quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sesi Esportes quebra recordes em competição de atletismo

Na última semana de agosto, o Sesi Esporte MG participou do Campeonato Estadual Caixa Sub 23 de Atletismo 2012, que aconteceu no Centro Esportivo de Treinamento da UFMG, em Belo Horizonte. A equipe conquistou um total de 13 medalhas sendo 8 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Mesmo estando em minoria com a quantidade de atletas em relação as demais equipes, o Sesi finalizou a competição com 5 quebras de recordes sendo 4 da competição e 1 recorde estadual na prova dos 10 mil metros rasos, conquistando o 3º lugar na classificação geral da competição nas categorias masculino e feminino.

Veja os resultados:

Mario David Junior: 1º lugar lançamento do disco e 1º lugar arremesso do peso
Camila Santos: 1º lugar nos 5.000 metros rasos e 1º lugar nos 10.000 metros rasos
Cecília Karoline Guimarães: 1º lugar no lançamento do disco e 2º lugar no arremesso do peso
Mayky Ferreira Gomes: 1º lugar no salto em distância e 1º lugar no salto triplo
Vinicius Paixão Guimarães: 1º lugar nos 400 metros com barreiras e 2º lugar nos 200 metros rasos
Douglas de Almeida: 2º lugar no lançamento do dardo
Steve Alberto Silva: 3º lugar nos 20 mil metros rasos da Marcha Atlética
Henrique Messias da Cunha: 5º lugar nos 5 mil metros rasos e 4º lugar nos 10 mil metros rasos
Bruna Pinheiro dos Santos: 5º lugar nos 100 metros rasos e 4º lugar nos 100 metros com barreiras Mayky Ferreira Gomes, Douglas de Almeida, Henrique Messias da Cunha, Vinicius Paixão Guimarães: 2º lugar no revezamento 4 x 100 metros rasos.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vem aí o Circuito Sesi de Tênis


Para aqueles que gostam de praticar e de acompanhar os jogos de Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Maria Sharapova ou Serena Williams, está na hora de mostrar o talento com a raquete. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro acontece o Circuito de Tênis do Sesi, no Praia Clube, em Uberlândia/MG.
O interessante desse torneio é que os campeões e vice conquistam também o direito de participar da etapa estadual. Além disso, o Circuito Sesi de Tênis tem como objetivo incentivar, através da prática esportiva, a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, assim como oportunizar a divulgação e integração das empresas/indústrias mineiras, em uma competição criada exclusivamente para seus trabalhadores.

Categorias:
• Iniciantes
• 16 a 34 anos – Masculino e feminino
• 35 a 44 anos – Masculino e feminino
• Acima de 45 anos – Masculino e feminino

Inscreva-se nos cursos do Senai Uberlândia


Não termine o ano sem um curso no currículo. Nos próximos meses, entidade abre novas turmas para serviços de alimentação e operador de caldeira

Agosto está quase no fim e isso significa que faltam poucos meses para 2012 terminar. O ano vai acabar em breve e muitas pessoas ainda não começaram a se preparar para o mercado de trabalho. Sabendo disso, o Senai Uberlândia abrirá uma turma para o curso de serviços de alimentação – RDC 216 Anvisa.  As aulas serão ministradas três vezes por semana (seg/qua/sex), de 18h30 às 22h30, de 10 de setembro e 1º de outubro.
E em outubro, o Senai Uberlândia abrirá duas turmas para o curso de operador de caldeira. “Este curso possui 40h de duração e os alunos aprenderão sobre tratamento de água, manutenção e operação de caldeiras, prevenção e combate a incêndios, riscos de explosão de caldeiras e a legislação do setor”, esclarece Aurea Maciel – supervisora técnica do Senai.
As aulas para a 1ª turma acontecem de 1º a 16 de outubro, das 7h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira, e a outra turma terá aulas de 17 a 28 do mesmo mês, das 18h30 às 22h30, também nos mesmos dias da semana.
As inscrições estão abertas para qualquer um dos cursos. Para garantir uma vaga é necessário se dirigir a sede do Senai Uberlândia (Rua Ernesto Vicentini, 245). Para mais informações (34) 3228.5200.

Investimento
Responsável por Serviços de Alimentação RDC 216 – R$ 120,00 - o valor pode ser dividido em 02 parcelas  
Segurança na Operação de Caldeiras – R$ 315,00 – o valor pode ser dividido em 02 parcelas
Desconto de 10% para industriários em ambos os cursos. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sindiaa participa da Supervarejo 2012


Nos dias 12 e 13 de setembro, a cidade de Araguari irá sediar no Pica Pau Country Club mais uma edição da feira Supervarejo ou V Encontro Regional de Supermercadistas e Fornecedores. E o Sindiaa (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari) estará presente no evento. “É uma ótima oportunidade para se fazer negócios, posicionar a marcar da empresa e conhecer as novidades e tendências do mercado”, explica Mauro Cunha, presidente do Sindiaa.
No dia 12, José Ricardo Mendes irá abordar em sua palestra o tema: liderança. Já no outro dia, a palestra “Aumentando suas vendas com criatividade” será ministrada Paulo Henrique Leite, do Sebrae.
As inscrições estão sendo realizadas através do site www.feirasupervarejo.com.br. Pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.


26 de agosto é dia de ser voluntário. Participe! www.fiemg.com.br/diav

Terminam hoje as inscrições para o curso do Cozinha Brasil


Moradores do bairro Luizote de Freitas podem participar de um curso de educação alimentar que será oferecido a partir desta terça-feira (28) pelo programa Cozinha Brasil. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Sistema Social da Indústria (Sesi).
O Cozinha Brasil contribui com a geração e melhoria da renda familiar. O programa tem como objetivo levar qualidade de vida às populações de diversos bairros, visando a produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.
São oferecidas 160 vagas, divididas em quatro turmas. Quem ainda não se inscreveu deve ir à rua Roberto Margonari, 100, no bairro Luizote de Freitas, das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas. 

Serviço
Curso Cozinha Brasil
Inscrições: Até 27 de agosto
Endereço: Rua Roberto Margonari, 100, Luizote de Freitas
Horário: Das 13h às 17h

Curso: De 28 a 30/08
1ª turma: Das 7h30 às 10h
2ª turma: Das 13h às 15h30
3ª turma: Das 15h30 às 18h
4ª turma: Das 18h às 20h30
Vagas: 160

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fiemg celebra Dia V neste domingo (26)


Desde 2001, a Fiemg promove o Dia V que tem como principal objetivo incentivar as pessoas a se tornarem voluntárias. O evento acontece anualmente, sempre em agosto, neste ano será no dia 26, domingo, e mobiliza milhares de pessoas em todo o estado.
“A partir de 2005, a Fiemg adotou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como norteadores das iniciativas de voluntariado, como forma de orientar as ações de acordo com as necessidades das comunidades”, explica Pedro Lacerda, presidente da Firmeg Regional Vale do Paranaíba.
O Núcleo de Responsabilidade Social da Fiemg oferece o apoio necessário aos comitês e voluntários participantes do Dia V. Mais informações sobre como formar um comitê, realizar uma ação e participar do Dia V através do telefone (34) 3230.5214 ou acesse o site www.fiemg.com.br/diav

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia V : alimentação saudável é discutida no Sesi Roosevelt


O esporte do Sesi Roosevelt (natação / hidroginástica / vôlei / natação) realizou entre o dia 20 de junho a 20 de agosto ações destinadas ao Dia V. A conscientização de uma alimentação saudável, bem como, a importância da atividade física para as crianças, jovens e adultos foram os temas tratados. “Trabalhamos com as crianças a pirâmide alimentar através de jogos e brincadeiras e durante as atividades era tratada a importância de doar e ajudar quem necessita”, explica Cláudia Lacerda, técnica de lazer.
Durante o período também foram arrecadados donativos e produtos de higiene pessoal que serão doadas as instituições Lar Maria de Nazaré e Casa Espírita Esperança e Amor. 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ainda dá tempo de estudar no Sesi


Telecurso no Sesi Araguari está com matrículas abertas até o dia 31 deste me para o ensino fundamental e médio. As aulas terão duração de duas horas, o que pode ser a chance dos trabalhadores voltarem a estudar. As turmas do ensino fundamental são das 18h às 20h, de segunda à sexta, já as turmas de ensino médio terão aulas das20h às 22h, também de segunda à sexta.
Para efetuar a matrícula é necessário comparecer ao Sesi Araguari (R. Manoel de Assis Pereira 140 – Bairro Goiàs) portando cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista, Comprovante de endereço (conta de água ou luz) e Histórico ou Declaração Escolar. Não perca tempo, as vagas gratuitas são limitadas.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (34) 3242-4100.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fiemg participa de abertura do Curso de Gestão Urbana Democrática e Sustentável


Recentemente o presidente do Sindpan (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria),  Milton Inhaquiti, representou a Fiemg Regional Vale do Paranaíba na palestra de abertura do Curso de Gestão Urbana Democrática e Sustentável, na UFU. O curso ministrado às sextas e sábados é totalmente gratuito, ministrado pelo Instituto de Geografia/UFU em parceria com o Movimento Cidade Futura.
De acordo com Milton Inhaquiti a palestra de iniciação do curso foi ótima, onde ele percebeu que além dos cursos de ensino superior oferecidos pela UFU, também existem outras oportunidade para a população. “Eu vi a Universidade indo em busca da sociedade, auxiliando a população como um todo (não só graduados) à adquirirem práticas sustentáveis”, finaliza Milton.
Veja as fotos do evento: Picasa Fiemg Regional VP

Equipe de esportes do Sesi disputa diversas modalidades esta semana


A equipe do Sesi  Esporte MG está repleta de disputas nesta semana. Haverá jogos em Belo Horizonte e Perdizes, como também no Clube Sesi Gravatás, em Uberlândia.
 A turma do atletismo terá jogos entre os dias 24 a 26 de agosto em Belo Horizonte na categoria sub 23. Já as crianças do futsal terão jogos do Campeonato Mineiro de Futsal sub 13 e sub 11 no próprio Clube Sesi Gravatás, também entre os dias 24 e 26 de agosto. No Praia Clube, também em Uberlândia, acontecerá a 4ª etapa do AR Triângulo de Natação categoria Petiz acima no próximo sábado (25). Por fim, em perdizes haverá o Campeonato Mineiro Regional de Voleibol Pré Mirim e Infantil, também no próximo sábado.

Pais tiveram que entrar no pique na equipe Sesi Roosevelt


O Sesi Roosevelt com a intenção de comemorar, reunir e proporcionar a participação dos pais junto aos filhos realizou, através de sua Escola de Esporte, uma comemoração bem diferente e divertida. No último sábado (18), na unidade do Sesi Roosevelt aconteceu uma interação entre pais e filhos em algumas modalidades esportivas. Na oportunidade foram ministradas aulas de futsal, natação e vôlei.
A modalidade foi escolhida pelos alunos (crianças entre 3 a 17 anos), com uma interação lúdica e uma maior interação dos pais na unidade. Na natação participaram 25 pais e 35 alunos, no futsal foram 40 pais e 40 alunos e no vôlei os números também bateram, foram 20 de cada lado. Confiram as fotos desta divertida forma de interagir com o papaiPicasa Fiemg RVP

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cozinha Brasil será oferecido no Luizote de Freitas


As inscrições para o Curso Cozinha Brasil no bairro Luizote de Freitas começam na segunda-feira (20) e vão até o dia 27 de agosto. Podem ser feitas das 13h às 17h na rua Roberto Margonari, 100, Luizote de Freitas. O curso será ministrado de 28 a 30 de agosto. As aulas são oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Sistema Social da Indústria (Sesi). 

O Cozinha Brasil contribui com a geração e melhoria da renda familiar, promovendo ações de educação alimentar. O objetivo do Programa é levar qualidade de vida às populações de baixa renda, visando a produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo. As aulas serão ministradas por nutricionistas.

Veja como foi nos bairros São Jorge e Guarani.

Serviço
Inscrições: De 20 a 27 de agosto 
Endereço: Rua Roberto Margonari, 100, Luizote de Freitas
Horário: Das 13h às 17h 

Curso: De 28 a 30/08
1ª turma: Das 7h30 às 10h
2ª turma: Das 13h às 15h30
3ª turma: Das 15h30 às 18h
4ª turma: Das 18h às 20h30
Vagas: 160

Welcome to Brazil


Com o crescimento do turismo, falar em inglês é uma necessidade

A cidade de Uberlândia está em amplo desenvolvimento e com isso os setores de turismo de lazer e negócios crescem juntos. Falar inglês se tornou uma necessidade para os profissionais, sabendo disso o Cintap, entidade parceira da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, em parceria com a Cic School – Centro de Idiomas e Cultura, realiza o curso Welcome to Brazil.
“Taxistas e recepcionistas atendem várias pessoas diariamente e com o avanço local, provavelmente, irão se deparar com pessoas de outros países. Nesta hora saber inglês é primordial”, afirma Dayana Kostiuc.
No curso, o aluno irá aprender o básico do inglês, como: dar boas vindas, dar sugestão, falar ao telefone, fazer elogios, descrever pessoas e coisas, oferecer ajuda, pedir desculpas, fazer pedidos e entre outras coisas.
Serão 9 aulas, sendo duas por semana, terça e quinta-feira, das 16h30 às 18h30 e o valor investido é de R$ 200,00 para associados Cintap e entidades coligadas e R$ 230,00 para não associados. As inscrições podem ser feitas na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco, 2100).
Mais informações (34) 3230.5262.  
estratégica, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, comércio exterior, produção e manufatura, para orientar e acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Ainda há vagas para indústrias que queiram participar do projeto. Os interessados em se inscrever no Peiex devem entrar em contato através do telefone e email citados acima, entre às 9h e 15h.

Aprenda a vender e ganhe mais dinheiro


Curso visa despertar o vendedor que existe em você

O Cintap, entidade parceira da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, realiza de 27, 28 e 29 de agosto, das 18h30 às 22h30, o curso Técnicas de Vendas. Apresentar aos participantes o papel do profissional de vendas na atualidade e as habilidades de relacionamento comercial necessárias à venda consultiva são alguns dos pontos que serão abordados no curso.
De acordo com a instrutora Dayana Kostiuc, o curso envolve atividades dinâmicas e interativas. “O programa é muito prático, com análises de filmes e casos. Tudo para que o aluno possa desenvolver as técnicas de vendas e conseguir seus objetivos”, explica Dayana.

Investimento
Os interessados em aperfeiçoar ou aprender as atuais técnicas em vendas deverão investir o valor de R$ 160,00, no caso de serem associados do Cintap, caso não, o valor é de R$ 220,00.
Mais informações (34) 3230.5261 ou eventos@cintap.com.br.
serif"'>Ainda há vagas para indústrias que queiram participar do projeto. Os interessados em se inscrever no Peiex devem entrar em contato através do telefone e email citados acima, entre às 9h e 15h.

Aprenda a gerir sua marca e patente


Treinamento visa instruir gestores e é gratuito para empresas inscritas no Peiex

Empresas inscritas no Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) terão a chance de participar, gratuitamente, do Treinamento Gestão de Marcas e Patentes. O curso é oferecido pelo Sistema Fiemg, por intermédio pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.
O treinamento acontece no dia 23 de agosto, das 18h30 às 22h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco, 2100). Mais informações (34) 3230.5266 ou através do e-mail peiex-triangulo@fiemg.com.br.

Sobre o Peiex
O Peiex é a chance de empresários, do setor de indústria, se capacitarem e terem um acompanhamento, de forma gratuita, de técnicos extensionistas, com conhecimento multidisciplinar em administração estratégica, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, comércio exterior, produção e manufatura, para orientar e acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Ainda há vagas para indústrias que queiram participar do projeto. Os interessados em se inscrever no Peiex devem entrar em contato através do telefone e email citados acima, entre às 9h e 15h.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Senai apresenta censo antropométrico em Uberlândia


Através de estudo, roupas serão produzidas sob medida

De dia 22 de agosto a 1º de setembro, no Uberlândia Shopping (Av. Paulo Gracindo, 15, Morada da Colina), o Senai Uberlândia realiza o censo antropométrico. O estudo tem a finalidade de tirar as medidas da população brasileira, estabelecendo padrões definitivos separados por faixa etária. 
A pesquisa começou pelo Rio de Janeiro, estendendo-se para Minas Gerais e demais estados do Brasil. Os dados são captados aleatoriamente, tomando as medidas de homens e mulheres a partir dos 18 anos em grandes centros de movimentação.
O processo é simples, como conta a responsável pelo setor de vestuário do Senai Uberlândia, Valéria Rosa. “Um aparelho de alta tecnologia mede o corpo humano através de flashes luminosos e, em um minuto, detalha o biótipo da pessoa, que também leva essas medidas para casa”, explica Rosa.
Ao final do estudo, o Senai terá uma tabela com novas definições de corte para a indústria da moda. “Isso vai dar mais competitividade ao setor de confecções no estado. É um trabalho fundamental para quem produz moda e também para quem veste”, afirma Rosa.
Em Minas Gerais, as cidades consideradas polos de confecções, como Uberlândia, serão base para o censo antropométrico. Além de Uberlândia, Montes Claros, e Juiz de Fora receberão o projeto.
Mais informações (34) 3228-5212.

Sesi Gravatás também colabora com o Dia V


Durante o mês de julho, o Clube Sesi Gravatás colocou em prática o “Projeto Reciclar” em prol do Dia V. O projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos a se tornarem cidadãos aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental com comprometimento, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
“Os sacos de recolhimento foram colocados dentro da Unidadena numerados de 1 a 7 e Alumínio, Ferro e Cobre. As crianças já se habituaram em contar o reciclado em casa e ao chegar no Sesi já depositavam o mesmo no saco respectivo”, explica Cláudia Lacerda, técnica de lazer do Clube Sesi Gravatás.
De forma criativa, o processo aconteceu através de um jogo que durou 12 aulas. “Toda aula a criança jogava o dado e andava com o círculo da cor da sua equipe para saber o que trazer na aula seguinte. Então jogava e trazia o material reciclado toda aula”, finaliza Cláudia.
O jogo aconteceu com os seguintes recicláveis:
  • ·         Garrafas pet
  • ·         Latinhas de alumínio
  • ·         Embalagens
  • ·         Caixinhas
  • ·         Papelão
  • ·         Plásticos em geral
  • ·         Recipiente de amaciante e produtos de limpeza em geral
  • ·         Cobre
  • ·         Ferro

CConfira as fotos no Picasa da Fiemg Regional VP

Dia V está chegando



Promovido pela Fiemg desde 2001, o Dia V tem como principal objetivo incentivar as pessoas a se tornarem voluntárias. O evento acontece anualmente, sempre em agosto, neste ano será no dia 26, domingo, e mobiliza milhares de pessoas em todo o estado.
A partir de 2005, a Fiemg adotou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como norteadores das iniciativas de voluntariado, como forma de orientar as ações de acordo com as necessidades das comunidades.
O Núcleo de Responsabilidade Social da Fiemg oferece o apoio necessário aos comitês e voluntários participantes do Dia V. Mais informações sobre como formar um comitê, realizar uma ação e participar do Dia V através do telefone (34) 3230.5214 ou acesse o site www.fiemg.com.br/diav

Terminal Integrador é inaugurado em Araguari


Foi recentemente inaugurado o Terminal Integrador de Araguari da VLI, no qual deu início as operações do Terminal no município, com a presença de diversas autoridades.

O terminal Integrador Araguari – TI foi construído para realizar operações de transbordo e armazenamento de grãos, soja, farelo, milho e fertilizantes, uréia e potássio. Com sua estrutura e seu potencial, o TI Araguari pode receber e expedir produtos por meio dos modais rodoviário e ferroviário.  As principais operações do Terminal são o recebimento de grãos e envio para o porto de Tubarão, em Vitória-ES, e recebimento de fertilizantes do porto de Santos-SP, para distribuição por meio do modal rodoviário.

O Terminal visa aumentar a capacidade de ferrovia, provendo uma estrutura logística eficiente e com ganhos operacionais. A estrutura construída permite uma performance de alto desempenho, capacitada para operar mais de 10 milhões de tonelada/ano. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba esteve presente.

Fonte: Uipi

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cidadania na Construção


Nos últimos anos, a indústria da Construção foi um dos segmentos que mais cresceu na economia brasileira. Estamos construindo moradias, estradas, indústrias, portos e tantas outras obras necessárias ao desenvolvimento do País e à melhoria da qualidade de vida da nossa população. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos, por trás de todos esses empreendimentos, as mãos, a inteligência e a experiência de milhões de trabalhadores que atuam nos canteiros de obras.

Nosso setor tem batido sucessivos recordes de empregos nos últimos anos. Já ultrapassamos a marca dos três milhões de trabalhadores formais. E, mais do que isso, estamos gerando postos de trabalho cada vez mais qualificados, com a inclusão de inovações tecnológicas que estão revolucionando o cenário da construção brasileira. O tempo em que o trabalho na construção estava destinado às pessoas com menor instrução e qualificação está cada vez mais distante. Prova dessa revolução é o número cada vez mais significativo de mulheres atuando nos nossos canteiros de obras, algo impensável há apenas poucos anos.

É neste contexto que realizaremos, no próximo dia 18 de agosto, mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social – o maior e mais importante evento de responsabilidade social na Indústria da Construção do país. Neste ano, o Dia Nacional ocorrerá simultaneamente em 28 localidades de 20 unidades da Federação e deve atender mais de 100 mil pessoas com serviços de saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania. Não é por coincidência que o tema central de todas as atividades em 2012 será: “A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção”. A abertura nacional das festividades acontecerá no Sesi Retiro, em Salvador.

Para a indústria da construção, esse dia representa uma grande oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor em relação ao desenvolvimento humano. O grau de escolaridade dos nossos trabalhadores aumentou, a renda melhorou e a vontade de ingressar neste segmento tem sido maior. Estamos em um momento de transição, de um setor intenso em mão de obra para nos tornarmos um setor mais industrializado, com trabalhadores mais qualificados, melhor remunerados e com maior produtividade. Estamos fazendo bem mais que levantar edifícios. Estamos construindo cidadania.

Paulo Safady Simão
Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção


Campeonato Brasileiro de Atletismo terá a presença do Sesi Esporte MG


O Sesi Esporte MG será uma das equipes de destaque do Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo Interclubes de Juvenis, que será disputado da próxima sexta-feira (17) até o domingo (19), na pista do Estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná.

O torneio reúne atletas com 16, 17, 18 e 19 anos, considerada a idade do participante no dia 31 de dezembro de 2012 (nascidos de 1993 a 1996). No ano passado, em Porto Alegre, a competição teve a participação de 400 atletas e se espera número parecido de participantes em Maringá.

O Brasileiro/Caixa será aberto às 8 horas do dia 17, com a disputa da prova dos 100 m do decatlo e terminará às 16 horas do dia 19, com o revezamento 4x400 m masculino.

Alunos do Sesi Roosevelt ganham comemoração


No último sábado (11) foi comemorado o Dia do Estudante. Para comemorar a data e não deixar passar em branco, a Escola Sesi Roosevelt organizou um momento de descontração. Após o recreio, nos períodos matutino e vespertino, de hoje, todos os alunos da educação básica e do ensino regular vão curtir o som do DJ Thiago. “É uma forma de fazer as turmas da escola se interagir e ao mesmo tempo lembrar dessa data tão importante do nosso calendário”, explica João Tomaz Júnior, diretor da Escola Sesi Roosevelt.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Dia dos Pais ainda não acabou no Sesi Roosevelt


Escola de Esportes proporciona interação entre familiares

O Dia dos Pais foi comemorado ontem. Isso todo mundo sabe. Porém, o Sesi Roosevelt com a intenção de comemorar, reunir e proporcionar a participação dos pais junto aos filhos realiza, através de sua Escola de Esporte, uma comemoração bem diferente e divertida. No dia 18, sábado, das 9h às 11h, na unidade do Sesi Roosevelt (Rua Ernesto Vicentini, 231), acontece uma interação entre pais e filhos em algumas modalidades esportivas. “A ideia é proporcionar uma influência mútua entre pais e filhos de forma lúdica através de práticas esportivas. Na oportunidade serão ministradas aulas de futsal, natação e vôlei. Uma chance de pai e filho se divertirem um bocado”, explica Adriana Rosa, membro do núcleo de comunicação do Sesi Roosevelt.

Sesi Gravatás recebe competições de atletismo


No último sábado (11), foi realizado no Clube Sesi Gravatás a 3ª Etapa Regional do Circuito Estadual Pré Mirim e Mirim de Atletismo.  Na oportunidade estiveram presentes a equipe do Sesi Esporte MG, que representou a cidade de Uberlândia e das escolas de Uberaba. Mais de 80 crianças e adolescentes participaram das 14 provas desta etapa.

O Sesi Esporte MG conquistou 22 medalhas no geral, sendo 8 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. As escolas uberabenses, Escola Municipal Professora Geni Chaves e a Semea Abadia levaram para a cidade das sete colinas 5 medalhas de ouro, 5 de prata e 6 de bronze.

Metting
No mesmo dia foi realizado o 1º Meeting de Velocidade, Meio Fundo e Fundo de Atletismo, também no Clube Sesi Gravatás, que contou com a participação de 94 atletas.  O Sesi Esporte MG, Sociedade Esportiva Ajax, de Catalão (GO), Semea Abadia Uberaba, Escola Municipal Profª. Geni Chaves Uberaba, Asa Ituiutaba, Itumbiara, Acop Porangatu e outras oito inscrições avulsas.

Foram realizadas nove provas no período da tarde, e o SesiI Esporte MG novamente liderou o quadro de medalhas com 3 ouros e 7 pratas. Na sequência vieram Ajax (GO), com 3 ouros, 1 prata e 4 bronze; Centro Nacional (CNTA) com 2 ouros, 1 prata e 2 bronze; Acop Porangatu com apenas um bronze.

“As duas competições foram muito boas. As equipes ficaram muito satisfeitas com a organização, conseguimos avaliar nossos alunos/atletas. Agora para as próximas edições esperamos atender um público maior e também a presença de mais escolas de Uberlândia e região”, finaliza Eduardo de Deus, técnico de lazer.

11ª edição do Minas Trend Preview acontece em novembro


O Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), juntamente com o Sindivestu (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Uberlândia) e a Regional Vale do Paranaíba, informa que a 11ª edição do Minas Trend Preview Inverno 2013 será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro de 2012, no Expominas (Av. Amazonas, 6.030, Belo Horizonte). “As melhores marcas de indústria do vestuário, calçados, bolsas, acessórios, jóias e bijuterias vão se reunir no maior salão de negócios de moda do país”, afirma Alba Lima, presidente do Sindivestu.

Marinheiros de primeira viagem
Empresas que já participaram do evento por três vezes ou mais no stand coletivo do Sindivestu, não poderão mais concorrer há uma vaga. Terão prioridade absoluta, empresas que ainda não participaram do evento, ou que participaram menos vezes, obviamente, se for antes aprovada pela curadoria do MTP.  A curadoria ainda está em fase de definição se será ou não realizada.

Empresas veteranas
Caso não sejam preenchidas as três vagas no stand do Sindivestu, pelas empresas novatas, as empresas que já excederam o número de participações no evento, serão chamadas, a ocupar os lugares vagos.

Mais informações (34) 3236.7363.

Sesi Araguari recebe doações destinadas a Casa Lar


Até o dia 5 de setembro, o Sesi Araguari (Rua Manuel Assis Pereira, 140) recebe doações que serão destinadas a Casa Lar, uma instituição ligada a BEA (Beneficência Evangélica de Araguari) que acolhe, atualmente, 23 crianças e adolescentes em estado de risco. No momento a Casa Lar necessita de produtos de higiene pessoal como: shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, absorvente, lâminas de barbear e etc.

Mais informações (34) 3242.4100.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Estudo permite produzir roupas sob medida


Senai realiza censo antropométrico em Uberlândia

Entrar em uma loja e não ter que experimentar dezenas de peças de roupas, até encontrar a ideal, é o desejo de vários consumidores.  Pensando nisso, o Senai Modatec, em parceria com o Senai CFP e Cetal, com o objetivo de contribuir para uma indústria de vestuário cada vez mais forte e competitiva dá continuidade ao “Estudo Antropométrico”.
O estudo tem a finalidade de tirar as medidas da população brasileira, estabelecendo padrões definitivos separados por faixa etária.  A pesquisa começou pelo Rio de Janeiro, estendendo-se para Minas Gerais e demais estados do Brasil. Os dados são captados aleatoriamente, tomando as medidas de homens e mulheres a partir dos 18 anos em grandes centros de movimentação. Em Uberlândia, o censo antropométrico acontece entre os dias 22 de agosto a 1º de setembro, no Uberlândia Shopping (Av. Paulo Gracindo, 15, Morada da Colina). 
O processo é simples, como conta o diretor do Modatec, Jorge Domingos Peixoto. “Um aparelho de alta tecnologia mede o corpo humano através de flashes luminosos e, em um minuto, detalha o biótipo da pessoa, que também leva essas medidas para casa.” Jorge conta ainda que ao final do estudo o Senai terá uma tabela com novas definições de corte para a indústria da moda. “Isso vai dar mais competitividade ao setor de confecções no estado. É um trabalho fundamental para quem produz moda e também para quem veste.” Em Minas Gerais, as cidades consideradas polos de confecções, como Uberlândia, serão base para o censo antropométrico. Além de Uberlândia, Montes Claros, e Juiz de Fora receberão o projeto.
Mais informações (34) 3228-5212.

Indústria do Triângulo Mineiro apresenta faturamento real de 4,8% em junho

No primeiro semestre do ano os indicadores na indústria do Triângulo Mineiro apresentaram crescimento da atividade industrial. O faturamento real apresentou acréscimo, reflexo do aumento nas vendas para o mercado externo. Houve elevação no nível de emprego, consequentemente nas horas trabalhadas e na massa salarial. A utilização da capacidade instalada também apresentou incremento no período.
O faturamento real cresceu 4,83% em junho, contra maio. Na comparação com o mesmo mês de 2011 a variável elevou-se em 16,80%. No acumulado do ano até junho de 2012, ante igual período do ano anterior, observou-se aumento de 13,17% no valor total das vendas.
As horas trabalhadas na produção decresceram 4,39% no mês de junho, comparativamente a maio. No confronto com o mesmo mês de 2011 a variável registrou incremento de 9,43%. No primeiro semestre do ano houve acréscimo de 12,22%, diante do mesmo período de 2011.
O emprego apresentou variação positiva de 0,32% na comparação com maio. Quando comparado a junho de 2011 a variável foi 1,10% maior. De janeiro a junho deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2011, a variável cresceu 3,14%.
A massa salarial real reduziu 7,91% no mês de junho, frente a maio. Em relação a junho de
2011 houve crescimento de 9,84% nas remunerações pagas. Nos seis primeiros meses de
2012, contra igual período do ano passado, a variável expandiu 28,09%.
O nível de utilização da capacidade instalada foi de 85,05% em junho, mostrando elevação de 3,10 p.p. em relação a maio (81,95%). No confronto com junho de 2011 (86,95%), o indicador decresceu 1,90 p.p. No ano de 2012 até junho a NUCI média foi de 82,30%, contra os 74,28% registrados no mesmo período de 2011.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Psicólogo lança livro sobre "causos" de RH

O psicólogo Nege Calil acaba de lançar sua primeira obra “Causos de RH e as Lições que Aprendemos com Eles”, pela All Print Editora. De maneira geral, o livro traz situações reais vivenciadas por pessoas comuns em diferentes empresas, narradas com uma pitada de humor e que provocam reflexões acerca da forma como se faz gestão de pessoas no mundo moderno. Em cada crônica, o leitor se identificará com as personagens, e comprovará que o mundo do trabalho se apresenta de forma semelhante a cada um de nós.

Exposição está no Espaço Forense


Até o dia 24 de agosto a exposição intitulada “D´Alma Parisiense à Alma do Cerrado”, do barretense Renato Amisy, juntamente com a artista plástico Renata Sousa, fica à mostra no espaço cultural do Fórum Abelardo Penna. Confira uma prévia dos quadros.


Fiemg participa de reunião do Conselho de Consumidores da Cemig

O Conselho de Consumidores da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – se reuniu com lideranças comunitárias e órgãos de proteção ao consumidor em Uberlândia com o objetivo de prestar esclarecimentos e repassar informações a respeito da Empresa, além de ouvir dos convidados possíveis demandas e sugestões à Companhia. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba esteve presente no encontro.

Entre outros objetivos, o Conselho representa os interesses individuais e coletivos dos consumidores e promove a defesa dos seus interesses, encaminhando sugestões, cooperando na fiscalização e provendo denúncias e reclamações junto a Cemig, embasadas nas Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica. Veja como foi a reunião.

Sistema Fiemg Presente na Vida da Gente #2

Há cinco anos, a Fiemg realiza o Minas Trend Preview e cria oportunidades para os empresários do setor de vestuário. Acompanhe a história de Fabiana Milazzo de Uberlândia. #SistemaFiemgPresenteNaVidaDaGente


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atletismo do Sesi conquista 18 medalhas no JEMG


A equipe de atletismo do Sesi Esporte MG também participou do Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizado na cidade de Patos de Minas (MG), no último final de semana. E o resultado foi o esperado. A equipe conquistou um total de 18 medalhas sendo 6 de ouro, 8 de prata e 4 de bronze, além do primeiro lugar nas equipes de revezamento masculino e feminino do Módulo II. 

Os primeiro colocados já estão automaticamente classificados para as Olimpíadas Escolares (Etapa Nacional) sendo 2 alunos no Módulo I, que será realizada nas cidades de Poços de Caldas (MG), no mês de setembro e 4 alunos no Módulo II, que acontecerá na cidade de Cuiabá (MT) no mês de novembro.

Natação do Sesi conquista medalhas no JEMG


Foi realizada de 1º a 3 de agosto na cidade de Patos de Minas (MG) etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2012 modalidade natação. Participaram dos Jogos Escolares atletas nascidos em 1995, 1996, 1997 (modulo II) e 1998, 1999, 2000 (modulo I).

Equipe de natação do Sesi Uberlândia participou com seis atletas sendo que cada um deles foi inscrito pela escola que estuda. “Os resultados foram positivos, pois a maioria dos atletas melhoraram suas marcas e obtiveram medalhas”, explica Harley Furlanetto Vilela, técnico da equipe de natação do Sesi Esporte. 

A equipe Sesi Esporte MG conquistou um total de 3 Medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze.

Sistema Fiemg - Presente na Vida da Gente

Conheça mais sobre o trabalho do Sesi Gravatás. 




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Geisa faz história na Olimpíada de Londres


Aos 20 anos, ficou em 8º lugar e quebrou o seu recorde pessoal

Geisa Arcanjo, de apenas 20 anos, atleta que treina no CTA localizado no Sesi Gravatás, em Uberlândia, já havia feito história pela manhã ao se tornar a primeira brasileira a se classificar para a final do arremesso do peso de uma olimpíada, em Londres.
Na prova final, na noite desta segunda-feira 6, na capital britânica, Geisa superou quatro adversárias, terminou em 8º lugar e obteve recorde pessoal com 19,02 m, também recorde sul-americano sub 23. O anterior era dela mesmo com 18,84 m, obtido no Ibero-Americano da Venezuela, em junho passado.

"Estou muito feliz porque consegui atingir todos os meus objetivos. Queria ir para a final, e fui. Queria ficar entre as oito melhores, e fiquei. Queria melhorar meu recorde pessoal, e melhorei. Estou extremamente feliz", lembrou a atleta, que melhorou este ano o recorde pessoal em nada menos do que 1,76 m.

Geisa, nascida na cidade paulista de São Roque, iniciou a carreira em São Paulo e mora em Uberlândia (MG), onde treina no CNT Caixa/Sesi, da CBAt. Ela não tem pressa para falar sobre o Rio 2016. "Ainda falta muito tempo. Tenho de treinar muito e continuar na minha progressão", disse a atleta, que treina com o cubano Justo Navarro.

Navarro, aliás, elogiou para a reportagem da SporTV o desempenho de sua atleta na Olimpíada, dizendo que ela esteve tecnicamente muito bem no terceiro arremesso (o de 19,02 m). Geisa aproveitou para responder ao treinador. "Oi Prof. (professor), agora sou uma das melhores do mundo também."

Nadzeya Ostapchuk, da Belarus, ficou com a medalha de ouro, com 21,36 m, seguida da neozelandesa Valeria Adams, com 20,70 m, e da russa Evgenia Kolodko, com 20.22.

Evelyn semifinalista a - A carioca Evelyn Carolina Oliveira dos Santos garantiu uma vaga nas semifinais dos 200 m. A atleta ficou em 4º lugar na Série 6, com 23.07. "Estou muito aliviada. Queria muito passar para a semifinal e consegui. Agora, é arriscar tudo, melhorar meu tempo e ficar entre as melhores", comentou a velocista, que corre a semifinal nesta terça-feira, a partir das 16:25, hora de Brasília.

Já a cearense Ana Cláudia Lemos terminou em 5º lugar na Série 3 da fase preliminar, com 23.40, e acabou fora das semifinais. A atleta ficou muito irritada com sua atuação. "Estou totalmente frustrada. Fiz uma prova tecnicamente toda errada", admitiu Ana Cláudia.
O Atletismo brasileiro em Londres, no hotsite da CBAt para os Jogos, no link: http://www.cbat.org.br/competicoes/londres2012/default.asp.

Assessoria de Impressa as CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br (92) 8159-1063
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br (11) 6541-0961
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br (19) 3468-8386

Site da CBAt: www.cbat.org.br

26 de agosto é dia de ser voluntário. Participe! www.fiemg.com.br/diav

Atletismo movimenta o Sesi Gravatás

São esperados cerca de 150 atletas de toda a região


No pique das Olimpíadas de Londres, o Clube Sesi Gravatás  promove dois torneios de atletismo no próximo sábado (11). Logo pela manhã, na sede do clube (Av. Nova Ponte, 500), às 8h, acontece o Circuito Regional de Atletismo Pré-Mirim e Mirim que dá vaga para a etapa estadual. Neste circuito serão disputadas as corridas de obstáculos, corridas rasas, corrida com barreiras, saltos e lançamentos, tanto no masculino como no feminino. 

Podem se inscrever para o Circuito Regional crianças de ambos os sexos, nascidas em 1999/2000 para a categoria Pré-Mirim e 1997/98/99 para a categoria Mirim. “Não é necessário ser filiado a Federação Mineira de Atletismo (FMA) para participar nas etapas regionais, para etapa estadual, os atletas devem estar federados junto a FMA”, explica Eduardo de Deus, técnico de lazer do Sesi Gravatás.

No período da tarde, às 15h, também na sede do clube, acontece o segundo torneio. Trata-se do 1º Meeting de Velocidade, Meio Fundo e Fundo, que tem a finalidade de incentivar a prática  do atletismo na região do Triângulo Mineiro, revelar talentos e preparar de atletas para competições. “No meeting podem se inscrever atletas com idade a partir de 15 anos, de ambos os sexos, e também não é necessário ser federado”, esclarece Eduardo. 

Mais informações (34) 3230.4800 ou atletismo_sesiuberlandia@hotmail.com. 


Fiemg participa de solenidade militar


Representantes da Fiemg Regional Vale do Paranaíba prestigiaram a formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos-2012 da 9ª Região de Polícia Militar. Na ocasião mais de 50 alunos receberam o diploma de oficiais. 

O Sargento da PM tem como função executar as atividades de polícia ostensiva de preservação da ordem pública, no comando de guarnição de radiopatrulhamento, atendimento de ocorrências, comando de grupos, bem como atuação específica em sua área de formação, no caso dos policiais especialistas. Clique e confira as fotos



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Salário de impressor offset pode chegar a R$ 3 mil


Senai Uberlândia oferece curso gratuito. Vagas são limitadas

Os interessados em seguir a profissão de impressor offset e ganhar até R$ 3 mil de salário, o Senai Uberlândia vai dar uma contribuição. A entidade oferece o curso gratuito. Serão formadas duas turmas em turnos distintos, sendo uma no período da tarde, com as aulas entre 13h e 17h, e a outra no período noturno, das 18h30 às 22h30. O início do curso está previsto para o dia 6 de agosto, segunda-feira, para ambas as turmas.

Caso queira se tornar um impressor offset dirija-se à sede do Senai Uberlândia (Rua Ernesto Vincentini, 245) e se matricule em uma das 15 vagas oferecidas para curso gratuito.
Para efetuar a matricula é necessário ter o Ensino Fundamental Incompleto (mínimo 4º ano) e apresentar cópia da documentação: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, certificado de reservista (para homens), comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Causos” de RH viram livro


Psicólogo, Nege Calil, lança sua primeira obra. Solenidade acontece na Fiemg

No dia 7 de agosto, terça-feira, às 19h, o psicólogo Nege Calil lança sua primeira obra “Causos de RH e as Lições que Aprendemos com Eles”, pela All Print Editora, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco, 2100). De maneira geral, o livro traz situações reais vivenciadas por pessoas comuns em diferentes empresas, narradas com uma pitada de humor e que provocam reflexões acerca da forma como se faz gestão de pessoas no mundo moderno. Em cada crônica, o leitor se identificará com as personagens, e comprovará que o mundo do trabalho se apresenta de forma semelhante a cada um de nós.
Mineiro de Ituiutaba, Nege cresceu escutando histórias sobre pessoas, conhecidas ou não, que trouxeram lições valiosas para sua vida pessoal. Enquanto profissional de RH, percebeu que relatar os “causos” ocorridos nas empresas era uma forma lúdica de extrair aprendizados significativos e de perceber que as organizações têm muito em comum.
“Este é o propósito deste livro – reunir situações reais, ocorridas com pessoas comuns, e conduzir os leitores a reflexões acerca dos cenários da vida organizacional. São vários “causos” sobre processos seletivos, treinamentos, confraternizações de fim de ano, e muitas outras cenas que retratam, com simplicidade e profundidade, o comportamento humano nas empresas”, define o autor.

Sobre o autor

Nege Calil é psicólogo pela UMESP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, especialista em Educação à Distância pela University of London e em Sociopsicologia pela FESP-SP. Atua há 25 anos em gestão de pessoas, com foco em desenvolvimento humano e organizacional, especialmente em gestão de cultura, liderança, gestão por competência e desempenho e comunicação corporativa. É docente nas cadeiras de Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências e Desempenho em cursos de pós-graduação de várias universidades. Atuou como gerente de desenvolvimento humano e coach em empresas de grande porte e projeção nacional. Atualmente, realiza consultorias em gestão de pessoas em todo território nacional pela Degrau Aprimoramento Humano (www.degrauaprimoramento.com.br).

26 de agosto é dia de ser voluntário. Participe! www.fiemg.com.br/diav

Siscoserv entra hoje em operação


Serviços de construção, manutenção, reparação e instalação e os serviços postais serão os primeiros a serem registrados

Entra hoje em operação o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), que vai medir a exportação e a importação de serviços por empresas brasileiras e estrangeiras.
O novo Sistema, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Receita Federal, tem semelhanças com o Siscomex, que mede em tempo real o comércio internacional de bens e mercadorias no Brasil e permite a divulgação regular de estatísticas. Não tem, no entanto, o caráter licenciatório do Siscomex.

O Siscoserv vai permitir desagregar as informações já disponíveis. Assim como o Siscomex mostra quanto óleo de soja ou aviões, por exemplo, o Brasil vendeu e para quais países, o novo sistema vai informar, por exemplo, o destino dos projetos vendidos por escritórios de arquitetura e construtoras brasileiras.

Da mesma forma, vai ser possível saber de onde o Brasil comprou e quanto pagou por esses serviços. “As informações geradas pelo Siscoserv vão permitir ações ainda mais efetivas de estímulo às exportações”, diz o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Os serviços de construção, manutenção, reparação e instalação e os serviços postais  e de remessa expressa - prestados  ou adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas – serão os primeiros a serem registrados no Sistema a partir de 1° de agosto.

Até outubro de 2013, os demais serviços definidos pela Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) – tecnologia de informação, hospedagem e serviços financeiros – terão sido incorporados ao Siscoserv, o que permitirá o detalhamento das estatísticas, a identificação dos setores com maior ou menor potencial de inserção internacional e a definição de políticas de estímulo à exportação de serviços. “Nossa parceria com a Receita Federal propiciou a implantação deste sistema inovador no cenário global, que subsidiará a ampliação da competitividade Brasileira”, afirma o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro. 

O registro das operações de comércio com o exterior deve ser feito até 30 dias depois da compra ou venda do serviço – até dezembro de 2013, esse prazo será de 90 dias para permitir a adaptação das empresas. O preenchimento do Siscoserv será feito por meio do site www.siscoserv.mdic.gov.br. Para acessá-lo, são necessárias certificação digital e procuração eletrônica prévias. A certificação deve ser adquirida de autoridades certificadoras habilitadas pela Receita Federal. Para habilitação de representantes legais, é necessária uma procuração eletrônica obtida exclusivamente na Receita Federal.

Estão desobrigados do registro, desde que não tenham utilizado mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços, as empresas que optaram pelo Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais e as pessoas físicas que não comercializem habitualmente serviços, e desde que não realizem operações em valor superior a US$ 20 mil no mês.

No ano passado, o comércio de serviços com o exterior movimentou US$ 109 bilhões (US$ 73 bilhões em exportações e US$ 36 bilhões em importações). O déficit foi de US$ 37 bilhões. Com o detalhamento desses números, o governo federal espera elaborar políticas públicas, como a oferta de crédito a juros mais baixos aos empresários, para equilibrar a balança do setor.

Fiemg promove curso de capacitação para projetos voltados ao FHidro


Amanhã, dia 2, das 9h30 às 17h30, acontece na Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco, 2100) o curso de Capacitação para Elaboração de Projetos Destinados ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHidro). O FHidro tem por objetivo dar suporte financeiro a programas e projetos que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos.
“Proporcionar o suporte financeiro para aqueles que promovem a racionalização dos recursos hídricos no Estado, é um dos objetivos do FHidro, inclusive os ligados à prevenção de inundações e o controle da erosão do solo”, explica Thiago Nascimento, advogado de meio ambiente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.
O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições (34) 3230.5200.

D´Alma Parisiense à Alma do Cerrado


Após alguns anos sem participar de exposições em Uberlândia (MG), o barretense Renato Amisy retorna ao espaço cultural do Fórum Abelardo Penna, de 07 a 24 de agosto de 2012, para trazer aos mineiros a sua “Olhos da Alma”, numa coletiva juntamente com a artista plástico Renata Sousa, na exposição intitulada de “D´Alma Parisiense à Alma do Cerrado”.

Em abril de 2012, o artista plástico Renato Amisy realizou na cidade de Barretos, na Câmara Municipal de Barretos a exposição Olhos da Alma, que foi um grande sucesso, atraindo a atenção de associações voltadas aos cuidados com Pessoas com Necessidades Visuais, os assistidos das mesmas puderam “enxergar” através do Toque as obras do artista barretense. E com a mesma finalidade de incluir estas pessoas com necessidades visuais, Renato Amisy, participou em Paris da 10ª Edição do Parc Floral de Paris, de maio a junho de 2012, onde suas obras foram autorizadas pela direção do Cercle des Artistes de Paris e pelo próprio artista a serem tocadas. Em dez anos de edição, foi a primeira vez na história do Cercle des Artistes de Paris/Parc Floral de Paris, que obras tiveram autorização para serem tocadas, com avisos em francês e em Braille, de “Touch Moi”-“Toque me”.

Para Uberlândia, Renato Amisy preparou algumas obras inéditas para esta participação em Uberlândia, com temas relativos à Natureza Morta e Flores, com os relevos característicos de suas obras. Como suporte, o barretense, utilizou de sobras de madeiras que seriam descartadas por uma marcenaria em Barretos. Este ato de utilizar como suporte madeiras descartadas, vem colaborar com a preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de madeiras que seriam jogadas no lixo e poderiam ficar por muito tempo, poluindo nosso planeta.

 Portanto, as obras que serão expostas em Uberlândia no Fórum Abelardo Penna, além de serem obras inclusivas, pois permitirão o toque, farão também a função de preservação do meio ambiente retirando do mesmo, sobras de madeiras que seriam descartadas.

Todas as obras terão preços promocionais, que visam à captação de recursos para que o artista possa levar a Olhos da Alma para outros estados e grandes centros e seu retorno a temporada 2013 em Paris e outras cidades francesas como Paris, Trouville e Lyon.

Assista aos vídeos: Renato Amisy e Olhos da Alma.