segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Atletas do Sesi representam Uberlândia no Voleibol Mirim e Pré-Mirim

O Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale de Paranaíba, não para de ser fábrica de futuros atletas de Uberlândia e região. O evento da vez, aconteceu no último sábado (27), no Sesi Gravatás. Os pequenos atletas da categoria Mirim e Pré-mirim de voleibol disputaram o Festival Mineiro Regional. Foram muitos passes, manchetes, arremessos e levantamentos que fizeram com que as equipes do Sesi ganhassem as partidas.

O resultado final foi três sets a zero para a equipe Sesi Esporte MG contra Sacramento URS nas duas categorias. “As duas equipes fizeram uma grande partida, mostrando muita garra e dedicação durante o jogo de acordo com os resultados”, conta a Instrutora de atividades esportivas do Sesi, Valéria Cristina de Melo Araújo.

As equipes tiveram como técnico o Lindemberg da Silva Souza, e Valéria Cristina de Melo Araújo como auxiliar. No próximo sábado, 03 de setembro, as mesmas equipes irão enfrentar a equipe de Catiguá às 15h e 16h30 no Sesi.

Fiemg abre projeto Dirigente 2011 com presença do governador Antônio Anastasia

Uberlândia foi representada pelo presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, e presidentes de sindicatos patronais da cidade

A palavra planejamento marcou os discursos do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior, e do governador mineiro, Antonio Augusto Anastasia. Na noite desta quinta-feira, 25 de agosto, durante a abertura do Projeto Dirigente 2011, que reuniu empresários e líderes de sindicatos patronais filiados à Fiemg, eles falaram sobre o futuro que pode ser projetado para a economia do estado. O evento aconteceu no Hotel Ourominas, em Belo Horizonte.

Machado Junior convocou os empresários e dirigentes sindicais a pensarem na indústria que projetam para Minas nas próximas décadas. “Teremos um momento de planejamento e queremos entregar ao governador uma visão do setor sobre o futuro que enxergamos para a iniciativa privada no estado”, contou. Para o presidente, é fundamental que a instituição participe da construção de um planejamento conjunto para a economia mineira.

Anastasia mostrou aos empresários como o planejamento foi inserido na administração do Estado. “O ato de planejar ficou esquecido por décadas no Brasil. Em 2003, o então governador Aécio Neves trouxe de volta para Minas essa forma de trabalhar”, contextualizou. Para ele, a estabilidade econômica vivida pelo país a partir da implantação do Plano Real permite traçar metas, profissionalizar a gestão e os servidores públicos.

Com planejamento, Anastasia pretende firmar em Minas Gerais empregos de qualidade e diversificar as cadeias produtivas industriais. “É objetivo do Estado agregar valor aos produtos fabricados aqui. Sabemos e louvamos o valor das commodities que produzimos, mas precisamos diminuir a dependência que existe delas”, avalia.

O governador se comprometeu a trabalhar com todas as possibilidades que estão ao seu alcance para promover a diversificação e a atração de novos investimentos que gerem empregos de qualidade. Ele queixou-se, no entanto, do pequeno espaço de manobra que possui para oferecer aos empresários melhores condições para investir. Para Anastasia, a maior parte dos instrumentos econômicos para isso está nas mãos da União. “O Governo Federal detém a grande fatia dos tributos. A centralização do poder é enorme”, lamentou.

Na avaliação de Anastasia, os anos de governo Aécio foram de investimentos em infraestrutura física e social e de organização da máquina pública. Para ele, isso deu condições para que novos investimentos privados sejam feitos no estado. No entanto, voltou a reclamar da ausência de recursos federais em itens que considera fundamentais para o desenvolvimento, como nas obras de melhoria da rodovia BR-381 e no metrô de Belo Horizonte.

Ao finalizar seu discurso, Anastasia pediu o envolvimento do empresariado no planejamento e nas ações para o crescimento sustentável do estado. “O Governo, sozinho, não consegue nada. É preciso a participação da sociedade civil e do mercado para criar empregos, renda e desenvolvimento. O poder público não gera riqueza, somente oferece as condições para que isso ocorra”, concluiu.

Fonte: site do Sistema Fiemg

Confira as fotos no picasa da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/oskVDa

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia V em Araguari foi um sucesso

Sesi/Senai levaram alegria para os idosos do Abrigo Cristo Rei

O Dia V do Sesi/Senai Araguari, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, não podia ter tido outro resultado a não ser o sucesso. Através do empenho dos colaboradores da unidade, várias empresas estiveram juntas na ação que levou alegria para o Abrigo Cristo Rei que atende idosos do município.

Durante um dia inteiro, as senhoras do Abrigo receberam tratamento vip, unha foram feitas, bolsas e bijuterias foram presenteadas à elas. Também foram arrecadados calças, bonés, sapatos para os homens. A diversão da festa ficou por conta de sanfoneiros e violeiros que tocaram os ritmos adorados pelos idosos, além das atividades proporcionadas pelo Grupo Elite de Teatro.

De acordo com a agente de negócios do Sesi/Senai Araguai, Rosania Teixeira Araújo, foi gratificante poder proporcionar momento de lazer para os idosos do Abrigo Cristo Rei. “Muito mais feliz por ver que as empresas e escolas se sensibilizaram com a causa. Cada momento nos emocionou muito, a doação, a alegria dos idosos. Não existe palavras para explicar a sensação de ser voluntário”, conta.

Resultado da Arrecadação

Em uma operação montada pela unidade de Araguari, foram arrecadados no total 20 pacotes de Bombril; 6 litros de óleo; 8 refrigerantes de 2 litros; 21 barbeadores; 2 litros de álcool; 10 litros de água sanitária; 46 barras de sabão de quadro; 152 detergentes; 32 quilos de feijão; 384 fraldas; 382 papel higiênico; 216 creme dental; 63 escovas de dente; 428 sabonetes; 14 caixas de cotonetes; 10 quilos de arroz; 24 unidades de cremes hidratantes; 9 caixas de sabão em pó; 14 unidades de buchas de lavar louças; 46 sabão em pedaços; 1 colchão casca de ovo; 1 vassoura; 1 rodo; 5 massas de bolo; 1 kilo de sal; 1 quilo de fubá; 20 pacotes de fraldas; 35 sabonetes;

Para que o Dia V fosse concretizado com êxito, o Sesi/Senai de Araguari contou com o apoio de várias empresas e escolas do município. Entre elas: Sincopel Gráfica, Selecta, Mataboi, Lunasa, Unimed Araguari, Colégio Objetivo, Colégio Isolina, FCA, Sindiaa, Sindvest, Cerâmica Cruzeiro, Caixa Econômica, Aralat, Supermercado Bretas, Supermercado União de Araguari, Supermercado Melo Viana, Panificadora Propão, Pão Gostoso, Fornalha, Arrozeira Ávila, Grupo Vasconcelos, Geza, Batalhão Mauá, Calçados Kaneron, Forte Flex Calçados, Calçados Brito, Maranata Calçados, Laboratório São José, Banco Mercantil, Colaboradores e familiares do Sesi Senai de Araguari, Igreja do Evangelho Quadrangular, Colégio Nacional e Grupo Elite de Teatro.

Confira as fotos no picasa da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/q7hUEL

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atletas do Sesi vão para as Olimpíadas Escolares

O orgulho do atletismo de Uberlândia aumenta cada dia mais. Para as Olimpíadas Escolares Módulo I, quatro atletas do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que praticam atletismo representarão a cidade e estado de Minas Gerais. A competição será realizada em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 09 a 18 de setembro.

Serão onze dias de muita garra para os jovens de Uberlândia. A campeã nos 250 metros rasos e revezamento e vice-campeã nos 75 metros rasos, Sheila Moura de Oliveira, é uma das atletas que irá participar das Olimpíadas Escolares. Além dela, a vice-campeã Iracema Alves Apolinário vai participar representando o pentatlo. Na categoria 1.000 metros rasos, a campeã Alessandra Silva Candido e o campeão Nycollas Teles Santos também vão representar a cidade nas competições.

Jogo da Solidariedade movimenta o Sesi


Os pequenos deram show de cidadania e ajudaram uma instituição beneficente

Durante dez dias, os alunos de natação do Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba participaram de uma competição saudável, que estimulou a atividade física e, acima de tudo, a cidadania dos pequenos. O Jogo da Solidariedade foi uma ação integrada ao Dia V que é promovido pelo Sistema Fiemg e desenvolvido pelas regionais, como a Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

As crianças usaram o espaço do Sesi Gravatás, onde fazem suas atividades diárias, para desenvolver a gincana em que as equipes, divididas por idade, ganhavam pontos de acordo com as tarefas executadas. “Tinha criança de três aninhos empenhada em ganhar. Nada foi forçado, o voluntariado vai crescendo nas crianças de forma dinâmica. Foi uma farra e acreditamos que assim estamos realizando com segurança o papel do Sesi em prol da solidariedade”, conta a técnica de lazer, Cláudia Lacerda.

Foram arrecadados 401 litros de leite longa vida, 323 sabonetes e 162 pastas de dentes que serão doados para o Centro Maria Lobato. A equipe amarela (3 a 7 anos) conquistou o primeiro lugar, com 909 pontos.

Resultados

1º lugar – Equipe Amarela (3 a 7 anos) com 909 pontos

2º lugar – Equipe Vermelha (15 anos acima) com 861 pontos

3º lugar – Equipe Verde (8 a 10 anos) com 414 pontos

4º lugar – Equipe Azul ( 11 a 14 anos) com 315 pontos

5º lugar – Equipe Preta (8 anos acima) com 237 pontos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olimpíada do Conhecimento acontece no Senai

Etapa estadual é em Uberlândia e 27 alunos tentam vaga na etapa nacional

Para premiar os destaques dos cursos ministrados unidades do Senai de todo o Brasil, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) criou em 2001 a Olimpíadas do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. Segundo o diretor do Senai Roosevelt, Celso Medina, a Olimpíada é uma das principais vitrines profissionais do país. “É a exposição do talento dos estudantes. Acaba desenvolvendo competências e ensina os alunos a superarem desafios que são os mais próximos possíveis da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial”, afirma.

A competição é dividida em etapas, e está acontecendo em Uberlândia, no Senai, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em quatro modalidades: Instalação Hidráulica e a Gás, Revestimento Cerâmico, Confeitaria e Construção em Alvenaria. São 27 alunos competindo para conquistar uma vaga na etapa nacional.

São três aprendizes do Senai Roosevelt participando da Olimpíada do Conhecimento. Nágila Aparecida Rodrigues Silva competindo em Confeitaria, representando o curso de Panificação, Guilherme de Oliveira Caixeta e o aluno Matheus Domingos Silva que participou da competição em Segurança do Trabalho que aconteceu entre os dias 8 e 12 de agosto na Fiemg Regional Rio Doce em Governador Valadares-MG.

Os alunos somente saberão do resultado da etapa estadual na solenidade que acontecerá em Belo Horizonte. Quem quiser conferir a Olimpíada do Conhecimento, basta comparecer no Senai Roosevelt (Rua Ernesto Vicentini, 245) de 8h às 18h. As provas dos quatro cursos estão acontecendo simultaneamente.

Etapas seguintes

Depois da etapa estadual, os classificados irão competir com alunos do Brasil inteiro. Essa etapa é de muita responsabilidade, pois quem se classifica nela tem a chance de representar o Brasil na WorldSkills, que é o confronto de aprendizes de vários países em busca da medalha de melhor habilidade profissional. “Em edições passadas do evento a Unidade de Uberlândia já chegou até a etapa internacional, enviando alunos para França, Finlândia”, conta supervisor técnico do Senai, Luiz Augusto Reggiani.

Participe!


Sesi realiza Campeonato Estadual Juvenil de Atletismo neste final de semana

Atletas de 16 a 19 anos vão competir em provas de velocidade, meio fundo e fundo, arremessos e lançamentos e saltos em geral

Para quem gosta de esportes, uma boa opção de lazer para o final de semana é o Campeonato Estadual Juvenil de Atletismo. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de agosto no Sesi Gravatás, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, às 8h.

A competição atenderá várias equipes do Estado, dentre elas a de Ipatinga, Lavras, Betim, Catalão, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Belo Horizonte. Só em Betim, são 45 atletas que vão participar, sem contar no total de 15 de Uberlândia.

A competição atenderá atletas nascidos entre os anos de 1992 a 1995. Provas de velocidade, meio fundo e fundo, arremessos e lançamentos, saltos em geral, combinadas e revezamentos 4x 100m e 4x 400m serão realizadas. “Temos a expectativa de aumentar o número de atletas do estado convocados para o brasileiro, mas por se tratar de competição tudo pode acontecer” afirma o técnico de atletismo do Sesi, Eduardo de Deus Junior.

Eduardo afirma também, que a equipe de Uberlândia é composta por atletas com índice para participar do Brasileiro: John Maycon nos 800 metros rasos; Mário Luiz no Lançamento do Disco e Cecília Karollinne no Lançamento do Disco.

Os portões estarão abertos ao público com acesso exclusivo ao estádio de atletismo do Sesi Gravatás de Uberlândia, situado na Rua Nova Ponte, 500.

Comunicado

Prezados,

A Palestra Sustentabilidade Sócio Ambiental nas Micro, Pequenas e Médias Empresas, ministrada pelo consultor e professor de Sustentabilidade Sócio ambiental, Juliano Macedo, que aconteceria hoje (24) às 19h na Fiemg Regional Vale do Paranaíba foi adiado. Ainda não temos a confirmação da nova data, mas assim que tivermos novas informações passaremos para vocês.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fiemg é parceira no Circuito Cemig de Arborização

4º Seminário de Manejo de Vegetação em Sistemas Elétricos faz parte do projeto da Companhia Elétrica

A Fiemg Regional Vale do Paranaíba entrou como parceira da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Universidade Federal de Uberlândia (Uniube), Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais na promoção do Circuito Cemig de Arborização Urbana.

Nos dias 23 e 24 de agosto, no campus da Uniube em Uberlândia (Av. Rondon Pacheco), vai acontecer o 4º Seminário de Manejo de Vegetação em Sistemas Elétricos. Durante os dois dias haverá várias atividades voltadas para o conhecimento do tema. Destaque para a palestra “Perspectivas para a Arborização Urbana no Brasil e no Mundo” com o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), José Ricardo Martins Silva.

Programação

23 de agosto

16h – Credenciamento

17h – Abertura

- Apresentação: Manual de arborização urbana – Cemig

18 – Palestra Magna: “Perspectivas para a Arborização Urbana no Brasil e no Mundo” com o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), José Ricardo Martins Silva

19 – Confraternização: sede da Fiemg Regional VP (Av. Rondon Pacheco, 2100)

24 de agosto

7h30 – Credenciamento

8h30 – Árvores de nossa cidade: testemunhas que contam nossas histórias – Prefeitura de Uberlândia – Luiz Carlos de Carvalho e Arlete Gomes Ohhira

9h – A educação ambiental voltada para arborização urbana em Araguari – Núcleo de Educação Ambiental Girassol – Silvia Helena

9h30 – Resultados da Avaliação de Árvores de Risco (AVR) no Bairro Roosevelt – Cemig – Flávio da Costa Santos

10 – Palavra Aberta

10h15 – Intervalo

10h40 – Botânica na Arborização Urbana – Odilvia Garcia e Souza

11h40 – Palavra Aberta

12h – Intervalo para almoço

13h30 – As dificuldades e os danos encontrados nos processos de manutenção de redes de distribuição de água causados por árvores e suas raízes. Solução para que isso não aconteça – DMAE – Celso de Souza Carvalho

14h – Arborização Urbana como ferramenta para Implantação de Corredores Ecológicos – Prefeitura de Araguari – Sandra Graciele Pereira Diniz

14h30 – Dinâmica

14h40 – Plano Diretor do sistema de áreas verdes e arborização urbana de Uberaba – Prefeitura de Uberaba – José Sidney da Silva.

15h10 – Palavra Aberta

15h25 – Intervalo

15h45 – A fiscalização da Arborização Urbana em Araxá- Prefeitura de Araxá – Alex Sander Ribeiro

16h30 – Inventário da arborização urbana do município de Timóteo – Prefeitura de Timóteo – Bruno Reis Alcântara

17h15 – Palavra Aberta

17h30 - Encerramento

Sindivestu disponibiliza stands para a 17ª Liquidamoda

Empresários do setor já podem reservar espaço para comercializarem seus produtos

O Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia (Sindivestu), juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, já começou os preparativos para a 17ª Liquidamoda que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro na Apoteose (R. Botafogo, 315), das 10h às 21h.

A Feira é voltada para vendas à varejo, com entrada gratuita e a cada ano atrai maior número de público e marcas comercializadas. Em 2011 a estimativa é de que 35 mil pessoas passem pela Liquidamoda nos três dias, onde acontecerá promoções, sorteios e oficinas.

Para tanto já estão abertas as reservas de stands montados no evento. É a oportunidade que o empresário tem de dar visibilidade ao seu empreendimento. “A cada edição a Liquidamoda comprova sua vocação de ser um evento de referência para toda região e um dos maiores do estado. Segundo pesquisa realizada, 80,7% dos seus consumidores aprovaram o evento e ficaram totalmente satisfeitos em suas compras”, afirma a presidente do Sindivestu, Alba Lima.

O empresário que quiser obter um stand na feira deverá agendar horário com a gerente administrativa do Sindivestu, Rejane Nascimento, pelo telefone (34) 3236-7363 ou 3210-2213 para fazer a reserva.

Sustentabilidade é tema de palestra na Fiemg

Na teoria temos, resumidamente, que a sustentabilidade é o termo usado para definir ações e que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. É o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos de forma inteligente.

Na prática, nem sempre as empresas e pessoas conseguem adequar, para seu cotidiano e sua metodologia empresarial, o que se aprende na teoria. Neste contexto, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), a Fiemg Regional Vale do Paranaíba e os sindicatos patronais em parceria com a Trópicos Consultoria Turística e Ambiental promovem a palestra “Sustentabilidade Sócio Ambiental nas Micro, Pequenas e Médias Empresas”.

Ministrada pelo consultor e professor de Sustentabilidade Sócio ambiental, Juliano Macedo, a palestra será no dia 24 de agosto, às 19 horas, na sede da Fiemg Regional VP (Av. Rondon Pacheco, 2100). “A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Por isso, vemos como essencial iniciativas como essa para envolver o empresário e seus colaboradores, tornando-os mais conscientes”, incentiva o presidente da Fiemg, Pedro Lacerda.

Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (34) 3230-5290/ 3230-5291 ou através do email eventos@cintap.com.br. O investimento para não associados é de R$ 50.

Serviço

Evento: Palestra Sustentabilidade Sócio Ambiental nas Micro, Pequenas e Médias Empresas

Data: 24 de agosto

Horário: 19h

Local: Sede da Fiemg Regional VP – Avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira

Atletas são convocados para Olímpiadas Escolares

Sesi Esporte MG terá dois representantes da natação na Seleção Mineira Escolar

Jéssica Geovanna Borges de Matos já está bem conhecida no meio esportivo por conquistar resultados positivos na natação. A atleta do Sesi Esporte MG, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, tem 14 anos e já foi convocada para a Seleção Brasileira de Natação categoria Infantil II que disputou o Multinattions em Limassol no sul da Ilha de Chipre Oriental no Mar Mediterrâneo em abril.

Agora o desafio é as Olimpíadas Escolares Etapa Nacional. Jéssica foi convocada para compor a Seleção Mineira Escolar, após ser campeã e recordista nas provas de 50m Livre, 50m Borboleta e 100m Borboleta nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) que aconteceu em Juiz de Fora no início de agosto.

Outro convocado foi o atleta Igor Martins Baptaglin. Ele foi vice-campeão da prova de 50m Borboleta. O atleta tem 14 anos e treina no Sesi há aproximadamente 4 anos. As Olimpíadas acontecerão de 9 a 12 de setembro em João Pessoa – PB.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Moradores do Roosevelt recebem o Cozinha Brasil

As inscrições para o Cozinha Brasil no bairro Roosevelt começam nesta segunda-feira (22) e podem ser feitas até a sexta-feira (26), das 13h às 17h, na avenida Morum Bernardino, 560. No curso de Educação Alimentar, os alunos participam de aulas práticas, teóricas e recebem orientações sobre produção e consumo de alimentos.

O Cozinha Brasil é uma realização da Prefeitura de Uberlândia em parceria com a FIEMG / SESI. O curso será realizado de 30 de agosto a 2 de setembro e possui 40 vagas em diferentes horários. Os interessados devem ter mais de 16 anos e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovantes de endereço e renda.

Depois do Roosevelt, o Cozinha Brasil estará no bairro Canaã no mês de setembro.

Programa Cozinha Brasil

1) Bairro Roosevelt

Inscrições: De 22 a 26/08

Endereço: Av. Morum Bernardino, 560

Horário: Das 13h às 17h

Curso: De 30/08 a 02/09

Dias: De terça a sexta-feira

1º turma: Das 08h às 10h30

2º turma: Das 13h às 15h30

3ª turma: Das 15h30 às 18h

4ª turma: Das 18h às 20h30

Vagas: 40 por turma

2) Bairro Canaã

Inscrições: De 05 a 09/09

Endereço: Rua Lídia, 1316

Horário: Das 13h às 17h

Curso: De 13 a 16/09

Dias: De terça a sexta-feira

1º turma: Das 08h às 10h30

2º turma: Das 13h às 15h30

3ª turma: Das 15h30 às 18h

4ª turma: Das 18h às 20h30

Vagas: 40 por turma

Fonte: Secom PMU

Sindivestu, Senai e Sine formam e encaminham costureiros ao mercado de trabalho

Em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) – ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba -, colocou a disposição da população de Uberlândia o curso de Costureiro à Máquina na confecção em série. Foram 200 horas de curso para o total de 15 alunas, e dessas 15, 14 se formaram recentemente e já são diretamente encaminhadas para o mercado de trabalho pelo Sine.

Segundo a presidente do Sindivestu, Alba Lima esse foi um projeto que deu certo. “O empenho foi grande para fazer do curso um sucesso, pois corremos atrás de auxilio alimentação e vale transporte para repassarmos as estudantes, além de ser gratuito todo o aprendizado. Tudo deu tão certo que já estamos com mais duas turmas em andamento”, afirmou.

Confira as fotos no picasa da Fiemg Regional Vale do Paranaíba - http://bit.ly/pnuHHh

Dia V... Participe!


Sub 23 de Atletismo conquista 14 medalhas em BH

A equipe de Atletismo do Sesi Uberlândia, ligada à Fiemg Regional Vale do Paranaíba, participou nos dias 13 e 14 de agosto do Campeonato Estadual Caixa Sub 23 na cidade de Belo Horizonte. A delegação que foi acompanhada pelo Professor Igor Wells Tavares estava composta por 11 atletas. Foram conquistadas o total de 14 medalhas, oito medalhas de ouro, três medalhas de prata e três medalhas de bronze.

Para o técnico os resultados são fruto do apoio de todas a pessoas. “Elas acreditam na nossa equipe, no trabalho desenvolvido pelos professores do Atletismo do Sesi que dão o duro o tempo todo para sagrar-se atletas campeões fazendo o atletismo crescer cada vez mais”, afirma Igor.

Resultados:

CECÍLIA KAROLLINNE GUIMARÃES PRADO - Campeã no Lançamento do disco feminino com a marca de 36,10 metros quebrando o recorde do campeonato que era de 35,67 metros;

MAYKY FERREIRA GOMES - Campeão no Salto em distância com a marca de 6,57 metros e Campeão no Salto Triplo com a marca de 14,63 metros sagrando-se também recordista do campeonato ja que a marca recorde do campeonato também era sua de 14,11 metros;

GUSTAVO HENRIQUE FARIA DE ARAÚJO - Campeão nos 100 metros rasos com a marca de 11"19, campeão nos 200 metros rasos com a marca de 22"57, campeão na prova de revezamento 4 X 100 metros, campeão no 4 X 400 metros e Vice campeão nos 400 metros rasos com a marca de 48"51 sendo atleta destaque da competição com cinco medalhas;

VINICIUS PAIXÃO GUIMARÃES - Campeão nos 400 metros com barreiras com a marca de 53"67, campeão na prova de revezamento 4 X 400 metros e 3º lugar nos 400 metros rasos com a marca de 49"43;

JOHN MAYCON ALVES APOLINÁRIO - Vice campeão nos 800 metros rasos com a marca de 1'58 e campeão no revezamento 4 X 400 metros;

PÚBLIO FREITAS VIEIRA - Vice campeão nos 200 metros rasos com a marca de 23"01, campeão no revezamento 4 X 100 metros, campeão no revezamento 4 X 400 metros, 4º lugar nos 100 metros rasos com a marca de 11"66 e 6ºlugar nos 400 metros rasos com a marca de 53"15.

JONNATHAN RODRIGUES VALADÃO - 3º lugar nos 200 metros rasos com a marca de 23"55;

THALES AUGUSTO RODRIGUES - 3º lugar na prova de Salto triplo com a marca de 13.52 metros;

JOSÉ EDUARDO TEODORO SILVA DE OLIVEIRA - Campeão na equipe de revezamento 4 X 100 metros, 5º lugar nos 100 metros rasos com a marca de 12"30 e 5º lugar nos 200 metros rasos com a marca de 25"14;

WELLINGTON DOS SANTOS CANEDO - 4º Lugar no Salto em distância com a marca de 5,63 metros e 10º lugar nos 100 metros rasos;

STEVE ALBERTO SILVA SANTOS - 5º Lugar nos 5.000 metros rasos com a marca de 18'25.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Qual a importância de se registrar uma marca

Cintap promove palestra para tirar dúvidas de empresários


De maneira bastante simples, define-se a marca como um sinal que tem por finalidade individualizar o produto ou o serviço no mercado, distinguindo-o dos concorrentes, na medida em que exerce um forte poder de atração sobre os consumidores. Nesse sentido, a concepção de uma marca constitui-se em estratégia fundamental para a conquista e fidelização do cliente, representando, em consequência, um diferencial altamente competitivo ao empresário, no mundo globalizado.


No Brasil, as marcas são registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que garante o uso exclusivo para os produtos ou serviços escolhidos por uma empresa. Esse registro vale por todo o território nacional, além de permitir ao titular impedir que terceiros desautorizados utilizem a marca que já foi registrada ou ofereçam produtos/serviços do mesmo ramo de atividades com imitações de sua Marca.


Para que os empresários entendam melhor esse processo do registro de marca e também dêem a devida importância a essa ação, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triangulo e Alto Paranaíba (Cintap), juntamente com a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Sindicatos Patronais, entidades coligadas e em parceria com a empresa Village Marcas e Patentes, vão trazer o consultor comercial, Carlos Augusto Pitta, para ministrar a palestra “A importância de registrar sua marca”.


O evento acontece na sede da Fiemg Regional VP (Av. Rondon Pacheco, 2100), amanhã (18), às 19h. O investimento para não associados é de R$ 50 e gratuito para associados. Para fazer a inscrição é necessário entrar em contato pelo telefone (34) 3230-5290/ 3230-5291 ou pelo email eventos@cintap.com.br


SERVIÇO

Palestra: A importância de registrar sua marca

Data: 18-08

Local: Fiemg Regional VP – Avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira

Investimento: R$50,00 para não associado. Gratuito para associado.

Contato: (34) 3230-5290/ 3230-5291 ou eventos@cintap.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Indústria do Triangulo Mineiro tem aumento em faturamento real

As horas trabalhadas, a massa salarial também aumentaram em relação ao mês de maio

A indústria do Triângulo Mineiro fechou o primeiro semestre de 2011 registrando diminuição na maioria das variáveis pesquisadas. O recuo mais expressivo ocorreu no faturamento real, devido à retração nas vendas para o mercado nacional e nas exportações. O emprego reduziu assim como a utilização da capacidade instalada e as horas trabalhadas. Já a massa salarial registrou aumento.

O faturamento real em junho mostrou crescimento de 0,08%, ante maio. Na comparação com o mesmo mês de 2010 o indicador reduziu 21,49%. No acumulado até junho de 2011 observou-se decréscimo de 16,54% no valor total das vendas, contra igual período do ano anterior.

No mês de junho as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,16%, ante a maio. Com relação à igual mês do ano anterior a variável cresceu 3,16%. Entre os meses de janeiro e junho as horas trabalhadas registraram queda de 0,93%, diante do mesmo período de 2010.

O emprego reduziu 1,69% em junho, contra maio. No confronto com junho de 2010 o indicador apresentou diminuição de 5,30%. No acumulado até junho deste ano comparativamente ao mesmo período de 2010, a variável decresceu 2,44%.

A massa salarial cresceu 6,03% no mês de junho, em relação a maio. Comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 3,37% no indicador. No primeiro semestre de 2011 as remunerações pagas mostraram elevação de 5,67%, diante de igual período do ano passado.

Em junho o nível de utilização da capacidade instalada atingiu 82,55%, valor 1,61 ponto percentual (p.p.) inferior a maio (84,16%). No confronto com junho de 2010 (86,40%), observou-se decréscimo de 3,85 p.p. no indicador. No acumulado de janeiro a junho, a utilização da capacidade instalada média foi de 74,48%, contra os 83,82% registrados no ano anterior.

Circuito Cemig de Arborização Urbana


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba convida a todos para participar do 4º Seminário de Manejo de Vegetação em sistemas eletrônicos que acontece no auditório da Uniube – Campus Uberlândia -, nos dias 23 e 24 de agosto. As inscrições para o seminário estão abertas até a próxima sexta-feira (19). Para se inscrever é necessário entrar em contato pelo telefone (34) 3088-4762 ou pelo email seminarioarborizacao@cemig.com.br e informar nome, empresa, cargo, telefone e email.

SERVIÇO:

Evento: do 4º Seminário de Manejo de Vegetaç

ão em sistemas eletrônicos

Local: Uniube – Campus Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 2000, bairro Lídice

Data: 23 e 24 de agosto

Horário: 16h às 19h (23)/ 7h30 às 17h30 (24)




Sesi marca presença nos Jogos Escolares de Minas Gerais

A segunda semana de agosto foi recheada de competições e medalhas para os atletas do Sesi, ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba. Foram cinco dias de competições em diversas categorias, de 09 a 13 em Juiz de Fora que marcaram os Jogos Escolares de Minas Gerais.

A Delegação do Atletismo de Uberlândia esteve presente com 33 atletas, conquistando vários resultados, totalizando o resultado de 13 medalhas de ouro, 04 medalhas de prata e 02 medalhas de bronze e presença garantida nas Etapas Nacionais da Competição de 10 Atletas. “O apoio de todos os nossos colegas de trabalho contribuiu e vêem contribuindo para que o Atletismo do SESI cresça cada vez mais”, conta Eduardo de Deus Junior , Técnico de Lazer do Sesi Gravatás de Uberlândia que acrescenta parabenizando as escolas de Uberlândia, pelo incentivo ao esporte.

Resultado:

MÓDULO I

Sthela Moura de Oliveira (SESI) - Escola Municipal Prof. Eurico Silva: campeã nos 250 metros rasos e Vice-campeã nos 75 metros rasos.

Alessandra Silva Candido (SESI\CNTA) - Escola Municipal Prof. Eurico Silva: campeã nos 1.000 metros rasos.

Nycollas Teles dos Santos (SESI) - Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza: campeão nos 1.000 metros rasos

Iracema Alves Apolinário (SESI) - Escola Municipal Prof. Olga del Fávero - CAIC Laranjeiras: vice-campeã no Pentatlo

Patrícia Lorena Viana (SESI) - Escola Municipal Prof. Eurico Silva: 3º Lugar no salto em Distância

CAMPEÃO NO REVEZAMENTO 4 X 75 METROS FEMININO (Uberlândia): Sthela Moura \ Paloma Larissa \ Karinna Salustiano \ Isabela Bandeira

MÓDULO II

Cecília Karollinne Guimarães Prado (SESI) - Escola Estadual Neuza Rezende: campeã no Lançamento do Disco e Arremesso do Peso.

Alissandra de Lima Araújo (CNTA) - Escola Estadual Messias Pedreiro: campeã nos 800 metros rasos

John Maycon Alves Apolinário (SESI\CNTA) - Escola Estadual Messias Pedreiro: campeão nos 800 metros rasos

Douglas Luciano de Almeida (SESI) - Escola Estadual Treze de Maio: campeão no Lançamento do Dardo

Thales Augusto Rodrigues (SESI) - Escola Estadual Antonio Luiz Bastos: campeão no Salto Triplo

Victor Masteguim e Costa (SESI) - Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa: campeão no Salto em Distância

Rafael Lourenço Peres (SESI\CNTA) - Instituto Educacional Santa Mônica: campeão nos 400 metros rasos

Jonnathan Rodrigues Valadão (SESI) - Escola Estadual Parque do São Jorge: vice-campeão nos 100 metros rasos e 3º lugar nos 200 metros rasos.

Jacqueline Teodoro Bernardes (SESI) - Escola Estadual Parque do São Jorge: vice-campeã no Heptatlo

CAMPEÃO NO REVEZAMENTO MEDLEY MASCULINO (Uberlândia): Thales Augusto \ Jonnathan Rodrigues \ Rafael Lourenço \ John Maycon

Escola Campeã Feminino do Módulo I - Escola Municipal Prof. Eurico Silva

Escola 3º Lugar Masculino do Módulo II - Escola Estadual do Parque São Jorge

Olimpíadas Escolares Módulo I (12 a 14 anos) - João Pessoa / PB - 09 a 18 de Setembro de 2011:

Sthela Moura de Oliveira (SESI) - Escola Municipal Prof. Eurico Silva

Alessandra Silva Candido (SESI\CNTA) - Escola Municipal Prof. Eurico Silva

Nycollas Teles dos Santos (SESI) - Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza

Olimpíadas Escolares Módulo II (15 a 17 anos) - Joinville / SC - 02 a 11 de Dezembro de 2011:

Cecília Karollinne Guimarães Prado (SESI) - Escola Estadual Neuza Rezende

Alissandra de Lima Araújo (CNTA) - Escola Estadual Messias Pedreiro

John Maycon Alves Apolinário (SESI\CNTA) - Escola Estadual Messias Pedreiro

Douglas Luciano de Almeida (SESI) - Escola Estadual Treze de Maio

Thales Augusto Rodrigues (SESI) - Escola Estadual Antonio Luiz Bastos

Victor Masteguim e Costa (SESI) - Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa

Rafael Lourenço Peres (SESI\CNTA) - Instituto Educacional Santa Mônica

Fiemg apoia a Mostra de Pintura “Uberlândia – Um novo olhar”


A Fiemg Regional Vale do Paranaiba apoia outro evento cultural. Dessa vez, é a Mostra de Pintura – Técnica Mista – “Uberlândia, um novo olhar” que foi inaugurada no último dia 9, pela artista plástica Lionizia Goyá e seus alunos. A inauguração aconteceu no Espaço Cultural Forense em Uberlândia, e reuniu vários trabalhos dos artistas. Todas as exposições trazem a temática de paisagens do município desenvolvidas por 26 alunos de Goyá. O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, e conta com o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, Gráfica Brasil, dentre outros. A mostra pode ser visitada pelo público até o dia 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, nos horários de 12h às 18h. A entrada é franca e os produtos poderão ser comercializados. O endereço é o Fórum Abelardo Penna, que fica na praça Professor Jacy de Assis, Centro de Uberlândia. Essa é uma ótima dica para o dias dos namorados.

Dia V em Araguari é neste sábado (20)

Sesi/Senai de Araguari realiza evento que marca as diversas iniciativas que ajudam a transformar a sociedade

O evento de promoção e mobilização para o trabalho voluntário no país está chegando. Neste sábado (20) acontece o Dia V em Araguari, realizado pelo Sesi/Senai ligado à Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

O Dia V é uma iniciativa da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais e repercutida por todas as regionais, para a promoção de ações sociais que reúne empresas, ONGs, governo e cidadãos em 24 horas de ações em benefício de suas comunidades. Em Araguari, várias entidades e pessoas se sensibilizaram com a ação e estão participando, tais como os alunos do Sesi/Senai de Araguari, as empresas Ferrovia Centro Atlântica – FCA, Padaria Nova Pro Pão, Lunasa, Sindicatos das Industrias de Alimentação e do Vestuário de Araguari, dentre outras.

A coordenadora do Dia V em Araguari, Lucilia Ferreira Soares, explica que no sábado as doações de materiais de higiene e limpeza serão levadas ao Abrigo Cristo Rei para mais de 40 idosos internos da instituição, como também parte desse material será doado as Casas Lares. “O evento é um ato de solidariedade, em que as pessoas trabalham com muito empenho e dedicação para transformar o trabalho voluntário em uma grande mobilização” afirma Lucilia.

Ainda é tempo de fazer doações que podem ser entregues no Sesi/Senai de Araguari, situado na rua Manoel Assis Pereira, 148 no bairro Goiás. Conheça as ações que o Sesi/Senai de Araguari está propondo para esse ano e cadastre-se pelo site www.fiemg.com.br/diav. Mais informações pelos telefones (34) 3242-4100 e 3242-5006.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hoje (10) começa o XI Fórum Mineiro de Relações do Trabalho

O presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, vai representar a entidade no XI Fórum Mineiro de Relações do Trabalho. Realizado nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório da OAB (Av. Rondon Pacheco, 980), o fórum vai abordar diversos temas sobre relações de trabalho por meio de palestras e debates. Pedro Lacerda vai participar em especial do debate sobre a modernização das relações de trabalho no dia 11 de agosto. Inscrições e informações: www.serhumanorh.com.br.

Prorrogadas as inscrições do Prêmio Empresário Herói

Prêmio estimula empresas a investirem em sustentabilidade

Para que os empresários possam ter mais tempo para organizar os documentos de inscrição, foi prorrogado até o dia 12 de agosto o prazo para se inscreverem. A premiação, realizada anualmente pela Fiemg Regional Vale do Parnaíba, tem o objetivo de reconhecer as empresas que investem em sustentabilidade (econômica, social, ambiental e cultural), no posicionamento institucional e na atuação no mercado regional. “O Prêmio é pensado em todas as suas etapas para promover a sustentabilidade na gestão empresarial. Inclusive, por isso, criamos as categorias específicas, para separar os projetos que cada empresa desenvolve em áreas como meio ambiente e ação social, da governança sustentável”, explica Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

O prêmio é dividido nas categorias: Micro/Pequena, Média e Grande Empresa, Projeto Social, Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Comunicação para Sustentabilidade e Inovação Tecnológica. No ano passado foram 57 empresas participantes, das quais 16 pontuaram e seis foram premiadas nas oito categorias do Prêmio. “Em 2010, o tema sustentabilidade se consolidou ainda mais como o princípio fundamental do evento e acreditamos que em 2011, o impacto será ainda maior”, afirma Daniela Dias, gerente do Eco Instituto e articuladora do Prêmio.

O Empresário Herói é realizado pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, com os Sindicatos Patronais da Indústria, o CINTAP /Eco Instituto e a Revista Mercado.

Inscrições

Para concorrer ao Prêmio Empresário Herói, as instituições deverão preencher uma ficha de inscrição e enviá-la por email. O formulário de avaliação contém três campos e será enviado por email ao participante inscrito, juntamente com o termo de adesão. As empresas que concorrerão às categorias: Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Projeto Social, Comunicação para Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, receberão o roteiro específico para sua categoria.

Novidades

A categoria “Campanha Publicitária” foi substituída por “Comunicação para Sustentabilidade”, ampliando as chances de participação e premiação para empresas de comunicação que estejam divulgando o tema e suas atribuições, impactando assim seu público. Outra novidade que facilitará a participação é o Seminário Empresário Herói. Serão ministrados workshops para esclarecer todas as dúvidas dos participantes sobre o Prêmio, os formulários e o tema tratado. Mais uma oportunidade para difundir o princípio da sustentabilidade.

Regulamento

Poderão participar empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, legalmente constituídas, com atuação no mercado de pelo menos cinco anos para médias e grandes e dois anos para micro e pequenas, associadas a uma das entidades promotoras (Fiemg, Sindicatos Patronais, CINTAP/Eco Instituto). As empresas podem participar em apenas uma categoria por porte, mas nas categorias específicas, podem participar em mais de uma.

Banca

A banca julgadora é composta por membros dos segmentos mais importantes da sociedade (sindicatos patronais, ONGs, poder público, imprensa), resultando da atuação da empresa concorrente na gestão que atua e nos projetos pautados na sustentabilidade.

Fiemg entrega certificados do Cozinha Brasil

Depois de uma semana de aprendizado, os alunos do Cozinha Brasil, realizado no Lagoinha, vão receber o certificado de participação do curso. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) através da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho farão a solenidade de entrega na próxima sexta-feira (12), às 18h30 no Bem Social Centro Profissionalizante Lagoinha.

Já os alunos do Cozinha Brasil de Prata, receberam os certificados, através da Fiemg Regional VP, do Instituto Ecomunidade – Faber Castell com apoio da Prefeitura Municipal de Prata, hoje (10). Foram aproximadamente 150 alunos que agora poderão aproveitar melhor seus alimentos.

Cozinha Brasil

O Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em um caminhão e projetada para ensinar receitas que utilizam produtos da própria região à população, sem desperdício e tem como lema “na cozinha nada se perde, tudo se transforma”. Todas as receitas ensinadas por instrutores capacitados são feitas com as partes não convencionais dos frutos, legumes e verduras, como talos, cascas e ramos.