terça-feira, 31 de maio de 2011

Fiemg tem programação especial para a 4ª Semana de Meio Ambiente em Uberlândia

Começou hoje (31), a 4ª Semana de Meio Ambiente em Uberlândia. Este ano, o evento que apresenta o tema “Construindo a Sustentabilidade”, desenvolverá atividades até domingo (5). São palestras, visitas, estudos de caso, debates e exercícios físicos para os participantes.

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba como uma fiel parceira da preservação do Meio Ambiente, estará com uma atividade especial em sua unidade. No dia 2 de junho (quinta-feira), depois que os participantes realizarem atividades no Aterro Sanitário de Uberlândia na parte da manhã e na Câmara Municipal no período da tarde, eles irão participar da palestra “Tecnologia na gestão de resíduos sólidos”, ministrada pelo professor da Faculdade Católica, Juliano Macedo, além de debaterem com o palestrante.

Após o debate será a vez das empresas associadas à Regional e os sindicatos patronais apresentarem os programas utilizados em seus empreendimentos para minimizar a destruição do Meio Ambiente, juntamente com o professor da Universidade de Uberaba (Uniube), Euclides Pereira.

“Falar de Meio Ambiente é uma pauta fundamental na agenda de qualquer empresa ou instituição. Compartilhar esse assunto com os diversos setores e com a comunidade é o caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável. Todos os anos esperamos com muita expectativa a Semana do Meio Ambiente para, nesse momento, mostrar e conhecer todos os projetos desenvolvidos por vários grupos diferentes para trocar conhecimentos. Uma discussão democrática e madura é o caminho para preservar de fato o meio ambiente”, afirma a gerente do Eco Instituto, ong que conta com a parceria da Fiemg, Daniela Dias.

Para quem quiser participar, o evento é gratuito e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba está situada na avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Vila Olímpica do Sesi Gravatás está com novo gerente


O belorizontino José Augusto Tavares Trani responderá pelas atividades da unidade a partir de agora. O educador físico por formação tem em seu currículo trabalhos como diretor técnico da Academia Corporal por 10 anos; superintendente de esporte por sete anos além de gerenciar o Minas Tênis por dez anos e por quatro anos e meio ser o responsável pela criação e implantação de franquias das Escolinhas de Futebol do Cruzeiro. “É com grande satisfação que faço parte da equipe do Sesi Gravatás e encaro o desafio como mais um trabalho de empenho e parceria com os que aqui já atuam. Venho para agregar”, afirma o novo gerente.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Comitiva da FIEG visita Fiemg em Uberlândia


Ontem (23) o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve na companhia da comitiva vinda da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Durante a visita, os representantes da indústria goiana participaram de um bate papo com os presidentes dos sindicatos patronais, e conheceram todas as instalações da Regional, a Vila Olímpica do Sesi Gravatás e o Sesi/Senai Roosevelt. “Foi uma satisfação receber a comitiva da FIEG e também uma oportunidade para estreitar laços e trocar experiências, além de mostrar todas as nossas instalações e o trabalho que desenvolvemos”, disse Lacerda.

A comitiva foi composta pelo presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira; o assessor jurídico, Norton Ribeiro Hummel; o presidente do Núcleo Regional de Anápolis, Ubiraton da Silva Lopes; o vice-presidente da FIEG e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Anápolis, Wilson Oliveira; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis, Alvaro Otávio Dantas Maia; presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás, Marçal Henrique Soares; presidente do Sindicato das Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anapolis, Robson Peixoto Braga; presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica no Estado de Goiás, Henrique Morg de Andrade; e o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis, Jair Rizzi.

Segundo o presidente da FIEG, Pedro Alves, a entidade não tem regionais e essa visita foi justamente para verificar como é a implantação desse projeto. “Eu e todos os presidentes que estiveram comigo durante essa visita estamos maravilhados com o trabalho desenvolvido por aqui. Não temos regionais em Goiás, mas é uma ideia que já vem sendo trabalhada, pois é uma necessidade encontrada pelos nossos próprios sindicatos e aqui podemos ver de perto que funciona e facilita a comunicação entre toda a indústria do estado”, afirmou. “Deixamos nossa Federação de braços abertos para que a Fiemg Regional Vale do Paranaíba possa também nos visitar. Ainda temos muito que aprender, mas também temos muito a oferecer. Toda a diretoria da Regional de Uberlândia está de parabéns e esperamos em breve poder voltar aqui para estreitar laços de amizade e negócios”, finalizou Alves.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vice-governador instala Grupo de Trabalho para criação de Polo Aeronáutico de Tupaciguara

Fiemg Regional VP faz parte do grupo e já participa de primeira reunião para definir local que vai sediar o Polo

O vice-governador Alberto Pinto Coelho empossou, na quarta-feira (18), em solenidade no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os membros do Grupo de Trabalho para a implantação do Polo Aeroespacial e do Instituto de Energias Renováveis, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. Os trabalhos da equipe começam de imediato e deverão ser finalizados em junho.

A criação do Grupo de Trabalho segue a determinação do governador Antonio Anastasia e está prevista no protocolo de intenções assinado em abril passado, entre o Governo do Estado e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos (SP). O objetivo é gerar um relatório com os resultados das pesquisas de viabilidade, propostas preliminares, distribuição de responsabilidades e cronograma de ações a serem desenvolvidas.

Aeronave Axis

Durante a implantação do Grupo do Trabalho, o vice-governador recebeu a maquete do que será a aeronave a ser produzida pela Axis, em Tupaciguara, cujo protótipo está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Minas Gerais (Fapemig) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquó, a instalação do Grupo de Trabalho marcou um momento histórico para Minas Gerais e representa um arranjo de entendimentos entre diversos setores. “O Governo entendeu a necessidade de dar suporte à academia, ao centro de pesquisa e à indústria. O que estamos fazendo aqui é um grande entrosamento dos três setores que são os vetores do desenvolvimento econômico e do desenvolvimento humano”, afirmou o prefeito.

Após a instalação, o Grupo de Trabalho deu início a uma reunião com enfoque técnico e estratégico, com a presença dos representantes que compõem a equipe: secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Desenvolvimento Econômico; Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Axis Aeroespacial Ltda.; Fapemig; Ministério da Educação; Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi); Prefeitura e Câmara Municipal de Tupaciguara; Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais – Regional Vale do Paranaíba; e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Um dos principais objetivos foi definir os locais de funcionamento do Instituto de Energias Renováveis, dos novos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), da fábrica da empresa de tecnologia aeroespacial Axis Aerospace Ltda e dos laboratórios de pesquisa, áreas de teste e pouso de aeronaves. Na próxima segunda-feira (23) será feita uma visita técnica para avaliação da região proposta pelo prefeito Alexandre Berquó para sediar o polo.

Segundo Berquó, serão destinados cerca de 70 mil m², dentro do limite urbano, para instalação do campus da UFU e de pequenos laboratórios de teste. Em uma região mais afastada do centro, há cerca de dois quilômetros, devem ser construídas obras maiores, como os laboratórios de pesquisa, as áreas de teste e pouso de aeronaves e as torres eólicas. Ao todo, aproximadamente 1 milhão de m² serão utilizados para a implantação do polo.

IEAv

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) é uma organização do Comando da Aeronáutica que desenvolve pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Um dos principais trabalhos desenvolvidos, atualmente, é a propulsão a laser para veículos aeroespaciais hipersônicos, que podem voar dez vezes mais rápido do que a velocidade do som.

Fonte: Agência Minas

Associados do Sindigraf conferem novidades na Fispal

O Sindicado Intermunicipal das Indústrias Gráficas, Sindigraf, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com o Sebrae, organiza Missão Empresarial para levar, no dia 09 de junho com retorno no dia 10, os associados até a 27ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logísticas para as Indústrias ,Fispal, que acontecerá no Anhembi em São Paulo – SP, de 07 a 10 de junho.

No ano passado, o evento atraiu mais de 2.030 expositores e 64 mil visitantes, do Brasil e do exterior. Além de novidades e tendências apresentadas pela indústria, a feira promove concursos e seminários

Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia é a mais importante feira de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina. Empresas que representam toda a cadeia produtiva estarão reunidas para apresentar seus produtos e serviços e, principalmente, suas inovações ao mercado. Também serão expostas as principais inovações tecnológicas, que potencializam a produtividade, qualidade e rentabilidade dos produtos, entre outras novidades do ramo.

Os interessados em participar da missão devem confirmar presença pelos telefones (34) 3214-2931, 3230-5240 ou pelo email sindigraf@regionalfiemg.com.br.

Encerram hoje as inscrições para os cursos gratuitos do Senai

São mais de 200 vagas abertas para Aprendizagem Industrial

O Senai está com inscrições abertas até hoje (20) para os cursos de aprendizagem industrial. Pessoas entre 16 e 24 anos podem participar dos nove cursos que estão sendo ofertados. Os interessados devem ter concluído o ensino fundamental e estar cursando, ou já ter finalizado, o ensino médio.

São 44 vagas para o curso de Processamento de Alimentos; 70 para Processos Administrativos; 15 para Confecção do Vestuário; 15 também para Impressão Offset; mais 15 para Marcenaria; 17 vagas para o curso de Mecânica de Automóveis; 20 para Alvenaria e Acabamento; além de 30 vagas para Processos Logísticos.

Os interessados devem ir até o Senai, que fica na rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, portanto cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Honraria do Sistema Fiemg é entregue à associada do Sindivestu

Hoje é dia de festa no Sistema Fiemg. Como em todos os anos, empresários mineiros recebem a Medalha do Mérito Industrial das mãos do presidente Olavo Machado Junior. Foram indicados 36 destaques da indústria em comemoração ao Dia da Indústria.

Dentre os escolhidos, está a empresária de Uberlândia, Maria Cecília Pereira Mendonça, proprietária da First Confecções Ltda (Freixenet), associada ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu).

A festa acontece às 20h na Expominas, em Belo Horizonte. Na ocasião também será entregue o título de Industrial do Ano ao empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

História

O Dia da Indústria, oficialmente escolhido como 25 de maio, foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitchek, em 1957. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional.

A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, presidente da própria Confederação e da Fiemg. Em 1976, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais instituiu o título de Industrial do Ano, escolhido por uma comissão designada pelo presidente da instituição

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atletas dos EUA e Cuba fazem história no martelo durante GP

Norte-americano Johnson e cubana Ypsi fazem história em Uberlândia Johnson e Ypsi obtêm os melhores resultados da prova na história da América do Sul

Milhares de crianças de várias cidades do Triângulo estiveram na noite desta quarta-feira 18 na pista do Sesi-Gravatás para ver a disputa do 5º GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA SESI DE ATLETISMO, nesta cidade mineira. Participaram do GP mais de 175 atletas de 24 países, sendo que 15 países colocaram atletas no pódio e 10 fizeram campeões. O Brasil conquistou 18 medalhas: 6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze.

A competição começou forte, com a quebra de vários recordes no lançamento do martelo masculino, que teve vitória de Kibwe Johnson (Estados Unidos), com 80,09 m. A marca foi recorde do Meeting – o anterior era 79,29 m, feito em 2009 por Dilshod Nazarov (Tadjkistão), que este ano foi o 2º com 77,41 m. O bronze foi para Igors Sokolovs (Letônia), que marcou 75,84 m. O pernambucano Wagner Domingos foi o melhor do Brasil e ficou em 5º com 70,76 m.

Kibwe Johnson fez em Uberlândia a melhor marca de sua carreira e alcançou o 2º posto do Ranking Mundial da temporada (com a marca desta noite ele teria sido o 5º do mundo em 2010). Foi também o melhor resultado feito na prova em um país da América do Sul.

Vice-campeão do PAN 2007 no Rio de Janeiro, Johnson disse que esperava fazer uma marca próxima de seu recorde pessoal (78,25 m, de 2005). “Superar meu recorde foi uma surpresa, estou muito feliz”, disse o norte-americano. “Estava mesmo com vontade de voltar ao Brasil e agora vou guardar Uberlândia no meu coração. Vou competir também nos GPs de São Paulo e Rio de Janeiro e espero melhorar. Minha meta este ano é ganhar o PAN (em outubro no México) e chegar à final do Campeonato Mundial (em agosto na Coreia do Sul)”, afirmou.

Também no feminino o lançamento do martelo teve resultado muito forte. A cubana Ypsi Moreno cumpriu a promessa de bater seu próprio recorde do torneio, que era 70,50 m e fora estabelecido na 1ª edição, em 2007. Esta noite ela marcou 72,89 m e outra vez fez o melhor resultado da prova em um país sul-americano. A prata foi para a argentina Jennifer Dahlgren, com 70,57 m, e o bronze para Arasay Thondike (Cuba), com 69,76 m. Anna Paula Magalhães Pereira do Brasil, com 58,97m, em 9º lugar.

“Estou feliz com a vitória, com o recorde do Meeting, mas sei que posso fazer marca bem melhor”, disse a cubana. Bicampeã mundial e dona de duas medalhas de prata olímpicas, Ypsi já superou os 76 metros, em 2008. “Quero melhorar bem, para chegar competitiva no Mundial e no PAN”, falou a supercampeã, de 30 anos, que em 2010 afastou-se das competições para ter seu primeiro filho.

NIGERIANA OBTÉM 2ª VITÓRIA NOS 100 M FEMININO Depois de ganhar a prova no GP de Belém, Oludamola Osayomi (Nigéria) foi a 1ª também em Uberlândia, com 11.32 (vento de 0.8 m/s) e ficou a 2 centésimos do recorde do Meeting (11.30, da norte-americana Gloria Asumnu). Alexandria Anderson (EUA) ganhou a prata com 11.45 e a brasileira Ana Claudia Silva o bronze, com 11.49.

DWAIN CHAMBERS É BICAMPEÃO NOS 100 M MASCULINO Assim como Olamudola Osayomi no feminino, entre os homens o britânico Dwain Chambers repetiu o feito de Belém e ganhou os 100 m em Uberlândia, com 10.13 e vento contra de 0.7 m/s. Primeiro também em 2010, Chambers cumpriu a promessa de conquistar o bicampeonato no mais importante evento atlética de Minas Gerais. Kimmari Roach (Jamaica), com 10.28, e Keston Bledman (Trinidad y Tobago), com 10.31, ganharam prata e bronze. Ailson da Silva Feitosa, com 10.65, 7º colocado, foi o melhor do Brasil. “Achei a prova aqui mais difícil que a outra (de Belém), mas o clima, para mim, estava melhor aqui, menos calor”, disse. E completou, rindo: “Afinal, eu sou de Londres...”

NOS 3.000 M COM OBSTÁCULOS ALMAZ TEM A 3ª VITÓRIA NO BRASIL A Almaz Ayana, top 10 mundial ganhou pela terceira vez seguida no Brasil. Campeã da prova em Fortaleza e os 5.000 m em Belém, em Uberlândia a fundista 9:49.42. A queniana Purity Kirui, campeã mundial juvenil da prova, ganhou prata com 9:55.17, e a jamaicana Korene Hinds foi a 3ª com 10:00.41. Outra etíope favorita ao pódio, Mekdes Bekele foi a 4ª com 10:06.55. Sabine Heitling, com 10:09.35, foi a 5ª e melhor do Brasil.

QUENIANO VENCE E HUDSON FAZ ÍNDICE PARA O PAN Campeão em Fortaleza, o queniano Bernard Mbugua ganhou ouro nos 3.000 m com obstáculos, com 8:37.26, e deixou em 2º lugar seu compatriota Bisluke Kiplagat (campeão dos 5.000 m em Belém), que fez 8:39.04. O brasiliense Hudson de Souza ganhou bronze com 8:39.16 e fez o índice para os Jogos Pan-Americanos de outubro no México (o índice é 8:39.66). Bernard Mbugua estava muito feliz com o resultado: “O tempo, considerando que estamos no início da temporada, foi bom.” Também Hudson de Souza comemorou o resultado: “Fiz o índice para o PAN e cheguei muito próximo do Kiplagat. Estou indo para meu quarto PAN e quero ver se consigo a quinta medalha”, disse (ele tem dois ouros no PAN nos 1.500 m, um ouro nos 5.000 m e um bronze nos 1.500 m). “Foi bom correr em casa”, disse, referindo-se ao fato de que faz parte da equipe permanente do CNT Caixa Sesi, mantido pela CBAt em Uberlândia.

TRIPLO MASCULINO REPETE DOBRADINHA

Osniel Tosca (Cuba) e Jefferson Sabino (Brasil) repetiram a dobradinha de Belém e ficaram com os 1º e 2º lugares em Uberlândia. Desta vez marcaram, respectivamente, com 16,66 (-1.5) m e 16,37 m (-0.9). Jonathan Henrique da Silva deu bronze ao Brasil novamente com 16,22 (-0.9).

SIMIC SUPERA MULLEN NO SALTO EM ALGTURA FEMININO Depois de secundar a norte-americana Deirdre Mullen em Belém, a croata Ana Simic levou a melhor em Uberlândia e ganhou a prova com 1,88 m. Assim, Simic igualou o recorde do Meeting, feito pela colombiana Caterine Ibarguen em 2008. Com as posições invertidas em Minas, Deirdre foi a 2ª com 1,86 m. As brasileiras Mônica Freitas e Valdileia Martins dividiram o 3º lugar, com 1,81 m.

JAMAICANA BATE RECORDE NOS 400 M FEMININO Com 51.47, a jamaicana Rosemary Whyte venceu com novo recorde do Meeting (o anterior era 51.95 e pertencia desde 2009 à norte-americana Debbie Dunn). Mônica Hargrove (EUA) levou a prata com 51.76 e sua compatriota Keshia Baker o bronze, com 52.05. A brasileira Joelma das Neves Souza foi a 4ª 52.50. “É bom vencer, mas esperava fazer um tempo melhor”, disse a ganhadora da prova, que fez um dos 10 melhores resultados do ano.

DOBRADINHA BRASILEIRA NOS 400 M MASCULINO O gaúcho Anderson Freitas Henriques foi o campeão da prova com 46.91 e o vice-campeão foi o também brasileiro Rodrigo Bargas, com 46.98. O chileno Jorge Rojas levou o bronze, com 47.41. “Tenho 19 anos e esta foi minha primeira grande vitória”, festejou Anderson, que tem como meta este ano fazer o índice de 46.73, para disputar o Campeonato Pan-Americano Juvenil marcado para julho, nos Estados Unidos.

LAILA FAZ ÍNDICE E VENCE NO DARDO

A brasileira Laila Ferrer e Silva deu ouro ao Brasil no lançamento do dardo com 57,25 m. Com esta marca ela também fez o índice para o PAN, que é 57,16 m. Alessandra Resende foi a vice-campeã com 54,27 m e Rafaela Gonçalves a terceira, com 52,46 m.

“Estava em busca da qualificação para os Jogos Pan-Americanos e consegui, estou muito feliz, mas preciso melhorar a marca para chegar bem ao México”, disse Laila.

BRIGITE LEVA DOIS OUROS PARA A COLÔMBIA NOS 100 M COM BARREIRAS A colombiana Brigite Merlano venceu com 13.13 (-1.0 m/s). Foi sua segunda vitória no Brasil, já que foram campeã também em Belém. A brasileira Giselle Marculino de Albuquerque ganhou a prata com 13.45 e a jamaicana Andrea Bliss o bronze, com 13.48.

BRASIL VENCE NO 4X100 M

No 4x100 m masculino, a equipe A do Brasil foi campeã com 39.45 (Ailson Feitosa, Sandro Viana, Basílio Moraes, Nilson André). A Colômbia foi prata com 39.83 e o Chile foi bronze com 40.28. No feminino, o Brasil foi duas vezes ao pódio: a equipe A ganhou ouro com 43.87 (Rosemar Coelho Neto, Ana Claudia Silva, Geisa Coutinho, Franciela Krasucki) e o time B ganhou bronze com 44.99 (Maíla Machado, Vanda Gomes, Adelly Santos, Kauíza Venâncio). A prata foi para a Colômbia, com 44.26.

SELEÇÃO GANHA TAMBÉM NO 4X400 M

No 4x400 m masculino, deu Brasil A com 3:10.43 (Anderson Henriques, Fernando de Almeida, Jonathan da Silva, Wagner Cardoso). A equipe B do Brasil ganhou a prata com 3:10.90 (Fábio Vedrani, Diomar de Souza, Raphael Fernandes, Stefany da Silva). A Colômbia ganhou bronze com 3:11.59. No feminino também deu Brasil, com 3:30.87 (Geisa Coutinho, Aline dos santos, Joelma Souza, Jailma Lima). Colômbia, com 3:35.59, ganhou prata e Brasil B, com 3:42.06 ganhou bronze (Sheila ferreira, Jéssica dos Santos, Liliane Fernandes, Bárbara de Oliveira). Campeã dos dois revezamentos, Geisa disse que “o tempo podia até ser melhor, mas nós corremos também as provas individuais, estávamos um pouco cansadas. Mas dá para melhorar”.

CIRCUITO PROSSEGUE EM SÃO PAULO

Depois de Fortaleza, Belém e Uberlândia, o Brazilian Athletics Tour prosseguirá no domingo 22 com o GP Caixa São Paulo, na reinauguração do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, na capital paulista. O circuito terminará no dia 26, com o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo/IAAF World Challenge 2011.

NOTICIÁRIO, GALERIA DE FOTOS E RESULTADOS COMPLETOS NO HOTSITE DO EVENTO – Acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/default.asp

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt/GP INTERNACIONAL CAIXA SESI DE ATLETISMO 2011 Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista/Maurício Martins/Marcelo Ferrelli

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br

Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/kBlagD

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministro do Trabalho é recebido por empresários mineiros no Sistema Fiemg

Fiemg Regional Vale do Paranaíba também esteve presente para expor seu ponto de vista

Na última segunda-feira (16) o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve em Belo Horizonte para participar do almoço com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior e o empresariado mineiro. Durante o encontro Machado Junior falou sobre quais são os entraves trabalhistas para o desenvolvimento da indústria e, consequentemente, para a geração de novos empregos. Na pauta da conversa, entraram os temas ponto eletrônico, terceirização de mão de obra, cota para portadores de deficiência, custo do trabalho e fiscalização.

Machado Junior apresentou ao ministro números gerais sobre Minas Gerais. Ele mostrou ao ministro que das mais de 130 mil indústrias do estado, quase 68 mil não têm nenhum empregado. “Essas empresas precisam crescer, sair de micro para pequenas e daí para médias e grandes. As pessoas que elas empregam são consumidores para produtos brasileiros. Mas, infelizmente, muitas ficam no patamar mais baixo por causa dos altos encargos e tributos”, defende o presidente. Ele também destacou a alta exposição da economia mineira ao setor minero-metalúrgico. “Precisamos incentivar o desenvolvimento de grandes empresas em outros setores. Caso contrário, ficamos reféns das crises e oscilações de preço das commodities no mercado internacional”, comentou.

Para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria mineira, Machado Junior sugeriu ao ministro Lupi algumas ações que desonerem essas empresas, dando mais oportunidades ao trabalhador e competitividade ao setor produtivo. “Nossos encargos trabalhistas fazem com que nossos produtos sejam mais caros que de concorrentes internacionais. Disputamos mercado com quem tem muito menos custos de mão de obra”, informa o presidente da Fiemg.

Ponto eletrônico

A Fiemg defende a revogação da Portaria 1.510, que entrará em vigor em 1º de setembro deste ano, obrigando as indústrias a instalarem relógio de ponto eletrônico com impressão da marcação para os empregados. “Aparentemente, a medida não traz benefícios para ninguém. Onera as empresas e traz desconforto aos trabalhadores, que enfrentam filas e precisam guardar por cinco anos o seu impresso”, relata Machado Junior. Ele destaca que, nos últimos cinco anos, das 148 mil reclamações sobre horas-extras no Brasil, somente 2% se referiam a marcação de ponto.

Terceirização

O pedido é por uma lei que regule o assunto. Atualmente, a terceirização tem altos encargos e sofre com a falta de legislação clara, inibindo a agilidade que ela poderia trazer à indústria. “A competitividade internacional exige a prática mundial de terceirização ampla, com ganho em especialização, qualidade e produtividade”, defende o presidente da Fiemg.

Portadores de deficiência

Olavo Machado Junior pediu a alteração da lei 8.213, que obriga empresas com mais de 100 empregados a terem de 2% a 5% de portadores de deficiência em seus quadros. Ele informa que, em muitos setores, faltam pessoas para o cumprimento da meta. “Precisamos de um percentual único, que considere apenas funções que não apresentem risco para o trabalhador e que seja compatível com a real existência de candidatos aptos para as funções”, pleiteia. O presidente da Fiemg ilustrou o problema com dados de um censo realizado pelo Sesi/SC. Nos municípios pesquisados, somente 0,78% da população dos apresenta algum tipo de deficiência.

Custo do trabalho

A Fiemg pede uma urgente reforma na legislação, para desonerar a indústria e permitir seu crescimento e a criação de novos empregos. Hoje, os encargos salariais compulsórios alcançam, no mínimo, 103,46% da folha de pagamento das empresas. “Além desse custo, em muitos casos, o empresário assume custos pela falta de serviços públicos, como assistência médica, transporte e educação para seus trabalhadores”, conta Machado Junior. Ele solicita a redução do custo da mão de obra no Brasil, para que o país possa garantir produtos com preços competitivos tanto no mercado interno como no externo.

Fiscalização

Solicitação de revisão do espírito punitivo da fiscalização. O presidente Machado Junior destaca que a própria legislação recomenda mais orientação do que punição. Ele contesta, no entanto, a criação de novas normas com caráter estritamente punitivo, como o a Instrução Normativa 89, de fevereiro deste ano, que autoriza a apreensão de documentação, equipamentos e materiais das empresas sem mandado judicial. “Isso confere mais poder ao fiscal do trabalho que ao próprio juiz, o que aumenta em muito a insegurança jurídica para as empresas e afasta os investidores”, comenta.

Fonte: www.fiemg.com.br

Ministro do Trabalho é recebido por empresários mineiros no Sistema Fiemg

Fiemg Regional Vale do Paranaíba também esteve presente para expor seu ponto de vista

Na última segunda-feira (16) o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve em Belo Horizonte para participar do almoço com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior e o empresariado mineiro. Durante o encontro Machado Junior falou sobre quais são os entraves trabalhistas para o desenvolvimento da indústria e, consequentemente, para a geração de novos empregos. Na pauta da conversa, entraram os temas ponto eletrônico, terceirização de mão de obra, cota para portadores de deficiência, custo do trabalho e fiscalização.

Machado Junior apresentou ao ministro números gerais sobre Minas Gerais. Ele mostrou ao ministro que das mais de 130 mil indústrias do estado, quase 68 mil não têm nenhum empregado. “Essas empresas precisam crescer, sair de micro para pequenas e daí para médias e grandes. As pessoas que elas empregam são consumidores para produtos brasileiros. Mas, infelizmente, muitas ficam no patamar mais baixo por causa dos altos encargos e tributos”, defende o presidente. Ele também destacou a alta exposição da economia mineira ao setor minero-metalúrgico. “Precisamos incentivar o desenvolvimento de grandes empresas em outros setores. Caso contrário, ficamos reféns das crises e oscilações de preço das commodities no mercado internacional”, comentou.

Para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria mineira, Machado Junior sugeriu ao ministro Lupi algumas ações que desonerem essas empresas, dando mais oportunidades ao trabalhador e competitividade ao setor produtivo. “Nossos encargos trabalhistas fazem com que nossos produtos sejam mais caros que de concorrentes internacionais. Disputamos mercado com quem tem muito menos custos de mão de obra”, informa o presidente da Fiemg.

Ponto eletrônico

A Fiemg defende a revogação da Portaria 1.510, que entrará em vigor em 1º de setembro deste ano, obrigando as indústrias a instalarem relógio de ponto eletrônico com impressão da marcação para os empregados. “Aparentemente, a medida não traz benefícios para ninguém. Onera as empresas e traz desconforto aos trabalhadores, que enfrentam filas e precisam guardar por cinco anos o seu impresso”, relata Machado Junior. Ele destaca que, nos últimos cinco anos, das 148 mil reclamações sobre horas-extras no Brasil, somente 2% se referiam a marcação de ponto.

Terceirização

O pedido é por uma lei que regule o assunto. Atualmente, a terceirização tem altos encargos e sofre com a falta de legislação clara, inibindo a agilidade que ela poderia trazer à indústria. “A competitividade internacional exige a prática mundial de terceirização ampla, com ganho em especialização, qualidade e produtividade”, defende o presidente da Fiemg.

Portadores de deficiência

Olavo Machado Junior pediu a alteração da lei 8.213, que obriga empresas com mais de 100 empregados a terem de 2% a 5% de portadores de deficiência em seus quadros. Ele informa que, em muitos setores, faltam pessoas para o cumprimento da meta. “Precisamos de um percentual único, que considere apenas funções que não apresentem risco para o trabalhador e que seja compatível com a real existência de candidatos aptos para as funções”, pleiteia. O presidente da Fiemg ilustrou o problema com dados de um censo realizado pelo Sesi/SC. Nos municípios pesquisados, somente 0,78% da população dos apresenta algum tipo de deficiência.

Custo do trabalho

A Fiemg pede uma urgente reforma na legislação, para desonerar a indústria e permitir seu crescimento e a criação de novos empregos. Hoje, os encargos salariais compulsórios alcançam, no mínimo, 103,46% da folha de pagamento das empresas. “Além desse custo, em muitos casos, o empresário assume custos pela falta de serviços públicos, como assistência médica, transporte e educação para seus trabalhadores”, conta Machado Junior. Ele solicita a redução do custo da mão de obra no Brasil, para que o país possa garantir produtos com preços competitivos tanto no mercado interno como no externo.

Fiscalização

Solicitação de revisão do espírito punitivo da fiscalização. O presidente Machado Junior destaca que a própria legislação recomenda mais orientação do que punição. Ele contesta, no entanto, a criação de novas normas com caráter estritamente punitivo, como o a Instrução Normativa 89, de fevereiro deste ano, que autoriza a apreensão de documentação, equipamentos e materiais das empresas sem mandado judicial. “Isso confere mais poder ao fiscal do trabalho que ao próprio juiz, o que aumenta em muito a insegurança jurídica para as empresas e afasta os investidores”, comenta.

Fonte: www.fiemg.com.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Prefeitura de Uberlândia e Sinduscon firmam convênio para formar jovens e adultos para o mercado da construção civil

Nesta terça-feira (17), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques, assinaram convênio com Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap), para a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho da construção civil.

Durante a solenidade de formalização do convênio, o prefeito Odelmo Leão destacou o crescimento das parceiras firmadas pela Prefeitura com empresas e instituições para viabilizar ainda mais a qualificação profissional da população. Atualmente a Prefeitura já disponibiliza 49 cursos gratuitos por meio dos Centros Profissionalizantes.

“Graças à essa cooperação mútua entre o poder público e a iniciativa privada, pudemos ampliar o número de vagas. De 400 vagas oferecidas em 2005, passamos para mais de 10 mil ofertadas neste ano. Esse número ainda deve aumentar porque em breve na cidade mais 3 mil postos diretos e 12 mil indiretos para profissionais com qualificação”, afirmou.

O primeiro curso que será promovido por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sinduscon é o de Pintor de Obras, que conta também com a parceria do Senac. As inscrições podem ser feitas no próprio local de realização do curso, no Centro Profissionalizante Lagoinha. São 30 vagas para o período noturno, com início das aulas para o dia 6 de junho. Outros cursos na área de construção civil serão realizados ainda neste ano.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques, são oportunidades não só de qualificação como também de aperfeiçoamento em várias áreas. “A cada ano ampliamos a quantidade de cursos e de vagas para atender à demanda do mercado, como é o caso da construção civil. Além de Pintor de Obras, ofereceremos também a partir do segundo semestre os cursos de Pedreiro, Oficial de Acabamento e Eletricista Predial”, disse.

Para o presidente do Sinduscon, a parceria com a Prefeitura irá facilitar a suprir a necessidade das empresas do setor por profissionais qualificados, já que hoje há um déficit de pelo menos 1.500 profissionais nos canteiros de obras.

“Com essa parceria, estamos agilizando a preparação dos candidatos a uma vaga de trabalho e facilitando o ingresso deles no mercado. Vamos indicar os interessados para se qualificar nos cursos e aproveitar essas mesmas pessoas, após preparadas, para encaminhá-las às empresas que necessitam de pessoal”, explicou.

Mais informações:

Centro Profissionalizante Alvorada – Rua Edésio Fernando Morais, 71, bairro Alvorada – 3212-3992

Centro Profissionalizante Lagoinha – Rua São Francisco de Assis, 1070, bairro Lagoinha – Telefone: 3226-6389

Centro Profissionalizante Planalto (1º de Maio) – Rua do Jardineiro, 360, bairro Planalto – 3257-3795

Fonte: Secom Prefeitura Municipal de Uberlândia


Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/mgvx3E

Sesi de Araguari recebe o espetáculo “Na Ponta da Língua”

Serão dois dias conhecimento sobre a nova regra ortográfica da língua portuguesa

Pensando em uma forma prática e divertida de ensinar as novas mudanças ortográficas da língua portuguesa, que tem sido quesito de dificuldade entre crianças, jovens e adultos, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, através do Sesi Minas, oferece o espetáculo “Na Ponta da Língua".

Tudo começou com uma cartilha informativa, que saiu do papel e ganhou os palcos, transformando-se na peça teatral “Na Ponta da Língua”, que fala sobre as mudanças ortográficas de um jeito simples, lúdico e muito criativo.

Serão mais de 100 apresentações realizadas em diversos municípios do estado de Minas Gerais. Cerca de 50 escolas receberão o projeto que levará informação e entretenimento para mais de 40.000 alunos.

Araguari receberá a peça no dia 17 de maio às 20h20 e no dia 18 em dois horários, às 9h50 e às 10h40. A apresentação será realizada no Ginásio de Esportes do Sesi, que se localiza na rua Manoel Assis Pereira, 140, no Bairro Goiás. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (34) 3242-4100.

Ypsi Moreno quer repetir feito em Uberlândia

Atleta cubana chega para o GP Caixa Sesi e quer melhorar marca do martelo na América do Sul

As grandes estrelas do atletismo continuam chegando a Uberlândia para a disputa do 5º GRANDE PRÊMIO CAIXA SESI DE ATLETISMO, que acontece na noite desta quarta-feira 18 nesta cidade do Triângulo Mineiro.

Entre as feras que desembarcaram em Uberlândia na tarde desta terça-feira 17 estava a cubana Yipsi Moreno, 31 anos, do lançamento do martelo. E ela volta para o palco onde, em 2007, marcou o melhor lançamento já feito na América do Sul: 70,50 m. “Competir aqui é sempre bom e acredito que possa melhorar essa marca”, disse Ypsi, cuja melhor marca nesta temporada é 73,77 e foi obtida no início de março, em Havana. “Acredito que aqui devo fazer uma marca próxima dos 73 m, comentou a atleta, que tem como recorde pessoal 76,62 m, feita em 2008, na cidade croata de Zagreb.

Sobre as adversárias no Meeting de Uberlândia, disse: “Ainda não sei quem estará na prova, mas o que conta é como vai ser o meu desempenho”, afirmou Ypsi, que apontou suas compatriotas Arasay Thondike e Ariannis Vichy como fortes competidoras.

Para a prova dos 400 m feminino chegou a Uberlândia a jamaicana Rosemarie Whyte, finalista olímpica em Pequim. “Esta é minha primeira vez no Brasil. Ouvi falar muito bem daqui, da receptividade das pessoas e das belezas naturais”, disse Whyte, que espera superar na Vila Olímpica do Sesi-Gravatás sua melhor marca do ano nos 400 m, que é de 51:15, obtida em Kingston, no último dia 7.

Entre os destaques masculinos, já está em Minas o trinitino Keston Bledman, que corre os 100 m. “Espero ser rápido”, resumiu Keston. No último sábado ele fez 10.09 sua melhor marca, obtida no ano passado, é 10.01.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt – GP CAIXA SESI 2011 Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista/Maurício Martins/Marcelo Ferrelli

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br

Público vê estrelas no GP Caixa Sesi

GP Caixa Sesi terá a participação de fortes atletas do Brasil e do exterior

Atletas de ponta do Brasil e do Exterior participam, nesta quarta-feira 18, do 5º GRANDE PRÊMIO CAIXA SESI DE ATLETISMO, a partir das 18 horas, no Estádio de Atletismo Ádria Santos, da Vila Olímpica do Sesi-Gravatás, em Uberlândia. Este será o terceiro Meeting da série de cinco que compõem o Brazilian Athletics Tour 2011. A competição reunirá 153 atletas (72 homens e 81 mulheres) de 24 países em 16 provas.

A competição terá algumas provas especiais como os 100 m, o lançamento do martelo e o salto triplo, no masculino, os 100 m, os 3.000 m com obstáculos e o lançamento do martelo, no feminino. Cada uma dessas provas reúne pelo menos cinco atletas do Ranking Mundial, conforme as listas da 1AAF.

Os 100 m masculino conta, por exemplo, com o britânico Dwain Chambers, campeão mundial indoor dos 60 m no ano passado em Doha e campeão do GP Caixa Governo do Pará, no último domingo. Chambers está em Uberlândia pelo segundo ano consecutivo e vai tentar o bi, já que venceu em 2010 com 10.19, com vento contra de 3.2 m/s. “Era para ter corrido abaixo dos 10 segundos. Vamos ver desta vez”, disse o atleta, que fez 10.16 em Belém.

Atleta número 13 do mundo em 2010, Chambers terá como adversários Keston Bledman, de Trinidad y Tobago (nº 18), J-Mee Samuels, dos Estados Unidos (nº 20), Marc Burns, também de Trinidad y Tobago (nº31) e Kimmari Roach, da Jamaicana (nº 34), além dos brasileiros Nílson André e Sandro Viana.

No lançamento do martelo, Dishod Nazarov, do Tadjikistão, também tentará o bi em Uberlândia. Ele foi campeão em 2009 e estabeleceu o recorde da prova, com 79,28 m. A prova também terá cinco atletas entre os 50 do mundo: Nazarov (nº 4), Igor Sokolovs, da Lituânia (nº 7), Mohsen Anani, da Tunísia (nº 19), Kibwe Johnson, dos Estados Unidos (nº 22) e Robert Janet, de Cuba (nº 32). Participam ainda o argentino Juan Ignacio Cerra e os brasileiros Wagner Domingos e Allan Wolski.

“Não gosto de previsões, mas quero fazer o meu melhor e alegrar a torcida e os organizadores”, disse Sokolovs, que obteve 75 m este ano num torneio em Kawasaki, no Japão.

O brasileiro Wagner Domingos, o Montanha, está animado. Ele fez um estágio de treinamento de três meses em Brezice, na Eslovênia, bancado pela CBAt. Voltou no dia 5 de maio e já no sábado obteve a marca de 71,60 m num torneio em São Caetano do Sul, obtendo o índice para os Jogos Pan-Americanos do México. “Minhas prioridades são o Campeonato Sul-Americano e o Jogos Pan-Americanos. Quero voltar medalhado das duas competições.”

O salto triplo também contará com cinco atletas entre os 50, com destaque para os cubanos David Girat (nº 5), Yoandris Betanzos (nº 9) e Osniel Tosca (nº 16). Tosca, aliás, venceu a prova do GP Caixa Governo do Pará, no domingo, com 17,16 m. Os outros dois ranqueados são os brasileiros Jefferson Sabino (nº 29) e Hilton da Silva (nº37). O norte-americano Walter Davis, campeão mundial em Helsinque 2005, também vai competir.

Outra prova forte será os 3.000 metros com obstáculos, que reunirá os quenianos Bernard Mbugua e Bisluke Kiplagat. Mbugua (nº 14) foi campeão desta prova no GP Caixa Unifor, em Fortaleza, enquanto Kiplagat (nº 17) ganhou os 5.000 m no GP Caixa Governo do Pará. O brasileiro Hudson Santos de Souza, bicampeão pan-americano dos 1.500 m, espera obter o índice de 8:39.66 para o PAN em Uberlândia. “Vou correr em casa e tenho tudo para melhorar os 8:41.59 que fiz em Fortaleza”, disse o medalha de bronze no Ceará.

No 100 m feminino, os destaques são Alexandria Anderson, dos Estados Unidos (nº 4), Ana Cláudia Silva, do Brasil (nº 20), Tahesia Harrigan, das Ilhas Virgens Britânicas (nº 24), Mikele Barber, dos Estados Unidos (nº 26) e Oudamola Osayomi, da Nigéria (nº 36), vencedora da prova em Belém. A norte-americana Brianna Glenn, campeã do salto em distância no Pará, vai correr também os 100 m.

O lançamento do martelo terá nada menos do que seis participantes entre os 50 do Ranking da IAAF. A grande estrela é a cubana Ypsi Moreno, bicampeã mundial e vice-campeã olímpica da prova. As outras ranqueadas são Jennifer Dahlgren, da Argentina (nº 8), Sultana Frizell, do Canadá (nº 11), Marina Marghiev, da Moldávia (nº 12), Amber Campbell, dos USA (nº 13) e Arasay Thondike, de Cuba (nº23).

Nos 3.000 m com obstáculos, a previsão é de muito equilíbrio. As etíopes Almaz Ayana (nº 8) e Mekdes Bekee (nº 9) lutarão mais uma vez pela vitória. Almaz venceu a prova em Fortaleza e depois ganhou os 5.000 m em Belém. Outras ranqueadas são Korene Hinds, da Jamaica (nº 17), Purit Cherotich Kirui, do Quênia (nº 26) e Sabine Heitling, do Brasil (nº 38), medalha de ouro no PAN do Rio e recordista sul-americana da prova.

O salto em altura e os 400 m também devem ter bons resultados. As duas provas têm quatro atletas no top 50 da IAAF. No salto em altura, destacam-se Sheree Francisc, da Jamaica (nº17), Deirdre Mullen, dos USA (nº 24), Ana Simic, da Croácia (nº 24) e Liz Patterson, dos USA (nº 33).

Nos 400m, estão entre as favoritas Rosemarie White, da Jamaica (Nº 14), Keshia Baker (nº 15) e Monica Hargrove (nº 24), ambas dos Estados Unidos, e Geisa Coutinho, do Brasil (nº 49).

O GP Internacional Caixa Sesi de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com apoio do Sesi/Fiemg.

PROGRAMA HORÁRIO DO GP CAIXA SESI 2011

18:00 - Lançamento do Martelo - Masculino 18:30 - Cerimônia de Abertura 19:00 - 400 m - Feminino

19:15 - 400 m - Masculino

19:25 - Salto em Altura - Feminino

19:30 - Lançamento do Martelo - Feminino

19:35 - 100 m - Feminino

19:35 - Salto Triplo - Masculino

19:50 - 100 m - Masculino

20:15 - 3.000 m c/obstáculos - Feminino

20:35 - 3.000 m c/obstáculos - Masculino

20:45 - Lançamento do Dardo - Feminino

20:55 - 100 m c/barreiras - Feminino

21:10 - 4x100 m - Feminino

21:25 - 4x100 m - Masculino

21:40 - 4x400 m - Feminino

21:55 - 4x400 m - Masculino

NOTICIÁRIO, PROGRAMA HORÁRIO, LISTA DE PARTICIPANTES DO HOTSITE DO EVENTO - Acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/default.asp


ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt – GP CAIXA SESI 2011 Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista/Maurício Martins/Marcelo Ferrelli

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: bene@cbat.org.br

Site: www.cbat.org.br

Triângulo Mineiro recebe Caravana do Desenvolvimento

Projeto do BDM vai visitar o Triângulo Mineiro e apresentar as linhas de financiamento para micro, pequena e média empresa e produtores rurais

Na próxima semana, entre os dias 17 e 19 de maio, cinco cidades do Triângulo Mineiro vão receber a Caravana do Desenvolvimento, projeto itinerante do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) que tem como objetivo mostrar aos micro, pequeno e médio empreendedores e produtores rurais as linhas de crédito mais adequadas para seus negócios. Uma equipe formada por funcionários do Banco vai visitar as cidades de Ituiutaba, Tupaciguara, Araguari, Uberlândia e Uberaba.

“Essa é a oportunidade dos empresários estarem em contato direto com a consultora do BDMG. De mais uma vez comprovar os benefícios do crédito e realizar planos que antes eles entendiam ser impossíveis”, afirma a coordenadora da Assessoria de Crédito da Fiemg, Josmara Galvão

Durante os eventos são feitas palestras explicativas sobre as soluções financeiras oferecidas pelo BDMG, para que os empresários possam conhecer melhor o processo de contratação do crédito e entender como solicitá-lo, quais são os requisitos, prazos de pagamento, entre outros fatores.

Em Ituiutaba, além de conhecer os produtos do BDMG, os empreendedores vão assistir a uma palestra sobre “Como Calcular a Necessidade de Capital de Giro de sua Empresa” e poderão agendar atendimentos individuais com a equipe do Banco. Para marcar o horário do encontro, basta mandar um e-mail para fassis@fiemg.com.br, ou ligar para as responsáveis Fabiana ou Hilda no telefone (34) 3268-2123.

De acordo com Aline Ane Verneque, coordenadora do projeto, “o contato direto com os empreendedores é essencial para que o Banco conheça as necessidades de seus clientes e apresente linhas de créditos específicas para seus negócios”.

Confira as datas, horários e locais dos eventos:

  • 17/05 (terça-feira) – 19h –Ituiutaba

Flamboyant Salão de Eventos – Av, Dezessete, 1405, Centro

  • 18/05 (quarta-feira) – 9h – Tupaciguara

Câmara Municipal – Rua Bueno Brandão, 22, Salas 1 e 2

  • 18/05 (quarta-feira) – 18h30 – Araguari

Unidade da FIEMG Vale do Paranaíba - Av. Coronel Teodolino Pereira Araújo, 711

  • 19/05 (quinta-feira) –8h –Uberlândia

FIEMG Regional Vale do Paranaíba – Av. Rondon Pacheco, 2100

  • 19/05 (quinta-feira) – 19h – Uberaba

FIEMG Regional Vale do Rio Grande – Praça Frei Eugênio, 365

Sobre o BDMG

Fundado em 1962, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é o braço financeiro do Estado. Por meio de operações de financiamentos de médio e longo prazo e sempre com taxas de juros atraentes, o BDMG apoia empreendimentos que operam ou chegam para se instalar em Minas Gerais, promovendo o desenvolvimento sustentável com inclusão social. Em 2010, atingiu o patamar recorde de R$ 1,39 bilhão em desembolsos.

Para mais informações sobre o Banco acesse: www.bdmg.mg.gov.br .

5º GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA SESI DE ATLETISMO

JORNALISTAS CREDENCIADOS – RETIRADA DOS CRACHÁS

A organização do 5º Grande Prêmio Internacional Caixa Sesi de Atletismo tem o prazer de informar que seu pedido de credenciamento para acompanhar a competição foi aceito.

A retirada dos CRACHÁS acontecerá na SALA DE IMPRENSA da competição, na Pista Ádria Santos, na Vila Olímpica do Sesi-Gravatás, nesta cidade de Uberlândia, amanhã, dia 18 de maio, das 15:30 às 17:30.

Atenciosamente,

Benê Turco – Coordenador de Imprensa

Ypsi Moreno chega para disputar o Lançamento do Martelo

Campeã da prova em 2007, cubana tem o melhor resultado da prova já alcançado na América do Sul

Setenta e quatro atletas já estavam em Uberlândia na tarde desta segunda-feira 16, para a disputa do 5º GP Caixa Sesi de Atletismo, na próxima quarta-feira, à noite. Outro atletas tinham previsão de chegada para a noite desta segunda, enquanto que outros chegam na terça-feira 17.

Entre os esperados na cidade estão a cubana Ypsi Moreno e a norte-americana Amber Campbell, que disputarão o lançamento do martelo. Ypsi é dona do melhor resultado da prova já alcançado na América do Sul, com 70,50 m, marca feita exatamente em Uberlândia, na 1ª edição do GP, em 2007. Ela voltou a competir em meados de 2010, depois de afastar-se das competições para ter seu primeiro filho.

Bicampeã mundial, campeã pan-americana e vice-campeã olímpica, ela é uma das estrelas da competição. “Amanhã ela estará aqui”, disse o responsável pela equipe de Cuba, que já tem vários atletas na cidade, como o triplista Osniel Tosca, campeão da prova no GP de Belém.

YPSI MORENO e AMBER CAMPBELL têm chegada prevista em Uberlândia às 13:20, pelo voo 1918, da Gol.

Keston Bledman (Trinidad y Tobago), que já marcou 10.01 nos 100 m, e Andretti Bain (Bahamas), ranqueado pela IAAF nos 400 m, chegam no mesmo voo.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt – 5º GP CAIXA SESI DE ATLETISMO 2011

Telefone: (11) 7151-9434

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sinduscon assina convênio com a Prefeitura de Uberlândia

Parceria irá beneficiar população e empresários, qualificando e suprindo vagas que estão abertas

Visando o mercado de trabalho e todas as solicitações de empresários quanto á falta de mão de obra qualificada, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sinduscon-TAP, firma parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia para trazer mais cursos gratuitos para o município e região.

No dia 17 de maio, às 10h, no Gabinete do Prefeito Odelmo Leão, acontecerá a Cerimônia de Assinatura do Convênio entre as duas entidades. O presidente do Sinduscon-TAP, Paulo Roberto Ribeiro estará presente para firmar o compromisso que pode melhorar o setor da construção civil em Uberlândia.

“Essa parceria é boa para os dois lados, afinal a PMU irá disponibilizar cursos que foram previamente indicados pelo Sinduscon, afinal sabemos exatamente qual é a necessidade de nosso setor, quais os profissionais que estão em falta. E dessa maneira começaremos a suprir o mercado de trabalho”, afirma Paulo Ribeiro.

Para confirmar a presença basta ligar para o telefone (34) 3236-3163 ou pelo email gerencia.siduscon@triang.com.br.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fiemg apoia nova Mostra Coletiva de Artesanato

Espaço Cultural Forense inaugura “Aica Criações”, mostra conjunta que conta com a parceria da Fiemg Regional Vale do Paranaíba

“Aica Criações” é a nova Mostra Coletiva de Artesanato que foi inaugurada, na última semana, no Espaço Cultural Forense. Ana Silva, Clélia Botelho, Cilene Diniz, Jandira Oliveira, Mariza Domingues, Neides Lelis, Ângela Menezes, Galba Crozara, Izabella Spini, Marlene Fernandes Spini, Maria Gislaine Caixeta, Maria Shirley de Souza, Marcelo FáveroVictor Manuel e Zamita Souza, foram os artistas plásticos associados da AICA – Artes Integradas do Camaru, responsáveis pela inauguração do projeto.

Pinturas em telas e madeiras, mandala em vidro, bolsas femininas, entre vários outros tipos de artesanatos em tecelagem, couro e madeira, são trabalhos reunidos que estão em exposição na mostra. Estes trabalhos foram produzidos nos anos de 2010 e 2011, e todos trazem a temática do dia das mães.

A Direção do Foro é responsável pela coordenação do Espaço Cultural Forense, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, tendo como parceira a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Livraria Jurídica Universal, Gilson Montes Advogados Associados, dentre outras.

A exposição segue até o dia 20 de maio. O público pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira, nos horários de 12 às 18h. Os produtos expostos podem ser comercializados. A entrada é franca!


Estado firma parceria para criação de polo aeronáutico em Tupaciguara

O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinaram, recentemente, em São José dos Campos (SP), por determinação do governador Antonio Anastasia, protocolo de intenções com o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) para iniciar estudos de viabilidade de instalação de um polo aeronáutico no Triângulo Mineiro. Além do instituto, órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), assinaram o protocolo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – regional Vale do Paranaíba, a Prefeitura Municipal de Tupaciguara e a empresa AXIS Aerospace.

Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho, ao lado do diretor do IEAv, Marco Antonio Sala Minucci, afirmou que a parceria entre o Governo de Minas e o instituto abrirá um novo momento na área tecnológica para o Estado. O vice-governador destacou que o Governo do Estado será indutor do desenvolvimento, sobretudo, quando há participação de diversas instituições da sociedade e de empresas interessadas em inovação.

O instituto é uma organização do Comando da Aeronáutica que desenvolve pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, entre elas escoamentos para aplicação de voos de veículos aeroespaciais. Um dos principais trabalhos desenvolvidos, atualmente, é a propulsão a laser para veículos aeroespaciais hipersônicos, que podem voar 10 vezes mais rápido do que a velocidade do som. As pesquisas são lideradas pelo Brasil com a participação de pesquisadores da Força Aérea Americana.

Narcio Rodrigues afirmou que a presença do vice-governador na sede do instituto selou um importante compromisso para o desenvolvimento de Minas, que aproveitará a experiência tecnológica do IEAv.

O diretor do instituto disse que a parceria com o Governo de Minas é um momento histórico para a instituição que dirige. Ele fez um retrospecto da história do DCTA, de onde também surgiu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais bem avaliadas escolas de engenharia do Brasil. Marco Antonio Minucci explicou ainda que a utilização da propulsão a laser como combustível permitirá redução extremamente significativa dos custos para enviar cargas ao espaço.

Parceria
A parceria em torno de um polo aeronáutico/ aeroespacial foi iniciada pelo secretário Narcio Rodrigues com o engenheiro mecânico-aeronáutico Daniel Marins Carneiro, diretor da empresa AXIS, que está desenvolvendo o projeto AX-2 Tupã, aeronave de seis lugares destinada à aviação civil.

A empresa mineira, instalada em Tupaciguara (Triângulo Mineiro), tem recebido o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem o curso de Engenharia Aeronáutica. O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fiemg regional também apoiarão o projeto.

Segundo Daniel Marins, a AXIS também foi convidada pelo IEAv para participar do 14X – plataforma de alta velocidade. O projeto é de uma aeronave não tripulada hipersônica que poderá ser transformada em míssil a ser oferecido à Força Aérea Brasileira. Na visão de Daniel, o Brasil tem todas as condições de desenvolver as mais modernas tecnologias no setor, contudo é preciso que haja empresas com visão inovadora.

“Buscamos segmentos não explorados e estamos tendo a oportunidade de iniciar esse trabalho após a boa receptividade do secretário Narcio Rodrigues”, disse.

Participaram da visita IEAV, durante a assinatura do protocolo de intenções, o deputado Zé Maria, representando a Assembléia Legislativa; o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquó; o presidente da Fiemg regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda; e representantes da empresa AXIS Aerospace.

Fonte: Agência Minas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Presidente da Fiemg se encontra com Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Amanhã, G7 reúne com Ministro também para falar do Gasoduto

Depois de encontrar com o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve em almoço na sexta-feira passada, 6, na Fiemg, em Belo Horizonte, com o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e reforçou o agendamento de reunião com o G7 amanhã, 11, cujo tema principal será o Gasoduto.

Lacerda, juntamente com a comitiva do G7 (Fiemg, CDL Uberlândia, Aciub, OAB Uberlândia, Conselho de Veneráveis, Sociedade Médica, Sindicato Rural), estará em Brasília para uma reunião com Pimentel para passar todos os detalhes do projeto.

Sobre o ramal de gasoduto

Segundo o Presidente Gabrielli, o Gasoduto só se viabilizará se haver aumento de consumo ou seja se tiver mais indústrias de grande porte instaladas na região e que a CEMIG é a responsável pelo transporte do gás, ficando a Petrobras somente responsável pela disponibilidade das moléculas do gás ou seja o fornecimento.

Além disso, foi mostrado uma série de investimentos da Petrobras na UFU e, portanto, será realizado um evento para mostrar o que está sendo desenvolvido e a partir daí capacitar fornecedores tanto para novos produtos em desenvolvimento como para as atuais demandas da Petrobras, seja no pré-sal seja nas demais atividades.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Plug Minas é apresentado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba


Presidente Pedro Lacerda conhece detalhes do projeto e pretende trazer uma unidade para a cidade

Na manhã desta quarta-feira (4), o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, esteve no Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital em Belo Horizonte-MG, a convite do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues.

O presidente compareceu ao local, juntamente com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, Divaldo Rezende. Na oportunidade, Pedro Lacerda conferiu de perto o trabalho desenvolvido com os jovens mineiros.

De acordo com Lacerda, o projeto é de grande valia para o crescimento intelectual e criativo dos jovens. “Através de iniciativas como essa que melhoramos o futuro de nossos jovens, entendendo que a cultura digital e as artes têm um enorme potencial de transformação da realidade social. Estamos já em estudos para trazer uma unidade para Uberlândia em parceria com prefeitura, empresários, Eco Instituto e governo de Minas”, afirma o presidente da Regional Vale do Paranaíba.

O projeto

Plug Minas é um espaço destinado para estudantes e egressos, de 14 a 24 anos, deescolas públicas, para desenvolverem competências para lidar com a cultura digital e as artes. Segundo o coordenador do projeto, Roberto Rocha, o Plug foi criado em 2009 e funciona através da orquestração de núcleos, onde são desenvolvidas atividades voltadas para o uso das tecnologias, da cultura digital, do empreendedorismo e da arte. “O objetivo do projeto é promover a apropriação dessa cultura pelos jovens, para que cada um se coloque no mundo como protagonista de sua própria trajetória e possa usufruir o seu direito ao trabalho, à educação e à participação”, conta.

Mais informações sobre o projeto: www.plugminas.mg.gov.br

Secretário se coloca à disposição de empresários em encontro da Fiemg

Durante o Seminário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães afirmou que as parcerias são essenciais para melhor conservar o planeta

Na manhã desta quinta-feira (5) o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Adriano Magalhães, esteve em Uberlândia à convite da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e ministrou uma palestra sobre o “Novo Formato da Gestão Ambiental em Minas Gerais”.

Na oportunidade, o secretário falou sobre a divisão do trabalho dentro da Semad, entre sub-secretarias e instituições que serão responsáveis por agilizar processos ambientais que já estão parados há algum tempo. Além de falar sobre o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), ações de fiscalização e de integração entre licenciamentos ambientais e atos autorizativos, também falou sobre a importância da gestão ambiental e das parcerias. “A ideia é que todos se tornem companheiros em nossa caminhada, sejam ambientalistas ou empresários. Por isto, aguardamos sugestões. Isso agiliza o processo, pois assim saberemos de fato as necessidades e os problemas que estão acontecendo em qualquer região mineira”, afirmou Adriano Magalhães.

Depois da palestra, o microfone foi direcionado aos participantes do Seminário de Meio Ambiente que puderam dar sugestões e até mesmo fazer reclamações sobre como o meio ambiente vem sendo tratado na atualidade. “Essa foi a oportunidade para passarmos aos órgãos responsáveis as nossas preocupações. Afinal é de extrema importância que saibamos como unir o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Sustentabilidade é um assunto muito divulgado, mas nem sempre todos sabem de fato como agir sustentavelmente”, disse o coordenador ambiental da Usina de Santo Ângelo (USA), Decriê Polastrine.

Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, encontros como este são importantes para orientar os empresários. “Esta é uma de nossas missões”, explicou.


Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/moAvR6

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fiemg apoia palestra sobre “Trabalho em rede, oportunidades que se controem juntos”

Ontem (4), a Fiemg Regional Vale do Paranaíba recebeu o consultor do Sebrae e conselheiro do Roberto Justus no reality show “O Aprendiz”, Claudio Forner para ministrar a palestra “Trabalho em rede, oportunidades que se constroem juntos” realizada pelo Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura Municipal com apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.


Confira as fotos no flickr da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/iNL52G

GP Caixa Sesi reúne 11 atletas top 10 da IAAF

Competição será disputada no dia 18 de maio em Uberlândia (MG)

O 5º Grande Prêmio Internacional Caixa Sesi de Atletismo 2011 reunirá nada menos do que 11 atletas top 10 no Ranking Mundial do ano passado da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Ao todo, os organizadores já receberam a confirmação de participação de 54 ranqueados entre os 50 melhores do mundo (25 homens e 29 mulheres), representando 22 países.

Com os atletas confirmados até agora, a competição tem garantida um nível técnico forte e excelentes disputas na Pista Ádria dos Santos na Vila Olímpica Sesi Gravatás, no dia 18 de maio, na cidade mineira de Uberlândia.

A ENTRADA DO PÚBLICO É LIVRE.

Um exemplo da competitividade aguardada é a prova do salto triplo masculino, que contará com nove atletas entre os 50 do mundo, sendo três entre os 10 mais bem colocados. Os cubanos são as atrações nesta especialidade. Alexis Copello, número 3 do Ranking, é medalha de bronze no Campeonato Mundial de Berlim 2009, com 17,36 m, e medalha de prata na Copa Continental, em Split 2010, com os mesmos 17,36 m. Seu recorde pessoal é 17,65 m, de 2009.

Já Arnie David Girat, número 5 do Ranking, ganhou medalha de bronze no Mundial Indoor, em Doha 2010, com 17,36 m, e prata em Valência 2008, com

17,47 m. Finalista olímpico em Pequim 2008 (4º). Tem como melhor marca 17,62 m.

Yoandris Betanzos, por outro lado, ganhou prata no Mundial Indoor de Doha 2010, com 17,69 m, bronze em Moscou 2006, com 17,42 m, e bronze em Budapeste 2003, com 17,36 m. Em Mundiais Outdoor ganhou prata em Helsinque 2005, com

17,42 m, e Paris 2003, com 17,28 m. Em 2010 saltou 17,22 m, e ficou na nona colocação no Ranking da IAAF. Seu recorde pessoal é 17,69, de 2009.

A prova terá ainda Osniel Tosca (n. 16), o norte-americano Kenta Bell (n.

23), o haitiano Samyr Laine (n. 25), além dos brasileiros Hilton da Silva (n. 29) e Jefferson Sabino (n. 37).

O norte-americano Walter Davis não está ranqueado, mas é uma das atrações.

Ele foi campeão mundial em Helsinque 2005 e medalha de ouro no Mundial Indoor de Moscou 2006. Ganhou também o triplo na Copa do Mundo de Atenas

2006 e na Final Mundial do Atletismo em Stuttgart 2007. Seus recordes pessoais são 17,71 m (ao ar livre) e 17,73 m (indoor), marcas conseguidas em 2006.

No lançamento do martelo masculino, Dilshod Nazarov, do Tadjkistão, e Igor Sololovs, da Letônia, têm tudo para fazer um duelo à parte. Nazarov, número

4 de 2010, com 80,11 m (recorde pessoal), já esteve em Uberlândia em 2009, quando venceu a competição com 79,28 m, recorde do torneio.

Já Igor Sololovs, número 7, com 79,09 m, foi vice-campeão da Final Mundial do Atletismo - WAF 2009 - em Tessalônica, na Grécia. Ele tem como recorde pessoal 80,14 m, marca conseguida no mesmo ano, em Riga.

No lançamento do martelo feminino, seis atletas estão ranqueadas, duas entre as dez do mundo: a cubana Ypsi Moreno (nº 5) e a romena Bianca Perie (nº 9).

Ypsi é sem dúvida o grande nome. Medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas

2004 e Pequim 2008, ela ganhou ouro no Mundial de Edmonton 2001. Já Bianca foi quarta colocada no Europeu de Barcelona, em 2010. Estão confirmadas ainda Sultana Frizell (nº 11), do Canadá, Marina Marghiev (nº 12), da Moldávia, Amber Campbell (nº 13), dos Estados Unidos, e Arasay Thondike (nº 23), de Cuba.

Nos 3.000 m com obstáculos feminino, os grandes destaques são as etíopes Almaz Ayana e Mekedes Bekee. Aos 19 anos, Almaz é a número 8 do mundo em 2010, com 9:22.51, seu recorde pessoal. Já Mekedes, 24 anos, é a número 9, com 9:24.17. Tem como recorde pessoal 9:20.23.

A queniana Purity Kirui, de 19 anos, está na prova. Ela ganhou os 3.000 m com obstáculos nos Mundiais Juvenis do Canadá, em 2010, e seu melhor tempo é 9:36.34. 17. Estão na prova ainda a jamaicana Korene Hinds (n. 17) e a marroquina Hanane Ouhaddou (n. 29).

Uma brasileira de destaque será certamente a cearense Ana Claudia Lemos Silva, terceira colocada no ranking de 2011 e 20ª em 2010 nos 100 m. Está enfrentará as norte-americanas Gloria Asumnu (n. 20) e Mikele Barber (n.

26), além Tahesia Harrigan (n. 24), das Ilhas Virgens Britânicas, e Oludamola Osayomi (n. 36), da Nigéria.

Nos 100 m masculino, o britânico Dwain Chambers (n.13 do mundo), é a grande atração e competirá contra os norte-americanos Edwards Monzavous (n. 14) e J-Mee Samuels (n. 20), além de Keston Bledman (n. 18) e Marc Burns (n. 31), de Trinidad y Tobago, e Kimmari Roach (n. 31), da Jamaica.

Cerca de uma centena de atletas de 22 países disputarão as 15 provas do Grande Prêmio. A realização do evento é da CBAt, com patrocínio da CAIXA e apoio do SESI.


MAIS INFORMAÇÕES no hotsite do GP – acesso pelo link abaixo:

http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/default.asp

AT. EDITORES: O Credenciamento de Imprensa termina no dia 13 de maio. Os pedidos devem ser feitos pela Internet, no seguinte LINK:

http://www.cbat.org.br/competicoes/gp_sesi/imprensa.asp

Assessoria de Imprensa da CBAt – Grande Prêmio Internacional CAIXA SESI de Atletismo Benê Turco/João Pedro Nunes/Maiara Batista

Telefone: (11) 7151-9434

E-mail: www.cbat.org.br