sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Competições movimentam o fim de semana no Sesi Gravatás


Sábado, dia 29, a criançada já tem compromisso marcado. Logo pela manhã, acontece no Clube Sesi Gravatás uma série de competições esportivas. A garotada do Futebol Soçaite e Futsal entram em campo, às 8h para disputar os Jogos Interturmas, nas categorias sub 7, sub 9 e sub 11 (competidores de 06 à 13 anos). Depois de balançar as redes é a vez de cair na piscina, com nadadores das categorias Mirim, Petiz, Infantil e Juvenil, pois acontece a 6ª etapa da Copa MG de Natação, agora, apenas para atletas não federados de 7 a 30 anos. As disputadas serão às 8h30 e também às 14h e terá 22 atletas do Sesi. Cristina Lima, instrutora esportiva afirma: “Nossos nadadores têm grandes chances de vencer esse campeonato, já que chegaram recentemente de outras competições e estão preparados.”

O atletismo terá início às 14h. Quatro classificações de alunos irão disputar: Aspirante 1,2 e 3 e Pré-mirim (com crianças de 9 a 13 anos) que vão competir no Pentatlo, Tetratlo e Pré-Mirim. De acordo com cada categoria, as provas serão os 50 metros com barreiras, 50 metros rasos, arremesso de peso, salto em distância, lançamento de pelota e resistência 800 metros. “Esperamos cerca de 150 atletas para as competições e a expectativa é que haja integração entre os alunos e estimule a participação da comunidade nos esportes promovidos aqui”, disse Igor Wells, instrutor responsável pelo atletismo.

Simultaneamente começa o Campeonato de Voleibol Regional que promete ser uma competição acirrada com jogos às 14h, 15h30 e às 17h.

Equipe de Vôlei infantil feminino do Sesi Uberlândia é vice-campeã mineira


A seleção feminina de voleibol infantil do Sesi Esporte-Uberlândia conquistou a segunda posição no Campeonato Infantil Feminino realizado na capital mineira, Belo Horizonte, na última semana (19 a 23/09). 

Foram 9 jogos, 7 vitórias e apenas duas derrotas. O técnico do time considera a atuação da equipe positiva. “Nós somos a segunda melhor equipe do estado e fomos campeões no ano passado. Tivemos alguns problemas, pois duas atletas da equipe principal sofreram lesão grave e foi preciso refazer nossas táticas e escalar meninas sem muita experiência”, ressaltou Lindemberg da Silva.

Veja as colocações do campeonato:
Campeão:  Praia Clube
Vice-Campeão: Sesi Esporte-Uberlândia
3º Lugar: Gamom/Lavras
4º Lugar: Mackenzie E.C
5º Lugar: Olympico Clube
6º Lugar: Minas Tênis Clube
7º Lugar: Varginha
8º Lugar: Betim

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Palavra do Presidente do Sistema Fiemg



"Bate Papo com o Candidato" encerra amanhã (26)

Amanhã, dia 27, o candidato petista, Gilmar Machado, participa do "Bate Papo com o Candidato", às 11h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. O encontro tem por objetivo apresentar ao empresariado local o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local. A entidade se reservou a convidar apenas os dois primeiros candidatos nas pesquisas eleitorais à Prefeitura de Uberlândia.

Na semana passada, o candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro, participou do encontro. Veja como foi.

Fiemg reúne empresários locais para discutir Plano Brasil Maior


Ontem, dia 25, às 15h, a secretária do Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Heloísa Menezes, atendeu a imprensa sobre o Plano Brasil Maior na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba. 

À noite, às 19h, empresários locais também se reuniram na Regional para participar do  Simpósio Rotas para o Futuro – Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional e discutir, juntamente com a secretária Heloísa Menezes, o Plano Brasil Maior. 

A série de eventos do Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional reúne lideranças empresariais e políticas locais, dirigentes sindicais, formadores de opinião, representantes acadêmicos e instituições de apoio às regionais do Sistema Fiemg. O objetivo é que juntos, possam discutir os temas propostos e construir rotas e soluções para o desenvolvimento sustentável das regiões de Minas Gerais.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gilmar Machado participa do “Bate Papo com os Candidatos” na Fiemg


Encontro com empresários acontece na quinta (27)

Nesta quinta-feira, dia 27, na Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos da Indústria, acontece à última reunião do “Bate Papo com o Candidato”. O encontro tem por objetivo apresentar ao empresariado local o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local. A entidade se reservou a convidar apenas os dois primeiros candidatos nas pesquisas eleitorais à Prefeitura de Uberlândia.

“A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, por mais uma vez, tenta aproximar o empresário local dos candidatos a PMU, para que os mesmos saibam quais as propostas para os próximos quatro anos”, explica Pedro Lacerda, presidente da Regional.

Gilmar Machado (PT) encerra o “Bate Papo com o Candidato” nesta quinta-feira, dia 27, às 11h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco, 2100). Na semana passada, o candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro, participou do encontro.

Após o bate papo será servido um almoço empresarial. Para participar é necessário confirmar presença: (34) 3230.5200.

Fim de semana cheio para os atletas do Sesi Gravatás


Neste sábado, dia 29, acontece no Clube Sesi Gravatás uma série de competições esportivas. Logo às 8h, a garotada do Futebol Soçaite e Futsal entram em campo para disputar os Jogos Interturmas, nas categorias sub 7, sub 9 e sub 11. Depois de balançar as redes é a vez de cair na piscina, com nadadores das categorias Mirim, Petiz, Infantil e Juvenil, com a Copa MG de Natação, disputada nos períodos de manhã, às 8h30, e tarde, às 14h.

O atletismo terá início ao meio dia. Os alunos iniciantes da categoria Aspirante (nascidos em 2001 e 2002) vão competir no Pentatlo e os da categoria Pré-Mirim (nascidos em 1999 e 2000), no Tetratlo. E ainda tem o Campeonato de Voleibol Regional com jogos às 14h, 15h30 e 17h. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Plano Brasil Maior será debatido em Uberlândia


Secretária do Mdic, Heloísa Menezes, visita a Fiemg Regional Vale do Paranaíba

O Simpósio Rotas para o Futuro – Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional, realizado pela Fiemg no interior de Minas Gerais chega a Uberlândia. Amanhã, dia 25, às 18h30, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba promove em sua sede (Av. Rondon Pacheco, 2100) o encontro entre empresários locais e a secretária de desenvolvimento da produção do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Heloísa Menezes. O tema será o Plano Brasil Maior, do Governo Federal.

A série de eventos do Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional reúne lideranças empresariais e políticas locais, dirigentes sindicais, formadores de opinião, representantes acadêmicos e instituições de apoio às regionais do Sistema Fiemg. O objetivo é que juntos, possam discutir os temas propostos e construir rotas e soluções para o desenvolvimento sustentável das regiões de Minas Gerais.

O Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional é realizado em parceria com a VB Comunicação, o Sebrae-MG e a Fundação João Pinheiro.

Uberlândia recebe Mundo Senai


De 27 a 29 de setembro todas as escolas Senai vão disponibilizar cursos gratuitamente

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, Uberlândia será uma das diversas cidades espalhadas pelo Brasil a receber o projeto Mundo Senai, antigo Senai Casa Aberta. O evento gratuito, aberto para jovens, alunos e ex-alunos do Senai, escola e comunidade de todo o país. “É um evento de ordem nacional, onde nos referidos dias todas as escolas Senai abrem as portas e disponibilizam cursos”, explica Aurea Maciel, supervisora técnica do Senai Uberlândia.

Futuros profissionais de todo o país terão a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria de sua região e descobrir os caminhos que o Senai oferece para a melhor formação profissional. 

As matrículas podem ser feitas no Senai Uberlândia (Rua Ernesto Vicentini, 245 no bairro Roosevelt). As vagas são limitadas. Para mais informações: www.mundosenai.com.br. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“Bate Papo com o Candidato” teve a presença de Luiz Humberto


Candidato do PSDB se reuniu com empresários locais e levantou a bandeira do desenvolvimento. Na próxima semana será a vez de Gilmar Machado, candidato do Partido dos Trabalhadores

Hoje (21) pela manhã, aconteceu na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba o 1º encontro dos candidatos a prefeito de Uberlândia com empresários locais, evento chamado de “Bate Papo com o Candidato”.

Devido a um acordo mútuo entre organizadores e responsáveis pelas campanhas dos candidatos, o tucano Luiz Humberto Carneiro foi definido como 1º a participar do encontro. Durante sua apresentação, o candidato do PSDB frisou bastante na questão do desenvolvimento. “Acredito que apenas através do desenvolvimento contínuo que vamos conseguir atender todas as bandeiras: saúde, educação, emprego e outros setores”, disse.

Além disso, Luiz Humberto também deu destaque na atual parceria do Governo Municipal com o Estadual. “Saímos de uma cidade com pouca infraestrutura e que não gerava emprego. A situação mudou com o Governo Odelmo e afirmo que sou a continuação desse governo”, assegurou Luiz.

O evento também contou com o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, e com o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, que destacou o evento como um importante aliado a cidadania. “Temos que viver esse momento democrático sempre com a busca de construir caminhos”, finalizou Pedro. 


Para ensinar mais é preciso aprender sempre


Capacitar os professores ajuda a melhorar o desempenho dos alunos em pouco tempo

Cuidar da formação docente. Este é um dos mandamentos para uma nação chegar ao topo da educação. Não basta recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. 

A preocupação com a prática docente é comum aos sistemas de ponta, tanto na formação inicial como na continuada. Tutoria, trabalhos em grupo e cursos sobre as didáticas específicas. E é assim que trabalha a escola do Sesi Roosevelt com o seu corpo docente. 

“No primeiro semestre deste ano realizamos uma capacitação para todos os professores. Na oportunidade o professor Vasco Moretto, mestre em didática das ciências, abordou o tema avaliação da aprendizagem, que é parte fundamental no processo de ensino e aprendizagem”, explica João Tomaz Júnior, diretor da escola Sesi Roosevelt.

O impacto na aprendizagem de iniciativas de capacitação em serviço costuma ser direto e rápido. Por isso, o Sesi Roosevelt promove, no dia 6 de outubro, às 8h, mais um curso de capacitação para seus professores. Desta vez o tema abordado será “o papel do professor na disciplina da sala de aula” e a responsável por ministrá-lo será a professora Marta Horta, mestre em educação. 

“Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula e a proposta do Sesi Roosevelt é preparar seu corpo docente para desempenhar o melhor trabalho possível com nossos alunos”, finaliza João Tomaz.

Números no mundo
Em apenas três anos, o Reino Unido conseguiu um aumento de 12% nos índices de alfabetização ao apostar na formação em serviço. Já o Japão coloca professores para apoiar os iniciantes durante dois dias por semana, tudo amparado em lições-modelo. O modelo japonês mescla atividades tradicionais, como cursos específicos - cada docente assiste a pelo menos um por ano -, com iniciativas inovadoras. Profissionais novatos são acompanhados por monitores dois dias por semana.

Uberlândia debate o Plano Brasil Maior


Secretária do Mdic, Heloísa Menezes, visita a Regional Fiemg Vale do Paranaíba

O Simpósio Rotas para o Futuro – Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional, realizado pela Fiemg no interior de Minas Gerais chega a Uberlândia. Na próxima terça-feira, 25 de setembro, às 18h30, a Regional Vale do Paranaíba da Federação promove encontro entre empresários locais e a secretária de desenvolvimento da produção do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Heloísa Menezes. O tema será o Plano Brasil Maior, do Governo Federal.

A série de eventos do Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional reúne lideranças empresariais e políticas locais, dirigentes sindicais, formadores de opinião, representantes acadêmicos e instituições de apoio às regionais do Sistema Fiemg. O objetivo é que juntos, possam discutir os temas propostos e construir rotas e soluções para o desenvolvimento sustentável das regiões de Minas Gerais.

O Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional é realizado em parceria com a VB Comunicação, o Sebrae-MG e a Fundação João Pinheiro.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tudo pronto para o Circuito Sesi de Tênis


Cerimônia de premiação acontece no domingo (23)

Começa sábado, dia 22, a partir das 8h, o tradicional Circuito Sesi de Tênis. Os jogos serão realizados no Praia Clube (Praça Primo Crosara, 505 - Copacabana), durante todo o final de semana. Cerca de 40 tenistas vão jogar pelo título. A premiação acontece no domingo, às 11h30.  

O interessante desse torneio é que os campeões e vice conquistam também o direito de participar da Etapa Estadual. Além disso, o Circuito Sesi de Tênis tem como objetivo incentivar, através da prática esportiva, a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, assim como oportunizar a divulgação e integração das empresas/indústrias mineiras, em uma competição criada exclusivamente para seus trabalhadores. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sindiaa marca presença no lançamento do projeto “BEA – Conta com a Gente”


O Sindiaa – Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari participou do encontro promovido pela BEA – Beneficência Evangélica Araguarina, para lançar seu novo projeto de doações, mediante parceria efetuada com a Cemig, a qual irá gerir as doações que serão de R$ 5,00 à R$ 50,00 mensalmente acrescidas na conta do contribuinte que desejar fazer as doações para a BEA.

A referida instituição acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em situação de risco, seja de caráter físico ou social - moral e emocional, que sejam encaminhadas pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, bem como pelo Ministério Público, na Aldeia de Casas Lares do Abrigo Monte Sião. Além das 3 casas existentes, o projeto prevê uma quadra coberta, horta comunitária e outros equipamentos. A BEA também adquiriu uma Kombi, perua/utilitário com doze lugares, para transporte das crianças e adolescentes acolhidos na Aldeia Casa Lares, com recursos provenientes de multas aplicadas pelo Juizado Especial Criminal de Araguari, além de contribuições da comunidade local. 

“A comunidade, juntamente com as entidades presentes sensibilizadas com a apresentação, colocaram-se como parceiras desta importante iniciativa”, disse Maurinho Cunha, presidente do Sindiaa. 

Sistema Fiemg. Presente na Vida da Gente. Escola Móvel Sesi Senai - Casa de Arinos

Conheça os resultados da Escola Móvel no primeiro ano de atuação por todo o interior de Minas. Este projeto de educação realizado pelo Sesi e Senai já capacitou mais de 7 mil moradores de pequenas cidades mineiras, preparando essas pessoas para ter uma profissão que possa gerar renda imediata. Na cidade de Arinos, a 736 KM de BH, a Escola Móvel realizou ainda uma ação social de impacto doando a casa que foi construída pelos alunos do curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente para uma doméstica e seus 3 filhos.

Luiz Humberto Carneiro participa “Bate Papo com os Candidatos” na Fiemg


Encontro com empresários acontece na sexta (21)

Nesta sexta-feira, dia 21, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos da Indústria, acontece o primeiro encontro do “Bate Papo com o Candidato” com o objetivo de conhecer o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local. A entidade se reservou a convidar apenas os dois primeiros candidatos nas pesquisas eleitorais à Prefeitura de Uberlândia.

“A proposta da Fiemg Regional Vale do Paranaíba é aproximar o empresário local dos candidatos a PMU, para que os mesmos saibam quais as propostas para o próximo pleito”, explica Pedro Lacerda, presidente da Regional.

O primeiro a participar do “Bate Papo com o Candidato” será o candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro, às 11h, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco). 

Gilmar Machado, candidato do PT, participa da reunião no dia 27. Após o bate papo, em ambas as oportunidade, será servido um almoço. Para participar é necessário confirmar presença: (34) 3230.5200.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mundo Senai também estará em Uberlândia


Evento acontece de 27 a 29 de setembro

O Mundo Senai, antigo Senai Casa Aberta, chega em sua 4ª edição com amplitude ainda maior. Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, futuros profissionais de todo o país terão a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria de sua região e descobrir os caminhos que o Senai oferece para a melhor formação profissional. “O Mundo Senai é um evento gratuito, aberto para jovens, alunos e ex-alunos Senai, escola e comunidade de todo o país. É um evento de ordem nacional, onde nos referidos dias todas as escolas Senai abrem as portas e disponibilizam cursos”, explica Aurea Maciel, supervisora técnica do Senai Uberlândia.

As matrículas podem ser feitas no Senai Uberlândia (Rua Ernesto Vicentini, 245 no bairro Roosevelt). As vagas são limitadas. Para mais informações: www.mundosenai.com.br. 

Programação
Dia 27 – Quinta-feira
8h às 11h – Fabricação de necessaries com material reciclável
8h às 11h – Fabricação de geléia
13h às 17h – Introdução a Costura - Confecção de tapete e colcha
13h às 17h – Fabricação de Quitandas 
14h às 17h – Processo de preparação de Tintas Especiais "Pantone"

Dia 28 – Sexta-feira
8h às 11h – Fabricação de sabão líquido ecológico
13h às 17h – Gravação de matriz Off-Set
19h às 22h – Leitura de paquimetro

Dia 29 - Sábado
8h às 12h – Boas práticas em alvenaria estrutural
9h às 17h – Excell e Power Point para Iniciantes
9h às 17h – Fabricação de nichos de madeira
9h às 12h – Noções de eletricidade doméstica
9h às 12h – Fabricação de salgado
9h às 12h – Fabricação de doce de leite


Salão Imobiliário do Triângulo


Cintap oferece curso de técnicas de vendas


Ainda dá tempo de se inscrever

De forma muito dinâmica e prática, com conceitos teóricos e exercícios, dinâmicas e análises de filmes e casos, questionários de autodiagnóstico e analogias que o Cintap, entidade parceira da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, promove o curso de técnicas de vendas na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26, das 18h30 às 22h30.

A proposta do curso é apresentar aos participantes o papel do profissional de vendas na atualidade e as habilidades de relacionamento comercial necessárias à venda consultiva. Responsável para ministrar o curso será a coordenadora comercial da Fiemg Regional e do Cintap, Dayana Kostiuc, que é especialista em marketing executivo. O curso será ministrado na sede da Fiemg Regional (Av. Rondon Pacheco, 2100).

Mais informações: (34) 3230.5261 ou eventos@cintap.com.br. 

Investimento
Associado Cintap: R$ 160,00
Não associado: R$ 220,00

Participe do Projeto BEA


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sindiaa participa da Super Varejo 2012


Aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, a quinta edição da Super Varejo, uma feira que já é tradição na cidade de Araguari. O objetivo da mesma é reunir os melhores varejistas e fornecedores da região. “Aproximar e fortalecer a cadeia de abastecimento, ou seja, uma oportunidade para desenvolver novos relacionamentos, conhecer lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias para o varejo”, explica Maurinho Cunha, presidente do Sindiaa.

Participaram desta edição 43 empresas, de toda a região, dentre elas destacamos empresas de Araguari que são filiadas ao Sindiaa e a Fiemg Regional Vale do Paranaíba: EBBA, Grupo Vasconcelos, Panificadora Miranda, Frigorífico Santa Lúcia, Arroz Ávila e Café Ouro Negro. Foram realizadas palestras com temas de importância global.


Cursos profissionalizantes começam nesta segunda-feira (17)


Começam nesta segunda-feira (17), os cursos profissionalizantes de Costureiro Industrial em Vestuário. Participam dos cursos pessoas com idade a partir de 16 anos, que estejam cadastradas no CadÚnico e que estejam em situação de vulnerabilidade social.  
                                                                                               
Nos dias 24 e 25 de setembro, iniciam os cursos de Padeiro e Confeiteiro e Pedreiro em Alvenaria, todos oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).              
                                                                                     
Os cursos têm carga horária entre 160 e 400 horas e acontecem de segunda a sexta-feira no Senai, na rua Ernesto Vicentini, nº 245, bairro Roosevelt.

Cronograma dos cursos:
Costureiro Industrial em Vestuário
Início: 17/09 (segunda-feira)
Horário: Das 08h às 12h 
Vagas: 15

Padeiro e Confeiteiro 
Início: 24/09 (segunda-feira)
Horário: Das 13h às 17h
Vagas: 20

Pedreiro em Alvenaria 
Início: 25/09 (terça-feira)
Horário: Das 13h às 17h
Vagas: 20

Rotas para o Futuro


Mundo Senai


O Mundo Senai, antigo Senai Casa Aberta, vai para a sua 4ª edição ainda maior e melhor. Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, você e milhares de outros futuros profissionais de todo o país terão a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria de sua região e descobrir os caminhos que o Senai oferece para a melhor formação profissional.

São diversas oportunidades de interação e um ambiente ideal para o seu contato com o conhecimento, onde você pode experimentar e conhecer o universo das profissões e decidir com mais segurança qual carreira profissional deseja seguir.

Visite o Senai mais próximo e participe de palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sesi Roosevelt cria campanha para estimular prática esportiva


A prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo, sendo as melhores armas para a manutenção de uma vida relativamente saudável. A prática de atividade física regular deve ser feita desde a infância. Sabendo disso, o Sesi Roosevelt criou uma campanha interna para incentivar aos colegas dos alunos a iniciar a prática esportiva.
A campanha “Indique um Amigo e Ganhe Brindes” está em vigor desde agosto e irá encerrar no dia 31 de dezembro. “Funciona assim, o aluno que está matriculado em algum esporte indica um amiguinho para uma determinada modalidade, se o amigo efetuar a matricula o aluno que indicou ganha um brinde. Por exemplo, um aluno da natação indicando um amigo para qualquer outra modalidade, ganha uma toca’’, explica Adriana Rosa, auxiliar administrativo do Sesi Roosevelt.
Além da touca, os alunos também podem ganhar joelheira, caneleira e mochila. “Para ganhar a mochila, o aluno deve fazer duas indicações”, finaliza Adriana.

Alunos do Sesi Roosevelt vão aprender a montar e empinar pipas


A escola Sesi Roosevelt desenvolveu um projeto que vai unir ainda mais os pais e filhos. Trata-se de uma atividade comum, porém de muita lealdade entre duas pessoas que se dispõe a aprender juntas. O projeto “Soltando Pipas” é uma atividade interdisciplinar das disciplinas de Matemática, Geografia e Educação Física que associa, de forma descontraída e divertida, conceitos geométricos, a influência dos ventos e do clima e a atividade física. 

No dia 29 de setembro, às 10h, na sede do Sesi Gravatás (Rua Nova Ponte, 500) a escola Sesi Roosevelt realiza um encontro entre familiares e alunos para confeccionarem pipas. “Os alunos poderão fabricar quantas pipas quiserem e aprender com as aulas das disciplinas envolvidas”, explica João Tomaz Júnior, gerente do Sesi Roosevelt.

O material para confecção das pipas será de responsabilidade do aluno. “É importante ressaltar que o aluno poderá levar seus familiares e amigos, mas para isso deverá estar devidamente uniformizado”, finaliza João.

Material para confeccionar 1 pipa
1 folha de seda
6 varetas
1 tesoura
1 cola branca
1 saco ou sacola plástica (para rabiola)
1 carretel de linha 100

Alunos resgatam a história do Sesi Roosevelt


Resgatar o ontem e o hoje da escola Sesi Roosevelt foi o objetivo da atividade da disciplina de empreendedorismo e ética, orientada pelo profº Pedro Mendes. De forma criativa, os alunos do 6º ano do ensino fundamental resgataram a história da escola através fotos e cartazes.

“Foi interessante ver, pelas fotos, as mudanças na estrutura física do Sesi e o estilo das pessoas que trabalhavam há 20 e 30 anos atrás”, diz a supervisora pedagógica, Andréia Vieira.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fiemg organiza reunião sobre bacia hidrográfica do Rio Paranaíba


Recentemente, aconteceu um encontro do comitê da bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, no escritório da Fiemg Regional em Araguari e contou com a participação de diversas empresas entidades como Acia, ACA, Sindicato Rural, CDL, IMA, Codema, Sindiaa e Prefeitura Municipal de Araguari. 

A reunião contou com a presença do advogado da Fiemg Regional, Thiago Alves, que elucidou sobre a importância dos comitês de bacia, eleições do comitê da Bacia Hidrográfica Paranaíba, plano diretor, áreas de conflitos declaradas e do enquadramento de corpos d’água.

All Dance Minas terá a presença do Sesi


Recentemente, os grupos de dança Corpo de Baile e o Infantil do Sesi participaram do All Dance in Minas, tradicional competição de dança realizada em Belo Horizonte (MG). Os grupos competiram em várias modalidades, como: ballet clássico, jazz, dança contemporânea, estilo livre com 17 trabalhos.

O Sesi conseguiu classificação em 16 trabalhos distribuídos entre 1º, 2º e 3º lugares, e ainda conquistou o “Troféu De Melhor Grupo Do Festival”, competindo entre 20 grupos dos estados de Minas e Rio de Janeiro.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sesi Minas promove Seminário de Pais


Acontece no próximo sábado (15), às 8h, no Anfiteatro da Faculdade Pitágoras (Av. dos Vinhedos, 1200 – Morada da Colina) mais uma edição do Seminário de Pais, realizado pelo Sesi Minas. O evento aborda assuntos da atualidade, por meio de palestras desenvolvidas e contextualizadas. Composto por duas palestras, ministradas por educadores que se especializaram em assuntos familiares e educacionais, o seminário conta com a participação de pais, representantes de diversos segmentos da sociedade e demais interessados.
Confira a programação:

8h45 - Palestra: “Resgate do Prazer no Cotidiano de Estudos: Na Escola e em Casa” 
Administrar o cotidiano na sala de aula tornou-se um grande desafio para professores e alunos. Indisciplina, dispersão, agressividade, confusões, dificultam  a realização das propostas ou tarefas pedagógicas. Da mesma forma, administrar o cotidiano de estudos dos filhos não é fácil para muitos pais.  O grande desafio no cotidiano da sala de aula, que se estende aos estudos em casa, está em propor tarefas significativas, desafiadoras, realizáveis. Além disso, é importante desenvolver habilidades relacionais fundamentais que qualificam e dão sentido ao nosso cotidiano tais como respeitar, compartilhar, cooperar, reconhecer, conviver e cuidar. Se soubermos coordenar o ensino dos conteúdos das disciplinas com o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à vida cotidiana, a relação pedagógica de professores e alunos e de pais e filhos ganhará mais sentido e prazer.

Palestrante: Sylvia Flores
Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Uni-BH e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Centro Universitário Newton Paiva nas disciplinas de Psicologia da Comunicação, Psicologia das Organizações e Gestão de Pessoas, Psicologia do Consumidor e Comportamento Organizacional. Presta ainda serviços de Consultoria e Psicologia Empresarial nas áreas de Recrutamento, Seleção, Treinamento, Diagnóstico de Clima e Cultura Organizacional e Planejamento Estratégico. Atende em Psicologia Clínica e Hipnoterapia.

11h - Palestra: “Uma Educação Comprometida com Valores Éticos”
A questão da ética, da moral e dos valores humanos é tão antiga quanto a própria humanidade. O ser humano está sempre em busca dos limites e parâmetros necessários para conduzir suas escolhas e contribuir para a construção pessoal e social. A transmissão de valores e limites é fundamental para ajudar crianças e jovens a ter o embasamento necessário na realização de escolhas conscientes. Qual o papel da família nessa transmissão? Como ter segurança da educação que prima pela ética? Compreendendo o significado do não, do sim, do hábito e dos limites, a palestra aponta para a necessidade de uma educação familiar que possibilite aos pais a certeza de estarem formando filhos com uma postura autônoma e reflexiva, capazes de se colocarem como cidadãos éticos perante a sociedade em que vivem.

Palestrante: Teuler Reis
Psicólogo, Psicanalista, Pós-graduado em Temas Filosóficos, Consultor Familiar e Autor da Coleção de Empreendedorismo e Ética da Rede Pitágoras.

Adiada reunião com candidato do PT a prefeito na Fiemg Regional

Devido a compromissos, o candidato Gilmar Machado teve encontro remarcado. Conversa com Luiz Humberto, candidato do PSDB, continua na mesma data (21)


A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos da Indústria, promovem o “Bate Papo com o Candidato”. Há praticamente um mês das eleições, o objetivo é conhecer o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local. 

Foram convidados os dois primeiros colocados na pesquisa eleitoral à Prefeitura de Uberlândia. A primeira reunião seria com o candidato do PT, Gilmar Machado, no dia 14. Porém, devido à gravação do debate que acontece no mesmo horário, o petista não poderá comparecer. O encontro foi remarcado para o dia 27. 

Com isso, o candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro passa a ser o primeiro a participar do “Bate Papo com o Candidato’’, no dia 21, às 11h, na Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Av. Rondon Pacheco). Após o bate papo será servido um almoço. 

Para participar é necessário confirmar presença: (34) 3230.5200. 

Crescer para Florescer



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sesi Gravatás é destaque no Atletas do Futuro


Recentemente aconteceu o Jogos do Sesi – Programa Atleta do Futuro, em Betim (MG). Na oportunidade os times de basquete, futsal e voleibol com atletas de 14 a 17 anos competiram pelo Sesi Gravatás, que não fez feio.

A delegação uberlandense retornou com três medalhas de ouro e uma de bronze. O basquete masculino conquistou o título na categoria E2 e ficou na 3ª colocação na E3. Já as meninas do vôlei ganharam ouro nas duas categorias E2 e E3. E o futsal masculino terminou a competição em 6º lugar. 

“Parabenizo todos os nossos atletas que também foram campeões nos valores do esporte, demonstrando respeito, cooperação, fair play, convivência, garra, dedicação e disciplina”, cumprimenta Claudia Lacerda, técnica de lazer do Clube Sesi Gravatás. 

Atletas do Futuro
Presente em todo o estado, o Programa Atleta do Futuro - Escolas de Esportes do Sesi faz do esporte um instrumento de educação em benefício de seus usuários, por meio do acesso a diversas modalidades esportivas.
O programa foi desenhado para atender desde crianças até adultos. São ações esportivas que estimulam a conscientização do esporte como ferramenta para o exercício da cidadania. Veja as fotos dos atletas.

Sistema Fiemg - Presente no Dia da Gente

Conheça a história do ex-aluno do Senai que se tornou empresário. Ele se chama Kennedy Faria e foi na sala de aula, durante o curso de Informática Industrial percebeu que havia uma boa oportunidade de negócio no mercado e começou a se preparar. Kennedy decidiu criar softwares para analisar a produção e fornecer relatórios rápidos e precisos aos gestores das indústrias.

Nesta reportagem, veja também o funcionamento da Escola de Eletrônica do Senai Horto, em Belo Horizonte. Os gestores da unidade explicam sobre os diferenciais da escola que atraem tantos estudantes, todos os anos.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fiemg Regional promove encontro com candidatos a prefeito


Entidade vai ouvir propostas e fazer reivindicações

Há praticamente um mês das eleições, com o objetivo de conhecer o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos da Indústria, promove o “Bate Papo com o Candidato”.
Trata-se de uma reunião com os dois primeiros colocados na pesquisa eleitoral à Prefeitura de Uberlândia, que irão apresentar suas propostas para administrar o município. “Essa iniciativa da Fiemg possibilita ao empresário analisar qual é a visão de cada candidato em relação à indústria e demais assuntos de interesse público. É importante saber quais incentivos e políticas serão voltadas às micros, pequenas, médias e grandes empresas. É também um momento muito oportuno para debatermos e colocarmos nossas reivindicações em evidência”, explica Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Mecânica
O “Bate Papo com o Candidato” vai acontecer em duas oportunidades. A primeira, no dia 14, às 11h, será com o candidato do PT, Gilmar Machado. No dia 21, no mesmo horário, será a vez do candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro. Ambos encontros serão na sede da Fiemg (Av. Rondon Pacheco, 2100), e após o bate papo será servido almoço.
Para participar é necessário confirmar presença: (34) 3230.5200.

Indústria mostra resultado positivo em julho


Em julho os indicadores industriais de Minas Gerais voltaram a dar sinais de recuperação, no entanto ainda é cedo para se falar em reversão de tendência. O faturamento mostrou crescimento pelo segundo mês consecutivo, infuenciado pela melhora nas vendas para o mercado interno e exportações. As variáveis ligadas à produção – horas trabalhadas e utilização da capacidade instalada, assim como os indicadores de mercado – emprego e massa salarial – também aferiram índices positivos, amenizando as quedas obtidas no período acumulado do ano.

Faturamento real
O faturamento da indústria mineira expandiu 5,64% em julho na comparação com junho, em virtude da elevação nas vendas para os mercados interno e externo. Livre dos efeitos sazonais, houve acréscimo de 3,20% no indicador. O setor de Produtos de Metal registrou a maior elevação (284,65%), refexo da maior comercialização de estruturas metálicas para o mercado nacional. Em relação ao mesmo mês do ano anterior o faturamento total cresceu 5,32%. Na análise da média móvel dos últimos 12 meses a variável apresentou retração de 1,34% e no acumulado de janeiro a julho de 2012, comparado ao mesmo período de 2011, verifcou-se redução de 2,17%. Vale ressaltar que o bom resultado aferido no mês de julho ajudou a amenizar as quedas verifcadas nos períodos acumulados.

Horas trabalhadas
No mês de julho as horas trabalhadas na produção mostraram acréscimo de 4,19%, na comparação com junho. Desconsiderando os efeitos sazonais, houve incremento de  1,50% no indicador, com destaque para o setor de Veículos Automotores (12,83%). Contribuíram para o resultado a elevação no nível de emprego e, principalmente, a maior realização de horas extras no mês. Em relação a julho de 2011 o indicador expandiu 2,26%. Analisando a média móvel dos últimos 12 meses, observou-se aumento de 0,51% na variável. Comparativamente aos primeiros sete meses de 2011, o índice relativo aos meses de janeiro a julho de 2012 cresceu 0,41%.

Emprego
O nível de emprego expandiu 1,30% em relação ao mês de junho. Livre de efeitos sazonais, o indicador variou positivamente em 1,00%. Esse foi o primeiro resultado positivo em termos dessazonalizados após três meses sucessivos de queda. Destaque para o setor de Couro e Calçados (7,36%), em virtude das contratações para a abertura de novas unidades em importantes empresas. No confronto com julho de 2011 a variável retraiu 0,50%. A média móvel dos últimos 12 meses apresentou queda de 0,41%. No acumulado do ano até julho, frente ao mesmo período de 2011, o emprego decresceu 0,96%.

Massa salarial
A massa salarial expandiu 6,97% em julho diante do mês anterior. Os setores que mais se destacaram foram: Metalurgia Básica (12,00%); Produtos de Metal (10,89%); Extrativo Mineral (9,15%); Produtos de Minerais Não Metálicos (8,23%); e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (8,09%). O maior pagamento de horas extras e o aumento no emprego, assim como o pagamento de participação nos lucros e resultados contribuíram para o incremento nas remunerações. Frente a julho de 2011 a variável cresceu 1,30%. Na análise da média móvel dos últimos 12 meses o indicador variou positivamente em 2,14% e no acumulado dos sete primeiros meses de 2012, diante de igual período de 2011, verifcou-se decréscimo de 0,71%.

Fonte: Instituto Evaldo Lodi - IEL

Publicado edital de chamamento de propostas de acordos setoriais de sistemas de logística reversa de lâmpadas

No dia 5 de julho de 2012 foi publicado no Diário Oficial da União o Edital nº 01/2012 de Chamamento para a Elaboração de Acordo Setorial para a Implementação de Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes, de Vapor de Sódio, de Mercúrio e de Luz Mista. 
De acordo com o Edital, poderão apresentar a proposta de acordo setorial, de abrangência nacional, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de lâmpadas de descarga em baixa ou alta pressão que contenham mercúrio, tais como, fluorescentes compactas e tubulares, de luz mista, a vapor de mercúrio, a vapor de sódio, a vapor metálico e lâmpadas de aplicação especial, por meio de suas entidades representativas de âmbito nacional ou, na sua inexistência, entidades regionais ou estaduais. 
Lâmpadas incandescentes e halógenas não serão objetos deste acordo setorial. 
A proposta poderá ser elaborada com a participação de cooperativas ou outras formas de associações de catadores de materiais recicláveis ou reutilizáveis, das indústrias e entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem das lâmpadas citadas acima, das entidades de representação dos  consumidores, poder público federal, estadual e municipal  visando a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. 

Os requisitos mínimos estão descritos no edital e dentre eles destacamos: 
- descrição da forma de operacionalização do plano delogística reversa e a etapa do ciclo de 
vida em que o sistema se insere; 
- avaliação da possibilidade de contratação de associações de cooperativas ou catadores de
catadores de materiais recicláveis para execução de alguma etapa proposta; 
- indicação das formas de participação do consumidor; 
- plano de comunicação; 
- metas de implantação progressiva do sistema de logística reversa para um prazo de até 5
anos a contar da assinatura do acordo, com abrangência nacional; 
- metas quantitativas de recolhimento edestinação final ambientalmente adequada
progressivas; 
- informações sobre a possibilidade ou a viabilidade de aproveitamento dos resíduos gerados;
- avaliação dos impactos ambientais e econômicos da implantação dos sistemas de logística
reversa; 
- descrição dos conjuntos de atribuições e responsabilidades individualizadas e encadeadas,
dos participantes do sistema de logística reversa proposto; 
- forma de apresentação ao consumidor dos custos da implantação do sistema de logística
reversa por ele absorvidos, de forma expressa e amplamente visível. 
O Edital ainda lista os documentos necessários que deverão acompanhar a proposta de
Acordo Setorial. 
O prazo para a apresentação da proposta é de 120 dias contados da data da publicação do
Edital, finalizando no dia 02 de novembro de 2012. 
O documento está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente e pode ser acessado através do link: http://www.mma.gov.br/images/editais_e_chamadas/SRHU/mma_edital_de_chamamento_lampadas.pdf. 
 
Para mais informações, entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-
mail: gma@fiemg.com.br. 

Fiemg Regional promove encontro com candidatos a prefeito


Entidade vai ouvir propostas e fazer reivindicações

Há praticamente um mês das eleições, com o objetivo de conhecer o plano de governo dos candidatos a prefeito de Uberlândia e também fazer reivindicações para a indústria local, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, juntamente com os Sindicatos da Indústria, promove o “Bate Papo com o Candidato”.
Trata-se de uma reunião com os dois primeiros colocados na pesquisa eleitoral à Prefeitura de Uberlândia, que irão apresentar suas propostas para administrar o município. “Essa iniciativa da Fiemg possibilita ao empresário analisar qual é a visão de cada candidato em relação à indústria e demais assuntos de interesse público. É importante saber quais incentivos e políticas serão voltadas às micros, pequenas, médias e grandes empresas. É também um momento muito oportuno para debatermos e colocarmos nossas reivindicações em evidência”, explica Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.

Mecânica
O “Bate Papo com o Candidato” vai acontecer em duas oportunidades. A primeira, no dia 14, às 11h, será com o candidato do PT, Gilmar Machado. No dia 21, no mesmo horário, será a vez do candidato do PSDB, Luiz Humberto Carneiro. Ambos encontros serão na sede da Fiemg (Av. Rondon Pacheco, 2100), e após o bate papo será servido almoço.
Para participar é necessário confirmar presença: (34) 3230.5200.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dirigente 2012 contou com a presença do presidente da Regional


No Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, ocorreu a abertura oficial do Dirigente 2012, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Participaram da solenidade líderes do movimento associativista, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga, representando o governador Antonio Anastasia, e o presidente da Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.  Após a solenidade de abertura, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, proferiu uma palestra a respeito das Perspectivas da economia Brasileira.

Sistema Fiemg - Presente na Vida da Gente

Sesi Esporte MG disputa Campeonato Brasileiro de Atletismo


Na semana em que se comemora a Independência do Brasil, a equipe de atletismo do Sesi Esporte MG participa de dois torneios. Um deles é o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, que será realizado em Maringá-PR, nos dias 08 e 09 de setembro. A competição serve de classificatória para o Sulamericano Sub-23 que será realizado nesse mesmo mês na cidade de São Paulo (SP).
Simultaneamente, acontece o Jimi – Jogos do Interior de Minas, que será realizado na cidade de Juiz de Fora (MG). “Espero que nossos atletas possam traduzir em bons resultados todo empenho e dedicação aplicado no dia a dia”, finaliza Eduardo de Deus, técnico de lazer do Sesi Gravatás.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fãs podem escolher nova lata de Guaraná via Facebook


Guaraná Antarctica Zero lançará uma edição especial de latinhas estilizadas, criada por um novo talento da moda brasileira com a colaboração direta dos fãs da marca. Para isso, Guaraná convidou Patrícia Bonaldi, jovem estilista de Uberlândia que vem se destacando no cenário da moda nacional e internacional, para elaborar três estampas para uma latinha sleek (269 ml). A partir daí, caberá ao público escolher a imagem que ilustrará esta edição especial de Guaraná Antarctica Zero, por meio de votação na fanpage da marca no Facebook (www.facebook.com/guaranaantarctica) – a maior do Brasil, com mais de 7 milhões de fãs.
 “Guaraná Antarctica Zero, assim como Guaraná Antarctica tradicional, acredita e investe nos novos talentos brasileiros e Patrícia Bonaldi representa a renovação da moda no país, com energia para criar e trazer novas ideias. Somamos isso a mais uma ação em que convidamos o consumidor a se engajar, a se tornar parte ativa de um processo de criação da marca, reforçando a interação de Guaraná com a nova geração”, ressalta a gerente de marketing de Guaraná Antarctica, Bruna Buás. “Além disso, 65% dos consumidores da marca são mulheres. A criação de uma lata estilizada é uma forma de presentear e estreitar o relacionamento de Guaraná Antarctica Zero com o público feminino.”, completa a gerente.
“Procurei me inspirar nos atributos de Guaraná Antarctica Zero – brasilidade, naturalidade e amizade – para criar as latinhas, tendo sempre em vista a ideia de uma realização colaborativa. Faço isso também no desenvolvimento de minhas coleções e acredito que esta interação é uma característica do trabalho da nova geração”, explica a estilista Patrícia Bonaldi.
A parceria entre Guaraná Antarctica e a estilista foi intermediada pela Cross Networking, agência de parcerias estratégicas da Holding Clube.

Mecânica
Os fãs de Guaraná Antarctica no Facebook podem escolher sua latinha favorita entre os dias 3 e 11 de setembro. Além de votar, os participantes devem responder a pergunta “Diga agora, por que você gosta tanto do Guaraná Antarctica Zero?”. O autor da melhor frase ganhará uma mini-geladeira exclusiva estampada com a imagem eleita pelo público.
A estampa vencedora será conhecida no dia 12 e o ganhador do concurso cultural no dia 13 de setembro. As latas estilizadas estarão à venda nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir outubro enquanto durarem os estoques. Os desenhos criados para Guaraná Antarctica Zero também estamparão uma edição especial de camisetas, que serão vendidas na loja da estilista, em São Paulo. Confira as latas: http://www.facebook.com/GuaranaAntarctica/app_473404082684308

Sustentabilidade é tema de evento na Fiemg


Assunto que vem sendo debatido com vigor nos últimos anos e por mais que tenha sido pauta em diversas reuniões, ainda estamos engatinhando para chegar a uma situação sustentável satisfatória.

Caminhando, em passos largos, em prol do desenvolvimento da indústria sustentável está a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, que sempre busca contribuir com eventos e ações de conscientização.

Na próxima quinta-feira, dia 13, às 8h, por mais uma vez, a Fiemg realiza em sua sede (Av. Rondon Pacheco, 2100) um seminário gratuito voltado para o tema. Com o título “Responsabilidade Social Empresarial – Futuro Sustentável e o Equilíbrio do Desenvolvimento”, o congresso tem como objetivo criar um ambiente de discussão sobre o tema para as indústrias da área de abrangência da Regional.

 “É muito importante a participação do empresariado local e regional para podermos discutir e aprender novas formas de desenvolver um método de trabalho totalmente sustentável”, convoca Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba.
Interessados em participar devem entrar em contato através do telefone (34) 3230.5200 ou do e-mail eventos@regionalfiemg.com.br.

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas
8h30 – Abertura: Pedro Lacerda, presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba
9h – Conferência Magna: Futuro sustentável e o equilíbrio do desenvolvimento, com Sérgio Cavalieri, presidente do Grupo Asamar
9h20 – Mão de obra qualificada: Estratégia empresarial para suprir demanda e alcançar a competitividade, com Sidney Severini, representante da Severini Soluções Empresariais, e Tomaz Aquino Resende, procurador da justiça do Estado de Minas Gerais
11h30 – Boas práticas: Experiências locais, soluções globais, com Dorisnei Firmino Costa, administradora do Instituto Politriz, Baltazar Batista, diretor administrativo e presidente do Instituto Politriz, Lázaro dos Reis Magalhães, fundador e presidente da LM Politriz e Onésino Domingos Filho, presidente da Ceami Reabilitação e diretor da Junco
12h – Debate com todos os palestrantes
12h30 – Almoço empresarial

Fiemg realiza palestra sobre questões tributárias


Na próxima terça-feira, dia 11, a Fiemg Regional Vale do Paranaíba realizará em sua sede (Av. Rondon Pacheco, 2100), às 19h30, uma palestra gratuita sobre “Contribuições Previdenciárias – principais situações instituídas pela legislação tributária”. A proposta é sanar dúvidas de empresários, contadores, administradores, advogados e estudantes interessados ao tema.
O mestrando em Direito de Empresa, Eurides Veríssimo, o especialista em Auditória Externa, Rodrigo Oliveira, e o especialista em Direito Tributário, André de Oliveira ministrarão a palestra.
Outras informações e confirmação de presença (34) 3230.5200 ou eventos@regionalfiemg.com.br

Dia V


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atletas do Futuro terá presença do Sesi Gravatás


Clube Sesi Gravatás participa de hoje a 7 de setembro do Programa Atleta do Futuro, em Betim (MG). Na oportunidade os times de basquete, futsal e voleibol com atletas de 14 a 17 anos competem pelo Sesi Gravatás.
Presente em todo o estado, o Programa Atleta do Futuro - Escolas de Esportes do Sesi faz do esporte um instrumento de educação em benefício de seus usuários, por meio do acesso a diversas modalidades esportivas.
O programa foi desenhado para atender desde crianças até adultos. São ações esportivas que estimulam a conscientização do esporte como ferramenta para o exercício da cidadania.

Prorrogada a redução do IPI para automóveis, linha branca, móveis e material de construção


Nos termos do Decreto nº 7.796/2012, publicado no Diário Oficial da União de hoje, foi mantida a redução de alíquotas do IPI para diversos setores da economia, entre os quais destacamos o automotivo, eletrodoméstico, moveleiro e o da construção civil.
 Foram alteradas as Notas Complementares (NC) dos Capítulos 25, 27, 32, 38, 39, 44, 48, 68, 69, 73, 74, 83, 84, 85, 87, 89, 90 e 94 da TIPI e incluída a NC 44-2, a qual reduz a 0%, até 31.12.2013, as alíquotas dos produtos nela especificados.
 As alíquotas dos veículos classificados no código 8703.22.90 e no Ex 01 do código 8703.23.90, da TIPI, que estavam previstas para vigorar até 31 de agosto de 2012, foram prorrogadas para 31 de outubro de 2012.
 Em relação aos veículos relacionados na NC 87-4, deverão ser observadas as seguintes alíquotas:
  

CÓDIGO NCM
ALÍQUOTA (%)
até 31.10.2012
de 1º.11 a 31.12.2012
à partir de 1º.01.2013
8703.21.00
30
37
7
8703.22
35,5
41
11
8703.23.10
48
48
18
8703.23.10 Ex 01
35,5
41
11
8703.23.90
48
48
18
8703.23.90 Ex 01
35,5
41
11
8703.24
48
48
18

 Os veículos de fabricação nacional de que trata a NC 87-5, com alíquota reduzida a 7,5%, que estava prevista para vigorar até 31 de agosto de 2012 foi prorrogada até 31 de outubro de 2012, e os relacionados na NC 87-7, cuja redução também estava prevista para 31de agosto de 2012, tiveram tais reduções prorrogadas até 31 de outubro de 2012.
 Para os móveis, painéis e laminados, materiais de construção e bens de capital, o benefício venceria entre setembro e dezembro. Em alguns casos, a prorrogação vai até o fim de 2013.

A íntegra do Decreto acima poderá ser acessada no Portal da Impressa Oficial: http://www.in.gov.br.