustentabilidade, meio ambiente, mercado industrial, a Fiemg Regional também se preocupa e está sempre engajada em projetos culturais. Entusiasta de vários projetos, a Fiemg dessa vez apoia a primeira mostra cultural realizada neste ano na cidade de Uberlândia. A abertura da mostra, denominada Maturação, aconteceu na última semana no espaço Cultural Forense, com direito a muita música com cantor André Santana. A mostra está contemplando o trabalho da artista de Coromandel que vive em Uberlândia há muitos anos, Aleh David, são pinturas abstratas e mandalas. A exposição vai até o dia 25 de fevereiro.

Confira as fotos no Flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/ereakK

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cintap promove curso de contabilidade para não contadores

Receita Federal, capital de giro, controles financeiros, impostos, são tantos números que é necessário tomar consciência e aceitar que nem sempre se consegue entender de tudo. Para isso, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, está oferecendo o Curso de Contabilidade para não contadores.

O curso é destinado aos profissionais dos mais diversos segmentos que tenham interesse em aumentar seus conhecimentos na utilização destes instrumentos, além de gerentes, supervisores, analistas, empreendedores, empresários de pequenas e médias empresas, além de trainees, estagiários e estudantes em formação. Segundo a gerente de projetos do Cintap, Daniela Dias o curso tem o objetivo de introduzir os participantes no conhecimento da contabilidade. “Será apresentado conceitos e fundamentos mínimos para o entendimento do assunto, além de apresentar aspectos de análise bem simples e eficiente que possa contribuir com os resultados qualitativos ou até quantitativos na organização”, explica.

O curso que acontecerá entre o dia 22 de fevereiro e o dia 3 de março, será ministrado pelo especialista em Planejamento empresarial, relações industriais e mercado de capitais, Antonio Sérgio Camocardi. Os interessados devem se inscrever pelo email comercial02@cintap.com.br ou pelos telefones (34) 3230-5239 (Dayana) e (34) 3230-5218 (Ariane). Investimento: R$500.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cozinha Brasil 2011 começa em Douradoquara

Receitas com alto valor nutricional e baixo custo serão ensinadas gratuitamente

O caminhão do Cozinha Brasil estará no município de Douradoquara (MG), atualmente com quase 4 mil habitantes, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, ensinando gratuitamente receitas novas e práticas através do projeto do SESI, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O Cozinha Brasil tem o objetivo de incentivar a mudança de hábitos alimentares da população por meio de cursos itinerantes, com aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos.

O curso será no Clube Silvio Marques Pedrosa (Travessa Assunção, Centro) durante todo o dia. As receitas serão à base dos produtos da região. O lema do Cozinha Brasil é “na cozinha nada se perde, tudo se transforma”, pois aproveitam todas as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos. O programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população.

São esperados aproximadamente 150 participantes e a formatura acontecerá no dia 11 de fevereiro, com apresentação de alguns pratos feitos pela turma. De acordo com o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, a expectativa é de que o caminhão do Cozinha Brasil atenda o maior número de pessoas possível. “É uma forma de levarmos benefício para as cidades que fazem parte de nossa Regional”, afirma.

Inscrições:

As inscrições já podem ser feitas na Secretaria Municipal Assistência Social de Douradoquara que fica na avenida Antônio Davi Ramos, 286, Centro. Mais informações: (34) 3846-1244.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vários atendimentos no primeiro dia da Semana do Crédito Livre

Cintap continua os atendimentos até o dia 4 de fevereiro

Nem a chuva atrapalhou os atendimentos na Semana do Crédito Livre realizada pelo Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Só no primeiro dia foram atendidas 13 empresas.

Até o dia 4 de fevereiro, consultores da Assessoria de Crédito estarão à disposição daqueles que buscam capital de giro e também um aporte caixa. "São esperados em torno de 150 empresários durante toda a Semana. Temos linhas que atendem empresas e também pessoa física. A resposta para o pedido chega em aproximadamente 20 dias", explica a coordenadora de Assessoria de Crédito, Josmara Galvão que também afirma que o recurso é disponibilizado de acordo com a capacidade de pagamento da empresa.

O que é a Semana de Crédito?

A Semana de Crédito Livre é um trabalho realizado pelo Cintap que desde o ano passado se tornou correspondente da Caixa Econômica Federal (CEF) e tem autonomia para, através desse convênio, minimizar a burocracia para que as empresas e pessoas físicas (associadas ou afiliadas ao Cintap/Fiemg) consigam crédito para fazer investimentos sem destinação específica.

O atendimento está sendo realizado de 9h às 17h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (avenida Rondon Pacheco, 2100). Os interessados devem agendar horário pelo telefone (34) 3230-5200.

Linhas da Caixa

Capital de Giro

Financiamento para empresas com 12 de funcionamento

Carência: até seis meses

Prazo total para pagar: até 36 meses

Aporte Caixa

Crédito para sócios de empresas afiliadas ou associadas à Cintap/Fiemg

Valor mínimo: R$ 20 mil

Prazo total para pagar: 120 meses

Operações especiais

Desconto de recebíveis com taxas diferenciais e especiais para este convênio CEF, Cintap, Fiemg e Sindicatos Patronais da Indústria.

Fiemg, Sesi e Senai contribuem para as 300 toneladas arrecadadas para a Campanha SOS Rio e Sul de Minas

Desde o dia 14 de janeiro a população de Uberlândia contribuiu com doações para a Campanha SOS Rio e Sul de Minas. Ontem (31) a campanha foi encerrada e os números foram surpreendentes. Mais de 300 toneladas de donativos foram arrecadados. Cerca de 150 toneladas (totalizando oito caminhões) já foram destinados às cidades de Nova Friburgo (RJ), Teresópolis (RJ), Pouso Alegre (MG), Três Corações (MG) e Alagoa (MG). As outras 150 toneladas estão no Bem Social Lagoinha esperando a destinação correta.

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, o Sesi Gravatás e o Sesi/Senai Roosevelt foram postos de arrecadação durante esses quase 20 dias. Juntas, as entidades arrecadaram centenas de produtos de higiene, alimentos, água e peças de vestuário (roupas e calçados). “A campanha foi um ato muito bonito de solidariedade. Tivemos em nossas dependências um número expressivo de doações. Agradecemos a todos que se envolveram nesse projeto e que contribuíram para que pudéssemos ajudar a população de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, disse o gerente do Núcleo Administrativo Financeiro da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Emílio Ribeiro.

Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/i4BGKQ