sexta-feira, 29 de abril de 2011

Presidente da Fiemg defende ramal de gasoduto em Uberlândia

O presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, juntamente com Deputado Federal Gilmar Machado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Ferreira, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Rogério Nery e diretores Daniel e Paulo Romes, estiveram no Rio de Janeiro - RJ ontem, 27, em reunião com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. O objetivo foi apresentar a proposta de extensão do ramal de gasoduto, que passará em Uberaba, até Uberlândia.

Segundo o Presidente Gabrielli, o gasoduto só se viabilizará se haver aumento de consumo ou seja se tivermos mais Indústrias de grande porte instaladas na região e que a CEMIG é a responsável pelo transporte do gás , ficando a Petrobras somente responsável pela disponibilidade das moléculas do gás ou seja o fornecimento.

Além disso, foi mostrado uma série de investimentos da Petrobras na UFU e portanto será realizado um evento para mostrar o que está sendo desenvolvido e a partir daí capacitar fornecedores tanto para novos produtos em desenvolvimento como para as atuais demandas da Petrobras , seja no pré-sal seja nas demais atividades.

Fiemg aposta na logística reversa com a vinda do Entreposto da ZFM

Uberlândia é considerada a 2ª cidade do estado de Minas Gerais na geração de emprego e a capital da logística. No balanço de um ano do Entreposto, foi divulgado que cinco empresas devem começar a operar em 60 dias, outras 73 empresas já estão com projetos em andamento e 18 contratos estão fechados e utilizando a estrutura local.

Até o fim deste ano cerca de 30 empresas estarão aproveitando a logística reversa para Manaus. “Centenas de empresas, principalmente as mineiras, têm a oportunidade de testar o que é a logística reversa. Essa missão compete a todos nós do poder privado e público”, disse o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, durante a apresentação do balanço de um ano do Entreposto.

De acordo com Lacerda, a região tem a grande oportunidade de atrair indústrias que já são ou as que não são ainda fornecedoras complementares das montadoras das indústrias de Manaus. “Para isto, é necessário que haja uma política de incentivos para atração desses novos parques industriais que hoje estão no Sudeste ou no Sul do País, lembrando que já temos dois novos Distritos Industriais em Uberlândia prontos para isso. Torço para que o governador Anastasia, nossos prefeitos da região, deputados e vereadores trabalhem nesse sentido”, argumenta.

O município, hoje, é o ponto de ligação entre grandes centros mercadológicos como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, o que faz de seu escoamento de produção e trânsito de pessoas serem referência para os demais estados. Essa ligação entre os principais mercados do país se dá pelo transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário. “Por todo esse aparato industrial e de mercado que Uberlândia se tornou o melhor lugar para se investir, para que as pessoas possam crescer. Através da logística reversa nós extraímos mais,investimos mais e ainda geramos receitas e empregos em número elevado”, finaliza Lacerda.

Aberto credenciamento de imprensa

Grande Prêmio Internacional Caixa Sesi de Atletismo em Uberlândia

Jornais, revistas, portais, rádios e TV, interessados em acompanhar o “5º GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA SESI DE ATLETISMO”, já podem pedir o credenciamento de seus jornalistas. Para tanto, basta entrar na PÁGINA DE CREDENCIAMENTO do hotsite do evento na internet, no LINK abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/imprensa.asp

* PARA EFETIVAR o pedido de credenciamento é preciso preencher o formulário e enviar. É OBRIGATÓRIO o preenchimento de todos os campos do formulário; do contrário o pedido de credenciamento não será efetivado.

* O PRAZO para solicitação de credenciais terminará impreterivelmente no dia 13 de maio próximo. Após está data, o sistema de credenciamento será retirado do ar.

FICHA DO EVENTO

Nome: 5º GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA GOVERNO DO PARÁ DE ATLETISMO

Local: Pista Ádria Santos - na Vila Olímpica do Sesi Gravatás

Cidade: Uberlândia (MG)

Data: domingo, 18 de maio de 2010

Horário: a partir das 18:00

Atenciosamente,

Benê Turco – Coordenador de Imprensa

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Senai abre vagas de aperfeiçoamento para o mês de maio

Na relação de cursos há também aqueles que são gratuitos

Mais um mês vai ter início e outras oportunidades estão surgindo. O mercado continua exigindo bons profissionais para atuar em diversas áreas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Uberlândia vem sempre contribuindo para que a mão de obra disponibilizada seja sempre de alta qualidade.

No mês de maio o Senai oferece o curso na área de Vestuário, Aperfeiçoamento em Desenho Técnico de Roupas. As turmas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde ou da noite, de 2 de maio à 3 de junho. Os alunos aprenderão os componentes do vestuário, ferramentas, ficha técnica, técnicas para desenho de pregas, babados, franzidos, godê, evasê, cascata, drapeados, rendas, pences, recortes, decotes, golas, abotoamento, cavas, mangas e punhos, além de desenhos de peça do vestuário como blusas, camisas, calças, saias, vestidos e corpetes. São 10 vagas disponibilizadas e a idade mínima para participar é 16 anos. Investimento: R$ 78,30.

Para o setor de mecânica, estão abertas as inscrições das 15 vagas para Aperfeiçoamento em Mecânica de Manutenção de Máquina em Geral. O curso irá de 7 de maio à 18 de junho, todos os sábados pela manhã. Os interessados deverão ter o ensino fundamental completo e vão aprender sobre manutenção planejada e não planejada, desmontagem e montagem de conjuntos, além de identificação e especificação de rolamentos e outros elementos de máquinas. Investimento: R$ 150,00.

Curso Gratuito

O Senai também disponibiliza no mês de maio o curso gratuito de Qualificação em Instalador Hidraulico – Amanco. De 23 de maio à 15 de julho os alunos aprenderão sobre sistema de instalação hidráulica, dimensionamento de redes de água fria e esgoto, leitura e interpretação de projeto de instalações hidráulicas e prática profissional. São 16 vagas para o turno da tarde e para se inscrever o interessado deve ter ao menos a 5ª série/ 6º ano do ensino fundamental.

As inscrições para os cursos já estão abertas. Os interessados devem se encaminhar, com cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de escolaridade, até o Senai que fica na Rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt. Mais informações através do telefone (34) 3228-5200.

COMUNICADO

Prezado colega,

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba tem a honra de convidar para a coletiva de imprensa como secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, que acontecerá no dia 5 de maio, às 9h, no Center Convention, na avenida João Naves de Ávila, 1331.

Na oportunidade de visita à Uberlândia, o secretário também fará, às 9h30, uma palestra e um debate destinado aos empresários sobre Nova Estrutura da Secretária de Meio Ambiente do Estado.

Sobre o secretário

Adriano Magalhães é engenheiro eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios. Antes de ser secretário, ocupava a presidência do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Gentileza confirmar presença através deste email ou pelo telefone (34) 3224-6084, com Karen Cardoso.

Fiemg mais uma vez promove discussão sobre sustentabilidade

Secretário de Meio Ambiente palestra para empresários em Uberlândia

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba defende a bandeira do Desenvolvimento com Sustentabilidade e está sempre em busca de novas atitudes para preservação e conservação do meio ambiente, tendo como cultura a informação e orientação aos seus sindicatos, instituições e associados. Dentro deste contexto, visando uma maior sinergia entre o setor produtivo e os órgãos ambientais estaduais e municipais, a Fiemg juntamente com a Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizará um encontro com o secretário de estado, Adriano Magalhães.

A palestra com secretário acontecerá no dia 5 de maio, das 9h às 12h, e terá espaço para debates e diálogos com os empresários sobre o Novo formato da Gestão Ambiental em Minas Gerais. O evento, que tem o apoio do Eco Instituto, Cintap e dos Sindicatos Patronais, acontecerá no Center Convention (Avenida João Naves de Ávila, 1331). Para confirmar a presença basta entrar em contato com pelo telefone (34) 3230-5200 ou pelo email eventos@regionalfiemg.com.br

Programação

9h – Recepção e Café da Manhã

9h30 – Abertura Oficial

– Palestra do secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães

– Mesa redonda: secretário com empresários

12h – Encerramento com almoço

terça-feira, 26 de abril de 2011

Fiemg Regional Vale do Paranaíba promove festa em Araguari no Dia do Trabalhador

No dia 1º de Maio, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, através do Sesi Araguari, promove uma festa em comemoração ao Dia do Trabalhador. A partir das 17h, o Parque de Exposições Rondon Pacheco estará aberto à população. A entrada será 1kg de alimento não perecível da marca Vasconcelos.

O evento terá vários shows como Sidney do Cerrado, Luiz Claudio, Luiz Henrique, Chica Pimenta, além das duplas Racine e Rafael, Diego e Ricardo, Luiz Claudio e Diogo, Lucas e Gustavo. A festa, que irá até às 0h, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Araguari, Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Rádio Regional FM, Secretaria de Trabalho e Ação Social, Arroz Vasconcelos, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Afins de Araguari (Stiala), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari (Sindivest) ,e TV Integração, Sincopel e Sindicato das Industrias de Alimentação de Araguari ( Sindiaa).

Eco Instituto é o primeiro a medir CO2 em Uberlândia

Números de emissão de CO2 no Brasil preocupam e Instituto busca maneiras de estudar e minimizar a poluição

Em relação a outros países como os Estados Unidos, que é responsável por 21% das emissões mundiais, totalizando 5,9 bilhões de toneladas, os números do Brasil parecem insignificantes (1,3% das emissões), mas a preocupação com esse tipo de poluição é grande, afinal, mesmo sendo baixa quando comparada a países mais poluidores, essa prática é prejudicial à saúde de todo o planeta.

Para minimizar essa realidade, a tecnologia se torna aliada à nova mentalidade de preservação do Planeta. E o Eco Instituto, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, é o primeiro a trazer para Uberlândia uma maneira de medir a emissão de CO2 de empresas, dos veículos automotores e até de residências, através do Ecosensor.

“A concentração de CO² e outros efluentes gasosos interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, na produtividade, e nos processos. Com o Ecosensor é possível coletar dados precisos e informar empresas, governos, enfim, os responsáveis pelos espaços públicos ou privados, sobre a qualidade do nosso ar e solucionar os problemas advindos dessa realidade. Quando concebemos o projeto, pensamos na melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho das pessoas”, conta o presidente do Eco Instituto e da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.

As conseqüências da má qualidade do ar na saúde humana

Em ambientes com grandes concentrações de CO² e baixa umidade do ar, sintomas como dores de cabeça, falta de concentração e sonolência são comuns entre as pessoas que ocupam o espaço. Reações metabólicas importantes também podem ser observadas e é por isso que o monitoramento da qualidade do ar é indispensável à saúde, se tornando um diferencial competitivo para empresas que produzem ou prestam serviços. Especialmente aquelas que concentram pessoas em seus prédios, como academias, escolas, agências bancárias, shoppings, entre outras.

Como funciona

O Ecosensor é um projeto que utiliza componentes eletrônicos de baixo custo que trabalharão em um determinado espaço medindo a concentração de CO2, temperatura e umidade em ambientes que antes não eram controlados. Inicialmente, o hardware do projeto está configurado para controlar a qualidade do ar, mas pode ser modificado e captar outros gases, o que aumentará, assim, a sua aplicabilidade.

De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela equipe técnica do projeto, Roberto Sugayama, o sensor pode ser utilizado para monitorar ambientes fechados, chaminés de indústrias, automóveis e até fazendas com criação de gado. “O desejo é que com esses números, que obtemos a cada 10 segundos, mostremos a realidade para que a emissão seja diminuída a cada momento, seja através de ações da própria empresa que utiliza a medição, como também da população e de órgãos do governo competentes”, afirma.

Site em funcionamento

O Eco Instituto já está com o medidor em funcionamento. De tempo em tempo os valores são atualizados, mantendo qualquer um informado das emissões de CO2 do prédio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, onde estão instalados os sensores. Para conhecer os números, basta acessar o site http://www.inderc.org.br/co2/.

Os empresários e até mesmo a população que tiver interesse em saber mais e implantar o projeto Ecoescolha, deve entrar em contato com o Eco Instituto através do telefone (34) 3230-5232 ou pelo email projetos@cintap.com.br.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sustentabilidade mais viável com Feirão de Crédito do Cintap

Capital de giro é a linha de financiamento mais procurada pelos empresários

O Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com a Caixa Econômica Federal, da qual é correspondente, está sempre em busca da facilitação de crédito para seus associados e também outros empresários e para isso realizou o Feirão de Crédito para Negócios Sustentáveis.

Foram mais de 100 atendimentos, durante os cinco dias do Feirão, os consultores de crédito do Cintap atenderam aos empresários que buscavam principalmente a linha de financiamento para Capital de giro com taxa de juros de apenas 0,83% ao mês, recurso com prazo limitado. Além de crédito para aquisições de máquinas e equipamentos eco eficientes, reformas para acessibilidade, adequações para produção ou processos mais limpos, além de projetos em energias renováveis, eficiência energética e obtenção de certificações e licença ambiental.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Crédito, Josmara Galvão, o Feirão reuniu, num único espaço, consultores de investimentos, especialistas em crédito orientado, sustentabilidade, inovação, obrigações legais e ambientais. “As atenções dos gerentes e técnicos da própria Caixa, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos, foram voltadas para as dúvidas que os interessados tinham. Detalhamos ao público informações sobre linhas de crédito, simulação do valor de financiamento, aprovação dos créditos, dentre outros serviços”, explica.

Próxima etapa

De 11 à 15 os consultores reuniram todas as propostas das empresas e fizeram uma primeira triagem para que entre os dias 18 e 20 eles sejam avaliados, aprovados e o contrato do processo seja fechado. Esses três dias também serão a oportunidade que as empresas, que não estiveram presentes nos dias anteriores, possam se familiarizar e solicitar as linhas de financiamento do Feirão de Crédito para Negócios Sustentáveis.

Na próxima terça-feira (19) será divulgado o resultado do feirão, às 19h no Center Convention (sala A2). Na oportunidade os empresários assistirão a uma palestra sobre as obrigações legais e ambientais ministrada pelo advogado de Meio Ambiente da Fiemg, Thiago Alves do Nascimento.

Valores

- Mais de 100 atendimentos em cinco dias

- Valores solicitados: média de R$150 mil

- Capital de giro foi a linha de financiamento mais procurada

Mais informações pelo telefone (34) 3230-5200.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Empregos na indústria continuam crescendo

Massa salarial, comparada ao mesmo período do ano passado, sofreu acréscimo de 9,75%

Em fevereiro, a indústria do Triângulo Mineiro registrou incremento nos indicadores de faturamento, horas trabalhadas na produção e no emprego industrial. O resultado do faturamento foi decorrente da elevação nas vendas para os mercados interno e externo. A elevação no emprego afetou favoravelmente nas horas trabalhadas na produção, entretanto o menor número de dias úteis no mês influenciou o recuo no nível de utilização da capacidade instalada.

O faturamento real cresceu 5,14% no mês de fevereiro, ante janeiro. Quando comparadas a fevereiro de 2010, as vendas recuaram 2,93%. No acumulado do ano até fevereiro, a variável mostrou diminuição de 8,61%, contra igual período do ano anterior. As horas trabalhadas na produção aumentaram 7,45% em fevereiro, comparativamente a janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado, registraram retração de 1,18%. Considerando os dois primeiros meses de 2011, houve decréscimo de 1,39% nas horas trabalhadas, diante dos mesmos meses de 2010.

Em fevereiro, o emprego aumentou 2,40%, em relação a janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 2,52% no pessoal empregado. Entre janeiro e fevereiro de 2011, ante igual período de 2010, o nível de emprego mostrou incremento de 1,61%.

A massa salarial real decresceu 2,64% no mês de fevereiro, contra janeiro. Quando comparada a fevereiro de 2010, a variável registrou acréscimo de 9,75%. No primeiro bimestre do ano, as remunerações pagas cresceram 7,27%, em relação ao mesmo período do ano passado. O nível de utilização da capacidade instalada recuou 1,91 pontos percentuais (p.p.), passando de 69,80% em janeiro para 67,89% em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês de 2010 (81,83%), houve diminuição de 13,94 p.p. no indicador. A média de utilização da capacidade instalada entre janeiro e fevereiro de 2011 foi de 65,96%, contra 81,51% registrada no mesmo período do ano anterior.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mudanças na duplicação da BR-050 são propostas pelo G7

“Alterações no projeto trarão segurança e economia para quem utiliza o trajeto”, diz diretor da Fiemg

No ano passado, o então vice-presidente da República, José Alencar (in memorian) veio até Uberlândia e assinou a aprovação do edital de licitação para as obras de duplicação da BR-050 entre Uberlândia e a divisa de Goiás. O projeto que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal terá um investimento total de R$ 273 milhões e teve início ainda em meados de 2010 sob a supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Analisando o projeto da obra, o diretor da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Maurício Santos da Silva, verificou que sua luta por melhorias na estrada, que já permanece há sete anos, não está surtindo efeito, pois a nova rodovia estará ampliada, entretanto continuará com várias curvas, colocando em risco a vida dos que passarem por ela. “A minha reivindicação não é infundada, são no total de sete curvas que se continuarem lá podem causar muitos acidentes, pois com a duplicação, os motoristas ficarão mais seguros em aumentar a velocidade e pode surgir algumas imprudências”, explica Silva.

O trecho a ser duplicado será de quase 69 quilômetros e é considerado um dos mais perigosos da região de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também afirma que só entre Uberlândia e Araguari, trecho de 35 quilômetros, transitam por dia cerca de 11,5 mil veículos.

Preservando a vida e a ecologia

Segundo Silva, o trecho a ser modificado no projeto é pequeno. “São aproximadamente 3,3 quilômetros a serem modificados, mas evitará muitos acidentes desnecessários”, conta.

Outro ponto tocado pelo diretor é que o trajeto que ele propõe modificação passa na beira da represa, a qual pode ser contaminada caso ocorra algum acidente venha a acontecer nessa mediação. “Há tempos o Dnit determinou que a ponte deveria estar em local diferente, pois ali é um risco para o trânsito e também para o meio ambiente, pois daqui algum tempo a água da represa será utilizada para abastecer Uberlândia e região, se continuar assim, esse recurso será inutilizável”, afirma Maurício.

As observações de Silva são apoiadas pelo G7, grupo de grande influência em Uberlândia composto pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, CDL Uberlândia, OAB Uberlândia, Aciube, Conselho de Veneráveis, Sociedade Médica e Sindicado Rural, e foram documentadas e enviadas para o Ministério de Planejamento, que é responsável pelas obras do PAC.

Caso a ministra Miriam Belchior julgar viável essa mudança, a obra pode atrasar em até um ano. “O atraso será inevitável, porém o que é um ano diante de uma melhoria que vai durar décadas? Além da economia que os motoristas terão. Fiz as contas e será aproximadamente R$ 5 milhões economizados por ano em combustível”, conclui Maurício Souza da Silva.

Fiemg apoia Mostra Coletiva “Pintura, Vida & Arte”

Na última semana foi inaugurada a Mostra Coletiva de pinturas em óleo sobre tela “Pintura, Vida & Arte”, no Espaço Cultura Forense , que fica no Fórum Abelardo Penna (Praça Professor Jacy de Assis, s/n, Centro) e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, como maior incentivadora da cultura em Uberlândia, está apoiando a exposição.

A Mostra irá até o dia 20 de abril, com várias obras produzidas em 2010 e 2011 pelos artistas. A entrada é franca e os trabalhos poderão ser comercializados

Sobre os artistas

Vera Tavares, além de artista plástica é Comissária de Menores da Vara da Infância e Juventude da comarca de Uberlândia, tendo iniciado o curso de pintura em tela utilizando tinta a óleo, em novembro de 2008. Experimentou, a princípio, pintar a natureza, preferencialmente as flores, mas, admiradora dos trabalhos de Romero Britto que é conhecido por suas telas alegres e colorida, em 2010, iniciou a brincadeira e tornou-se apaixonada pelo estilo.

Danilo Garcia é artista plástico formado pelo Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia, tendo participado de vários congressos, encontros e semanas científicas acadêmica. Já expôs seus trabalhos na Oficina Cultural, no Museu de Arte Universitária (Muna), dentre outros.

Guia de Segurança é lançado pelo Sindigraf em Uberlândia

No dia 13 de abril, às 18h30, acontece o lançamento do Guia de Sinalização de Segurança na Indústria Gráfica. O evento que é realizado pelo Sesi e Senai/Cecoteg, juntamente com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Gráficas (Sindigraf), apresentará um amplo material educativo para o setor.

Segundo o presidente do Sindigraf, Walter Custódio, o projeto vem orientar a criação e a implantação de sistemas de sinalização de segurança, de uma forma simples e eficaz, de modo a prevenir os acidentes de trabalho característicos do segmento industrial gráfico. “Foi constatado a inexistência de normas para a elaboração de projetos de sinalização de segurança no trabalho, favorecendo a proliferação de peças de sinalização mal dimensionadas, que apresentam mensagens verbais com problemas relativos à legibilidade, símbolos poucos compreensíveis, desenhos mal elaborados e incoerências sistêmicas. Para isso o Guia irá nos orientar melhor quanto aos procedimentos a serem tomados”, conta.

O evento acontecerá na Fiemg Regional Vale do Paranaíba que fica na avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira.

Apoio

O projeto recebeu o apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Minas Gerais (Abigraf-MG), disponibilizando o questionário online para seus associados. O material apresentado no Guia é o resultado de mais de um ano de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Foram feitas pesquisas qualitativas em algumas indústrias gráficas de Minas Gerais, diretamente com os administradores e funcionários dessas empresas, além de uma pesquisa quantitativa com questionários disponibilizados para as gráficas de todo o país.

Fim de semana com medalhas para o Atletismo do Sesi


No último fim de semana, a equipe de Atletismo do Sesi, ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba participou da Copa Minas Gerais de Provas Combinadas e do Troféu Geraldo Profeta da Luz, ambos de provas meio fundo e fundo e marcha atlética. As competições foram realizadas na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A equipe voltou pra casa com 13 medalhas, sendo seis de ouro, quatro de prata e três de bronze, finalizando a Copaminas em 2º lugar na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino. Já os pontos das atividades do Troféu Geraldo serão somados e divulgados no final de toda a competição, que engloba três etapas.

Resultados

- Gustavo Costa Carvalho - Pré Mirim

- Prova 600 metros - 1º lugar tempo: 1'52"

- Ana Maria Santana Marques - Pré Mirim

- Prova 600 metros - 1º lugar tempo: 2'07"

- Jaqueline Teodoro Bernardes - Menores

- Tetratlo - 1º Lugar geral

- 100 metros s/ barreira - 1º lugar - Tempo: 17"99

- Salto em haltura - 2º lugar - Marca: 1.45metros

- 200 metros rasos - 3º lugar - Tempo: 28"22

- Arremesso do peso - 1º lugar - Marca: 9.73metros

- Salto em distância - 3º lugar - Marca: 4.17metros

- Lançamento do dardo - 1º lugar - Marca: 31.29metros

- 800 metros rasos - 3º lugar - Tempo: 2'48"

- Keila Cristina Feliciano dos Santos - Pré Mirim

- Tetratlo - 1º Lugar geral

- 60 metros s/ barreiras - 1º lugar - Tempo: 11"53

- Arremesso do peso - 1º lugar - Marca: 6.07metros

- Salto em distância - 1º lugar - Marca: 3.76metros

- 600 metros rasos - 1º lugar - Tempo: 2'04"

- Steve Alberto - Juvenil

- Prova 10.000m Marcha Atlética - 1º lugar - Tempo: 59'50"

- Iracena Alves Apolinário - Mirim

- Prova 1.000 metros - 1º lugar - Tempo: 3'.31

- Marku Tulio de Oliveira - Menores

- Prova 1.500 metros - 2º lugar - Tempo: 4'42"

- Renata Martins Carneiro - Mirim

- Prova 1.000 metros - 2º lugar - Tempo: 3'53"

- Vinicius Eduardo Silvio - Juvenil

- Prova 10.000 metros - 2º lugar - Tempo: 35'05"

- Matheus Gustavo Resende - Mirim

- Prova 1.000 metros - 2º lugar - Tempo: 3'06"

- Thales Augusto Rodrigues - Menores

- Prova Octatlo - 3º Lugar geral

- 100m rasos - 1º lugar - Tempo: 12"47

- Salto em distância - 4º lugar - Marca: 5.15 metros

- Arremesso do peso - 2º lugar - Marca: 9.80 metros

- 400m rasos - 5º lugar - Tempo: 59"37

- Salto em haltura - 2º lugar - Marca: 1.79 metros

- 110 s/ barreiras - 1º lugar - Tempo: 17"94

- Lançamento do dardo - 4º lugar - Marca: 27.89 metros

- 1.000 metros - 5º lugar - Tempo: 3'26"

- Heneique Messias Cunha - Juvenil

- Prova 10.000 metros - 3º lugar - Tempo: 35'30"

- Nycollas Teles - Mirim

- Prova 1.000 metros - 3º lugar - Tempo: 3'10"

terça-feira, 12 de abril de 2011

Sustentabilidade mais viável com Feirão de Crédito do Cintap

Sempre em busca da facilitação de crédito para seus associados e também outros empresários, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com a Caixa Econômica Federal, da qual é correspondente, realiza nesta semana o Feirão de Crédito para Negócios Sustentáveis.

Durante o evento, que vai até o dia 15, os consultores de crédito do Cintap irão atender aos empresários que buscam linhas de financiamento para capital de giro, aquisições de máquinas e equipamentos eco eficientes, reformas para acessibilidade, adequações para produção ou processos mais limpos, além de projetos em energias renováveis, eficiência energética e obtenção de certificações e licença ambiental.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Crédito, Josmara Galvão, o feirão reúne, num único espaço, consultores de investimentos, especialistas em crédito orientado, sustentabilidade, inovação, obrigações legais e ambientais. “Além dos gerentes e técnicos da própria Caixa, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos, detalharemos ao público informações sobre linhas de crédito, simulação do valor de financiamento, aprovação dos créditos, dentre outros serviços”, explica.

Sobre o feirão

O Feirão está sendo realizado na Fiemg Regional Vale do Paranaíba (avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira)e vai até sexta-feira (15), de 9h às 17h. Durante esses dias acontecerão a triagem da documentação e avaliação cadastral. De 18 à 20 de abril os consultores da Caixa farão a análise e aprovação os créditos. E no dia 19 de abril às 19h acontece o encerramento no Center Convention (Sala A2).

Mais informações pelo telefone (34) 3230-5200.

Cintap realiza palestra de Redução de Carga Tributária

Carga Tributária mais uma vez é tema de palestra na Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba em parceria com o Escritório Nelson Wilians & Advogados Associados vão promover a palestra com a diretora jurídica do escritório de advogados, Luiza Fontoura da Cunha. A palestra irá orientar empresários e profissionais das empresas, que estão na modalidade de tributação Lucro Real/ Lucro Presumido, a buscar redução da carga tributária.

A palestra acontecerá no dia 13 de abril, às 19h na Fiemg , situada na avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira. A palestra é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo telefone (34) 3230-5200 ou através do email: eventos @cintap.com.br

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Competições movimentam o atletismo do Sesi

As competições de atletismo começaram com força total. Depois do IV Aberto que aconteceu no Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, agora acontece o 1º Festival de Iniciação. Nos dias 9 e 10 de abril, alunos/atletas da escolinha de atletismo do Sesi terão atividades para incentivar a prática esportiva com os instrutores Eduardo de Deus e Katiúcia Laxa.

E no mesmo fim de semana, atletas das categorias pré mirim, mirim, menores e juvenil, das idades entre 13 e 18 anos, irão para Belo Horizonte participar de duas competições. A primeira será o Troféu Geraldo Profeta da Luz que terá três etapas que serão compostas somente por provas de meio fundo e fundo. A segunda é a Copa Minas Gerais de Provas Combinadas.

São 13 atletas que formam a equipe do Sesi Esporte-MG, sendo três atletas participantes das provas combinadas, um na marcha atlética e nove nas provas meio fundo e fundo. Quem acompanhará a equipe na viagem será o instrutor Igor Wells.

A equipe sairá de Uberlândia em direção a capital mineira no dia 8 de abril e retornará no dia 10.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Atleta do Sesi Uberlândia embarca para Limassol

Convocada para seleção brasileira particpa do Mundial de Natação

Em janeiro a atleta de apenas 14 anos que vive no bairro Pampulha de Uberlândia recebeu uma notícia que ela esperava e desejava. Jéssica Geovanna Borges foi convocada para compor a Seleção Brasileira de Natação categoria Infantil II. Agora ela está de malas prontas e embarca para Limassol no sul da Ilha Chipre oriental no Mar Mediterrâneo no dia 11 de abril para participar do Multinattions que acontecerá nos dias 16 e 17 de abril.

Jéssica pratica natação desde muito cedo, ela fazia parte do projeto Atletas do Futuro do Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, e há pouco mais de tres anos passou a treinar como federada. Considerada pelo seu treinador Harley Furlanetto, uma nadadora concentrada, Jéssica é uma das promessas do Sesi para o futuro. “Ela tem uma grande responsabilidade nas mãos, mas estamos cientes da competência dela. Há um bom tempo ela vem treinandoEssa convocação é prova de que o trabalho desenvolvido e a sua dedicação estão corretos. A visão que nossos atletas têm é de chegar a campeonatos grandes afinal nosso verbo é "vencer". Jéssica já deu o primeiro passo, agora é se manter sempre em forma para ser convocada em toda oportunidade”, disse Harley.

É a primeira vez que um atleta Sesi é convocado para uma competição desse porte. . “O treino vai se intensificar e ser cada vez mais diferenciado para ela, afinal agora ela precisa focar na competição em Limassol e em junho no brasileiro que são os dois objetivos a serem alcançados esse primeiro semestre”, finaliza o treinador.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Continuam abertas as inscrições para o Cozinha Brasil da Fenicafé

Já está tudo pronto para o início da Feira de Cafeicultura Irrigada do Brasil, Fenicafé. Com a feira, começa também o Cozinha Brasil, projeto do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que leva até a população maneiras de se alimentar melhor. São aulas práticas que ensinam receitas saborosas, nutritivas, de baixo custo e com aproveitamento integral dos alimentos. Mais uma vez, a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), firma parceria com o Sesi para realizar o programa durante a feira, que acontece entre os dias 6 e 8 de abril, no Pica Pau Country Clube em Araguari.

As receitas serão à base dos produtos da região, como milho, café, tomate, maracujá e soja, assim como nas edições anteriores. De acordo com a agente de vendas da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Rosania Resende Teixeira de Araújo, esse ano as receitas serão diferentes. “A cada edição estamos tentado inovar ainda mais. As outras edições que estivemos presente na Fenicafé foram um sucesso. Esperamos que em 2011 não seja diferente”, completa Rosania.

O curso será ministrado três vezes por dia no decorrer da Fenicafé 2011. As inscrições ainda estão abertas na sede da Fiemg em Araguari (Av. Coronel Teodolino Pereira Araújo, 711, Centro – (34) 3242.5006), na ACA (Rua Jaime Gomes, 418, Centro - (34) 3242.8888) e no Sesi/Senai Araguari (Rua Manoel de Assis Pereira, 140, Bairro Goáis – (34) 3242.4100). Todos os inscritos ganharão o livro “Alimente-se bem”.

Inscrições abertas para cursos gratuitos de vestuário

Sindivestu faz parceria com PMU para qualificar mais profissionais

O Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e trabalho e Prefeitura Municipal de Uberlândia está disponibilizando durante todo o ano vários cursos gratuitos com a finalidade de treinar e qualificar a mão de obra para as confecções de Uberlândia.

“Não é de hoje que ouvimos reclamações por causa da escassez de profissionais preparados para atuar no setor de vestuário na região do Triângulo mineiro”, conta a presidente do Sindivestu, Alba Lima

Os cursos ofertados são: Qualificação em Costura Industrial, Malharia, Modelagem, Estilismo, Técnicas em Bordado à Máquina, Técnicas em Pedraria, Técnicas em Pedraria com Linha, Costureiro e todos acontecem no Bem Social Centro Profissionalizante Lagoinha, situado na rua São Francisco de Assis, 1070.

Os interessados devem fazer suas inscrições de 12h às 19h no próprio Bem Social. Mais informações pelos telefones (34) 3226-6389, 3239-2538 e 3239-2830. Os cursos não tem data determinada, de acordo que uma turma finaliza, dependendo da procura, já se inicia outra turma.